Últimas indefectivações

domingo, 8 de janeiro de 2017

Vitória em Ovar

Ovarense 74 - 83  Benfica
19-29, 19-15, 22-23, 14-16

O mais importante foi a vitória, mas depois de um excelente início, voltámos a facilitar e a Ovarense aproximou-se (no início do 3.º período, e a meio do 4.º período). Estivemos bem nos Triplos com 50% (10/20). Depois da maratona Siberiana, estava com algum receio deste jogo, mas no final tudo correu bem...
Com a derrota do Galitos, temos novamente 3 equipas empatadas na liderança... como este terá sido provavelmente o jogo mais complicado fora da Luz, temos tudo para consolidar o 1.º lugar...

Na Quarta-feira temos novo jogo Europeu na Luz, contra os Búlgaros do Lukoil e no fim-de-semana recebemos o Maia...

PS: A nossa equipa feminina perdeu hoje a Final da Taça Federação, conta a Quinta dos Lombos, por 60-50. Recordo que as nossas meninas, estavam à pouco nas divisões secundárias, tem sido um trajecto ascendente... estamos cada vez mais perto dos títulos...

Um dia propício a reflectir e pensar

"O dia de ontem foi marcado pelo derradeiro capítulo da crónica de uma morte anunciada. O País estava já preparado para o desenlace e depois de várias semanas de luta, Mário Soares partiu, deixando um legado de liberdade, democracia e respeito. Estes três pilares da nossa sociedade estão para lá da partidocracia, que vive apenas da conjuntura, e devem merecer o respeito de todos cidadãos que se revêm numa democracia pluralista. E esses são pontos cardeais da bússola da cidadania. É no respeito pela pessoa humana, nos seus direitos, na liberdade individual e na força das convicções que devemos balizar comportamentos e pautar acções. Nas várias áreas da sociedade, no desporto também...
Hoje, quando a relação de confiança entre os vários agentes do futebol nacional está profundamente abalada, com atitudes absolutamente inadmissíveis a serem tomadas, numa sociedade que se pretende moderna, sem que, até ver, haja consequências para os prevaricadores (e que indigência do Governo, através da patética mensagem do secretário de Estado do Desporto!), precisamos de regressar às origens e aos fundamentos, ao primado do respeito, da liberdade e das garantias individuais.
O que aconteceu, no futebol português, fora das quatro linhas, ao longo da última semana, não pode ficar sem consequências, não há esponja que limpe a nódoa das ameaças.
Até ver, a jornada em curso da Liga decorre sem incidentes de maior e deseja-se que assim continue. Mas o que aconteceu não pode ser branqueado, o futebol português não pode viver à mercê da impunidade de hooligans, encartados ou não..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Estudar, esperar, marcar e gerir

"A diferença de valores nas equipas falou mais alto quando a alma vitoriana tentou fintar o destino

Vitória entrou melhor
1. Bom começo do Vitória de Guimarães, rápido e agressivo, com dois médios de cobertura (Luís Aurélio e João Pedro), atrás do um dinâmico Hurtado, prontos para saltar em cima do meio campo do Benfica na fase em que este procura construir jogo, criando extremas dificuldades para Pizzi pensar e ligar o jogo ofensivo dos lisboetas e servir os quatro homens do ataque. As rápidas saídas para o ataque, sempre que conquistavam a bola, iam colocando dificuldades no último reduto encarnado e as deambulações à largura do relvado do lutador Soares faziam adivinhar dificuldades na área do Benfica, com a bola a rondar a baliza de Ederson.

