Últimas indefectivações

quarta-feira, 20 de abril de 2022

O Cantinho Benfiquista #102 - Darwin, The Lion-Tamer

Parabéns Nuno Cárcomo Lobo, justiça tarda, mas não falha! Não pode valer tudo. É só futebol.

Iniciados - 1.ª jornada - Fase Final

Sporting 4 - 1 Benfica
Santo


Péssimo início da Fase de Campeão nos Iniciados. O nosso melhor jogador deste escalão não jogou, mas mesmo assim, o resultado é totalmente 'contra-a-corrente'! Esta época, antes desta partida, tínhamos ganho um jogo (em Alcochete, a jogar com 10...) e empatado no Seixal!
O jogo até começou equilibrado, mas o golo de penalty do Sporting, desequilibrou a partida, e a partir daí, nunca conseguimos entrar no jogo... O Gabriel Silva, o '9' do Sporting, praticamente sozinho ganhou este jogo!
Nada está perdido, mas os sinais não são bons... individualmente, temos jogadores bons tecnicamente, mas coletivamente, hoje, não jogámos bem... Pareceu que nunca nos adaptámos ao muito vento, nem com este a favor, nem 'contra'!!!

Ederson...

Nova vitória em dérbi


"Na News Benfica de hoje destacamos o triunfo, em futsal, ante o Sporting, referimos a agenda benfiquista para hoje e saudamos a Casa do Benfica de Campo Maior pelo seu 70.º aniversário.

1
Num pavilhão ao rubro, a nossa equipa de futsal foi superior à sua congénere sportinguista e venceu, com mérito, por 3-2. A melhor entrada na partida foi determinante, com o Benfica a chegar aos 3-0 antes do intervalo.
Na opinião de Pulpis, o treinador da nossa equipa, "competimos muito melhor, apenas cometemos erros no final. Concedemos apenas tiros de 10 e 15 metros. Fizemos um jogo bem controlado. Faltou ter mais posse de bola na segunda parte, apenas isso. Tivemos uma vitória importante a nível emocional. Soubemos sofrer quando não podíamos jogar bonito", concluiu.

2
Hoje temos mais dois dérbis em agenda. Às 19h00, a nossa equipa de Sub-15 desloca-se a Alcochete para defrontar o Sporting em jogo relativo à primeira jornada da fase de apuramento do campeão. Às 20h30, na Luz, disputa-se o jogo 1 do play-off de decisão do 3.º e 4.º lugares do Campeonato Nacional de voleibol (feminino).

3
A Casa Benfica em Campo Maior, a embaixada n.º 1 do Sport Lisboa e Benfica, está de parabéns pelos 70 anos de vida. Desde 20 de abril de 1952 que o Benfica tem, nesta Casa, um excelso bastião de benfiquismo nesta vila alentejana.
Para assinalar o aniversário, a Casa organiza, ao longo do fim de semana, o torneio de padel "Henrique Costal", que vai na terceira edição, e um jantar (sexta-feira a partir das 20h00) que contará com a presença do vice-presidente Domingos Almeida Lima e do diretor para as relações internacionais, a glória benfiquista, Simão Sabrosa.

4
Foram anunciadas as datas e horários para os jogos do Benfica nas 32.ª e 33.ª jornadas. Assim, a visita ao Marítimo será no dia 30 de abril, às 17h00, e a receção ao FC Porto está agendada para dia 7 de maio, às 18h00.

5
É já na sexta-feira que se realiza o jogo das meias-finais da UEFA Youth League entre Benfica e Juventus. Leia aqui as declarações do nosso treinador e vários jogadores na antevisão à final four."

As 3 alternativas possíveis caso Darwin saia no verão | SL Benfica


"Qual destas 3 alternativas te agrada mais?

Com o aproximar galopante do fim da época, aproxima-se a complicada missão de substituir Darwin Nuñez. Contratado por 24 milhões de euros ao Almeria no verão de 2020.
O uruguaio está a realizar uma época extraordinária, tendo marcado 25 golos no campeonato e cinco no palco maior do futebol, a Liga dos Campeões. E está nesta altura entre os jogadores mais desejados do próximo mercado de verão.
Nem mesmo a clausula de rescisão de 150 milhões de euros com que o SL Benfica blindou o avançado é garantia de que o jogador fique na luz, e por isso está na hora de começar a pensar no seu substituto. Reuni, então, três nomes com fortes possibilidades de ficarem com esse lugar.

