Últimas indefectivações

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

​Reviravolta

"Chegar ao Natal nesta desagradável situação não é uma novidade para o Sporting.

Em pouco mais de 15 dias a classificação do principal campeonato português deu uma autêntica reviravolta confirmando assim que a imprevisibilidade no futebol constitui um dos seus mais aliciantes atractivos.
Fazendo as contas, o Sporting esteve à beira de apanhar na tabela o Benfica em relação ao qual tinha apenas dois pontos de diferença, situando-se assim na cómoda posição de apenas depender de si próprio.
Mas, duas derrotas consecutivas bastaram para os leões chegassem ao seu atraso mais substancial desta temporada colocado a oito pontos de distância do comandante da classificação.
Chegar ao Natal nesta desagradável situação não é uma novidade para o Sporting.
Pelo contrário, a quadra que estamos a viver tem servido muitas vezes de mote aos seus principais detractores para tentar ridicularizar os leões e as suas já prolongadas ausências das lutas que levam à conquista dos títulos.
A noite passada os leões sofreram a sua terceira derrota no presente campeonato, com a agravante de esta ter sido sofrida no seu próprio estádio com mais de quarenta mil apoiantes a assistir.
Num jogo em que a equipa de Jorge Jesus deu largos minutos de avanço aos minhotos, em que dominou mais e atacou mais, faltou-lhe eficácia, contundência e qualidade de passe de vários dos seus jogadores mais influentes.
Tais factores contribuíram para a credibilidade que merece a vitória dos bracarenses que, inclusivamente, passaram à frente dos leões, remetendo-os para um humilhante quarto lugar.
Para fechar o dia, foi ontem anunciada a primeira candidatura de oposição a Bruno Carvalho nas próximas eleições no Sporting.
Um tema destinado a aquecer os próximos dias, e que sobe a primeiro plano numa altura em que o clube tem sofrido outras derrotas para além do futebol."

Está tudo explicado

"O Benfica venceu o Sporting no domingo e na quarta feira - feira qualificou-se sem sobressaltos para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. O dérbi revelou-nos a beleza do futebol de Rafa, agora que o ex-bracarense se vê recuperado do problema físico que o afligia, e o jogo com o Real Massamá revelou-nos a infinita habilidade de Cervi e de Zivkovic, que chegaram no Verão passado à Luz. Até o sorteio da Liga dos Campeões correu bem ao Benfica. Não porque seja, nem em sonhos, favorito diante do Borussia de Dortmund, mas precisamente porque, vendo-se livre dessa responsabilidade toda alemã, tem campo aberto para fazer boa figura, que é o que sempre se deseja aos nossos nestes confrontos desiguais..
Agora que os juízes do Tribunal Arbitral do Desporto levantaram a pena de 60 dias de suspensão a Luís Filipe Vieira - que, entre outros constrangimentos, o impedia de falar, sob risco de agravar para o dobro o castigo - é, desejável que, mantendo-se fiel ao seu silêncio, não caia no erro de se imiscuir na vida própria dos emblemas rivais.
Seria altamente impróprio para o presidente do Benfica dizer o que quer que fosse sobre a recente entrevista de Pinto da Costa ao JN, que é toda ela um discurso para o interior do FC do Porto - " Se não fosse o meu filho não tínhamos o Rui Pedro "..." Vejo para aí 500 candidatos à minha sucessão "... -, nem, muito menos, sobre o cacharolete de declarações de Bruno de carvalho de domingo, de segunda-feira, de terça-feira, de quarta-feira, de quinta-feira e de sexta-feira, porque somadas são todas elas peças de um mesmo discurso para o interior do Sporting - " Quero que as minhas filhas tenham orgulho em mim e só se fala de dinheiro"... " Quando aparecerem os candidatos logo direi o que tenho a dizer sobre cada um "... o que, certamente, fará.
Por muitos prementes que sejam, como aparentemente são, as legítimas questões eleitorais no Dragão e em Alvalade e por mais frequentes que sejam os convites para o Benfica ir a jogo ao lamaçal, sendo o mesmo Benfica estranho ao que se passa em casa dos outros, não tem de se prestar para o exterior ao papel de "partner" voluntário dessas necessidades bélicas nem, para o seu interior, ao papel de "explicador" de situações a que é alheio. Porquê? Porque, basicamente, já está tudo explicado. Ou não está?"

Tudo muda

"Ao fim de dois anos, Jesus tarda em apresentar resultados e pode ser Bruno de Carvalho a pagar a factura

