Últimas indefectivações

domingo, 22 de maio de 2022

Super Dragões: Um Estado dentro do Estado onde tudo é permitido


"1. Assistimos a um triste e trágico episódio do futebol português. Mais um entre muitos que têm manchado de forma indelével a reputação do desporto rei ao longo dos anos. Num dia que era suposto ser de festa para os adeptos portistas, voltámos a testemunhar um espetáculo deplorável de violentas agressões entre pessoas do mesmo clube, ao que tudo indica pertencentes a “gangues” rivais de diferentes bairros da cidade do Porto.
2. A contenda entre os adeptos portistas, identificados como elementos da principal claque do FC Porto, escalou depois para os festejos nas proximidades do estádio do Dragão, resultando numa morte brutal, visível em imagens a que infelizmente a grande maioria dos portugueses teve acesso, pela partilha em grupos de WhatsApp.
3. O principal suspeito do homicídio é um jovem delinquente de 19 anos, filho de Marco “Orelhas”, identificado como sendo o n.º 2 da claque portista. O jovem entregou-se na Polícia Judiciária do Porto e foi presente no Tribunal de Instrução Criminal, tendo-lhe sido decretada a prisão preventiva. O pai apenas se apresentou na Polícia Judiciária uma semana depois. Provavelmente não quis perder o fim da festa nos Aliados.
4. Marco “Orelhas”, pai do alegado homicida, é o jogador do Canelas 2010 que foi condenado a dois anos de pena de prisão suspensa na sua execução por ter partido, com uma joelhada, o nariz do árbitro que o expulsou por ter agredido um adversário. A pena aplicada foi tão eficaz quanto a do carniceiro Pepe, que pôde jogar na seleção nacional estando suspenso no campeonato, bem como a do Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, que, ao coberto da teia impenetrável da impunidade do Porto, vendeu bilhetes falsos da federação com o mesmo descaramento com que os VAR anularam ao Benfica 3 dos 4 golos marcados ao FC Porto esta época, todos por impercetíveis centímetros!
5. Conhecendo o modo de operar da guarda pretoriana do FC Porto, a sua principal claque, o mais provável é que, por estes dias, a arma que feriu fatalmente o adepto já tenha desaparecido e que o assassinato tenha, subitamente, passado a suicídio. O que, note-se, não seria inédito para aquelas bandas.
6. Para além da desavença que culminou no trágico homicídio, foi avistada outra cena de pancadaria na noite dos festejos, registada inclusive em vídeo amplamente divulgado nas redes sociais. A cena digna de Os Sopranos ocorreu em cima do contentor dos Super Dragões e as imagens mostram dois jovens a espancar outro. Os agressores foram rapidamente identificados, um era o filho mais velho de Madureira, o outro o futuro cunhado deste, que, curiosamente ou não, é treinador das camadas jovens do FC Porto. Já do agredido desconhece-se a identidade. E percebe-se porquê: medo, receio de retaliação. Por isso, naturalmente, não apresentou queixa. Sabe perfeitamente que os agressores gozam de impunidade perante aqueles que deviam exercer a autoridade e proteger os cidadãos contra agressões ou ameaças de terceiros. Sabe ele, sabemos nós, sabem todos.
7. A polícia estava em força nas imediações do estádio do Dragão, as agressões aconteceram no topo de um contentor, visível à distância, por que motivo a PSP não interveio? A pergunta é retórica, todos sabemos a resposta.
8. As vítimas dessa fatídica noite não foram apenas os agredidos, um dos quais sucumbido ao cocktail fatal de pedradas na cabeça e facadas no tronco. As vítimas foram – e são – toda a comunidade que assiste, incrédula, a estes crimes sem castigo, e cria-se este sentimento generalizado de impunidade. Será este mais um episódio de violência dos Super Dragões que passará à margem da justiça? As autoridades vão mesmo voltar a fechar os olhos e permitir um Estado dentro do Estado?
9. Se nada for feito, a violência na cidade do Porto vai continuar a persistir. Enquanto não existir quem tenha a capacidade de fazer frente a estas hordas do crime organizado nunca teremos a tão aguardada e desejada evolução. O Estado não pode continuar a ignorar o crescente problema. O Ministério da Administração Interna tem, o mais rapidamente possível, de assumir a responsabilidade e arranjar soluções.
10. A realidade dos Super Dragões é sobejamente conhecida. A influência que exercem no clube e na cidade é um produto do sistema. Criaram e sustentaram um Estado dentro do Estado onde tudo lhes é permitido, com a conivência das autoridades locais e magistratura. Um autêntico parque recreativo para quem faz da corrupção, das ameaças e das jogadas de bastidores ilícitas o seu dia a dia. Representam a antítese de tudo o que é salutar.
Uma claque encabeçada por um sujeito que declara o salário mínimo e tem um vasto e diversificado património; que tem um livro publicado onde conta um sem-número de crimes com a mesma impunidade que lhe permite invadir o centro de treinos de árbitros, ameaçando-os e às suas famílias, e vandalizar reiterada e desavergonhadamente, com a sua trupe, o talho do Manuel Mota; é o mesmo individuo que é convidado a participar em programas de televisão para falar de fair-play, como se as suas práticas fossem disso um exemplo, e que dá palestras sobre “sobre valores no futebol” no Auditório Parque Biológico de Gaia. O invejável currículo valeu-lhe o convite de Fernando Gomes para liderar a claque não oficial da seleção nacional, os Ultras de Portugal, que é a junção dos beneméritos Super Dragões com os impolutos da Juventude Leonina, liderada pelo digníssimo Mustafá - que, certamente por mero azar, foi condenado a pena de prisão efetiva por ter andado a assaltar residências com o ex-vice-presidente do Sporting, Paulo Cristóvão. Há, todavia, quem garanta que estava sem o equipamento vestido, logo, em exorbitância de funções. Menos mal.
11. Agora, caro leitor, pense que este grupo de criminosos tolerado pelo Estado, promovido pela Federação e financiado pelo FC Porto, sabe onde os árbitros vivem e exercem a sua atividade laboral extrafutebol. É quase impossível um árbitro ser isento num jogo dessa Camorra."

