Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Os 25 da Champions

Guarda-redes: Svilar (1), Varela (30) e Júlio César (12);
Defesas: Lisandro (2), Grimaldo (3), Luisão (4), Douglas (8), Eliseu (19), Jardel (33), Almeida (34) e Dias (66)
Médios: Fejsa (5), Augusto (6), Samaris (7), Pizzi (21) e Joãozinho (90);
Extremos: Rafa (27), Cervi (22), Digui (84), Salvio (18) e Zivkovic (17);
Avançados: Jiménez (9), Jonas (10), Gabigol (11), Seferovic (14).

E serão estes, os nossos guerreiros na fase de grupos da Champions!
Dentro das limitações dos formados e não formados localmente, alguém teria que ficar de fora. Assim a ausência do Krovinovic, o Kalaica e do Chrien não são surpresa, já que o 1.º ainda não jogou devido a lesão; entre a 'dúvida' do Rúben ou do Kalaica, ficou o formado localmente; e o jovem Eslovaco Chrien ainda tem que 'comer' alguma sopa!!!

Quem tem unhas para guitarra do título?

"Budapeste foi prova superada e agora as atenções viram-se para a I Liga e para a nova realidade saída do mercado.

Numa semana marcada pelo fecho do mercado, Portugal foi ontem vencer a Budapeste, continuando na corrida pela entrada directa no Mundial da Rússia. Foi um jogo táctico, aborrecido, que será lembrado pela dureza dos magiares e pelo autocarro que mantiveram à frente da baliza e que obrigou a turma das quinas e um exercício de maturidade e paciência, que acabou por resultar em três merecidos pontos. Portugal teve a frieza que noutras alturas tem faltado, não se deixou engodar pelo espaço que os húngaros davam e devolveu o convite à equipa da casa, sem correr riscos. Terá faltado, pela acabar de uma vez por todas com as dúvidas, um segundo golo que várias vezes esteve para acontecer. Mas nunca faltou, a Portugal, nem o equilíbrio, nem o sentido táctico, um e outro fundamentais para uma equipa de topo. Agora, falta Andorra - numa deslocação com logística complicada e um piso ainda pior... - e a Suíça, equipa forte, habituada a marcar presença nos grandes palcos, que vai requerer a melhor versão dos campeões da Europa. Mas a riqueza do plantel, lusitano é uma realidade e há que acreditar...
No futebol doméstico já se sabe com linhas os clubes vão coser-se até pelo menos ao mês de Janeiro de 2018. Uma primeira nota para a verba impressionante conseguida pelo SC Braga, um clube que ao mesmo tempo que parece perder fulgor competitivo, está lançado na senda dos negócios. No seio dos três grandes, Sporting e FC Porto tiveram uma abordagem do mercado essencialmente desportiva, enquanto que o Benfica aproveitou este tempo para encaixar quase 120 milhões de euros. Consequência desta política, para os encarnados, é um plantel mais fraco que na época do tetra. Será suficiente para o penta? O tempo encarregar-se-á de esclarecer, mas não restam dúvidas de que as saídas de Ederson, Nélson Semedo e Lindelof não foram supridas com o mesmo nível de qualidade.
Já o Sporting - William acabou por ficar e ainda há a dúvida de Adrien - te um grupo vasto, como Jesus gosta, mas uma equipa ainda a carecer de muitas afinações e com um ponto fraco: ninguém para substituir Bas Dost em caso de necessidade.
Finalmente o FC Porto, com uma política inteligente, que parece ter a melhor equipa. Mas será que tem um plantel à altura?

(...)
ÁS
Isco (Maravilha)
Quando se ouve, nos estádios de Espanha, «Illa, illa, illa, Isco Maravilha», é sinal de que o jogador de Benalmádena, (pueblo ao lado de Torremolinos) pintou a manta. Foi isso que sucedeu no Espanha, 3 - Itália, 0: dois golos, um túnel para a eternidade a Verratti e uma exibição de encher olho! No Real? Isco e mais dez. Acabou a BBC.

DUQUE
Tamas Priskin
O avançado do Ferencvaros, que ontem agrediu Pepe com uma cotovelada e foi expulso, simbolizou uma selecção húngara pouco interessada em jogar futebol e mais vocacionada para o wrestling. Longe vão os tempos do fino recorte técnico dos magiares, que tiveram a melhor equipa do mundo na primeira metade da década de cinquenta...

Polémica inútil! Mas não foi só com o Sporting...
«O Sporting não pode admitir que estava preparado para vender William Carvalho. A nossa proposta foi feita (...) também por escrito...»
David Sullivam, co-proprietário do West Ham
O Sporting envolveu-se numa polémica estéril com o West Ham, a propósito da saída frustrada de William Carvalho para o clube londrino. Pouco interessante e nada importante, relevante é o facto do jogador continuar às ordens de JJ. Mas não foram só leões e hammers a andar de candeias às avessas. Barcelona e Liverpool também divergiam em relação a Coutinho. Who cares?

