Últimas indefectivações

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

No futebol, só tem razão quem ganha...

"Treinadores e dirigentes, quando são as eleições a mandar, são os mais vulneráveis a esta lei não escrita do futebol: só tem razão quem ganha

No futebol, só tem razão quem ganha. Não vale a pena teorizar, elaborar, presumir, efabular, cenarizar ou evoluir, se, no fim do dia, a equipa não marca mais golos do que o adversário.
Ao contrário do que sucede noutras actividades, no futebol a competência é aferida mais de meia centena de vezes ao longo da temporada, cada vez que a equipa entra em campo. E não vale a pena criar a mais fabulástica das tácticas, muito menos chegar ao fim da semana de treinos com a satisfação plena de um trabalho bem conseguido se, depois, quando a bola rola sobre o tapete verde, o resultado não for satisfatório. No futebol, ser resultadista é fazer prova de vida, independentemente do facto de quem jogar melhor ficar, regra geral, mais perto da vitória. É por tudo isto que os goleadores sempre foram as cartas mais valorizadas do baralho e, crescentemente, a cotação de guarda-redes e defesas-centrais tem vindo a crescer no mercado.
Esta verdade é válida para todos, especialmente para treinadores e dirigentes, daí ser possível passar de bestial a besta, em menos do que um piscar de olhos.
Há poucas semanas, Bruno Lage, sete pontos à frente do FC Porto, vivia em estado de graça e Sérgio Conceição tinha de vir a público exigir que os dragões marchassem em ordem unida, sem divisões. Duas derrotas encarnadas e duas vitórias azuis-e-brancas depois, tudo mudou, Lage trocou de lugar com Conceição, passando a caminhar no fio da navalha, apesar de poder permanecer na frente do campeonato. Porquê? Resultados!
E esta lei não escrita do futebol também é válida para as Direcções, porque a memória dos adeptos é curta e a tolerância perante o insucesso, muito escassa.
Por isso, quem quiser manter-se no poder tem de mostrar serviço, municiando a sua equipa mais representativa (a mola real de todos os clubes, sem excepção) das melhores condições para ganhar.
E, se o poder é conquistado através de eleições (ao contrário do que sucede em quase todos os clubes da Europa, onde é a maioria das acções que confere legitimidade), o cuidado tem de ser redobrado, porque a gratidão dos sócios pelos feitos do passado é invariavelmente diluída pelos insucessos do presente, que prenunciam um futuro pouco risonho. Porque, no futebol, só tem razão quem ganha.

Ás
Fernandes/Félix
Bruno Fernandes converteu o penálti que sofreu frente ao Watford, estreando-se a marcar na Premier League, num jogo em que ainda fez uma assistência para golo; e João Félix, um golo ao Villarreal num regresso auspicioso de lesão, fez a diferença num Atlético de Madrid que está a levantar fervura. Craques lusitanos.

Ás
Maguns Andersson
Notável triunfo do andebol do FC Porto sobre o HB Vardar, campeão europeu em título. Época extraordinária para os dragões, que já venceram, na corrente temporada, potências da modalidade como o Kiel e o Montpellier. Depois do brilharete da Selecção Nacional no Europeu 2020 é ano de ouro do nosso andebol.

Duque
Miguel Albuquerque
Os jogadores não são vacas sagradas e a crítica, feita entre as quatro paredes do balneário, é legítima. Porém, quando os responsáveis preferem agir na praça pública, cheira logo a sacudir a água do capote. É o primeiro do «seu ganho, nós empatamos, eles perdem». Foi o que aconteceu no hóquei em patins do Sporting...

Só joga quem tiver contrato para 2020/2021?
«O Wilson Eduardo não joga porque está em final de contrato. Fui muito claro com ele...»
Rúben Amorim, treinador do SC Braga
Rúben Amorim, apesar de elogiar o empenho profissional de Wilson Eduardo, assume que não o utiliza porque este está em fim de contrato. É esse o comportamento mais justo? Ou estará o treinador a servir de instrumento de pressão da Direcção sobre o jogador? De treinadores jovens, espera-se uma mentalidade arejada. Caso contrário, o mundo não pula, nem avança...