1. Henrique Araújo
Termino com um produto da casa. O internacional sub-21 não é uma forte opção para substituir Darwin Núñez de caras, mas caso Schmidt goste das qualidades do madeirense e queira poupar alguns euros ao clube, esta é claramente uma grande aposta.
Ter a dupla Gonçalo Ramos-Henrique Araújo no ataque das águias seria ouro sobre… vermelho para os adeptos encarnados, e essa opção não está totalmente posta de lado, dado que é conhecido a apetência deste treinador pela aposta na formação.
Uma coisa é certa, em relação a Musa e Sadiq, o português apenas peca pela experiência que os 20 anos não o deixam ter. Como mais valias tem um exímio movimento de ataque à bola e bons gestos técnicos na hora de rematar, seja com o pé direito, esquerdo ou com a cabeça.
Schmidt terá uma boa dor de cabeça, caso a direção encarnada coloque estes nomes em cima da mesa. Com a saída de Darwin, e o esperado regresso de Rodrigo Pinho, Schmidt poderá ficar com quatro opções para o lugar de ponta de lança.
Num treinador que normalmente varia entre o 4-3-3 e o 4-2-3-1, sendo que utiliza sempre apenas um ponta-de-lança e tendo a formação ali à mão, talvez estes sejam nomes suficientes, Nesta altura Seferovic e o brasileiro vindo do Marítimo são nomes que perderam espaço devido às lesões e podem deixar o clube da Luz.

2. Umar Sadiq
O avançado contratado pelo Almería para substituir Darwin também é uma forte possibilidade para representar os encarnados na próxima época.
Com 16 golos marcados e sete assistências esta época, o nigeriano de 1,93m chegou rotulado de desajeitado e bruto, mas rapidamente se transformou numa máquina letal que ajudou, e muito, a colocar o Almería em segundo lugar e a lutar pelo título da La Liga 2.
Com 25 anos, o jogador formado no Spezia de Itália, tem apenas no seu valor de mercado, cerca de 18 milhões de euros, um entrave às pretensões do SL Benfica. A ver vamos.

3. Petar Musa
O avançado croata de 24 anos que chegou ao Boavista emprestado pelo Slavia de Praga, já está há algum tempo nas cogitações do SL Benfica. Alto e dono de um remate certeiro, tem na forma como se posiciona para receber a bola, uma das suas armas fortes.
Musa coloca-se quase sempre fora do campo de visão do seu marcador direto, ganhando assim vantagem na hora de atacar o espaço. O seu posicionamento e letalidade já lhe valeram dez golos no campeonato português e espera-se que no verão possa chegar a um grande."

Cabeça bem erguida


"Há quinze dias, na véspera do duplo confronto com o Liverpool, sugeri que o Benfica adotasse o lema do seu adversário e, na tempestade, levantasse a cabeça.

Numa época que nunca será bem sucedida (não há épocas bem sucedidas para o Benfica sem o título de campeão), a verdade é que a equipa termina a época levantando bem a cabeça e, só nesta semana, fazendo-o por duas vezes.
Cabeça erguida 1:
Anfield. A exibição de Anfield e a forma honrosa como o Benfica discutiu a eliminatória com o todo poderoso Liverpool, deixando até a ideia de que o podia ter superado (o mesmo Liverpool que goleou por 5-1 o F. C. Porto no Dragão), justificou bem o momento memorável em que mais de vinte minutos após o fim do jogo a equipa regressou dos balneários para agradecer o apoio dos adeptos, sob o aplauso dos adeptos dos reds, que ainda estavam no estádio.
Cabeça erguida 2:
Alvalade. Em Alvalade, o Benfica ganhou e com todo o mérito. Foi superior taticamente, mérito de Veríssimo que se superiorizou a Amorim, tecnicamente com Darwin a brilhar e fisicamente com a equipa a lutar até ao fim, de cabeça bem levantada.
A única coisa sem explicação neste jogo é como é possível que o Sporting tenha terminado o jogo com onze jogadores depois de Nuno Santos pontapear Gilberto na cabeça quando este estava caído, Sarabia a pisar o tendão de Aquiles de Vertonghen, Coates pisar Darwin e Paulinho agredir o belga do Benfica. Mas isso é mais do mesmo e os srs. Fábio Veríssimo, a que alguns adeptos chamam "verdíssimo", e o VAR Hugo Miguel, inexplicavelmente, não viram nada.

Positivo: Darwin a marcar e a assistir qualquer que seja o adversário, cada vez mais decisivo e valioso.

Negativo: Os insultos racistas ao jogador Sandro do Benfica B, em Vila do Conde."