Benfica como peixe na água
2. Mas se a vontade era imensa, ia faltando critério mais refinado na definição das intenções atacantes dos anfitriões e a fome com que assaltavam as hostes benfiquistas ia permitindo que o jogo ganhasse momentos de parada e resposta (transições) com o jogo posicional a perder espaço para os esticões constantes, levando a que o desafio ganhasse contornos onde o Benfica se sentia como peixe na água. Neste contexto, o Benfica dispunha de argumentos que aos da casa faltavam e os artistas de Rui Vitória baralharam as contas de Pedro Martins e numa rápida saída para o ataque, um apoio frontal de Mitroglou libertava Salvio para pintar uma obra de arte e entregar de bandeja ao regressado Jonas a oportunidade de abrir o marcador e colocar a nu a diferença de qualidade na definição das jogadas entre as duas equipas.
Frio, letal e confortável nesta dança vertiginosa que o Vitória o convidava a participar, o Benfica foi ganhando espaços para soltar a arte superior de Pizzi, que sempre que se voltava e combinava com o criativo Jonas transportava o jogo para dimensões estratosféricas, mundo onde habitava a inspiração dos velocistas Salvio e Cervi e em que Mitrolgou era o finalizador por excelência. A vontade para a lita de um Vitória empurrado pelos adeptos esbarrava na incapacidade em conferir qualidade aos momentos ofensivos, com Hernâni, Raphinha e Soares a perderem-se nas intenções atacantes que terminavam sem êxito.

Aluga-se gelo
3. Mas como em situações anteriores ficou demonstrado, este Vitória é uma equipa inquebrantável e à segunda parte trazia de novo os da casa e não esperar pelos acontecimentos, buscando protagonismo e partindo para cima do Benfica, na tentativa de inverter o que parecia traçado. A diferença estava uma vez mais no aproveitamento das oportunidades e aí a ineficácia de Hurtado combinada com a superior qualidade de Ederson explicavam o desnível. Os bancos iam jogando as suas cartadas e a entrada de Bernard para pegar no jogo com outra qualidade demonstrava a clara renúncia à rendição dos da casa. Os de Rui Vitória iam controlando, espreitando o momento de soltar as feras do ataque para desferirem o golpe mortal. Este era o desenvolvimento das acções no teatro das operações, a resiliência de uns em oposição à astúcia e gestão estratégica de outros. Para dar melhor corpo a esta sua intenção de não correr riscos e através da posse de bola gerir melhor os momentos do jogo, Rui Vitória compõe o meio campo com três homens e tira Jonas, permitindo outro conforto posicional no trabalho colectivo dos seus homens e colocar areia na engrenagem da máquina vitoriana.
Era o jogo do gato e do rato, com o Vitória sempre com alma a construir situações de perigo, mas o congelador encarnado manietava e condicionava completamente as ideias dos da casa e nem o 4x4x3 final desenhado por Pedro Martins beliscou a cada vez mais tranquila águia."

Daúto Faquirá, in A Bola

Sinais da bola

"Atracção pelo golo
Impressionante, Jonas, que aquece tão depressa como um micro-ondas. Depois de longa lesão, três golos, dois na Taça da Liga, ontem mais um, mas para a Liga, o primeiro da temporada na prova. O brasileiro não marcava desde o jogo do título, com o Nacional, em Maio.

Mitro... glicerina
O ponta de lança grego fez o segundo da partida de ontem e mostrou, não só que está de volta aos golos, ele que é o melhor marcador do Benfica (11 em todas as provas), como também que adora estar ao lado de Jonas. É a melhor dupla das águias. Dizem os números.

Dor de consciência?
O 0-2 surgiu em contra-ataque, com Soares no chão. O jogador sofreu falta de Lindelof, mas protestou com o árbitro, antes de deixar-se cair no relvado. A sua equipa perdeu a bola, o Benfica aproveitou. Será que podia ter ficado de pé em vez de colocar toda a gente em jogo?

Lindelof
Não foram ainda os apregoados 4 milhões de euros da transferência para o Manchester United, mas Lindelof deu ontem, ainda assim, lucro ao Benfica. Rui Vitória não o reservou para negócios futuros, lançou o sueco e o resultado está à vista: não sofreu golos.