Quarto título no Flamengo para Jesus
JJ soma e segue. Há uma semana ergueu a Supertaça brasileira, no último sábado festejou a Taça Guanabara (que juntou ao Brasileirão e à Livertadores), e a meio da semana vai tentar, no Maracanã, a conquista da Supertaça sul-americana, frente aos equatorianos do Independiente del Valle. Soberbo!

Jogos Olímpicos em risco
Curiosamente, ainda ninguém o disse com esta clareza, mas a verdade é que os Jogos Olímpicos de Tóquio, no calendário previsto, estão mais do que comprometidos. Estamos quase em Março, em Itália já não houve Carnaval em Veneza e quatro jogos da Série A foram adiados sine die (enquanto a Europa assobia para o lado como se não se passasse nada...) e a situação no Extremo Oriente continua de mal a pior, na China, especialmente, mas também muito na Coreia imenso no Japão. Juntar 200 nações no país do sol nascente daqui a pouco mais de quatro meses? Altamente improvável..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Corram, corram, que vão lá chegar

"Quando a explicação é o que se correu a mais ou a menos ou a quantidade de pele deixada em campo soa um pouco a um insulto à evolução do jogo. É óbvio que o campeão europeu e mundial Liverpool contribui para a confusão, já que corre que se farta esfomeado, mas está longe de ser só isso. Há dinâmicas, estratégicas, posicionamentos com e sem bola - ou não haveria gegenpressing -, talento individual e uma reserva de moral sempre atestada por um Klopp capaz de mexer com os atletas, a multidão e até com todos nós.
Embirro ainda com a questão Samaris. O grego teve uma boa metade de temporada, num contexto em que o duplo pivot não precisava de definir muitas vezes no ataque posicional. Havia, além de Rafa e Pizzi, um Félix entre linhas, que situava o momento de desequilíbrio mais perto da baliza. Os deslocamentos na direita também libertavam Pizzi e garantiam simetria na hora de recuperar a bola. Samaris é vítima da forma medíocre na pré-época, tal como Florentino o foi, mais tarde, de um Benfica bloqueado no processo criativo. Lage experimentou até encontrar a dupla Gabriel-Taarabt, que parecia sólida não fosse a lesão do brasileiro, elemento-chave da estrutura.
O treinador já teve momentos menos felizes, mas Samaris não entra na equação porque Lage prefere Florentino e a Florentino um Weigl ainda a procurar o seu espaço. Uma dupla Florentino - Samaris isolaria ainda mais Pizzi e Rafa, e como as vitórias dependem sempre da diferença positiva entre golos marcados e sofridos, o técnico prefere manter a pressão no ataque. Ao mesmo tempo, Ferro pode ser culpado pelo mau momento e até de alguns apoios incorrectos na reacção à bola descoberta, mas há alguém que não tem chegado a tempo nos movimentos de pressão. O FC Porto criou, isso sim, a dúvida, agora é preciso unir pontas soltas e acreditar. Ou não haverá volta."

Luís Mateus, in A Bola

Estaremos lá!

Modalidades - fim-de-semana...

