Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Lixívia XXXI

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica............... 78 ( 0) = 78
Corruptos........ 75 (+13) = 62
Sporting.......... 69 (+10) = 59
Braga................ 54 (+1) = 53


Tudo normal!!! Em mais uma semana de Coação pública, descarada, ostensiva... praticamente apelando, reiteradamente, aos árbitros do jogo do Benfica, para prejudicar o Campeão, no final, quem voltou descaradamente a ser beneficiado pelo apitador, foram os Corruptos, mais uma vez!!! E mais uma vez, nos rescaldos mediáticos, seja na televisão, nos pasquins, ou nas rádios, o tema preferido, não foi o benefício vergonhoso dos Corruptos (esse foi convenientemente ignorado...), mais uma vez a discussão preferida, é sobre um árbitro, que eles diziam que ia beneficiar o Benfica; mas que acabou por não o fazer; mas mesmo assim, continua a ser a 'figura' da semana!!!
Se fosse só o Lopatego a ladrar, até podíamos discordar, mas compreender o desespero do homem; se fosse o Cerqueira, o Antero, ou o Pintinho seria mais do mesmo; se fosse um dos labregos com colunas de opinião nos pasquins, ou tempo de antena nos microfones, estariam a cumprir a sua 'obrigação'; mas quando assistimos a espectáculos bizarros, com animais exóticos, como o Jorge Baptista, na Sic Notícias (entre outros...), a destilar ódio anti-Benfica, ou anti-Jesus, ou anti-Vieira, ou tudo junto (para o caso, não interessa), então podemos compreender melhor a importância de sermos mesmo Bicampeões!!!
Esta gentalha, autênticos parasitas, que vivem à custa do Futebol em Portugal, e que ficam 'horrorizados' quando uma equipa como o Benfica, ganha por 0-5 fora de casa, pois acham que uma exibição e uma goleada como tivemos em Barcelos, é indicador do declínio do Futebol português; alguns defendem mesmo, que quando o Benfica enche Estádios, está a desvirtuar a verdade desportiva, pois está a fazer pressão indevida sobre os árbitros; todas estas hienas que acham normal, despejarem-se camiões de areia nos relvados; não cortarem a relva (até os cogumelos prosperam nos relvados portugueses!!!); aceitam alegremente prémios de vitória dados a determinadas equipas, quando defrontam outras... e tantas outras atrocidades lesa futebol; todos estes parasitas, deviam definhar até ao osso...
São estes parasitas que ajudam a construir os Mitos. É assim que as mentiras repetidas muitas vezes, passam a verdades absolutas. É assim que os propagandistas trabalham. Como se pode verificar na Tabela, se houve alguém beneficiado com Roubos de arbitragem foram os Corruptos, mas para a memória futura, aquilo que vai ficar, é um suposto 'colinho' do Benfica, e se tentarem, em público, desmontar este Mito, serão sempre acusados de fanatismo...!!!
O Benfica devia ter celebrado a conquista do Bicampeonato em Belém. Neste momento devíamos estar a preparar a Final da Taça da Liga, e a dar minutos aos nossos jovens promissores... Um dos mitos, é que os Corruptos têm uma equipa mais forte que o Benfica. Têm provavelmente um plantel com mais opções, mas no 11 titular, eu, só 'trocaria' 3 jogadores, os restantes 8 seriam os actuais titulares do Benfica. A diferença de competências neste momento é tão grande, a todos os níveis, que só o colinho da imprensa, e principalmente dos árbitros, mantém os Corruptos a 3 pontos... E isto é sem contar, com as variáveis intangíveis, como a atitude nos nossos jogos, dos nossos adversários, em comparação com a submissão nojenta de vários clubes como o Setúbal, o Arouca, a Académica, o Moreirense, o Braga, o Paços, o Rio Ave... Ontem ao assistir aos jogo dos Corruptos, é impossível ninguém ficar chocado, com a forma como a equipa do Sado, praticamente não pressionava o adversário, defendiam com os olhos, à distância... em total contraste, com a atitude do Gil em Barcelos, contra o Benfica: o resultado já estava nos 0-5, e eles continuavam a correr, a pressionar, a dar pau, a simular faltas, a protestar com tudo e todos. E o Benfica a ser obrigado a jogar rápido, praticamente sem tempo, nem espaço, para os nossos Centrais trocarem a bola entre eles, como os Corruptos fartaram-se de fazer, sem ninguém por perto... E ainda recordo, o discurso e a atitude agressiva, que este Setúbal, teve nos dois jogos consecutivos com o Benfica (Taça da Liga e Campeonato), reclamando a ambição de pontuar, reclamando por antecipação dos árbitros... Têm o mesmo nome, não devem ser a mesma equipa!!!

