Últimas indefectivações

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Contra o tetra (ou o 36... tanto faz) do Benfica... vale tudo

"Estou farto destes pseudointlectuais do futebol que debitam, a cada semana, um ódio e uma vontade de perseguição ao Benfica!

Com o aproximar do fim do campeonato, as estratégias (indirectas e directas) para tentar afastar o Benfica do tetra (ou do 36... tanto faz, embora a eles lhe faça mais mossa o tetra) têm passado os limites da vergonha, da decência e, até, da tolerância exigida a quem é do Benfica. Há resmas de penalties não assinalados a favor de uns e paletes de penalties não marcados contra o Benfica! Há ameaças nos túneis (numa espécie de fetiche de quem joga contra nós)... só divulgadas muitas horas ou dias depois dos jogos acabarem. Há jogadores nossos que deviam ser - no entender desses analistas imparciais - castigados em cada contacto e jogadores deles - também para esses mesmo especialistas que nunca jogaram, apitaram, treinaram ou leram alguma coisa, mas antes veem e escrevem há menos tempo do que cada um de nós sobre futebol - que são duros... porque o jogo é dado a momentos de alguma virilidade.
Estou farto destes pseudointlectuais do futebol, que debitam, a cada semana, um ódio e uma vontade de perseguição ao Benfica!
A inveja, essa razão permanente... escondida na alma lusa... que justifica tanta coisa... Pois, ainda assim - 'e como isso lhes dói...' - o Benfica continua a ganhar! Mas vamos aos 'casos concretos'...

1. ... As ligas 'reais' ou 'da verdade' foram criadas pelos... comentadores?
O jornalismo desportivo 'anti Benfica' descobriu que há ruído a mais no futebol. E descobriu esse crime lesa pátria - por curiosa coincidência - no ano em que o Benfica está perto (mas ainda muito longe, digo eu) do tetra!
Mas será que esta luta pela verdade desportiva só é para ser levada a sério se os seus autores... não forem do Benfica?
Eu poderia passar anos a fio a defender outra classificação que não a real... mas estou impedido do o fazer... por ser do Benfica?
Ou será moralmente admissível a quem incendiou - há tanto tempo - o futebol português (orgulhando-se disso mesmo) vir agora defender a contenção... por ter quem lhe responda com as mesmas armas?

2. ... As notícias de fragilização dos adversários do Porto são da responsabilidade dos... comentadores?
Na semana passada o Porto jogava contra o Chaves. Durante a semana, a notícia foi que o treinador do Chaves estava de saída e que poderia vir a ser substituído por... Jorge Simão!
Esta semana o Porto vai jogar contra o Marítimo.
Pois a notícia que já vimos é que o treinador do Marítimo estará de saída e que poderá vir a ser substituído por... Jorge Simão!
Estranho, não é?
Mas a culpa só pode ser... dos comentadores.

3. ... O Porto apresenta como testemunhas para o caso Brahimi o médico e o treinador adjunto... por causa dos comentadores?
O CD da FPF decidiu aplicar dois jogos de 'castigo' a Brahimi. Ora, o Porto pediu que o castigo fosse anulado indicando como testemunhas... o treinador adjunto e o médico.
Duas personagens do clube conhecidas pelas suas posições equilibradas e por - quer como jogador, quer como médico com lugar no banco desde há anos - serem das pessoas menos conflituosas que o futebol português tem visto.
A punição manteve-se, o que levou o clube deles a desenvolver mais alguns ataques a quem assim decidiu, numa prova de que continua bem vivo - lá para aqueles lados - o princípio de que 'quem não é por mim, é contra mim' (o Dr. Salazar não os larga)!
A culpa - essa - é, por certo, dos... comentadores.

4. ... O Sporting quer que os clubes percam pontos... por causa dos comentadores?
Durante meses enquanto ia à frente, o seu líder repetia as fanfarronices a que nos habituou. 'Olhem bem para nós que não vamos sair do 1.º lugar'... ou 'é importante dar mais luta'... ou 'a medida do meu sucesso? Ser campeão'... ou 'no final do campeonato haveremos de estar a comemorar muitas coisas', foram algumas dessas pérolas, que não devemos deixar cair no esquecimento.
Pois, perdido tudo o que havia para perder, vai de propor que os clubes possam perder pontos por causa da opinião de adeptos.
O ridículo de confundir liberdade de opinião com a vontade de ver o clube dele campeão... tem limites!
Ou será que, também aqui, a culpa é dos... comentadores?

