Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Modus operendi


"Rui Santos denunciou às autoridades as várias ameaças que vem sido vítima desde que, na CNN, fez reparos à forma de estar de Sérgio Conceição e às consecutivas expulsões. Finalmente começam a aparecer figuras que não pactuam com este, mais que conhecido, modus operendi.
Se fazem isto a um jornalista idiota, imaginem aos árbitros e às suas respectivas famílias.
São #40anosdisto"

O que é ser velho?


"“Eu fiz 40 anos ontem e aspiro a cuidar do meu corpo, beber toneladas de água e alongar.” A autoria da frase poderia estar na boca de um qualquer atleta a ruminar o seu próprio ocaso, minucioso no metodismo, maestro de bisturi a precisar ao milímetro a manutenção do seu corpo. Mas não, a frase é de um americano ocasional, um cidadão chamado Larry com quem o “New York Times” trocou uns dedos de conversa em Nova Orleães e perguntou-lhe acerca do tipo prestes a apanhá-lo nos quarentas, pulando atrás da história.
LeBron James nada deve ao seu legado. Monstro com trampolins calçados nos pés, o descabelado que por vezes joga com fita na testa é a única razão para este que vos escreve saber que Akron é uma cidade no estado do Ohio apesar de pouco sapiente ser em basquetebolês. Em causa está o dono de quatro anéis da NBA, igual número de prémios MVP em finais (onde chegou oito temporadas seguidas) e que se elevou ao patamar de desportista total, a uma camada da atmosfera onde as modalidades se fundem e indiferente é o que os visados praticam, porque lá moram devido à excelsitude partilhada.
Com a barba farta e impecavelmente limada à semelhança dos tonificados ombros, LeBron tem duas décadas contadas a fazer por ser falado no mesmo tom concedido a Michael Jordan, a ele endereçam-se como um dos melhores da NBA e para empurrar esta causa há um recorde já ali bem perto, ao qual já sente a fragrância: com os 27 pontos deixados contra os Pelicans, no sábado, James está a 36 de suplantar os 38.387 que Kareem Abdul-Jabbar marcou entre 1969 e 1989. Essa lenda de óculos na cara só parou de jogar aos 42 anos, imaginemos as dores naquelas articulações em tempos sem as maquinetas atuais que apressam a regeneração do corpo.
LeBron, claro, vive com um atrelado de histórias de primor concedido à sua anatomia. Há cinco anos, quando os LA Lakers gastaram um PIB de pequenas nações que livraria bairros inteiros da pobreza para terem na equipa o basquetebolista com fortuna a rondar o milhar de milhão de euros, ele abdicou de ingerir glúten, lactose e o ocasional copo de vinho durante as semanas da pré-época. James ia já nos 33 anos e vivalma lhe apontaria um mindinho se concedesse patavina a este tipo de abstinências invisíveis nos atletas profissionais, mas ele é (mais) uma caminhante prova de como a vontade de laborar pode ser incrível caso se amigue do talento.
Imaginem as descargas de dopamina e serotonina, os recetores no cérebro a piscarem freneticamente destes raros espécimes humanos enquanto praticam desporto e são abusivamente melhores do que os pares ou adversários, o fartote de bem-estar que não lhes deve afagar os ânimos durante esses minutos de levitação; mais além do achar-se, a sensação de ser o melhor, de domar o estado de ser unplayable como os americanos dizem, de não ter de pensar, jogar por instinto e tudo sair imparavelmente. Havendo vontade e beneplácito das lesões, que desportista inquilino da elite não faria de tudo para prolongar a companhia desta sensação?
Acredito que em LeBron James haja resquícios de Michael Jordan ou Kobe Bryant nos lugares e momentos onde os nossos olhos não chegam. Aquela incessante roldana de exigência nos treinos, cobrando aos outros o que cobra a si mesmo, moendo-lhes o juízo em prol do que pensa ser uma boa causa mas arreliando-os com uma pressão que para elas é apenas mais um ingrediente nos seus dias. Olhando-lhe para os números, LeBron está a registar 30.3 pontos por jogo esta época, seria a terceira melhor da sua carreira se terminasse agora e há cinco anos que não passava tanto tempo em campo.
Foi campeão com os Lakers em 2020 e desde então que uma desilusão laranja e saltitante lhes ressalta nas mãos. São os atuais 13.º classificados entre as 15 equipas da Conferência Oeste, quem versa sobre esta equipa mais ganhadora na história da NBA (16 títulos, a par com os Boston Celtics) lamenta a murchidão de Russel Westbrook e a anatomia cristalina de Anthony Davis, tipos de quem se esperava uma progressiva rendição da guarda e não um acentuar da preponderância do quase quarentão que deveriam aliviar. Também vemos LeBron James prevalecer na assim percecionada ‘velhice’ desportiva pela ausência de gente capaz de lhe dar descanso.
É engraçada de tão paradoxal a forma de etiquetarmos atletas como portadores de demasiada idade e, portanto, ultrapassados de valor. É, por isso, tão de salutar os bons ‘velhos’ que o calendário recente nos deu: Novak Djokovic raquetou o 22.º Grand Slam da carreira o mês passado, com 35 anos, e a ansiedade do ténis está agora numa possível colisão entre o sérvio e Rafael Nadal, de 36, na final de Roland Garros; ainda há dias, Kelly Slater e os seus 11 títulos mundiais disseram querer estar nos próximos Jogos Olímpicos, quando terá 52 anos; Tom Brady é dono de sete Super Bowls e só se retirou agora, com 45 verões; quem ganhou a primeira etapa do Mundial de ralis desta temporada foram os 39 anos de Sébastien Ogier; o capitão da seleção vencedora do último Mundial de futebol, eleito melhor jogador do torneio, está com 35 anos; e o futebolista com o salário mais chorudo do planeta comemorou o 38.º aniversário no domingo.
Por mais façanhas que ainda logrem, nenhum dos mencionados fará o suficiente para o arcaico preconceito com a idade seja colocado em perspetiva, caso a caso, em vez de ser aplicado que nem molde pré-fabricado em qualquer atleta quando chega a uma certa idade. Ser velho não é ser velho, é fazer-se algo há tanto tempo que merece a consideração das pessoas que talvez, porventura, só se calhar, deveriam prezar quem é seu sénior."