1 - Quando, durante a antevisão do jogo de ontem, Jesus disse que "de um momento para o outro tudo muda", provavelmente não estava a pensar que seria para pior. É verdade que a derrota com o Braga não muda absolutamente tudo, apenas porque depois da eliminação das competições europeias às mãos do modestíssimo Légia Varsóvia já havia demasiados sinais de que muita coisa não estava bem em Alvalade. Mas se, como Jesus dizia de véspera, "o terceiro lugar não tira confiança no título", o quarto, ainda por cima partilhado com o Vitória de Guimarães, já dá que pensar. E se é verdade que, há um ano, o Benfica recuperou de sete pontos de atraso, oito é outra conversa, até porque, na última época, por esta altura, já os encarnados tinham começado a crescer, enquanto os leões continuam a minguar. Ora, ao fim de dois anos de Jorge Jesus pagos a peso de ouro, com todos os recursos concentrados na frente interna, começa a faltar espaço para desculpas e manobras de diversão que mantenham os adeptos distraídos. Ontem, Alvalade já começou a cobrar as promessas que lhe fizeram. E pelas movimentações nos bastidores, ou alguém trata de as cumprir ou "de um momento para o outro tudo muda".
2 - É evidente que ainda havia muito de José Peseiro no Braga de ontem, mas também ficou claro que, tal como fez questão de sublinhar no final do jogo, Abel Ferreira conhece muito bem o Sporting e Jesus. A forma como os minhotos anularam os pontos fortes dos leões, cortando as linhas de municiamento a Bas Dost sem nunca perderem a oportunidade de explorar o contra-ataque, mas também o estilo desassombrado do discurso não deixa muita margem para dúvidas: há um treinador com futuro a crescer em Braga."

Ontem já houve Jonas no Benfica

"O regresso de Jonas à competição, ainda sem ritmo, é certo, mas a revelar sinais de retoma, foi o dado mais relevante da partida de ontem no António Coimbra da Mota, que um Benfica bastante ansioso venceu, não sem ter apanhado um grande susto na recta final. Jonas, após 113 dias de paragem, voltou a pisar um relvado português e isso só pode representar uma boa noticia para a Liga indígena, que deve preservar e acarinhar os jogadores diferenciados que por ela passam. O internacional brasileiro, figura de proa dos encarnados nas últimas duas épocas, é uma das mais-valias para o espectáculo, um futebolista de elite que justifica, muitas vezes, o preço do bilhete pago pelo adepto e, como tal, deve ser acolhido de braços abertos.
Líder da Liga com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto e cinco sobre o Sporting, o Benfica não mostrou, especialmente a meio-campo, a lucidez dos seus melhores dias e isso deve ser motivo de reflexão para Rui Vitória, que vai ver de poltrona dois jogos importantes que se seguem, a visita do SC Braga pós-Peseiro a Alvalade e a viagem do Chaves pós-Jorge Simão ao Dragão. Para os leões, a tolerância ao desperdício (especialmente quando joga com um rival que lhe ameaça o terceiro lugar, como é o caso dos arsenalistas) está no zero e Jorge Jesus sabe que é nestas partidas que se joga a candidatura ao título. E JJ sabe que defrontar equipas como o SC Braga, que estão entre treinadores, é sempre uma faca de dois gumes: embora o novo técnico não esteja fisicamente presente, os jogadores normalmente empolgam-se, querem mostrar serviço e andará sempre no ar algum efeito de chicotada psicológica."

José Manuel Delgado, in A Bola

Mais uma final ganha

"Rui Vitória tem levado até à náusea um princípio que continua a ajudar o Benfica a manter-se no trilho do sucesso, cada jogo é encarado como uma final. A seriedade e o compromisso da águia tem garantido o objectivo essencial, sobrevivendo aos imponderáveis de uma maratona e resistindo à pressão dos rivais. O jogo com o Estoril pareceu ser mais fácil do que realmente foi. Ao fim do primeiro quarto de hora, o Benfica foi tão intenso e dispôs de tão soberanas oportunidades, que se presumiu que o jogo iria ser um passeio. Afinal, a vitória construiu-se apenas com um golo de penálti de Jimenez (pura classe), tendo o Estoril, agora com mão espanhola, dado excelente réplica - acertou no poste, ainda na primeira parte, obrigou Ederson a duas intervenções de altíssima qualidade e quase empatava no último suspiro do jogo.
O minuto 79, foi um momento à parte do jogo da Amoreira. O regresso de Jonas à competição é uma excelente notícia para o jogador, primeiro, e obviamente para o Benfica, mas também para o futebol português, uma vez que todos os craques fazem falta ao espectáculo. Sem barba e com o mesmo faro pela baliza, Jonas apenas demorou 4 minutos a estar no caminho do golo. A pontaria ainda tem de ser afinada, mas é uma questão de milímetros. Há uma semana, o Sporting jogava na Luz a liderança do campeonato. Hoje à noite, no duelo com o Sp. Braga, discute o último lugar no pódio. Os leões precisam, pois, de ganhar novo balanço na corrida pelo título. É um jogo perigoso para o Sporting e por diversas razões, não apenas históricas. Pensar que os guerreiros atravessam uma crise é desajustado da realidade. Manter uma eficácia tão baixa - 7 golos marcados nos últimos 7 jogos - pode ser comprometedor."

Benfiquismo (CCCXXII)

O sorriso voltou...

Neste momento, com o jogo à beirinha de acabar
estava, Boavista 0 - 0 Benfica,
poucos segundos depois,
já estava Boavista 0 - 1 Benfica...
... com o 35 à vista!!!

Vitória em Gaia

Modicus 3 - 4 Benfica

Deslocação tradicionalmente difícil... mesmo quando o Modicus não está bem, contra o Benfica, acaba sempre por complicar... e este ano, o Modicus, está de facto a ser um dos melhores além de Benfica, Sporting e Braga!!!
Sofremos 2 golos de 'bola parada' algo muito pouco habitual, mas conseguimos dar a volta ainda antes do intervalo (2-4)...
Também não é muito normal, não marcar um golo em toda a 2.ª parte !!! Mas deu para ganhar, o que é o mais importante...!!!