Como eu esperava, o Capela em Barcelos voltou a fazer uma arbitragem anti-Benfica, aliás como tem feito durante toda a sua carreira. Começou nos Juniores (roubou-nos um título de Juniores, quando o Rui Vitória era o nosso treinador...), por acaso não acho que seja corrupto, é simplesmente incompetente. As expulsões do Cardozo com os Lagartos (o seu clube), e do Aimar em Olhão, são exemplos... No famoso jogo, onde a Lagartada ficou traumatizada, pois reclamaram 234929 penalty's (jogo onde o Sporting perdeu por 2-0, com dois grandes golos, e onde não fez um único remate à baliza do Benfica), o Capela no final dos 90 minutos, tinha assinalado 3 faltas a favor do Benfica!!!
Em Barcelos, principalmente na 1.ª parte, inventou faltas contra o Benfica em catadupa. Foi o Capela o responsável directo, pelo Benfica após o 2.º golo ter sofrido alguns calafrios, tantas foram as faltas mal assinaladas contra o Benfica... com vários cartões perdoados pelo meio, sendo o Semedo o principal beneficiário do critério... Na jogada mais perigosa do Gil Vicente, enganou-se 3 vezes: primeiro marcou uma falta do Samaris, em zona perigosa, inexistente, onde o adversário chutou na atmosfera; e na sequência do livre, o Yazaldes jogou a bola com o braço 2 vezes!!! Em nenhum momento marcou falta... e naquelas carambolas, a bola só não entrou por sorte!!!
No 2.º tempo, com o resultado feito, melhorou, mesmo assim, o fiscal-de-linha, ainda roubou um golo certo ao Jonas, com um fora-de-jogo inexistente.
Já agora, uma nota sobre a luta pelo título de melhor marcador do Campeonato: parece que o Jonas tem menos um golo que o Jackson. Eu digo parece, porque um dos golos atribuídos ao Jackson, não foi marcado pelo Colombiano, foi marcado, claramente, por um defesa do Boavista, no jogo do Bessa. Mas duvido que alguém se preocupe com estes 'pormenores'!!!


O árbitro que esta época, é responsável directo por duas derrotas do Benfica (Braga, Vila do Conde), voltou a espalhar a sua magia em Setúbal, para benefício dos Corruptos!!! Deve ter sido coincidência...
O ano passado, na 1.ª mão da Meia-final da Taça de Portugal, quando também permitiu as agressões ao Fejsa (Fernando) e ao Salvio (Herrera), no Dragay, também deve ter sido 'coincidência'!!!
Sim, também houve um fora-de-jogo mal assinalado ao Jackson, em posição de golo, mas o erro não foi do Marco Ferreira, foi do fiscal-de-linha. Por favor não confundir.
O jogo foi repleto de erros, o homem além de Corrupto, é incompetente, e assim durante todo o jogo não acertou praticamente em nada. Mas para quem tem o Elmano Santos como 'padrinho' também não se pode esperar muito!!!
O penalty do Alex Sandro é descarado. Recordo, que em Vila do Conde, não teve duvidas em assinalar o penalty do Samaris. Por acaso, no lance do Samaris, um jogador do Rio Ave, a poucos metros do Grego, desviou a bola de cabeça, mas em Setúbal não, a bola é cruzada a mais de 20 metros e não toca em ninguém... mesmo assim o apitadeiro, nada assinalou...!!!
Ficou ainda uma falta por marcar sobre o Brahimi, e no lance do Casemiro não acho que seja penalty...
Suspeito que este 'animal', está bem colocado para ser nomeado para o Guimarães-Benfica...!!! Portanto, nada de facilitar com o Penafiel...