Todos a Barcelos

"Hoje, às 19h30, em Barcelos frente ao Gil Vicente, terá início a primeira de 13 finais rumo ao 38. Não será um jogo fácil certamente, pois os gilistas têm demonstrado, ao longo da época, que não se resignaram aos prognósticos que os apontavam como um dos candidatos à despromoção, por se tratar de uma equipa integralmente reconstruída. Ao fim de 21 jornadas, totalizam 26 pontos, onze acima da linha de água.
Acresce que, nas partidas em casa, venceram FC Porto e Sporting, além de terem empatado com Braga e de, no jogo da primeira volta na Luz, apesar da derrota por 2-0, terem merecido elogios pela luta que deram à nossa equipa. Contribui ainda para este cenário de dificuldade o histórico recente. Se é verdade que, na última partida entre Gil Vicente e Benfica em Barcelos, há cinco anos, goleámos por 0-5, nos cinco jogos anteriores vencemos apenas duas vezes e empatámos três.
Todos estes dados recomendam não só cautela e determinação, mas também foco e ambição na abordagem à partida esta noite. Não renegamos o estatuto de favoritos a vencer o jogo, mas sabemos que só um Benfica empenhado e competente regressará de Barcelos com os três pontos na bagagem. Queremos continuar a depender apenas de nós próprios e sentimo-nos optimistas porque conhecemos a fibra de que é feita a nossa equipa, capaz de se afirmar nos momentos de maior pressão.
A receita está dada por Bruno Lage: "Fazer o melhor jogo possível para vencer", o que inclui o ingrediente eficácia, que faltou na última jornada. Se, esta noite, voltarmos a criar tantas e tão boas oportunidades de golo como na partida frente ao Braga, estamos convictos de que o triunfo não fugirá à nossa equipa!
O nosso treinador também apelou ao apoio dos adeptos, que tanto têm ajudado a equipa, em particular no norte do País. Não duvidemos: com as bancadas repletas de fervorosos e dedicados benfiquistas, entramos sempre em vantagem e é nos momentos mais difíceis que o seu empenho e união em torno da equipa mais podem fazer a diferença.
#PeloBenfica

P.S.: Parabéns à nossa equipa de atletismo por se ter sagrado tricampeã nacional em pista coberta."

Gil Vicente FC x SL Benfica: Três em três ou o rejuvenescimento encarnado?

"Águias Querem Voltar Às Vitórias Em Terreno Complicado
O SL Benfica desloca-se esta jornada a Barcelos para defrontar o Gil Vicente FC num estádio que conseguiram transformar em fortaleza anti-grande.
FC Porto e Sporting CP claudicaram perante a galvanização barcelense e perderam as batalhas em que lá participaram, em jogos onde a equipa de Vítor Oliveira reflectiu bem as ideias e a sapiência do ‘mestre de subidas’.
Liderados por Kraev, o Estádio Municipal de Barcelos torna-se intransponível em noites decisivas como a de amanhã: Bruno Lage e o Benfica terão que lutar, primeiro, contra os seus próprios demónios recentes se quiserem discutir os três pontos.
Seria inimaginável pensar neste cenário em Dezembro de 2017: algures na mais impenetrável sala da Liga de Clubes, juntavam-se em reunião pertinente os presidentes de Gil Vicente, Francisco Dias da Silva, de Belenenses, Rui Pedro Soares e Pedro Proença, responsável máximo da organização das ligas profissionais portuguesas. O intuito? Assinar o princípio de acordo que colocaria os gilistas, exilados desde o Caso Mateus nas profundezas do futebol português, de novo no escalão máximo. 
Teriam uma (polémica) temporada de preparação em 2018-19 e regressariam pela porta grande no ano a seguir. Poucos, muito poucos ou até nenhum dos mais optimistas adeptos pensariam ser possível não passar dificuldades numa primeira fase, onde o salto do CNS para a I Liga seria Adamastor intransponível, que só não o foi pela contratação do treinador português de 66 anos; Ainda mais impensável seria vencer a recepção aos três grandes, cenário ideal a concretizar-se.
Porto, Sporting, SC Braga e Vitória SC: nenhum deles saiu ileso de Barcelos e o mesmo destino poderá adivinhar-se ao Benfica, em acelerada decadência na qualidade de jogo e nos resultados.
Os encarnados vêm de quatro jogos sem ganhar e a viagem ao Minho não seria a mais desejada dadas as circunstâncias. Aliás, é um dado histórico que o Benfica não se sente confortável em Barcelos e que nas deslocações deste século, contam-se quatro vitórias em oito jogos; A grande excepção e o único jogo ganho com relativa facilidade foi o 0-5, já na chegada à meta do título 2014-15.
À saída da Ucrânia, Bruno Lage não se mostrou particularmente preocupado com a situação que a equipa atravessa. Quase num exercício de redundância, justificou o mau momento afirmando que “não há explicações, erros cometem todas as equipas, mas estamos a ser muito penalizados por eles», e que «ao mínimo detalhe o adversário marca e temos de nos erguer disso».
Naturalmente, a pressão vai crescendo e a estabilidade emocional da equipa ressente-se, sendo já claras as várias manifestações de frustração dentro de campo após erros que persistem em manifestar-se.
Quanto à solução? Lage, seguindo a velha máxima de Bella Guttmann – Não me importo que os nossos adversários nos façam três ou quatro golos, desde que a minha equipa faça quatro ou cinco – foi peremptório ao definir a melhor maneira de sair da depressão, “Temos de deixar de olhar para trás e marcar golos, com olhos postos na baliza dos adversários. Quem entra com medo de perder vai perder, essa tem sido a nossa virtude – não olhar para trás”.

