Últimas indefectivações

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Promessa cumprida

"Discurso de Luís Filipe Vieira na Madeira

...

Este é um dia feliz para o Benfica, para a sua Fundação, mas principalmente, para mim, porque gosto de honrar os meus compromissos e ser fiel à minha palavra.

Fez ontem cinco meses, estava nos Estados Unidos, e acompanhei pela televisão a tragédia que se vivia na Madeira.

As imagens eram impressionantes e as suas consequências terríveis.
Mas é claro que nenhuma imagem, nem nenhuma palavra, consegue descrever aquilo que a população da Madeira viveu naquele dia 20 de Fevereiro.

Nas horas seguintes à tragédia começaram a chegar relatos dramáticos que nos deram conta da dimensão – impressionante - da destruição material e da perda irreparável de muitas vidas humanas.

Nesse mesmo dia, do outro lado de lá do Atlântico, comprometi-me a ajudar – da melhor forma que as autoridades da Madeira o entendessem – as pessoas mais carenciadas e cujo grau de necessidade fosse mais relevante.

É por isso que aqui estamos hoje, porque da colaboração com os responsáveis do IHM, resultou a compra e entrega de três casas a pessoas que delas necessitam para dar algum sentido à sua vida.

Este é – se assim quiserem – também um acto de fé nas pessoas que hoje receberam as suas novas Casas.
Gostaria, nesta altura, de dedicar uma palavra especial, que mais não é do que um agradecimento sentido ao Dr. Paulo Atouguia, Presidente do IHM, e de quem recebemos toda a colaboração e toda a disponibilidade para que este processo pudesse chegar até aqui.

Este é, sem dúvida, um pequeno gesto, para a dimensão do que foi esta tragédia, mas é da soma de pequenos gestos como este que permitiram à Madeira e a todos aqueles que foram afectados, minorar o seu sofrimento e voltar a retomar alguma normalidade na sua vida.

Muito do que aconteceu na Madeira é irremediável, nomeadamente as vidas humanas que foram perdidas. Mas há muita outra coisa que podemos recuperar, é este o sentido da minha presença aqui hoje!

Estes processos são sempre processos lentos, a nossa obrigação é que eles se tornem mais rápidos.
A nossa obrigação é facilitar a vida e devolver alguma esperança a todos aqueles que perderam quase tudo.

A nossa obrigação – e estou certo de que o Dr. Alberto João Jardim me acompanha nesta ideia:
A nossa obrigação é ir atrás dos problemas e resolve-los.

O Benfica é um Clube universal, grande na sua dimensão, mas também na sua responsabilidade, por isso é que quando conseguimos ajudar aqueles que mais precisam tornamo-nos mais fortes como instituição.

Temos de nos lembrar – a todo o momento – a responsabilidade que temos de defender os valores em que acreditamos, pois essa é a única maneira de defendermos o crescimento e a justiça social do nosso país.
É também esse o papel que a Fundação Benfica pretende assumir!

Quero, antes de terminar, deixar uma palavra ao Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim.

Toda a gente lhe reconhece a sua capacidade e a sua determinação, mas é justo reconhecer-lhe a sua dedicação e o seu amor à Madeira.

Estive aqui poucos dias depois do 20 de Fevereiro, e se não soubesse, nem tivesse assistido ao que aqui se tinha passado, não acreditaria na eficácia e na capacidade de resposta que os madeirenses conseguiram dar na recuperação do seu património!

Mas para isso acontecer tem de haver um timoneiro, tem de haver alguém que mobilize, que incentive em momentos de descrença, que nunca se deixe abater por pior que seja o cenário.
E esse alguém é sem dúvida o Dr. Alberto João Jardim!

O Presidente do Governo Regional – este Presidente – está sempre presente nos bons, mas principalmente nos maus momentos, é um homem capaz de sacudir a rotina, de ser criativo, de conseguir gerar novas soluções que vão de encontro às expectativas das suas populações!