Não vi os jogos do Sporting e do Braga. Não li nenhuma queixa dos intervenientes.


Anexos:
Benfica
1.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), Cosme, Prejudicados, Sem influência no resultado
2.ª-Boavista(f), V(1-0), Marco Ferreira, Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(c), E(1-1), Proença, Nada a assinalar
4.ª-Setúbal(f), V(0-5), Capela, Nada a assinalar
5.ª-Moreirense(c), V(3-1), Luís Ferreira, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
6.ª-Estoril(f), V(2-3), Vasco Santos, Nada a assinalar
7.ª-Arouca(c), V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
8.ª-Braga(f), D(2-1), Marco Ferreira, Prejudicados, (2-3), (-3 pontos)
9.ª-Rio Ave(c), V(1-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
10.ª-Nacional(f), V(1-2), Bruno Paixão, Prejudicados, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
11.ª-Académica(f), V(0-2), Jorge Ferreira, Beneficiados, (0-1), Sem influência no resultado
12.ª-Belenenses(c), V(3-0), Manuel Oliveira, Nada a assinalar
13.ª-Corruptos(f), V(0-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
14.ª-Gil Vicente(c), V(1-0), Capela, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
15.ª-Penafiel(f), V(0-3), Paulo Baptista, Nada a assinalar
16.ª-Guimarães(c), V(3-0), Rui Costa, Nada a assinalar
17.ª-Marítimo(f), V(0-4), Xistra, Nada a assinalar
18.ª-Paços de Ferreira(f), D(1-0), Paixão, Nada a assinalar
19.ª-Boavista(c), V(3-0), Hugo Miguel, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
20.ª-Sporting(f), E(1-1), Sousa, Nada a assinalar
21.ª-Setúbal(c), V(3-0), Manuel Oliveira, Prejudicados, Sem influência no resultado
22.ª-Moreirense(f), V(1-3), Jorge Ferreira, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
23.ª-Estoril(c), V(6-0), Capela, Nada a assinalar
24.ª-Arouca(f), V(1-3), Vasco Santos, Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
25.ª-Braga(c), V(2-0), Soares Dias, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
26.ª-Rio Ave(f), D(2-1), Marco Ferreira, Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
27.ª-Nacional(c), V(3-1), Xistra, Nada a assinalar
28.ª-Académica(c), V(5-1), Luís Ferreira, Nada a assinalar
29.ª-Belenenses(f), V(0-2), Rui Costa, Nada a assinalar
30.ª-Corruptos(c), E(0-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
31.ª-Gil Vicente(f), V(0-5), Capela, Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Académica(f), E(1-1), Soares Dias, Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
2.ª-Arouca(c), V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, (2-0), Sem influência resultado
3.ª-Benfica(f), E(1-1), Proença, Nada a assinalar
4.ª-Belenenses(c), E(1-1), Cosme Machado, Nada a assinalar
5.ª-Gil Vicente(f), V(0-4), Xistra, Beneficiados, (1-4), Sem influência no resultado
6.ª-Corruptos(c), E(1-1), Benquerença, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Penafiel(f), V(0-4), Rui Costa, Beneficiados, Impossível contabilizar
8.ª-Marítimo(c), V(4-2), Manuel Oliveira, Beneficiados, (4-3), Sem influência no resultado
9.ª-Guimarães(f), D(3-0), Hugo Miguel, Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
10.ª-Paços de Ferreira(c), E(1-1), Bruno Esteves, Beneficiados, (1-2), (+1 ponto)
11.ª-Setúbal(c), V(3-0), Soares Dias, Beneficiados, Impossível contabilizar
12.ª-Boavista(f), V(1-3), Jorge Sousa, Nada a assinalar
13.ª-Moreirense(c), E(1-1), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
14.ª-Nacional(f), V(0-1), Duarte Gomes, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
15.ª-Estoril(c), V(3-0), Soares Dias, Nada a assinalar
16.ª-Braga(f), V(0-1), Hugo Miguel, Nada a assinalar
17.ª-Rio Ave(c), V(4-2), Nuno Almeida, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
18.ª-Académica(c), V(1-0), Rui Costa, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
19.ª-Arouca(f), V(1-3), Jorge Ferreira, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
20.ª-Benfica(c), E(1-1), Sousa, Nada a assinalar
21.ª-Belenenses(f), E(1-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
22.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Jorge Tavares, Nada a assinalar
23.ª-Corruptos(f), D(3-0), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
24.ª-Penafiel(c), V(3-2), Bruno Esteves, Beneficiados, Impossível contabilizar
25.ª-Marítimo(f), V(0-1), Rui Costa, Nada a assinalar
26.ª-Guimarães(c), V(4-1), Jorge Sousa, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
27.ª-Paços de Ferreira(f), E(1-1), Cosme Machado, Nada a assinalar
28.ª-Setúbal(f), V(1-2), Benquerença, Prejudicados, Sem influência no resultado
29.ª-Boavista(c), V(2-1), Luís Ferreira, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
30.ª-Moreirense(f), V(1-4), Vasco Santos, Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar
31.ª-Nacional(c), V(2-0), Cosme Machado, Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Marítimo(c), V(2-0), Xistra, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-0), Mota, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
3.ª-Moreirense(c), V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4.ª-Guimarães(f), E(1-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
5.ª-Boavista(c), E(0-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
6.ª-Sporting(f), E(1-1), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7.ª-Braga(c), V(2-1), Proença, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
8.ª-Arouca(f), V(0-5), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, (1-6), Sem influência no resultado
9.ª-Nacional(c), V(2-0), Nuno Almeida, Nada a assinalar
10.ª-Estoril(f), E(2-2), Soares Dias, Beneficiados, (3-2), (+1 ponto)
11.ª-Rio Ave(c), V(5-0), Benquerença, Beneficiados, (1-2), (+3 pontos)
12.ª-Académica(f), V(0-3), Manuel Mota, Nada a assinalar
13.ª-Benfica(c), D(0-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
14.ª-Setúbal(f), V(4-0), Manuel Oliveira, Beneficiados, (2-0), Sem influência no resultado
15.ª-Gil Vicente(f), V(1-5), Nuno Almeida, Nada a assinalar
16.ª-Belenenses(c), V(3-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
17.ª-Penafiel(f), V(1-3), Soares Dias, Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)
18.ª-Marítimo(f), D(1-0), Capela, Nada a assinalar
19.ª-Paços de Ferreira(c), V(5-0), Marco Ferreira, Beneficiados, Impossível contabilizar
20.ª-Moreirense(f), V(0-2), Xistra, Nada a assinalar
21.ª-Guimarães(c), V(1-0), Nuno Almeida, Nada a assinalar
22.ª-Boavista(f), V(0-2), Hugo Miguel, PrejudicadosBeneficiados, Impossível contabilizar
23.ª-Sporting(c), V(3-0), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
24.ª-Braga(f), V(0-1), Jorge Sousa, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
25.ª-Arouca(c), V(1-0), Jorge Tavares, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
26.ª-Nacional(f), E(1-1), Manuel Oliveira, Nada a assinalar
27.ª-Estoril(c), V(5-0), Bruno Esteves, Beneficiados, (3-0), Sem influência no resultado
28.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
29.ª-Académica(c), V(1-0), Duarte Gomes, Nada a assinalar
30.ª-Benfica(f), E(0-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
31.ª-Setúbal(c), V(0-2), Marco Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar

Braga
1.ª-Boavista(c), V(3-0), Vasco Santos, Beneficiados, (1-0)?!, Impossível contabilizar
2.ª-Moreirense(f), E(0-0), Paixão, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
3.ª-Estoril(c), V(2-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (3-1), Sem influência no resultado
4.ª-Arouca(f), D(1-0), Proença, Nada a assinalar
5.ª-Nacional(f) E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, Impossível contabilizar
6.ª-Rio Ave(c), V(3-0), Bruno Esteves, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7.ª-Corruptos(f), D(2-1), Proença, Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
8.ª-Benfica(c), V(2-1), Marco Ferreira, Beneficiados, (2-3), (+3 pontos)
9.ª-Académica(f) E(1-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
10.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Manuel Oliveira, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
11.ª-Penafiel(f), V(1-6), Hugo Miguel, Nada a assinalar
12.ª-Guimarães(c), E(0-0), Xistra, Nada a assinalar
13.ª-Belenenses(f), V(0-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
14.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
15.ª-Marítimo(f), D(2-1), Jorge Sousa, Nada assinalar
16.ª-Sporting(c), D(0-1), Hugo Miguel, Nada a assinalar
17.ª-Setúbal(f), V(1-3), Paulo Baptista, Nada a assinalar
18.ª-Boavista(f), D(0-1), Duarte Gomes, Beneficiados, Sem influência no resultado
19.ª-Moreirense(c), V(1-0), Soares Dias, Nada a assinalar
20.ª-Estoril(f), V(0-2), Manuel Oliveira, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
21.ª-Arouca(c), V(2-0), Tiago Martins, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
22.ª-Nacional(c), V(3-1), Bruno Esteves, Beneficiados, Sem influência no resultado
23.ª-Rio Ave(f), V(0-2), Xistra, Nada a assinalar
24.ª-Corruptos(c), D(0-1), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-1), (-1 pontos)
25.ª-Benfica(f), D(2-0), Soares Dias, Beneficiados, (3-0), Sem influência no resultado
26.ª-Académica(c), E(0-0), Paixão, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
27.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Capela, Nada a assinalar
28.ª-Penafiel(c), V(4-0), Marco Ferreira, Nada a assinalar
29.ª-Guimarães(f), D(1-0), Xistra, Nada a assinalar
30.ª-Belenenses(c), E(1-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
31.ª-Paços de Ferreira(f), E(2-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar

66

O Futebol é alegria e às vezes tristeza, cabe a nós, preservar na memória todos os momentos, principalmente aqueles onde os Homens tudo fizeram para honrar as suas camisolas...

Benfica, arte de fazer mais com menos

"O Benfica precisou de reagir às saídas de Oblak, Garay, Siqueira, André Gomes, Enzo Pérez, Markovic, Rodrigo e Cardozo.

Depois de Barcelos o Benfica ficou mais perto de se sagrar, 31 anos depois, bicampeão nacional. Quando, no início da temporada, se assistiu a uma debandada em massa na equipa da Luz que tinha feito o triplete a atingido a final da Liga Europa - saíram, dos habituais titulares, Oblak, Garay, Siqueira, André Gomes, Markovic, Rodrigo, Cardozo e depois, em Janeiro, Enzo Pérez, era difícil vaticinar que o Benfica lutaria pelo título, especialmente contra um FC Porto que contratou tudo o que lhe foi pedido por Julen Lopetegui e que possui, de facto, o plantel mais forte do futebol português. O Benfica assinou a custo zero, com três jogadores de mais de 30 anos, Júlio César, Eliseu e Jonas, compôs o meio-campo com uma dupla improvável formada por Samaris e Pizzi e, jogo a jogo, foi somando pontos sobre pontos. Aproveitando uma solidificação de processos, fruto dos quase seis anos passados, fruto dos quase seis anos passados na Luz, Jorge Jesus foi remendando aqui e ali a equipa encarnada e chega à 28.º jornada com francas hipóteses de conquistar a Liga.
Notável, pois, o trajecto encarnado e a arte de Jesus para, sem a mesma qualidade de ovos colocados à disposição de Lopetegui, estar a fazer mais e melhor.
As contas fazem-se no fim, mas este está a ser o ano de Jesus.
(...)