Um árbitro sofre
Nuno Almeida, árbitro do encontro, nunca teria, já se sabia, vida fácil, face ao que tem acontecido em torno da arbitragem. Mas o ambiente que se fez sentir foi de tal maneira quente e ruidoso que o jiz deve ter pensado que a cabeça iria rebentar. A mínima, contestação e pressão."

Nuno Reis, in A Bola

Benfiquismo (CCCXLI)

1981, Sines

“Chega de Saudade”, citou (...), depois de ver alguém a jogar

"Ederson
Meia dúzia de defesas num jogo pouco laborioso, em que se mostrou pouco inspirado na disciplina do pontapé para a frente. Isso e conseguimos finalmente perceber que aquela tatuagem no pescoço é um derrame de crude. Parabéns ao departamento de marketing da Quercus. Será difícil esquecer o que vimos.

Nélson Semedo
Rui Vitória optou por guardar o Nélson-Semedo-que-leva-tudo-à-frente para a Taça da Liga, na próxima terça, e fez bem. Semedo jogou 60 minutos amarelado frente a um dos melhores extremos do nosso campeonato e manteve a compostura, mesmo perante dois ou três daqueles adversários que pareciam estar a viver a sua primeira final da Champions. Exibição pouco memorável, mas nada que ponha em causa as contas consolidadas da SAD em 2017.

Luisão
Luisão é hoje um jogador definido por dois tipos de lances: os que nos forçam a concluir que já não tem idade para isto, e aqueles em que demonstra estar na plenitude das suas faculdades. Hoje foi uma mão cheia destes últimos, com destaque para um corte aos 83 minutos, em que oferece o corpo a um petardo de David Teixeira e, para desgosto dos adeptos rivais, não toca com os braços na bola. Mais uma vez, #ACulpaÉDoBenfica.

Lindelof
Ainda aqui andas? Nunca um jogador do Benfica tinha tido direito a tantos “jogos de despedida”. Lembramo-nos de pelo menos 45 razões por que Lindelöf não devia entrar em campo. Quarenta e seis, se contarmos com o Jardel. Trinta e sei, vá, se tivemos de pagar ao tal tipo do Västerås.

André Almeida
A canção diz “mostra a tua raça, crer e ambição”. Não diz “mostra a magia, a genialidade e o pé esquerdo”. E lá raça, crer e ambição tem o nosso Almeidinhos, que hoje não perdeu um único lance na defesa e continua a assegurar-nos que vamos ganhar isto tudo com ele em campo. Assim seja. 

Fejsa
Quantos de nós enfiámos na semana passada uma dúzia de passas miseráveis pela goela abaixo e pedimos um 2017 sem lesões? Mais uma vez, fomos ludibriados pelo complexo industrial da superstição. Quinze minutos em campo e sai mais um lesionado, desta vez o gigante sérvio que aprendemos a amar. Felizmente, o seu trabalho esta época há muito que está feito. Da IFFHS a Eric Hobbsbawn, passando por Tony Judt, a conclusão é a mesma: a Europa é um estado falhado, Jonas é o quinto melhor avançado do mundo, e equipa que inscreva o Fejsa num campeonato nacional acabará por conquistar o título. Concentremo-nos na única superstição que interessa.

Pizzi
Abençoada expulsão contra o Rio Ave. Foi para isto que se criaram regulamentos! Ver Pizzi no onze inicial é quase sempre garantia de qualidade e futebol perfumado, mas hoje, para além da habitual cabeça fria no meio-campo, teve a companhia de Jonas. O resultado foi uma série de lances bem gizados (sempre quisemos escrever gizados) que só não culminaram em golo, aos 69 minutos, porque certos e determinados agentes e instituições do futebol não o permitiram. Calma, estava a falar do Pizzi, que não conseguiu picar por cima do guarda-redes, depois de um passe maravilhoso do Jonas, e do guarda-redes do Guimarães, que fez a mancha. Há relvados onde ainda se joga à bola.

