Últimas indefectivações

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

NeoBlanc 18

Tabela Anti-NeoBlanc:

Benfica......... 42 (-9)... 51
Corruptos..... 53 (+12)... 41
Sporting........ 32 (+3)... 29
Braga............ 27 (0)... 27





No Sado nada de novo, o Benfica voltou a ganhar, e o Cosme voltou a fazer tudo para o Benfica não ganhar, mas desta vez os seus objectivos não foram atingidos, ficando a Fruta a apodrecer, o que até parece mal, tendo em conta a profunda crise que muitos Portugueses estão a sentir no estômago!!!
Sem surpresa, relva alta, e alguns buracos esperavam o Benfica em Setúbal, com o Manel é sempre assim... No jogo da primeira volta na Luz, foi estranho ver um Setúbal amorfo, provavelmente o Manel calculou que não valia a pena distribuir a 'amarelinha', a derrota era quase certa, mas ontem, com o cansaço do jogo a meio da semana, as esperanças Sadinas estavam elevadas, e assim, lá tivemos um super hiper motivado adversário, que nas próximas semanas vai concerteza ressacar, como é habitual...
O Cosme até podia ter sentido alguma pressão devido aos erros evidentes no jogo com a Académica na primeira volta, e assim em dúvida podia favorecer o Benfica, mas podem estar descansados, isso é algo que nunca irá acontecer...!!!
Não houve lances emblemáticos, o golo mal anulado ao Javi Garcia já apareceu numa fase em que o jogo estava decidido, o Ney também deveria ter sido expulso após várias entradas para amarelo (o Peixoto e o Saviola também mereciam amarelos), mas foi no critério na marcação de faltas que ficou claro as intenções: 24 faltas contra o Benfica, 10 a favor!!! Num jogo onde o Setúbal jogou sempre com a agressividade máxima, é estranho, muito estranho esta estatística, e 2 das faltas a favor do Benfica já foram nos descontos!!!
Inventou várias faltas perto da área do Benfica, deixou por marcar várias faltas junto da área do Setúbal!!! É assim que se controla o jogo, sabendo que muitos golos nascem de lances de bola parada.
Foi ainda a tempo de mostrar dois cartões amarelos ridículos, um ao Salvio, e outro ao Cardozo...
Uma nota final, para mais uma inacreditável selecção de imagens por parte da XIC no programa Dia Seguinte: O golo mal anulado ao Javi Garcia não 'apareceu', no jogo da Taça as agressões do Belucha também não foram 'escolhidas'!!!



Nada de novo no Dragay!!! Vasco Santos, usando a mesma estratégia do Cosme, lá foi controlando o jogo a meio-campo. Dou um exemplo: numa das primeiras jogadas de ataque do Rio Ave, Bruno Gama sofre falta, a bola vai para João Tomas, o árbitro deixa seguir, mas logo a seguir Rolando faz uma falta dolorosa sobre o Jardel de Coimbra, a falta de Rolando era mais próxima da área, até se podia discutir se o João Tomas ficaria isolado, o que é que Vasco Santos faz?!!! Fácil, marca a primeira falta sobre o Bruno Gama!!! Curiosamente o João Tomas ainda a recuperar da carga que tinha sofrido, teve quase a marcar golo, mas ficou pelo 'quase'!!! O resultado ainda estava 0-0...
É com este tipo de estratagemas que se constroi resultados em Portugal, não existiram casos graves, mas sem exagerar, posso confirmar que os Corruptos beneficiaram neste jogo de mais livres frontais, do que o Benfica em toda a primeira volta do Campeonato (15 jogos)!!!
Uma nota para o Rio Ave, que apesar da derrota demonstrou brio, ao contrário de outras equipas, não abdicou dos pontos antes do jogo começar. Deveria ser uma situação normal, mas infelizmente são raras as equipas com este tipo de atitude em Portugal.

(Antes desta jornada, os Corruptos com os seus amigos da Madeira, anteciparam um jogo. Ao contrário do que tem sido afirmado a situação não é igual ao que aconteceu com o Benfica a época passada. Na eliminatória com o Hertha, o Benfica jogou a uma Quinta e foi obrigado a jogar a segunda mão na Terça-feira seguinte. Com este calendário era impossível com as 72 horas de descanso obrigatórios manter o jogo com o Leiria nesse fim-de-semana. Os Corruptos também vão jogar numa Quinta, mas depois o segundo jogo com o Sevilha vai-se realizar na Quarta-feira. O espaço não é muito, mas daria para jogar com o Nacional no Domingo e respeitar as 72 horas de descanso.
Em relação ao jogo, não há muito a dizer, o Nacional não 'apareceu', os Corruptos venceram, e até tiveram um golo mal anulado...!!!)
ADENDA: Só hoje Quinta-feira, revi um lance que me tinha deixado muitas dúvidas. A Sporttv como é politica da casa, não deu nenhuma repetição, e nos vários programas de rescaldo da jornada nada foi mostrado, com excepção ao Trio d'Ataque!!! O lance deu-se aos 35 minutos da primeira parte, onde Bruno Gama é derrubado pelo Sereno, se calhar o derrube não é intencional, mas isso também não interessa para o caso, a falta existe, e deveria ter sido marcado penalty. Esta minha observação altera a Tabela Anti-Lixívia, já que o resultado 'verdadeiro' do jogo passa a ser de 1-1 !!!