A bruxa do F. C. Porto foi ao derby


"Até parece que a bruxa do F. C. Porto foi ao derby e esteve sentada ao lado de Varandas e Rui Costa! O Sporting, finalmente, perdeu com o Benfica! E perdeu bem.

Esta época nunca tinha visto o Sporting jogar tão mal. Em 97 minutos, uma bola ao poste e dois rematezinhos imberbes! E, por ironia do destino, os leões deram o título ao "inimigo" do Benfica, o F. C. Porto. O árbitro, como vem sendo habitual nestas paragens, esteve mal, e até prejudicou os lampiões! Como é que se perde com o árbitro a prejudicar o Benfica? Estranho! Eu não sou de meias palavras, e a verdade, para mim, é como se fosse um orgasmo! O pisão de Coates em Darwin, o chutinho meigo de Nuno Santos na cabecinha do adversário, já prostrado no chão, a autêntica agressão de Sarabia com os pitons da bota, são atitudes que prejudicam o meu clube, e que eu detesto. Os jogadores esquecem-se que as câmeras captam tudo. E lá vamos ter mais atletas punidos, quando precisamos deles como de pão para a boca para entrar na Champions! E volta Matheus Reis. Que falta tu fazes!
Todos sabemos que os árbitros portugueses são piores do que eu a discursar sobre virologia. Tão maus que metem dó! Aconselho-os a mudarem de profissão. Sei lá, carpintaria, canalizações, empregados de mesa, ajudantes na construção, dono de pastelaria ou vendedores de "fruta"! Arbitragem é que nem pensar. A Federação tem que contratar, para a próxima Liga, árbitros estrangeiros! E dar oportunidade a jovens portugueses com talento e colocá-los a assistir a um Sporting-Benfica ou Benfica-F. C. Porto arbitrado por um inglês. Jovens íntegros que ignorem a "fruta" ou o talento do campeão olímpico de natação, Taremi! Alguém reparou na arbitragem de Artur Soares Dias no Barcelona-Frankfurt? Vou plagiar Octávio Machado: Muito mau! "Ponto"!

F. C. Porto 7 - Portimonense 0. Não vi o jogo, mas não entendo o resultado! Li que o treinador deixou no banco vários titulares! Porquê? Já tinham contrato prometido para a próxima época do Dragão? E o treinador não se sentiu envergonhado? Surreal!

Positivo: A carreira do Casa Pia na 2.ª divisão. Gostava que subisse.

Negativo: A arbitragem portuguesa."

Benfica Podcast #444 - For The Fans

Falar Benfica #59

RND: 45 minutos à Benfica - Sporting...

Lesão para enganar incautos


"Feddal tem uma cláusula no seu contrato que diz que se chegar aos 25 jogos pelo Sporting em 2021/22, com pelo menos 45’ em campo, entre Liga e Liga dos Campeões, o seu contrato é automaticamente renovado por mais uma época.
Neste momento o internacional marroquino tem um total de 25 jogos, mas só 18 contam para o processo da renovação automática (os jogos das taças não contam). Ora, com apenas mais quatro jornadas por disputar e com a equipa fora da competição europeia, na melhor das hipóteses alcançará 22 jogos nesta contagem.
Esta é a verdadeira razão por que Feddal não jogou frente a Paços de Ferreira, Tondela e SL Benfica. A partir de agora poderá jogar todos os jogos porque a renovação automática não se realizará.
É tão fácil enganar as pessoas..."

Regresso à normalidade...!!!


"E vão 4! Em uma semana de dérbis contra o Sporting, o Benfica obteve 4 vitórias categóricas: 0-4 para a Youth League, 79-78 para basquetebol, 0-2 para a liga portuguesa e 3-2 em futsal. Iam "comer lampiões" e acabaram comidos em todas as frentes. ✅️"

Hóquei em patins: protesto formalizado

"O Sport Lisboa e Benfica informa que foi formalizado, dentro dos prazos previstos, junto do Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal, o protesto referente ao jogo da final da Taça de Portugal de hóquei em patins, realizado no passado dia 9 de abril, em Paredes.
Os argumentos apresentados pelo SL Benfica, suportados pelas imagens da transmissão televisiva da partida frente ao FC Porto, comprovam ter existido um erro de direito gravíssimo no primeiro golo. Um erro que não pode ser tolerado e que justifica a repetição do jogo.
O Sport Lisboa e Benfica, que há mais de 100 anos compete apaixonada e ininterruptamente na modalidade, aguarda por uma decisão célere do processo, convicto da total razão que lhe assiste, em defesa intransigente da verdade desportiva, da credibilidade do hóquei em patins em Portugal e do respeito pelos adeptos."

Ganhar confiança...

Benfica 3 - 2 Sporting

Pode ter sido a feijões, mas é muito importante vencer estes jogos, tanto para os jogadores ganharem a auto-confiança necessária, para ganhar quando for a 'contar'; como para os adeptos acreditarem na equipa e criarem ambientes positivos, que empurrem a equipa para as vitórias!
É verdade que a Lagartada jogou sem o Guitta e o Zicky, mas nós também já fizemos muitos derbys, sem os nossos melhores jogadores...
O André Sousa, pós-conquistas na selecção parece outro jogador! Muito sinceramente não penso que tivesse sido mal utilizado anteriormente, teve várias oportunidades e comprometeu várias vezes, mas neste momento, está em grande forma!
Incrível como mesmo a feijões, os apitos, na 2.ª parte, não conseguiram conter-se, e tentaram equilibrar as cosias com a marcação de faltas, sempre a somar para o mesmo lado!!!
Resultado enganador... por acaso o Sporting até entrou melhor, mas a partir dos 5 minutos só deu Benfica! Após o 3-0 tentámos controlar mais o ritmo de jogo, criámos menos perigo, mas aqueles dois golos sofridos em poucos segundos, foram completamente contra a lógica do jogo!
Liga e Champions, nada fácil, mas possível...

Quem é Érick Gutiérrez? O médio que se ofereceu ao SL Benfica


"Parece tudo alinhado para que Roger Schmidt seja o treinador do SL Benfica para os próximos dois anos e com isso começam a pouco a surgir reações de ambos os lados. Da parte do PSV Eindoven foi Erick Gutiérrez, conhecido por Guti, que se manifestou e que após dizer que está a gostar imenso do trabalho do treinador alemão foi mais longe e disse mesmo que gostaria de o acompanhar na próxima aventura. E isto leva-nos a investigar que tipo de qualidades terá Gutiérrez e de que forma poderão ser úteis ao Benfica 2022/2023.
Primeiro que tudo, diga-se, Guti é um médio essencialmente de características defensivas. É normalmente o responsável pelos equilíbrios na equipa dos Países Baixos e funciona, portanto, como o “6” de Roger Schmidt. Pela lógica, seria para competir com Julian Weigl, médio alemão do Benfica. Mas será que fica por aí? Fomos ver e… não, não fica.
Se formos ao básico, o médio internacional mexicano é bastante parecido com Weigl. São praticamente da mesma altura, são da mesma idade e jogam na mesma posição. A grande diferença será o facto de Guti ser um médio defensivo canhoto e o alemão ser destro. Contudo, podemos ver pelo vídeo abaixo que Erick mesmo no seu jogo é bastante parecido a Weigl. Não é um trinco “à moda antiga”, é um médio que prima pelo passe e por equilibrar a equipa e não por ser um destruidor de jogo.
Outra das diferenças no seu jogo é que Gutiérrez é um jogador um pouco mais assertivo na altura de sair ao adversário. Um pouco mais agressivo e que por vezes não se importa de fazer “tal” falta inteligente que por vezes falta a Weigl quando quer ser o tampão que o Benfica precisa. É, portanto, um jogador mais combativo. Não muito mais.
Com todas estas parecenças há outro aspecto que salta à vista que numa análise mais concreta poderá fazer sentido a sua contratação caso venha a acontecer. Roger Schimdt tem no modelo um duplo pivot defensivo. Sangaré e Guti são dois médios de trabalho que suportam toda a vertigem ofensiva que Zahavi, Gakpo, Madueke e Götze trazem ao jogo. É aqui que tudo muda. Neste momento, o Benfica não joga num meio-campo a três, mas sim a dois. Por isso: ou Weigl sairá mesmo, ou Guti poderá ser o ser colega do lado.
A verdade é que também foi nesse sistema a 3 médios que Weigl cresceu e se destacou chegando até à seleção alemã e à titularidade num Dortmund do passado.
Claro que toda esta análise é baseada numa declaração de um jogador que numa demonstração de lealdade para com o futuro técnico das águias afirmou que gostava de o acompanhar. Poderá nem haver interesse do treinador ou do Benfica. Contudo, seja com que modelo for, a verdade é que o Benfica não tem substituto para Weigl no atual plantel obrigando o alemão a jogar sem direito a descanso. Outra verdade é que são dois médios que aumentam a sua produtividade quando têm um parceiro ao seu lado.
Estarão reunidas as condições para que tudo isto aconteça?"

3x4x3