Como Jogará o Gil Vicente FC?
Jogando perante os seus adeptos, não serão expectável grandes mudanças por parte de Vítor Oliveira, que deverá manter o 4-2-3-1 habitual. Com Kraev a aparecer nas costas de Sandro Lima depois de duas linhas compactas de quatro, a grande aposta recairá no bloco baixo para atrair a pressão benfiquista e expôr a sua frágil linha defensiva às transições rápidas que o búlgaro e Lourency conseguem interpretar na perfeição. No miolo, Claude Gonçalves será o mais preocupado em anular Taarabt, numa luta que se espera de grande nível.

Jogador a Ter Em Conta
Se Kraev é escolha óbvia, também Lourency merece toda a atenção num jogo talhado para o seu estilo de jogo, onde abunda a velocidade e a capacidade de drible. A surgir da direita e a explorar espaços interiores, será ele dos principais definidores do desfecho final: resta saber com que eficácia conseguirá meter o seu talento em prática e a tornar ainda mais óbvia a falta de sintonia entre Ferro e Grimaldo…

XI Provável 4-4-1-1:
Denis; Fernando Fonseca, Nogueira, Rúben Fernandes e Henrique Gomes; Lourency, Claude Gonçalves, Soares e Yves Baraye; Kraev; Sandro Lima.

Como Jogará o Benfica?
Com todas as peripécias dos últimos encontros, a fórmula manter-se-á inalterada fruto da necessidade de estabilidade. Se a forma física de Pizzi caiu a pique desde meados de Janeiro, a verdade é que é costume de Bruno Lage depender do português nos jogos capitais. Chiquinho poderia ser deslocado para a direita, o que abriria espaço para Rafa ou Jota no apoio a Vínicius, mas é uma solução que o treinador nunca aplicou no campeonato. Com o regresso de Weigl, castigado estava na Ucrânia, a grande dúvida será quem com ele ir compor a dupla do centro de terreno. Taarabt será a escolha mais óbvia dado o seu alto rendimento, mas a acumulação de jogos nas pernas poderia Bruno Lage a optar por Florentino ou Samaris. Será um jogo de paciência para as águias na procura de brechas na muralha adversária, onde a velocidade de execução e a capacidade de jogar em espaços curtos serão os maiores factores para o sucesso.

Jogador a Ter Em Conta
Pela esquerda ou no meio, Rafael deverá continuar na procura da melhor forma pré-lesão, pelo que lhe será dificil atingir ainda os niveís que lhe são reconhecidos. A verdade é que, mesmo em claro défice, será sempre o melhor jogador encarnado na definição no último terço e na exploração dos espaços. Com Pizzi apagado, terá que ser ele a pegar na batuta e a levar a equipa para a frente.

XI Provável 4-4-2:
Odysseas; Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Pizzi, Weigl, Taarabt e Rafa; Chiquinho e Vinícius."

Play: Ederson...

A 'rasar'!!!


Mistério, nada misterioso!!!


E sim, o jogador já falhou outros penalty's na sua carreira, de forma parecida, o problema é que o habitual marcador de penalty's do Portimonense este ano, não é o Jackson, e por acaso, estava em campo... mas ficou a ver!!

Benfiquismo (MCDLII)

Batalhão...!!!

TriCampeões Nacionais de Atletismo de Pista Coberta

No Campeonato Nacional de Atletismo de Pista Coberta, por equipas, disputado este fim-de-semana em Braga, o Benfica sagrou-se Campeão Nacional em masculinos, com 10 vitórias em 13 provas!
Não participámos em Feminino, algumas lesões, e algumas atletas fora do país... mas em anos anteriores, 'subíamos' as jovens dos escalões de formação...