Despedida 'quase' perfeita do Levezinho, aquele golo do empate, estragou o que poderia ser uma festa de arromba!!! Um treinador sado-masoquista que anda atrás do 'carcanhol', um team manager que não recebeu comissão da venda do Liedson, assim se explica o 'desacordo'!!! Um presidente em gestão que continua a tomar decisões importantes. Uma corrida à Presidência, que mais parece a eleição de uma qualquer Comissão de ex-Presidiários, resumindo é só rir (ou chorar)...
O jogo até foi 'normal', boas decisões nos penalty's, a única situação duvidosa foi a não mostragem de amarelo ao jogador da Naval no penalty. Eu não sou muito de elogios, mas este Bruno Esteves até agora parece-me bonzinho, vamos ver como será a sua progressão na carreira...



Não vi, nem me chegou aos ouvidos quaisquer problemas no Marítimo-Braga. Estou curioso para conhecer a equipa do Braga para o próximo jogo com os Corruptos, a serem verdade as noticias a onda de lesões em Braga, ainda vai 'obrigar' o Choramingas a jogar com os Juniores!!!




Anexos:



Benfica

1ª-Académica, Prejudicados, Com 3 pontos
2ª-Nacional, Prejudicados, Com 3 pontos
3ª-Setúbal, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Guimarães, Prejudicados, Com 3 pontos
5ª-Sporting, Nada a assinalar
6ª-Marítimo, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
7ª-Braga. Nada a assinalar
8ª-Portimonense, Prejudicados, Sem influência no resultado
9ª-Paços Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
10ª-Corruptos, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
11ª-Naval, Prejudicados, Sem influência no resultado
12ª-Beira-Mar, Prejudicados, Sem influência no resultado
13ª-Olhanense, Prejudicados, Sem influência no resultado
14ª-Rio Ave, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
15ª-Leiria, Prejudicados, Sem influência no resultado
16ª-Académica, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
17ª-Nacional, Prejudicados, Sem influência no resultado
18ª-Setúbal, Prejudicados, Sem influência no resultado
Corruptos

1ª-Naval, Beneficiados, Com 3 pontos
2ª-Beira-Mar, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
3ª-Rio Ave. Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Braga, Beneficiados, Com 2 pontos
5ª-Nacional, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
6ª-Olhanense, Nada a assinalar
7ª-Guimarães, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8ª-Leiria, Prejudicados, Sem influência no resultado
9ª-Académica, Nada a assinalar
10ª-Benfica, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
11ª-Portimonense, Nada a assinalar
12ª-Sporting, Prejudicados, Com 2 pontos
13ª-Setúbal, Beneficiados, Com 3 pontos
14ª-Paços de Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Marítimo, Nada a assinalar
16ª-Naval, Nada a assinalar
17ª-Beira-Mar, Beneficiados, Com 2 Pontos
18ª-Rio Ave, Beneficiados, Com 2 pontos
20ª-Nacional, Prejudicados, Sem influência no resultado
Sporting

1ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Marítimo, Nada a assinalar
3ª-Naval, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Olhanense, Beneficiados, Com 1 ponto
5ª-Benfica, Nada a assinalar
6ª-Nacional, Nada a assinalar
7ª-Beira-mar, Nada a assinalar
8ª-Rio Ave, Nada a assinalar
9ª-Leiria, Prejudicados, Sem influência no resultado
10ª-Guimarães, Beneficiados, Sem influência no resultado
11ª-Académica, Nada a assinalar
12ª-Corruptos, Beneficiados, Com 1 ponto
13ª-Portimonense, Nada a assinalar
14ª-Setúbal, Nada a assinalar
15ª-Braga, Beneficiados, Com 2 pontos
16º-Paços de Ferreira, Prejudicados, Com 3 pontos
17ª-Marítimo, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
18ª-Naval, Nada a assinalar
Braga

1ª-Portimonense, Nada a assinalar
2ª-Setúbal, Nada a assinalar
3ª-Marítimo, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Corruptos, Prejudicados, Com 1 ponto
5ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
6ª-Naval, Nada a assinalar
7ª-Benfica, Nada a assinalar
8ª-Olhanense, Beneficiados, Sem influência no resultado
9ª-Rio Ave, Nada a assinalar
10ª-Beira-Mar, Prejudicados, Com 2 pontos
11ª-Guimarães, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
12ª-Nacional, Beneficiados, Com 2 pontos
13ª-Leiria, Nada a assinalar
14ª-Académica, Nada a assinalar
15ª-Sporting, Prejudicados, Com 1 ponto
16ª-Portimonense, Nada a assinalar
17ª-Setúbal, Nada a assinalar
18ª-Marítimo, Nada a assinalar

O Cairo está próximo

"1. Talvez devesse falar da assembleia geral estatutária da FPF. Talvez devesse falar, portanto, do litígio entre o “passado” e o “futuro”. Talvez devesse falar, por isso, de coerência e de luta pela sobrevivência. Mas, como aqui escrevi em jeito de prognóstico mais do que uma vez, nada de novo se passou no “29 de janeiro”. Logo, não vale a pena.