O Dr. Alberto João consegue juntar todas estas virtudes e quem tem beneficiado tem sido a ilha da Madeira.
Vou terminar a falar da Fundação Benfica e da sua razão de ser.
Podemos ser testemunhas activas ou passivas da nossa história.

No Benfica optamos por intervir, o que significa ter consciência de que só com o nosso envolvimento podemos alterar o rumo dos acontecimentos.

Essa consciência exige, de todos quantos têm responsabilidades – públicas ou privadas – respostas rápidas e o pronto envolvimento nas respostas a dar em tragédias como esta.

Sempre entendi que a grandeza e a dimensão do Benfica não fazem sentido se, ao mesmo tempo, perdermos a capacidade de nos inquietar com as dificuldades e com as várias formas de sofrimento com que diariamente somos confrontados.

Esta é a razão de ser da Fundação Benfica, responder e atender a quem mais precisa de apoio!
Só desta forma podemos honrar os valores que inspiraram o nascimento do Sport Lisboa e Benfica há 106 anos atrás!

Muito obrigado a todos!”

Escola do Medo !!!

Rubem Pinto

A Selecção Nacional de sub-19 perdeu hoje por 2-1 com a Espanha no Europeu da categoria, num jogo muito parecido com o jogo realizado à poucas semanas na África do Sul, parece que a filosofia Medrosa do Queiroz está completamente enraizada nas Selecções Nacionais!!! Ao intervalo Portugal não estava a levar uma cabazada, porque não calhou...!!! Como o Queiroz não estava sentado no banco, as substituições ao intervalo até demonstraram alguma leitura de jogo, mas os problemas da formação Portuguesa são demasiado profundos, para serem resolvidos a meio de um jogo!!!

Quando os jogadores não dominam os fundamentos básicos da modalidade torna-se difícil ganhar jogos à Espanha, em qualquer escalão...

O Passe, e a Recepção são dois conceitos estranhos aos jogadores Portugueses, em 99% das ocasiões falham o tempo do Passe, só quando estão 'apertados' é que pensam no assunto!!! E isto não é um problema desta equipa, é mais grave, é um problema 'genético' da formação Portuguesa.


Os jogadores do Benfica não estão habituados a jogar na 'retranca', mas muito sinceramente durante o Campeonato Nacional já tinha notado a dificuldade enorme dos jogadores do Benfica em manter a 'bola no pé', principalmente nos jogos de grau de dificuldade mais elevado. Ser fisicamente mais forte não chega...O nosso golo acaba por ser consequência de um jogada individual do Rubem(para mim o jogador da formação do Benfica com maior potencial, já o disse várias vezes), e que grande golo!!! Mas com a equipa toda 'atrás', os avançados sem apoio, a jogarem sempre em inferioridade numérica, é difícil criar perigo...


Colocar o Brandão, e o Rubem Pinto no banco, é uma opção difícil de entender, não perceber que o Brandão tem que jogar no 'meio', e o Nelson deve jogar no 'apoio', é burrice. Inventar posições para o Sana é um problema que já vem do Benfica, por isso até desculpo. O único Português titular do Benfica, que não foi convocado foi o Diogo Figueiras, e muito sinceramente não vejo onde o Cedric seja melhor, a defender até podem ser parecidos, mas a atacar o 'nosso' é muito melhor...!!! O 'brinca na areia' do Adul acaba por fazer muita falta a esta equipa, até porque a 2ºestrela Corrupta(Alex) é muito fraquinho...!!!


Basta um empate contra a Croácia para a qualificação, o problema é que ficando em segundo, vamos jogar contra o primeiro do outro grupo, muito provavelmente a equipa da casa, a França, que contra a Holanda deu espectáculo, em dois jogos marcou 9 golos e sofreu 1!!!