Salvio
Começou lindamente com um slalom + assistência perfeita para o golo de Jonas. É um prenúncio do deboche que está para vir assim que ele e Jonas recuperarem a sintonia que já lhes vimos. É uma questão de o futebol português sobreviver até lá.

Cervi
O argentino tem sido mais operário do que artista, sujeitando a sua individualidade à movimentação colectiva da equipa. É uma manobra de diversão clássica nos grandes jogadores sul-americanos. Messi também começou assim, a passar a bola à primeira oportunidade em vez de fintar meia equipa pela baliza adentro. Por pouco não foi o jogador mais baixo a pisar um relvado da região de Minho e Trás-os-Montes hoje. É que o Ryan Gauld já chegou a Chaves.

Jonas
Vai minha tristeza
E diz a ela
Que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer
Chega de saudade, a realidade é que sem ela
Não há paz, não há beleza, é só tristeza
E a melancolia que não sai de mim, não sai de mim, não sai
Mas se ela voltar, se ela voltar
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei na sua boca
Dentro dos meus braços os abraços hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim
Que é pra acabar com esse negócio de viver longe de mim
Não quero mais esse negócio de você viver assim
Vamos deixar desse negócio de você viver sem mim.

Mitroglou
Não se deixem enganar pela aspereza daquele rosto ou pelo modo contido como celebra os golos. Mitroglou é hoje um homem ébrio de felicidade com o regresso de Jonas aos relvados. Recebeu mais bolas em condições, entregou mais bolas em condições, e teve até a confiança de partir para lances individuais, como aos 41 minutos, quando rapidamente percebeu que estava a abusar da sorte e se viu em terra de ninguém. Todos sabemos que a felicidade é um estado passageiro e, no caso de Mitroglou, não deve durar mais do que dois segundos de cada vez, o tempo necessário para receber a bola e a passar, ou receber a bola e a rematar. Que esta época não te volte a roubar o sorriso que teimas em esconder.

Samaris
Exibição muito esforçada, mas inglória do grego, que fez tudo para nos convencer de que a ausência de Fejsa não será problema, uma tarefa manifestamente impossível. Algumas pessoas na internet dizem que fez penalty sobre Hernâni, quase a terminar. Quando for assim, não respondam.

André Horta
Entrou para segurar o meio-campo e quase assistia Salvio para o terceiro golo. Bom regresso. Saiu disparado do estádio para ir ver o jogo de voleibol dos iniciados B.

Zivkovic
Cinco minutos em campo que serviram para constatarmos que o nosso treinador se pode dar ao luxo de guardar Rafa e Gonçalo Guedes para competições menores, como a Taça da Liga.

Nuno Almeida
Arbitragem serena num jogo com faltas a mais. Tendo em conta que ganhámos, ainda não será hoje que partilhamos a morada do senhor. Mais uma vez, a culpa foi do Benfica."




Cadomblé do Vata

"1. Gosto de ganhar legalmente, por isso venho aqui pedir às autoridades para investigarem o Vitória - SLB, uma vez que desconfio que os vimaranenses ofereceram a vitória ao Glorioso... foi por demais evidente que ao apresentarem um relvado em tão mau estado como o de Alvalade, quiseram fazer com que os nossos jogadores se sentissem confortáveis a jogar num tipo de piso onde estão habituados a ganhar.
2. Mais uma jornada e mais um jogo em que o SLB é escandalosamente beneficiado... o golo do Jonas devia ter sido anulado, porque toda a gente sabe que a cueca que o Salvio enfiou no Konan, na área é falta atacante.
3. Jonas regressou ao 11 na Liga com 1 golo e 1 assistência... quando os adeptos do FCP se queixam da eficácia, apenas lhes tenho a dizer: o vosso treinador dispensou o Pistolas... que raio perceberá ele de golos?
4. Imperial a exibição de Luisão na Cidade Berço... só não digo que roubou o epíteto de "Conquistador" a D. Afonso Henriques, porque acho que nunca deu uma sova na própria mãe.
5. Rui Vitória voltou a Guimarães para obter uma vitória sobre o clube onde se destacou no campeonato português... agora só espero que os vimaranenses não nos tirem o Mister como retaliação pelo desaire, para o colocarem a treinar o Sporting da Covilhã."