10 de Fevereiro


Vermelhão: Eliminados pelo Tugão Maximus!

FPF - CA: Moedas/Melo 1 (5) - (4) 1 Benfica


Mais um roubo monumental, que deveria corar de vergonha, os intervenientes, mas para esta gentalha, é só mais um dia... Até devem estar orgulhosos! Impossível conquistar títulos com esta gente no apito...!!!

Ficaram por marcar três penalty's a favor do Benfica (o do Guedes é 'impossível' não ser marcado por gente com olhos no focinho! Ainda houve a Mão do Niakaté e a paralitica ao Ramos); Vermelho escandaloso perdoado ao Racic... e ainda houve outra pisadela do Castro; e uma quantidade aberrante de Amarelos aos jogadores do Braga, que se somados teriam dado 2.ºs Amarelos: Vitor Gomes e Sequeira à cabeça..!!! E ainda conseguiu expulsar o Morato, após um 1.º Amarelo absurdo!!!

Um jogo, que com 11-11 estava a ser totalmente dominado pelo Benfica... Falar de futebol para quê? Tugão miserável, completamente miserável...

Se o treinador e os jogadores não podem reagir, porque seriam castigados com 'jogos' imediatamente, o Benfica não ficar quieto! Ficar à espera sentados, que alguma coisa mude, por obra do acaso, é ridículo!

Empate na Corunha...

Liceo 3 - 3 Benfica

Sabe a pouco, com o Liceo sem o seu melhor jogador, a ganhar por 0-2 no arranque do 2.º tempo, podíamos e devíamos ter ganho!!!

Casas 2.0


"As Casas do Benfica, verdadeiras embaixadas do benfiquismo, são instrumentais na grandeza e sucesso do Sport Lisboa e Benfica. Ontem foi cumprida, em Santarém, uma etapa importante do desenvolvimento do conceito Casas 2.0. Este é o tema em destaque na News Benfica.

1
Com a celebração de um protocolo entre o Sport Lisboa e Benfica e a Câmara Municipal de Santarém, assinado ontem pelos presidentes de ambas as instituições, está dado um passo decisivo para a que primeira Casa 2.0 seja uma realidade. A inauguração está prevista para setembro deste ano. Rui Costa reitera a importância das Casas do Benfica e explica a visão subjacente a esta iniciativa inovadora: "Será o primeiro pilar das novas Casas Benfica, algo que queremos espalhar pelo país e pelo mundo. Pretendemos, com este projeto, aproximar cada vez mais os nossos adeptos ao Estádio da Luz, para que tenham maior proximidade e orgulho no que é o Sport Lisboa e Benfica."
Leia, no Site Oficial, a reportagem sobre o evento, na qual se inclui um vídeo de apresentação do conceito e das várias valências das Casas 2.0.

2
É às 20h30 que começa o embate para a Taça de Portugal com o Braga na cidade dos arcebispos. Roger Schmidt acredita que "podemos esperar um bom jogo, muito intenso". O nosso treinador considera que "jogar em Braga é difícil", o que não retira confiança à equipa: "Já demonstrámos em vários desafios que conseguimos jogar bom futebol fora de casa. Temos de mostrar que queremos mesmo chegar à final e ganhar a Taça." Schmidt releva o caráter especial da Taça de Portugal: "É outra competição, gosto muito, joga-se sempre contra vencedores em cada ronda, são sempre duas na final e queremos ser uma dessas equipas."
Veja a antevisão ao jogo de Roger Schmidt, aqui.

3
Está confirmada a presença na final da Taça da Liga de futebol no feminino após a eliminação do Sporting. Ao triunfo, no Benfica Campus, por 4-1, seguiu-se nova vitória em Alcochete, por 2-4. Filipa Patão reforça a importância de vencer cada jogo: "Não vínhamos aqui apenas para passar a eliminatória, mas para ganhar. Se queremos continuar no bom processo e a evoluir, temos de encarar qualquer jogo competitivo com a máxima seriedade, independentemente da eliminatória estar ou não do nosso lado. Foi uma vitória do esforço e trabalho diário e, principalmente, pela atitude das jogadoras, pois sabem que têm de dar sempre mais."
Pode ver o resumo do jogo no Site Oficial.

4
A nossa equipa feminina de hóquei em patins jogou ontem, na Luz, frente ao Stuart Massamá, e venceu, por 9-5, em jogo a contar para a segunda fase do Campeonato Nacional. No dia anterior houve triunfo europeu no andebol (35-28 ante o Tatran Presov) e empate (1-1) nos Sub-23 de futebol com um golo de João Veloso para ver e rever.

5
Hoje, além do embate da Taça de Portugal de futebol, há partida da WSE Champions League de hóquei em patins. Visitamos o Deportivo Liceo com o apito inicial agendado para as 20h00."

Águia: Diário...

Em Portugal, há futebol e depois está o FC Porto


"Não jogam, afrontam.
Não ganham, usurpam.
Em Portugal, o futebol segue 17 regras, exceto para o FC Porto, que tem uma regra adicional: a 18ª lei, que diz que todas as outras regras são aplicáveis, a menos que prejudiquem o FC Porto.
Em Portugal há muita merda, mas nenhuma cheira tão mal quanto o FC Porto."

Quando menos, melhor!!!


"𝐎 𝐒𝐂 𝐁𝐫𝐚𝐠𝐚 𝐥𝐢𝐦𝐢𝐭𝐨𝐮 𝐚 𝐯𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐛𝐢𝐥𝐡𝐞𝐭𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐣𝐨𝐠𝐨 𝐝𝐚 𝐓𝐚ç𝐚 𝐝𝐞 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐚𝐥, 𝐟𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐨 𝐁𝐞𝐧𝐟𝐢𝐜𝐚, 𝐞𝐱𝐜𝐥𝐮𝐬𝐢𝐯𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐚 𝐬ó𝐜𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐜𝐥𝐮𝐛𝐞, 𝐬𝐞𝐦 𝐩𝐞𝐫𝐦𝐢𝐭𝐢𝐫 𝐚 𝐯𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐚𝐨 𝐩ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨.
Com esta decisão, são esperados cerca de 15 mil adeptos nas bancadas do Estádio Municipal de Braga, ou seja, apenas meia lotação.
Numa altura em que tanto se fala em taxa de ocupação dos estádios, em que se procuram meios para aumentar o número de espectadores, o SC Braga, numa decisão surpreendente, talvez com o receio de que pudesse existir uma «invasão encarnada» toma uma medida que espelha bem a preferencia por um estádio quase vazio em vez de um lotado.
Ainda querem falar em divisão de receitas televisivas com o SL Benfica?"

A Verdade do Tadeia #742 - Em busca de semifinalistas

O Brinco do Baptista #106

Esclarecimento


"Face a informações avançadas hoje pelo jornal "Record", cumpre ao Sport Lisboa e Benfica esclarecer:
1 – O Conselho de Administração da Benfica SAD avaliou o projeto de uma academia na Áustria com o rigor e a metodologia que presidem à análise das dezenas de propostas que anualmente lhe chegam, desconhecendo qual o propósito de trazer a público pretensas divergências entre os seus elementos, colocando em causa a sua honorabilidade e bom-nome, recorrendo, uma vez mais, a fontes anónimas.
2 – A Benfica SAD foi convidada pelo governo de uma província austríaca a avaliar a possibilidade de desenvolver localmente uma academia. Em nenhum momento foi considerado o pagamento de qualquer percentagem ou valor a quem quer que seja.
3 – A hipótese foi analisada, detalhadamente. Avaliados os prós e os contras, foi decidido não avançar com o projeto. O assunto está encerrado."