60m - 2.º - Diogo Antunes, 6,76s
60m barr. - 1.º - João Oliveira, 7,87s
400m - 1.º - Radel Acea, 47,45s
800m - 1.º - Isac Nader, 1:52.80m
1500m - 1.º - Isac Nader, 4:04.56m
3000m - 1.º - Samuel Barata, 8:09.68m
5000m Marcha - 2.º - Miguel Rodrigues, 21:01.80
4x400m - 1.º - Benfica, 3:15.09m
Comprimento - 1.º - Ivo Tavares, 7,88m
Triplo - 1.º - Pedro Pichardo, 17,00m
Altura - 2.º - Gerson Baldé, 2,13m
Vara - 1.º - Diogo Ferreira, 5,45m
Peso - 1.º - Tsanko Arnaudov, 20,59m

Vitória em Portimão...

Portimonense 1 - 8 Benfica

Goleada no Algarve, com a estreia do Jacaré a marcar... e com o regresso do Roncaglio.

Invencibilidade....

Benfica 3 - 0 Famalicense
25-10, 25-23, 25-15

22.º jogo, 22.º vitória... Simples!

Empate no Fontelo...

Académico de Viseu 1 - 1 Benfica B
Anjos


Empate obtido de penalty, nos descontos, num jogo onde fomos muitas vezes apanhados em contra pé... onde nem sempre jogámos bem, mas tentámos assumir o jogo, e na 2.ª parte podíamos ter mesmo conseguido a reviravolta, mas desperdiçamos alguns golos fáceis...

Uma nota para uma nova regra: os foras-de-jogo nas costas da nossa defesa, não 'existem'!!! Ou para ser mais claro: não são marcados!!!

Mal perdido...

Sporting 3 - 2 Benfica
Stepsmark, Cloé


Muito mal perdido mesmo...
Começamos muito melhor, marcámos... o Sporting empatou contra a corrente e na jogada seguinte fez o 2-1...
No 2.º tempo voltámos a entrar bem, empatámos... e no final com o Sporting encostado às cordas, fizemos tudo para ganhar... e mais uma vez, totalmente contra a corrente, num canto curto, sofremos o golo da derrota, mesmo a fechar...!!!

Continuamos líderes, com os mesmos pontos do que o Sporting, temos tudo para sermos Campeões, mas o Benfica - Braga, será uma partida muito complicada!!!

As ausências da Yasmim e da Ana Vitória foram importantes...

Outro factor importante voltou a ser a arbitragem: o 1.º golo do Sporting, de penalty, nasce de uma falta não assinalada sobre a Amado... e a defesa-direita do Sporting tinha que ser expulsa! Inacreditável a quantidade de porrada que a Cloé levou neste jogo!!! E depois, com o Benfica apostar tudo na pressão alta, tentando dar intensidade ao jogo, pura simplesmente não foi 'autorizado' com as faltinhas constantes...
Mas aquilo que 'saltou' mais à vista neste jogo, foi mais uma vez, o comportamento da Lagartada!!! O futebol feminino, tem os seus 'problemas' para o espectador, mas é mais 'puro' que o masculino, raramente se vê simulações, joga-se duro mas sem maldade e normalmente não existem muitos protestos!!! Pois bem, com o Sporting, é o oposto: dão porrada, simulam constantemente, protestam constantemente, choradinho constante, os apitadeiros(as) vão na cantiga, assobios constantes na bancada... é isto o Sporting, o 'género' é indiferente!!!

Diferença de 622 minutos!!!

Excelente trabalho do PluribusUnum7, no blog E Pluribus Unum, onde fez um 'apanhado' das expulsões nos jogos do Benfica e dos Corruptos, 4 épocas e meia!!!
Destaco os 622 minutos em superioridade numérica 'a mais' para os Corruptos, são praticamente 7 jogos completos!!!
Observam os quadros:

Detalhes, jogo a jogo, das duas equipas. A vermelho jogadores do Benfica ou Corruptos expulsos, a verde jogadores adversários expulsos:
- Benfica:
- Corruptos: