Últimas indefectivações

domingo, 29 de outubro de 2023

Vermelhão: Onda negativa...

Benfica 1 - 1 Casa Pia


A famosa bola de neve negativa, parece ter chegado ao Benfica! Num jogo, onde mesmo jogando pouco, estávamos a ganhar, com muito desperdício à mistura, com muita parcimônia no remate, acabamos por sofrer um golo caricato, com culpas do Tribun, que já tinha defendido um penalty... e na reacção ao golo sofrido, ainda acertámos duas vezes nos ferros!!!


O dia começou a 'correr mal' com o anuncio dos ausentes: Kokçu e Bah lesioandos, e o Musa doente! Obrigando o Aursnes mais uma vez, a jogar a defesa-direito...!!! E se o jogo começou morno, com o Benfica claramente nervoso e desconfiado de si próprio, no final da 1.º parte o golo já surgiu tarde...

O grande 'erro' do coletivo hoje, ocorreu na entrada do 2.º tempo, onde devíamos ter 'carregado' à procura do golo da tranquilidade... E nem a defesa do Trubin ao penalty, 'acordou' a equipa! Continuámos a gerir a vantagem mínima...  E nestas circunstâncias, onde tudo o que pode correr mal, corre mesmo mal, estava-se mesmo a ver, que mesmo sem caudal ofensivo de meter medo, íamos sofrer um golo!!!


Tino grande jogo, a mostrar que tem que jogar mais... mesmo com erro no penalty (ingênuo!), e o Trubin também estava a fazer um bom jogo, e acabou por borrar a pintura... Num lance, onde fez o 'oposto' do que tinha feito com a Real Sociedad (ficou junto ao posto, e não sai ao avançado...)!

O Jurásek nos primeiros toques, até trazia alguma confiança, mas após o golo (foram 3 jogadas quase seguidas, sempre ultrapassado da mesma maneira...), perdeu a cabeça!
Mas outro jogador que está num péssimo momento de forma é o Rafa! Depois dum início de época muito bom, neste momento, não faz nada bem!

No Benfica quando se joga mal ou pouco, é quase pecado falar da arbitragem, mas o penalty sobre o Tengstedt é descarado: empurrado com as duas mãos no momento exato da impulsão, estando portanto em zona activa de jogo, com a bola ao seu alcance. Penalty descarado, a conversa da intensidade que vai servir para desculpar a não marcação do penalty, é só para agradar aos Ladrões!
Isto num jogo, onde no penalty assinalado contra o Benfica, o contacto é claramente provocado pelo avançado, com a perna do Tino na relva, é o casapiano que arrasta lateralmente o pé... mergulho claro, mas o árbitro não teve dúvidas e o VAR resolveu ficar calado!
Mas existiu outro 'roubo': no golo do Casa Pia, o Frame escolhido para encontrar 9cm em jogo do avançado do Casa Pia, é num momento, anterior ao Passe! Vejam com atenção, o jogador que faz o passe, tem a perna dobrada, no movimento quando 'puxa' a perna atrás, para fazer o passe longo! Recordo que o fora-de-jogo deve ser assinalado após a bola sair do pé do 'passador', aqui foi ao contrário!

No meio da 'depressão' que a equipa parece ter enterrado, com vários jogadores importante lesionados, ou a sair de lesão, o jogo da próxima Terça, em Arouca vai ser muito complicado, ainda por cima porque é determinante no nosso futuro da Taça da Liga! Uma derrota em Arouca será praticamente o bilhete para fora da competição...

A janela do Benfica, para mudar a 'corrente' é muito curta ou quase nula! Se na Champions, a coisa está praticamente decidida, a nível interno, nas próximas duas jornadas, podemos deitar tudo a perder, senão vencermos... É fundamental, para o sucesso no Campeonato, vencer os dois próximos jogos, antes da nova paragem para as Seleções!

1.º lugar...

Dobovec 1 - 8 Benfica

Com os Franceses a vencerem somente por 6 golos, o Galati, bastava ao Benfica vencer, para garantir o 1.º lugar, e entrámos a 'matar', com 4 golos, nos primeiros 2m35s!!!!
Depois foi gerir... com a goleada confirmada nos últimos minutos!

Mais uma vez, nesta ronda de qualificação, começamos mal no primeiro jogo, mas acabamos por controlar nas restantes jornadas, com goleadas...

Somos cabeças-de-série, mas como vem sendo habitual, não me admirava que nos calhasse uma das favas (Anderlecht e no grupo mais complicado, o Palma ou o Kairat um deles não vai ser cabeça de série!).

