Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Pragmáticos

Benfica 2 - 0 Anderlecht

Mais um jogo onde conseguimos construir um resultado tranquilo, com eficácia no início, e controle depois !!! Podemos dizer que neste momento, e depois das últimas 4 épocas, o actual plantel do Benfica, é um conjunto de jogadores com uma experiência acumulada na Europa, que nestes momentos, mesmo não jogando espectacularmente, vence, e convence. Algo que à poucas épocas não acontecia...
As entradas do Djuricic, do Fejsa e do André Almeida no '11' foram todas um sucesso... o Trinco em menos de 2 jogos, já conquistou os adeptos... com as dificuldades físicas de alguns jogadores, o Fejsa é fundamental no equilíbrio da equipa.

O Anderlecht na 1.ª parte foi 'anjinho': colocou mais um centro-campista, em vez do rapidíssimo extremo-esquerdo que entrou ao intervalo... é o que dá, às vezes, alterar o esquema habitual, para jogar com um esquema mais defensivo, perdendo as rotinas habituais... Mas no segundo tempo, tivemos um aperitivo para as dificuldades que vamos encontrar em Bruxelas. Já estamos habituados, à estratégia dos Anti's em desvalorizar todos os adversários do Benfica na Champions: o Campeão Belga não é o Barcelona, mas é uma equipa fisicamente forte, e com 4 avançados muito bons: Bruno, Suarez, Mitrovic, e Acheampong.

O jogo foi tão tranquilo, que até deu para assistir a uma versão artística do Cardozo!!! É preciso dar gás às pernas do Enzo e do Matic (o esquema do Jesus exige muitos quilómetros aos nossos alas: têm que fazer o trabalho habitual de cobertura ao lateral, subir à linha, aparecer como 3.º ponta de lança na área, e ainda dar cobertura aos médios-centros na pressão ou a cortar as linhas de passe. Este trabalho passa muitas vezes despercebido, e o Enzo está agora a perceber o quanto é difícil substituir o Salvio!!!)  O Gaitán está a fazer falta, nem que seja para o Markovic passar a jogar definitivamente no meio!!! Djuricic está a precisar de minutos... creio que o Jesus vai utilizá-lo muito na Champions, para dar descanso ao Lima... Siqueira está a fazer a pré-época em competição, com exibições agradáveis... Artur fez 93 minutos de excelente nível, e depois teve fazer uma asneira no último minuto!!! Excelente exibição do Luisão e do Garay, e desta vez tiveram muito trabalho!!! Ola e Maxi entraram bem...

Uma referência a um problema do Benfica, que já vem do passado: quando a bola vai pelo ar, para os nossos Centrais tentarem aliviar de cabeça, a 2.º bola, é quase sempre ganha pelos adversários, mesmo com o Fejsa em campo... o Benfica hoje perdeu muitas vezes estas perigosas 2.ªs bolas, é preciso mais atenção por parte do Fejsa e do Matic...

Os assobios perto do final da partida, quando os jogadores decidiram fazer posse de bola, provam a minha teoria que existe muito clientes do Miguel Bombarda nas bancadas da Luz!!!

Vitória importante, mas nada decide. O PSG por todas as razões que o dinheiro obriga é o grande favorito, a vitória dos Franceses em Atenas foi um bom resultado para o nós. Vamos muito provavelmente lutar com o Olympiacos pelo 2.º lugar, sendo que os jogos em Bruxelas podem ser decisivos... e como o PSG vem à Luz na última jornada, até podemos decidir a passagem em casa...

Também não gostei de ver os muitos lugares vazios, mas não poderá ser surpresa para ninguém. O Estádio da Luz só enche, com os Benfiquistas de fora de Lisboa, e nos dias que correm, não sai nada barato uma viagem a Lisboa, transporte, com combustível, portagens, bilhetes e normalmente refeições... ainda por cima com o jogo em sinal aberto da TV (estratégia habitual da SportTV, o jogo em casa da Champions das equipas Portuguesas são quase sempre em sinal aberto!!!) O Benfica deverá tentar minimizar esta situação, mas solução definitiva, não está na Direcção do Benfica, está no estado de pré-falência que este País caiu!!!

Não ouvi, mas já me disseram!!! Aliás as perguntas ao Jesus no flash interview já indicavam a azia - má educação, Lagartice, entre outros sintomas graves... -  que a vitória do Benfica, criou na redacção da TVI !!! Agora mesmo quando estava a ver os resumos das partidas da jornada da Champions no mesmo canal, fui obrigado a ouvir duas pérolas:
1.ª - Roberto mal batido do 2.º golo do PSG, dá para rir;
2.º - E no penalty extraordinariamente defendido pelo Roberto, o comentário do jornaleiro foi: Ibraimovich falha penalty!!! O homem está no Olympiacos e ainda continua a ser associado ao Benfica, esta gente não dá folgas!!!

PS: Hoje, visitei pela primeira vez, o Museu Cosme Damião. Não será a última, de certeza, 2 horas não foram suficientes, o jogo estava a começar. Avaliação: magnifico!!! O que não impede de poder ser 'retocado'!!! Mais tarde falarei sobre este tema.

1.ª jornada - UEFA Youth League


Benfica 3 - 0 Anderlecht

Não vi o jogo, estava a caminho de Lisboa, mas o resultado parece inequívoco. Bom começo, contra uma adversário que costuma ter boas equipas na formação, creio mesmo que alguns jogadores desta geração, o ano passado defrontaram-se num Torneio na Holanda, com vantagem para os Belgas...!!!