Só com a derrota da Espanha contra a Itália, o que seria uma grande surpresa, e uma derrota nossa com os Croatas, é que ficaremos fora do Mundial, o meu medo é que a jogar desta maneira, não vamos fazer nada à Colômbia...!!!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tiros nos pés

O 'caldinho' está a ser preparado, no próximo Sábado, e se calhar também com os Spurs, vamos ter que ouvir assobios e apupos ao nosso Guarda-redes em pleno Estádio da Luz. O Patinho Feio já foi escolhido, e nada vai mudar a opinião de muitos iluminados. Ouvir Corruptos, e Osgas a falar mal de jogadores do Benfica, não me aquece nem arrefece, até porque por cada suposto frango do Roberto, eu rebato com 5 do Helton ou de Patrício, aquilo que me enoja é assistir a jogos do Benfica, com Benfiquistas a tratarem o nosso Guarda-redes 'abaixo de cão'. A cegueira é tão grande que a contabilidade dos erros do Espanhol está a ser feita com base em inverdades, e em mistificações. Se em Sion falhou no primeiro golo, gostaria de saber qual foi o erro no segundo golo para este ser considerado um frango. Em Guimarães mesmo com as imagens a demonstrarem o atropelamento por parte do Douglas no segundo golo, ninguém se interessa, aliás o facto mais relevante do jogo contra o Vitória, a total incapacidade da nossa defesa em disputar a bola no jogo aéreo, foi totalmente branqueada, repito nenhum jogador do Benfica atacou a bola nos 3 golos que sofremos, até o David Luís andou aos 'papeis', mas como é óbvio o mais importante é 'descascar' no Roberto. Não posso de achar 'graça' que na Gloriosasfera os habituais críticos da Direcção do Benfica estejam a usar o Roberto para atacar o Luís Filipe Vieira, e o Rui Costa, deve ser coincidência!!!
Não me considero mais Benfiquista do que os outros, mas digo muitas vezes que temos adeptos a mais. Ainda bem que o Benfica é um clube democrático, onde a opinião é livre, mas irrita-me solenemente assistir à quantidade absurda de tiros nos pés, que continuamos a dar...!!!
No primeiro treino aberto esta época, tivemos imediatamente Profetas a anunciar que o Jara ia ser outro 'barrete'!!! Como Benfiquistas só temos que ter paciência, estômago, e pedir ao Jesus para transmitir toda a confiança aos nossos jogadores...!!!

Sub-19

Portugal venceu a Itália por 2-0 na primeira jornada, no Europeu de Sub-19. No 11 inicial jogaram 5 Benfiquistas, o Nelson Oliveira marcou o primeiro golo, e com as substituições ainda entraram mais 2 Gloriosos jogadores. Relembro que o Adul titular desta equipa está ausente por lesão. Com esta vitória Portugal ficou muito perto da qualificação para o Mundial de Sub-20 que se vai realizar na Colômbia, o 3º lugar no grupo é suficiente. Na Quarta-feira vamos jogar com a Espanha a vitória garante praticamente a qualificação para as Meias-finais. Rodrigo possível reforço do Benfica é a 'estrela' Espanhola, recordo que Portugal derrotou a Espanha por 1-0, num jogo disputado em Espanha, à poucos meses.

domingo, 18 de julho de 2010

...a evoluir



Não contem comigo para entrar em novelas, a equipa está a melhorar de jogo para jogo, como era esperado, e ainda faltam os Mundialistas (mais um penalty que ficou por marcar devido a um atropelamento sobre o Airton!!!), ponto final.

O 'alternativo' continua a dar azar!!!




Depois de uma derrota, e um empate, talvez no próximo jogo com o equipamento alternativo o Benfica vença!!!

Com alguma ineficácia ofensiva, com muita fragilidade nas laterais defensivas, e com as habituais habilidades Lusas (golo mal anulado, penalty por marcar), fica explicado o resultado final...

Amanhã à mais...!!!