Mais uma vitória...

Ac. Espinho 0 - 3 Benfica
25-27, 18-25, 19-25


Vitória em Espinho, após um 1.º Set complicado, com várias ausências da ficha de jogo: Gaspar, Wohlfi, Westermann!

Muitos pontos...

Benfica 103 - 58 Imortal
23-15, 31-16, 18-7, 31-20

Regresso às vitórias, com mais um jogo que ultrapassamos os 100... o problema é quando os jogos são mais apertados!

Destaque para as ausências do Broussard e do Almeida. Provavelmente precaução para a estreia Europeia a meio da semana...

Jogar bem e ganhar


"Fazer uma boa exibição e somar três pontos é o objetivo para esta tarde, frente ao Casa Pia (Estádio da Luz, 18h00). Este é o tema em destaque na BNews.

1. Receção ao Casa Pia
Roger Schmidt salienta a importância do regresso do Campeonato e dá a receita para o triunfo: "A nossa ambição é jogar um futebol de alto nível e ganhar. É tempo de reagir no relvado e atuar com intensidade, com movimentos constantes, com criatividade e com proximidade em todas as fases do jogo. Nos momentos sem bola também temos de mostrar qualidade, para recuperar bolas e surpreender o adversário quando não estiver 100 por cento organizado. É como jogamos normalmente e será essa a chave para o jogo. Tenho 100 por cento de certeza que os adeptos vão estar do nosso lado, como sempre."

2. Jogo das Casas
O desafio com o Casa Pia é dedicado às embaixadas do benfiquismo. Estarão representadas 132 Casas, das quais 15 localizadas no estrangeiro (de um total de 298). Trata-se da maior presença de sempre em jogos com este objetivo.
Domingos Almeida Lima, vice-presidente com o pelouro das Casas, encara esta iniciativa como uma "recompensa para quem, todo o ano, trabalha arduamente em cada Casa em prol do Clube, da mística do Benfica e dos seus objetivos".

3. Bilhetes esgotados
Já não há ingressos disponíveis para o Arouca-Benfica, da Taça da Liga, agendado para a próxima terça-feira, às 20h15.

4. Data e horário definidos
O jogo relativo à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal (na Luz, com Camacha ou Famalicão) é dia 25 de novembro, às 20h45.

5. Vitória dupla
O Benfica, ontem, ganhou ao Murches, por 4-2, em hóquei em patins, e por 1-2, em Alverca, nos Sub-19 de futebol.

6. Sábado preenchido
O Benfica está em ação nas modalidades de pavilhão em vários campos ao longo do dia. Na Luz realizam-se as partidas com o Imortal, em basquetebol, às 15h00, e com o SIR 1.º de Maio, em andebol no feminino, às 17h00. A equipa feminina de hóquei em patins atua às 16h00 no reduto da APAC Tojal. Às 17h45, o Benfica visita o AA Espinho em voleibol. Às 19h00, partida de andebol em casa do Vitória de Setúbal e, na Eslovénia, jogo derradeiro da Ronda Principal da Liga dos Campeões de futsal frente ao Dobovec. Por fim, às 20h30, a equipa feminina de futsal tem desafio, em Fafe, com o Nun'Álvares. Nota ainda para os jogos de râguebi (masculinos com o Cascais, na Cidade Universitária, às 16h30, e femininos com o SC Porto, em Arcos de Valdevez, às 15h00) e de polo aquático feminino (visita ao CA Pacense às 18h00).
Consulte a agenda para ficar a par de todos os jogos até 29 de outubro, onde também poderá encontrar links para as antevisões de cada partida.

7. Protagonista
Vasco Vilaça, atual quarto no ranking mundial de triatlo, revela ambição para os Jogos Olímpicos. Uma entrevista para ver na BTV ou ler no jornal O Benfica."