5. ... E o Porto empatou em casa com o Setúbal e com o Feirense... por culpa dos comentadores?
Sabemos, das previsões a cada jornada, que os adversários do Benfica são sempre mais difíceis que os do Porto (ou do Sporting se a luta for com ele).
Antes de cada fim de semana tentam lançar a ideia que o Benfica tem um jogo de dificuldade máxima e que o Porto (ou o Sporting, porque a 'coisa' vai variando) tem a vitória quase garantida!
Ir a Paços de Ferreira é um grande desafio, mas - sabemos agora - tal não se compara com a dificuldade de jogar em casa com o Vitória de Setúbal!
Ou que ir a Alvalade é - sabemos, também agora - bem mais fácil ou pelo menos tão difícil como jogar em casa com o Feirense.
Ora a culpa deste 8 ou 80, desta falência de todas as previsões, está bem de ver, só pode ser... dos comentadores!

6. ... E a designação acintosa, provocadora e falsa da liga 16/17 como Liga Salazar é culpa dos... comentadores?
O recurso à mentira e aos 'chavões' é a arma dos pobres de espírito que perderam tudo, incluindo a razão!
Ou quase tudo, porque a vergonha, essa, nunca perdem!

Já não falo das voltas na tumba que darão muitos dos dirigentes do Estado Novo que ajudaram o Porto ou dos adeptos que, por razões de 'geografia política', eram mais próximos dessas cores!
Ou do que pensariam muitos dos ex-presidentes que poderiam ter tido essas ideias!

Nem sequer sou um purista dessa invocação, mas não fico indiferente à desfaçatez, à falta de memória propositada, à falta de cultura manipuladora, ao revanchismo provinciano, à estupidez falaciosa que tenta induzir em erro quem poderá vir a acreditar numa mentira, transformada em verdade, por ser repetida indefinidamente!
Por mim, podem chamar-lhe 'Salazar'... embora ache estranho que a Liga, tão preocupada noutros casos, com a defesa dos interesses dos patrocinadores, não mexa uma palha para os defender.
Ou que a NOS, tão diligente em achar que a participação de dirigentes num programa televisivo poderia prejudicar a imagem do patrocínio, não se incomode com o facto de um clube que compete nessa mesma liga NOS, e que é patrocinado pela empresa, adultere a designação oficial da mesma...
Só não quero que lhe chamem 'Quinhentinhos', ... ou 'Apito Dourado', ... 'Conselhos matrimoniais nas vésperas de um jogo', ... ou 'Fruta', ... ou 'Calor da Noite'!
Antes Salazar (com culpa... dos comentadores)!

7. ... Ganhar em Vila do Conde
agora, o importante será ganhar em Vila do Conde onde - se o resultado da Madeira, no dia anterior, for a derrota do clube visitado - vai valer tudo, mesmo tudo!"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

PS: Permitam-me discordar do ilustre consócio: em Vila do Conde, vai valer mesmo tudo, mas mesmo tudo... e o resultado da véspera na Madeira, é completamente indiferente...!!!

Apenas 3 ligas por decidir

"Estão a terminar os campeonatos dos principais países europeus de futebol. Na Alemanha, a Baviera continua a ter um Munique o seu já pentacampeão. Sem espinhas. Em Itália,a Juventus também passeou, chegando ao seu sexto scudetto consecutivo. Em Inglaterra, o Chelsea caminha, com um outro tropeção, para vencer a Premier League, apenas levemente incomodado pelo surpreendente Tottenham. Na Turquia, o Besiktas segue directo ao triunfo, tal qual o Spartk de Moscovo na Rússia. Na Bélgica o mais frequente campeão - RSC Anderlecht - também irá consumar o seu título. Na Holanda, parece que o Feyenoord vai voltar a ser campeão depois de um jejum de 19 anos, assim contrariando a hegemonia do PSV e do Ajax. Na Grécia o agora hexacampeão Olympiakos já assegurou o 18.º título nas últimas 20 épocas! E, na Suíça, tudo caminha para que o Basileia alcance o seu oitavo título seguido!
Assim restam três campeonatos onde há, ainda duas possibilidades para os vencer: Portugal, Espanha e, mais remotamente, França. O nosso, entre os habituais Benfica e Porto, o mesmo em Espanha entre Real Madrid e Barcelona e, em França, entre o até há pouco  improvável Mónaco e o PSG. Curiosamente, todos separados por 3 pontos, se dermos como adquirida a vitória do Real Madrid no jogo em atraso que se disputa entre a penúltima e a última jornada (o que já teria sido dito por cá em circunstâncias similares!).
Pelo menos, em emoção, o nosso campeonato está entre os primeiros. Já o mesmo não se pode dizer da 2.ª Liga com as subidas meritórias do Portimonense e Desportivo das Aves (parabéns), bem como da surpreendente descida do Nacional, e de um de dois: Tondela ou Moreirense."