ÁS
Maxi Pereira
Marcou dois golos em Barcelos, o que não é muito normal num defesa lateral. Mas é através de atitude com que encara os jogos e sua a camisola que faz a diferença e se transforma na referência que é hoje em dia para o futebol do Benfica. Um dos trunfos dos encarnados é o carácter e Maxi tem, nisso, grande responsabilidade.
(...)

«Com o nome de Capela não se enganam com o meu sim»
Julen Lopetegui, treinador de FC Porto
Julen Lopetegui, sem resultados, fuga para a frente
Está perto de não ganhar nada em 2014/15, não obstante ter-lhe sido colocado à disposição o plantel mais forte (e caro) do futebol português. Sem resultados, vai procurando, através de manobras de diversão, as fugas para a frente que possam desculpá-lo. Como se viu em Barcelos, não havia razão para falar de João Capela. Que tinha sido excelente, aliás, no Marítimo, 1 - FC Porto,0...
(...)"

José Manuel Delgado, in A Bola

O mais perigoso Benfica de Jesus

"Esta época, parece uma raposa solta na capoeira em quase todos os jogos. Incluindo os clássicos.

Quem viu os dois jogos com o Sporting e a borla dada pelo FC Porto na primeira volta talvez comece por duvidar, mas, na conjuntura actual, esta é a mais perigosa equipa do Benfica desde que Jesus lhe pôs a mão. Jesus nunca foi um anjinho. Sempre recorreu a tudo para ganhar jogos - e o arsenal de manobras dele, com tantos anos de segundas e terceiras divisões, é imenso -, mas no Benfica essa sabedoria acumulada costumava diluir-se na contradição táctica que criou.
Se Jesus nunca teve nada de ingénuo, o modelo de jogo que usou para pôr a equipa a terraplenar 80% dos adversários tinha um lado cândido e difícil de reverter contra oposições menos dóceis. Até que lhe chega, primeiro, Enzo Pérez, o Igor perfeito para o dr. Frankenstein que ele queria ser, e o Benfica ganha um ar espertalhão, mais ao gosto do treinador. Esta época, com as contratações de Eliseu (sobretudo), Júlio César e Jonas, somados aos sabidões Luisão, Maxi Pereira e Lima, essa mudança atingiu o expoente máximo. Em quase todos os jogos, agora incluindo os grandes, o Benfica parece uma raposa solta na capoeira.
Ajuda muito ao grau de ameaça, claro, que tanto FC Porto como Sporting tenham um défice evidente de experiência e manha, tanto nos jogadores como nos treinadores, mas a conjuntura é esta, verificável até na estatística: de ano para ano, o Benfica de Jesus ataca, remata e cruza cada vez menos nos clássicos com o FC Porto jogados na Luz. E já não perde há três épocas."