Grande nau, grande tormenta


"Roger Schmidt deve ser o primeiro dos insatisfeitos com o rendimento do Benfica

O Benfica recebe hoje o Casa Pia, num contexto de insatisfação dos adeptos pelas exibições de uma equipa que tem a qualificação para a fase a eliminar da Champions presa por arames, e nem sequer é favorito a entrar na Liga Europa. Quer isto dizer que cada jogo da Liga nacional será para os encarnados uma verdadeira bóia para permanecer à tona, e manter hipóteses de celebrar, no final da época, no Marquês. Porém, para revalidar o título não chega o que o Benfica tem apresentado na presente temporada, muitos furos abaixo do fulgor e da qualidade de 2022/23.
E como é que os encarnados chegaram a este ponto, se mantiveram o treinador e contrataram, com critério, substitutos para Grimaldo, Gonçalo Ramos e ainda Enzo Fernández? Bernat e Jurásek são maus jogadores? Arthur Cabral desaprendeu de jogar? Kokçu é um bluff? A resposta a todas estas perguntas é «não». Porém, nem Bernat ou Jurásek fazem o que Grimaldo fazia, nem Arthur Cabral entrega o mesmo que entregava Gonçalo Ramos, nem Kokçu é um clone de Enzo Fernández. E se a estas mudanças adicionarmos a vinda de Di María, que encanta com bola, mas já não tem 90 minutos de compromisso defensivo nas pernas, percebemos que «este» Benfica não pode jogar da mesma forma do «outro» Benfica.
E esse tem sido o principal erro de Roger Schmidt, que anda a tentar a quadratura do círculo, sem identificar o que aparenta ser uma verdade elementar: com estes jogadores, com este plantel, o Benfica não tem condições de pressionar alto (falta Ramos), não consegue circular a bola com a mesma qualidade (falta Enzo), e não usa a ala esquerda e as bolas paradas como dantes (falta Grimaldo). Se Schmidt não alterar o modelo de jogo, adaptando-o aos jogadores que tem, e esquecendo os jogadores que tinha, as dificuldades dos encarnados continuarão a multiplicar-se, e não será fácil vaticinar um final feliz na Luz. O mais simples, para fazer um reset na equipa, é passar do 4x2x3x1, que deixa demasiado espaço entre setores, a um 4x4x2 que, mesmo com o bloco mais baixo na saída de bola do adversário, se mantenha compacto; e que tenha algo que faz falta aos grandes em Portugal, que jogam mais de 90 por cento do tempo em ataque continuado: presença na área contrária.
O jogo de hoje com o Casa Pia será um bom aferidor do que vai no pensamento de Roger Schmidt, que deve ser o primeiro dos insatisfeitos com aquilo que a sua equipa tem produzido."

Terceiro Anel: Diário...

Conheça a Benfica League


"Trata-se de uma competição interna com regras e conceitos que as provas oficiais não oferecem; saiba mais pormenores sobre esta prova inovadora exclusiva para as equipas das águias

Sem as respostas competitivas para o que entende serem as necessidades dos escalões de iniciação, o Benfica não só decidiu inscrever as equipas nas provas oficiais apenas a partir do escalão sub-12 como criou uma liga interna, com regras e conceitos revolucionários que não se enquadram nas provas tradicionais.
Rodrigo Magalhães, coordenador técnico, realça a importância desta competição para colmatar a ausência de alguma competitividade. A Benfica League é, então, uma Liga na qual participam equipas de traquinas, benjamins e infantis e que, recentemente, transitou para o Seixal, com uma competição de iniciados, sub-14 e sub-15, e de juvenis, com alguns jogadores sub-15 e sub-16. O que é, afinal, isto da Benfica League?
«Misturamos algumas faixas etárias e formamos equipas que são batizadas, com o nome de um jogador da formação do Benfica que represente a equipa A, a equipa B, o escalão sub-23 ou juniores. Temos ali um padrinho, uma conexão com a história do clube, com a identidade de um jogador que passou por um processo similar, estimulando assim o orgulho de pertença», começa por dizer Rodrigo Magalhães. Até aqui nada de extraordinário. Mas veja-se, então, as «regras diferenciadoras. As equipas, em jogo, são obrigadas a utilizar «sistemas táticos diferentes», por exemplo «em futebol 7, uma equipa em 1x3x2x1 e a outra em 1x2x3x1»-

O objetivo é promover a adaptabilidade, o caos e o desempenho em diferentes posições.