Bagão Félix, in A Bola

Videoanalgésico

"Os principais clubes portugueses têm brindado adeptos e curiosos com "pequenos torneios de circunstância" em que interesses próprios e antagónicos se desafiam. O mais recente é o do legislador. O futebol português transformou-se num enjoativo campo de batalha onde todos reclamam e onde vale (quase) tudo para fundar justificações, porque no fim, nas diferentes camadas de objectivos do campeonato, só ganham uns.
E o crescimento da dificuldade de acesso directo à Champions - em 2018/19 só o campeão estará garantido -, ao que se soma a gorda receita extraível da participação na prova e o potencial desequilíbrio competitivo que a mesma pode decretar no plano interno, é um cenário que promete acentuar clivagens e aumentar o volume e a frequência das queixas da elite, se os clubes, na Liga, não aceitarem disciplinar e disciplinar-se depressa e a sério.
No meio da embrulhada, com contas desportivas por finalizar, o presidente da FPF antecipa o videoárbitro, que, como O Jogo noticia, será uma certeza em todos os jogos do campeonato na próxima época. Com decisões-chave que podem oscilar entre 12 e 15 segundos, o futebol de 90 minutos, como o conhecemos, passará à história.
A questão de fundo, no entanto, será perceber até que ponto o público e os clubes estarão mesmo preparados para uma solução analgésica que, sendo boa em tese até para limitar a agitação, "apenas" promete mitigar erros de arbitragem, não os erradicará. E é válida para todos, contra e a favor."

Benfica apoia videoárbitro e felicita FPF

"O Sport Lisboa e Benfica manifesta o seu forte apoio, satisfação e regozijo pela decisão anunciada, nesta manhã, por parte da Federação Portuguesa de Futebol e do Conselho de Arbitragem, da introdução, já a partir da próxima época, do uso do videoárbitro em todos os jogos da Primeira Liga. 
Decisão que coloca Portugal na liderança do processo de introdução das novas tecnologias ao serviço do futebol, acreditando que se trata de um contributo importante para a melhoria da qualidade e relação entre todos os agentes desportivos.
Esta e outras medidas poderão contribuir verdadeiramente para a modernização e defesa da indústria do futebol, não podendo o SLB deixar de realçar a rapidez e eficácia demonstrada pela direcção da FPF em adoptar práticas que de forma eficaz visam credibilizar as competições.
Um exemplo que deveria ser seguido por outros, porque, no âmbito da Liga, só através de contributos e propostas concretas, apresentadas nos seus grupos de trabalho, se poderá contribuir para uma justiça mais célere, eficaz e com penas agravadas para os prevaricadores.
As propostas de cimeiras sem qualquer efeito prático que se vislumbre são um desrespeito a todos os clubes e SAD que ao longo dos últimos anos contribuíram para uma regulação mais eficaz e uma justiça mais forte.
É chegado o momento de menos conversa e mais ação. É chegado o momento de exigir à Presidência da Liga o respeito e o cumprimento das regras por parte de todos, assumindo os seus deveres e responsabilidades.
Entendendo o Sport Lisboa e Benfica que, se forem inviabilizadas as medidas que visem o reforço das penalizações e o respeito pelas decisões jurisdicionais, terá de existir uma intervenção do Governo como garante do respeito pelas regras no futebol português.
Com esta decisão de introdução do videoárbitro com custos a serem suportados pela FPF, o que se enaltece, e com propostas devidamente apresentadas, assim se constrói e se contribui para o futuro do futebol português."


PS: Infelizmente, não partilho do optimismo do meu Clube!!! No actual ambiente do Tugão, a introdução do vídeoárbitro é muito perigoso!!!

Defendo o vídeoárbitro à muito tempo. Em teoria é uma excelente ideia. Acompanho por exemplo a NFL, onde o vídeoárbitro é importantíssimo no desenrolar das partidas...
Agora, no Portugal de hoje, vamos acrescentar uma nova possibilidade de alterar os resultados. Suspeito que a pressão vai continuar e as interpretações mentirosas vão continuar... Recordo por exemplo o Benfica - Sporting desta época: onde no da seguinte, praticamente todos os ex-árbitros defenderam que tinham ficado 2 penalty's por marcar contra o Benfica...!!! Dias depois, o CA da FPF veio desmentir os 'expert's', e afirmou que com o videoárbitro, nenhuma decisão teria sido alterada...!!!
E os agarrões nas bolas paradas?!!! Vão ser todos penalty?!!!

Na NFL existe uma regra simples, que é importantíssima compreender: o vídeoárbitro só pode alterar uma decisão do árbitro de campo, se as imagens forem inequívocas...! Acredito, que no Tugão, a aplicação deste simples princípio, irá dar polémica, todas as semanas...!!!

E já agora, quem serão os vídeoárbitros?!!! Árbitros do actual 'quadro', ou vão 'recuperar' antigos árbitros... quase todos comprometidos, com os Apitos Dourados e afins?!!!

Benfiquismo (CDLVIII)

Este ano, ainda teremos esta...!!!

Lanças... Finais da 'Champions'!!!