2. Talvez devesse falar de todos os processos que a Comissão Disciplinar da Liga não instaurou ao longo desta época e deveria ter instaurado. Diz a imprensa que este ano os processos são abertos apenas com queixa – ficando tudo o resto por averiguar, a não ser o que vem nos relatórios dos jogos. Talvez devesse falar, portanto, dos critérios legais e regulamentares de abertura de processos disciplinares na Liga, sem esquecer esse novo critério, desconhecido até agora e ausente na “lei”: a turbulência pública. Mas também não vale a pena.

3. Também devesse ainda falar das conferências da Comissão de Arbitragem da Liga sobre as atuações dos árbitros. Corajosas e pedagógicas, tratando os árbitros com a maturidade que o futebol profissional exige. Mas não vale a pena também. Os que sempre navegaram na opacidade e na falta de transparência, assim como os que prezam o “recato” dos bastidores, nunca gostarão da prática inovadora de Vítor Pereira e da sua equipa.

4. Antes valha a pena discutir os próximos cenários: o cancelamento da utilidade pública desportiva da FPF e, depois, a possível constituição de uma nova federação de futebol. De facto, não parece que Pedro Silva Pereira e Laurentino Dias, depois de esticarem a corda toda na suspensão que por ora afeta a FPF, tenham outra alternativa: cancelar e acabar com o futebol na FPF. Qualquer outra decisão – como voltar a suspender a utilidade pública por mais um ano a partir de Abril – é perder em definitivo a credibilidade, nomeadamente perante todas as outras federações desportivas que cumpriram a lei para organizar e regular os seus campeonatos. Se, até Abril, nada mudar na FPF, o não cancelamento da utilidade pública instalará a Praça Tahrir do Cairo no desporto português. A não ser que a previsível intervenção da FIFA tenha algum efeito substancial antes de abril. E já sabemos que é essa última cartada que o ministro e o secretário de Estado esperam. Enquanto isso, é tempo de pensar na “revolução de Abril” de 2011. Cancelada a utilidade pública e criado o cenário para a eventual extinção da FPF nos tribunais, será a hora de colocar as flores nas espingardas e começar de novo. Será a hora de saber quem está disponível para constituir uma nova federação, reconhecê-la junto da FIFA e da UEFA, respeitar a lei e adquirir a utilidade pública junto do Estado. E começar uma nova era a partir de Julho de 2011. Veríamos, então, quem são as associações – e os clubes – que fariam parte da nova federação e as que ficariam de fora. E veríamos quem se ordenava nesse ato de superação. Talvez não se chegue lá. Mas convém ter a noção que o fim da linha da FPF já esteve mais longe."

A ferida

"From: Domingos Amaral To: André Villas-Boas

Caro André Villas-Boas

Nos últimos vinte e cinco anos, só me lembro de ganhar três vezes ao FC Porto em sua casa. A vitória de César Brito e Eriksson, a vitória de Koeman e Nuno Gomes, e agora a vitória de Jesus e os seus apóstolos. São, é verdade, poucas vitórias, mas é exatamente a sua raridade que lhes dá um valor extraordinário e inesquecível. Rebentei de alegria na quarta-feira, e se Cardozo tivesse metido o terceiro teria tocado no céu. Por todas as razões: pelo gozo que dá vencer em casa do rival maior, pelo orgulho que tive no meu Benfica, mas sobretudo porque era uma vitória essencial para que o impossível passasse a ser mais possível.

É verdade: a vitória do Benfica mudou, para já, a narrativa da época. Até aqui, tínhamos um Braga dececionante, um Sporting em calvário, e um Benfica que começara muito mal e fora derrotado por ti duas vezes, uma das quais de forma humilhante. A narrativa era a de um FC Porto praticamente imbatível, que a irrelevante derrota com o Nacional não afetara. Agora, a narrativa mudou. Ao vencer-te em casa, o Benfica retirou-te a vantagem psicológica que tinhas, e introduziu as dúvidas no teu universo. Agora, serás tu a jogar sobre brasas, a temer, a cada momento, a perda de pontos.

Agora, serás tu a recear a desestabilização da defesa, a falta dos talentos, a ansiedade no grupo. Por mais que tentes negá-lo, há uma “ferida” sim, e só Deus sabe se vai sarar ou abrir mais. Daqui para a frente ninguém sabe o que irá acontecer, mas tenho a certeza que, a partir de agora, todas as noites antes de adormeceres te vais lembrar que, até ao fim da época, ainda vais ter de jogar na Luz duas vezes..."