O objetivo é «promover a adaptabilidade, o caos e o desempenho em diferentes posições». «Sempre defendemos isso. Se recuarmos, percebemos que o João Neves, na sua base, no futebol de 7, jogava como avançado, médio-ala ou médio centro. O Rúben Dias como defesa-central, lateral-direito ou médio-defensivo. O Bernardo Silva como ala, médio centro ou avançado. O Cancelo, mais tarde, pois a entrada dele dá-se no futebol de 11, jogou como extremo-direito, extremo-esquerdo, defesa-direito ou defesa-esquerdo. A Benfica League obriga à utilização de um sistema tático diferente e à utilização dos jogadores em posições diferentes daquelas que são as habituais», conta o coordenador técnica da iniciação das águias. Depois, «cada jogo tem três partes e uma vitória em cada parte vale um ponto». «A equipa que está a ganhar 6-0 na primeira parte não ganha o jogo», esclarece Rodrigo Magalhães. Para lá das três partes, o jogo termina com um ponto suplementar com a marcação de grandes penalidades ou com situações de um contra zero. «Mantemos os atletas mais tempo envolvidos na tarefa, com hipótese de poder conquistar um ponto», explica. Outro «aspeto fundamental no modelo formativo» é a «promoção da autonomia dos jovens. «Em cada parte, há um período no qual o treinador - são treinadores adjuntos que orientam a Benfica League, porque a nossa formação não vive só de treinadores principais, mas também de preparar treinadores-adjuntos para um dia assumirem o cargo de treinadores principais - sai de cena. Pura e simplesmente, senta-se no banco, não pode dar qualquer tipo de feedback ou indicação e os jogadores têm de ser autónomos na forma de se organizar, promover as substituições, encontrar estratégias e apelar à criatividade para disputar o jogo. Encontramos muitas vezes casos em que, com a orientação do treinador, a equipa está a vencer por 2-0 ou 3-0 e, sem a orientação do treinador, a outra equipa, ou porque tem um ou dois jogadores que se conseguem organizar, acabam por dar a volta ao resultado. É um fator fundamental», partilha.

176 torneios num ano além dos particulares
A criação de contextos competitivos adequados às necessidades não esgota a nível interno. Aliás, assinala Rodrigo Magalhães, «o número de atividades externas com outros clubes é muito superior ao contexto interno». O coordenador técnico da iniciação está a falar do número de amigáveis e de torneios, nos quais participam equipas dos escalões sub-6 a sub-13, da zona de Lisboa e dos CFT espalhados pelo país… só torneios foram 176, dos quais mais de 60 internacionais. «Reparem na experiência social. Um miúdo a sair de casa, a ir para outro país, a vivenciar outra cultura, a jogar com outros clubes, a autonomia para organizar a sua roupa ou para pôr o telemóvel para despertar, a alimentação, etc. Mais uma vez o contributo social que estamos a dar aos nossos jogadores», diz Rodrigo Magalhães .
Se fizer uma média de cinco jogos por torneio, e há torneios em que fazemos 10, mesmo de futsal com os nossos miúdos, se fizer a média, diria, de 175 torneios com 5/7/8 jogos, veja o número de jogos que são proporcionados. O número de jogos amigáveis, com os triangulares que fazemos e com as equipas que convidamos para jogar connosco, é em larga escala muito superior aos proporcionados pelo campeonato. Se tivéssemos uma métrica, os jogos que o campeonato nos proporciona versus torneios e particulares, torneios e particulares acaba por ser o triplo», vinca Rodrigo Magalhães. Todas estas experiências proporcionadas aos jovens refletem o «trabalho de desenvolvimento individual». «Começa com uma incidência nas idades mais baixas no desenvolvimento das ações técnicas individuais ofensivas e defensivas, mas também a tomada de decisão, conhecimento dos princípios de jogo. Mais tarde, a partir dos 14/15 anos passamos para um desenvolvimento específico naquilo que é a posição ou as posições que poderão levar o jogador ao alto rendimento no clube. É também uma matéria de investimento, um aspeto nuclear do desenvolvimento do nosso jogador, preparando-o para o alto nível competitivo», remata.

Competição exclusiva em Lisboa
A Elite Championship é um «projeto paralelo impulsionado pelo Benfica que se tornou extensível a outros clubes de Lisboa». É, no fundo, uma Liga com, por exemplo, Benfica, Sacavenense, Belenenses e Sporting. «Podemos colocar os nossos jogadores a competir com atletas de idade superior. Estamos a falar de alguns clubes desta margem e da margem sul. Criámos um conceito competitivo diferenciador», revela Rodrigo Magalhães. Pedro Mil-Homens pega na palavra para desenvolver o assunto. «A Elite Championship foi a alternativa que o Benfica criou, abaixo dos sub-12, para que essas equipas, com jogadores de 10/11 anos, não façam só um jogo ao fim de semana. Esse é o modelo que as competições oficiais convidam os clubes a ter. Por vezes faltam ideias e o Benfica teve de ir à procura da ideia», sublinha o diretor geral da formação dos encarnados."

Uma Semana do Melhor, excerto...

Carlos Manuel, excerto...