Vermelhão: Liderança reforçada...

Guimarães 0 - 2 Benfica


Esta monotonia das vitórias, é dos maiores triunfos do Benfica dos últimos tempos...!!! Consistência, tranquilidade... mesmo quando as coisas não correm como nós queremos, a equipa não perde a cabeça, mantém a confiança e ganha!!! Hoje, quando vi os problemas físicos do Fejsa, temi o pior... mas foi por pouco tempo, poucos minutos depois já a bola estava dentro da baliza!!!
Esta semana, num dos poucos programas de qualidade sobre o Futebol na televisão, Manuel José e Rui Malheiro, realçavam a qualidade do banco do Benfica, que mesmo com tantas lesões, continuar a ter mais opções de qualidade, do que os adversários... e além disso, enquanto os outros se queixam da 'sorte' ou do 'azar', o Benfica tem na tripla (Jonas/Mitro/Raul), os 3 melhores pontas-de-lança do Tugão...!!! E como no Futebol aquilo que conta são os golos...
Tenho que começar por reconhecer que este, não era o meu 11 !!! Num jogo que eu temia ser muito 'agressivo', dar a titularidade a dois jogadores que estão a regressar após lesões (Salvio, Jonas), era na minha opinião muito arriscado... Mesmo a titularidade do Lindelof, para mim, era 'duvidosa' até porque o Jardel aproveitou muito bem os jogos da Taça da Liga...
Mas como também é habitual, a minha faceta de treinador de bancada, foi totalmente descredibilizada!!!!
O 1.º golo, construído entre Salvio e Jonas... e o 2.º golo, do Mitro, com assistência do Jonas...!!!
É normal, os Benfiquistas não terem gostado da 2.ª parte, estamos habituados a um Benfica, mais ofensivo, mais 'arrogante' (no bom sentido), mas agora a frio, parece-me que foi a opção correcta! O adversário era muito perigoso nas transições rápidas, com as bolas atrás dos nossos laterais, com um bloco mais recuado, houve menos espaço para o Vitória... Jogando mais atrás, acabámos por dar muitas 'bolas paradas' ao Vitória, lances onde normalmente o adversário é muito forte, mas tivemos sempre concentrados nessas situações...
Mesmo assim, temos que reconhecer que este foi um dos jogos onde o Ederson teve mais intervenções... talvez só no Dragay tenha tido mais trabalho. E isto deve servir de aviso, para o jogo da próxima Terça-feira... para a Taça da Liga.