Catalunha cada vez mais longe de Espanha
A primeira página de ontem do diário desportivo 'Sport', de Barcelona, revela de forma cristalina a tendência independentista que germina na Catalunha. A vitória da Espanha (com Piqué, Alba, Busquets e Iniesta) sobre a Itália, valeu apenas uma nota de rodapé, reservando-se a manchete para o culé Dembelé...

Lobitos
Portugal está a disputar o Mundial B de sub-20, em râguebi, no Uruguai, e conta por vitórias os jogos que até agora disputou, contra a equipa da casa e Hong Kong. Segue-se a poderosa Fiji e um triunfo selaria uma presença histórica na final. Esta geração de 97, que se iniciou no râguebi quando Portugal disputava o Mundial de França, em 2007, tem talento às carradas mas irá, no futuro, pagar a factura da falta de estruturas da modalidade no nosso país. Para já, vive o sonho de entrar no top ten mundial, estatuto que ganha se, pelo menos, chegar à final de Montevideo..."

José Manuel Delgado, in A Bola

As Regras dos Jogos... Sad's & Transferências

Alvorada... do Júlio

Qatar Saint-Germain

"É um clube francês porque está inscrito na federação gaulesa, compete na Ligue 1 e tem o seu estádio na capital do país. Mas o Paris Saint-Germain, nos dias que correm, é um emblema do governo do Qatar. O mesmo emirado que irá organizar o Mundial de 2022 – depois de ter conseguido essa proeza com alegados subornos a altos dirigentes da FIFA –, continua a desafiar as autoridades do futebol internacional agora através de negócios descarados para o PSG. O ‘empréstimo’ de Mbappé é mais uma prova dessa postura insolente. Sim, empréstimo está entre aspas, porque, no fundo, não passa de mais uma estratégia para fintar o Fair-Play Financeiro da UEFA depois da contratação de Neymar por 222 milhões de euros.
O jovem de 18 anos, proveniente do Mónaco, foi comprado pelos qataris do PSG por 180 milhões de euros. Não há aqui nenhuma cedência temporária. Apenas, e só, uma transferência que acontece agora e será paga daqui a um ano. Apenas, e só, o aproveitamento dos buracos nas regras impostas pela UEFA nas finanças dos clubes. O Mónaco tem, do seu lado, as garantias bancárias de que irá receber o dinheiro no próximo verão.
Mas o problema não é apenas de Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG, e de toda a fortuna qatari que tem atrás de si. Começou logo por aqueles que elaboraram o Fair-Play Financeiro da UEFA, cheio de lacunas, dando margem a que estes negócios se sucedam. E só pode acabar com a alteração desses regulamentos, por parte da UEFA, e a intervenção clara da FIFA. Com mão firme. Igual para todos e sem protegidos. Fica a dúvida: será capaz de afrontar poderes financeiros do Qatar e outros semelhantes?"

Vuelta - 10 ideias

"A pouco menos de uma semana de terminar a Vuelta, aqui deixo dez ideias sobre a forma como tem decorrido a prova:
1 -- Chris Froome confirma-se como o grande candidato à vitória. Está (pelo menos) ao nível da concorrência direta na montanha e tem todas as condições para aumentar a vantagem amanhã, dia em que se realiza um contrarrelógio de 40 km.
2 -- Froome está mais forte do que no Tour. Veremos como se comporta na última semana de competição, altura em que Nibali (principalmente) e Zakarin vão tentar surpreendê-lo.
3 -- Ao contrário do britânico, as principais figuras que participaram na Volta a França não conseguiram apresentar-se em boas condições em Espanha. Bardet é o principal exemplo. Curiosamente, quem participou no Giro, como é o caso de Quintana, também teve um desempenho no Tour aquém das expectativas.
4 -- Apesar das naturais mudanças na equipa, a Sky, ao contrário do que aconteceu no ano anterior, apresenta-se tão forte na Vuelta como no Tour. Poels tem dado um apoio fundamental a Froome.
5 -- O grande animador da Vuelta é, como se esperava, Alberto Contador. São os constantes ataques do espanhol que dão emoção às etapas. A retirada do 'Pistoleiro' será um rude golpe para o ciclismo. 
6 -- Miguel Ángel López poderá ser, talvez a médio-prazo, o sucessor de Froome. O colombiano, se melhorar no contrarrelógio, dominará certamente o ciclismo internacional. Para já, assumiu a liderança da Astana, 'substituindo' Fábio Aru.
7 -- Não podemos falar em desilusão ao analisarmos os desempenhos de Rui Costa e Nélson Oliveira. O primeiro não está definitivamente talhado para provas de três semanas, o segundo é um 'ajudante de luxo', nunca um chefe-de-fila.
8 -- A Movistar, sem Quintana nem Valverde, é a grande desilusão da prova. Nada que não estivéssemos à espera.
9 -- Pela positiva, há a destacar a prova que Wilko Kelderman tem realizado. O holandês é um sério candidato ao pódio.
10 -- O traçado da Volta a Espanha é o ideal para quem gosta de etapas espectaculares. Como se previa, bateu, neste domínio, o Giro e o Tour."

Benfiquismo (DLXXXI)

Rumo...

E Pluribus Unum... Figueiredo