Foi de Lotopegui

"Em mais de 12 anos de crónicas neste jornal, enganei-me muitas vezes e, sempre que achei que valia a pena, emendei a mão. Tenho, por isso, que voltar ao meu 'Canto directo' de há duas semanas, em que elogiei, acredito que merecidamente, Julen Lotopegui - sim, Lotopegui, agora também me apetece trocar-lhe o nome.
Não quero alterar o sentido desse texto, escrevi, aliás, que o manteria mesmo que as coisas corressem mal em Munique, como infelizmente correram. Mas louvei o 'positivismo do discurso' do treinador, que o próprio tem tornado negativo desde então, de uma forma despropositada, ressabiada e até desrespeitosa, que veio denunciar o verdadeiro carácter de um homem que admiti ter outra categoria.
A minha convicção sofreu ainda o golpe fatal quando Lopetegui interpretou aquela cena macaca com Jorge Jesus, cena que assumiu, aos meus olhos, uma tripla decepção: por o ter julgado incapaz de se 'passar' daquela maneira, por revelar mau perder - empatando de facto, falhou no objectivo que era a vitória - e, o pior de tudo, por ter aproveitado o momento de despedida do adversário para o agedir verbalmente. Por muitas razões que tivesse, foi feio. Terminada a refrega, o que fica à mostra é a grandeza dos contendores: dos que ganham, pela forma como tratam os vencidos; dos derrotados, pelo modo como encaram o insucesso. E aí, Jesus voltou a marcar pontos e Lopetegui perdeu os que lhe restavam.
Creio ter visto em Antero Henrique o rosto da desilusão quando tentava, discretamente, afastar o treinador portista de Jesus. E sabendo embora como Pinto da Costa defende a sua gente, sou capaz de acertar se disser que Lopetegui acabou, na Luz, de cavar a própria sepultura. Fica por um fio."

6.ª Taça de Portugal

Benfica 5 - 2 Fundão

Mais uma aula de Benfiquismo na forma como se deve jogar. Atitude no máximo, raça, garra, muita concentração... Já estávamos a golear, e equipa mantinha a atitude do 0-0!!!
Nos primeiros minutos parecia que estávamos a fazer pontaria aos postes... O Fundão também entrou com qualidade, e numa das poucas falhas do Chaguinha tivemos quase a sofrer, mas o Juanjo safou. Foi novamente de 'bola parada' que desbloqueamos o jogo, desta vez com o Ré a finalizar... Pouco depois, tivemos 'frango' (isto dos guarda-redes contra o Benfica fazerem exibições irrepreensíveis tem que ter excepções!!!) com o Mancuso na jogada... Antes do intervalo, muito parecida, o Ré, novamente de 'bola parada' fez o terceiro... mas desta vez, teve que fazer a recarga depois da bola bater nos dois postes!!!
Ao intervalo, estava descansado, pois sabia que a equipa ia manter a atitude, e o mais normal era o resultado avolumar-se... E foi mesmo isso que aconteceu. Quarto de golo de belo efeito, e no Quinto foi só encostar...
Num mau alívio/ressalto do Jefferson (creio?!), o Fundão finalmente reduziu, e nos últimos minutos, com o 5x4 marcaram o 2.º!
Estamos a jogar muito. Muito fortes nas transições defensivas, e quando a equipa falha, está lá o Juanjo para resolver. Sofremos 3 golos nesta Final-Four todos com alguns atenuantes: 'azar' nos ressaltos com os Lagartos; erro individual no 1.º do Fundão; e 5x4 no 2.º... Além disso, somos provavelmente a equipa mais perigosa no Mundo nas reposições laterais (sem exageros)!!! Quem quiser ganhar títulos, tem que ter uma das melhores defesas (ou mesmo a melhor), isso é verdade em várias modalidades. Este Benfica nem sempre é lúcido no ataque, às vezes somos demasiados perdulários, mas se não sofremos golos, arriscamo-nos seriamente a vencer...!!! O Joel conseguiu 'formatar' a equipa neste estilo de jogo, e todos os jogadores estão completamente imbuídos no espírito. Às vezes em posse de bola, podíamos 'arriscar' um pouquinho mais, fazer uns floreados, mas os jogadores estão programados para vencer...
Esta foi a nossa 6.ª Taça de Portugal, mas já no próximo fim-de-semana começa o play-off do Campeonato. E logo com um jogo em Porto Salvo, contra um adversário complicado. como ficou provado no último jogo para o Campeonato que lá disputámos. Ganhámos, celebrámos, mas agora temos que mudar o chip... O Campeonato é muito, mas mesmo muito importante. Não só pelos efeitos internos, mas também pelo efeitos na Lagartada, e pela participação Europeia...




Parabéns, rapazes!#UmaCamisolaVáriasEmoções
Posted by Sport Lisboa e Benfica - Modalidades on Domingo, 3 de Maio de 2015