O Ederson, foi chamado a muito trabalho, mas na realidade fez uma grande defesa... no resto esteve muito calmo, apesar de só ter agarrado algumas bolas à segunda, dando alguns mini-Avc's a pessoas que não o merecem...!!!
Os Centrais acabaram por estar bem... o Luisão neste momento 'prefere' estes jogos onde o bloco defensivo está mais compacto... o Lindelof não teve tarefa fácil com o Soares, que é muito forte fisicamente...
O Almeida terá feito o seu jogo menos conseguido desde que voltou à esquerda... a velocidade do Hernâni deu-lhe muito trabalho... mas o meio-campo também não ajudou!!! O Nelsinho não foi tão ofensivo, mas esteve bem...
Esta tem sido a época onde o Fejsa tem tido menos problemas físicos, talvez por isso o pessoal já se tinha esquecido da utilidade do Samaris!!! Se a venda do Samaris estava a ser preparada, é melhor esperar para ver... A pisadela que o Fejsa sofreu foi dolorosa, em condições normais a lesão não será grave, mas com o Fejsa nunca se sabe!!! O Pizzi forçou um 'vermelho' para jogar este jogo, mas acabou por ser um dos jogos onde o Pizzi esteve mais discreto... a pressão do Vitória deu-lhe pouco espaço...
Grande regresso do Salvio... decisivo... Até pode ser injusto para o Zivkovic, mas o Salvio para já é o dono da Ala direita... mas pelo menos o Ziv já é a 2.ª opção! Outro jogo de muito trabalho para o Cervi... aquilo que o Pizzi fez o ano passado (no outro lado), sendo usado como 3.º centro-campista, equilibrando a luta no meio, está a ser feito pelo Cervi... talvez por isso o Rafa vai ter algumas dificuldades em agarrar a titularidade...
O que dizer do Jonas... ainda não tem pernas para os 90 minutos, por isso foi substituído, mas a inteligência como joga é tremenda... Pode parecer injusto para o Guedes, mas creio que o Gonçalo compreende, que o Jonas é mesmo especial... Até o Mitro, 'gostou' do regresso do Mitro... claramente em crescimento.
Depois de muita conversa estava com muito medo da arbitragem. Nuno Almeida tem um historial horrível com o Benfica: Benfica-Estoril; Arouca-Benfica por exemplo... Mas apesar do ambiente de muita pressão, o jogo acabou por não ter lances de grande 'confusão', e ele também não complicou... Sendo que disciplinarmente, voltou a ter um critério totalmente torto, contra o Benfica... mas isso foi 'consistente' com todos os outros colegas, em todas as outras jornadas anteriores!!!
Com o empate dos Corruptos, temos 6 pontos de vantagem para o 2.º classificado, é uma boa vantagem, não temos que esconder, mas bastará uma derrota do Benfica, para os Corruptos voltarem a depender deles... Nas próximas jornadas vamos ter adversários teoricamente mais acessíveis, no início de Fevereiro existe um Corruptos-Sporting... Seria excelente, chegar a meio de Fevereiro, com uma vantagem ainda maior (7 pontos, já obriga a 3 resultados negativos do Benfica, e partir daí, sou obrigado a ser optimista...!!!), e assim preparar os jogos com o Dortmund doutra forma...
Mas agora, é concentração total, na Taça CTT, na próxima Terça-feira. Não acredito que o Vitória vá fazer muitas alterações... Do nosso lado, Jardel, Rafa, Ziv, Guedes, Jiménez (se tiver recuperado), podem ser opção, mas muito sinceramente eu não fazia muitas alterações... Tendo em conta, as equipas que ainda restam na Taça da Liga, o jogo de Terça-feira, é muito provavelmente a nossa verdadeira Final da prova...!!!
Uma última nota, mais uma vez, para a PorkosTV. A empresa que a PorkosTV contrata para fazer as transmissões televisivas em directo dos jogos, principalmente quando os jogos se disputam a norte, é dirigida por atrasados mentais, disso tenho poucas dúvidas... O facto da PorkosTV continuar a contratar as mesmas pessoas, para fazer os mesmos serviços, é que e preocupante...
Mais uma vez, os adeptos do Benfica presentes no Estádio foram 'apagados' da transmissão... os microfones do ambiente do Estádio, foram colocados todos no outro topo... E as repetições dos lances duvidosos continuam a geridas com pinças: por exemplo o lance onde o Jonas aparece na relva, a queixar-se de uma agressão, não teve uma repetição... e o jogo esteve parado bastante tempo!!!
Por acaso, já falei com alguns técnicos, que fazem parte desta empresa (também fazem coberturas a outras modalidades, por exemplo os campeonatos de surf aqui no Oeste...!!!), e a orientação clubista dos principais responsáveis é assumida por todos... A falta de profissionalismo deste gente é nojenta, o facto de continuarem a serem contratados, torna todos cúmplices...