Guilherme Arana | O substituto ideal de Grimaldo?


"Será Guilherme Arana a Melhor Opção Para Os Encarnados?

Fim de linha para o espanhol Grimaldo, em choque frontal com a direção encarnada e com a blaugrana – que tanto o namorou e, subitamente, mudou o interesse para outros alvos. Nascido na La Masia, ofendeu-lhe sobremaneira o afastamento.
Está em último ano de contrato, tem 26 anos e o futuro, cada vez mais escasso, relembra-lhe a urgência de triunfar nos maiores palcos e em especial no país natal, única via razoável para atingir o zénite: a titularidade da Roja.
Ao Benfica, perante este cenário e as consumadas (falhadas) tentativas de renovação, cabe a procura de algum retorno financeiro. Saída a custo zero, a partir do próximo Janeiro, é hipótese possível mas vista como último dos recursos.
A ideia é fazer a troca já este Verão, vendendo o ativo e recrutando outro – mais novo, com igual ou maior margem de projeção, por valor simbólico que permita lucro significativo mais á frente. Sandro Cruz sobe na hierarquia e é, por agora, pensado para suplente. Alguém terá de viajar até Lisboa pronto a assumir.
Um dos nomes já habituado aos rodapés das televisões é o de Guilherme Arana, namoro antigo dos encarnados. O verão passado surgia como pedido expresso de Jesus – que já o tinha tentado para o seu Flamengo, estava Arana em Bérgamo a ser visto por Gasperini como… terceira opção.
Mas as pretensões portuguesas esbarraram nos valores pedidos pelo Atlético Mineiro, o mais confortável clube do Brasileirão quando falamos em banca. 15 milhões foi o valor veiculado pela imprensa, divergiram os clubes no método de pagamento – e a história ficou por ali, com Arana a ficar para ser um dos grandes destaques no título brasileiro do Galo.
Junto a Hulk – a dupla Marvel, já que Guilherme é visto como… Homem ‘Arana’ – e Diego Costa, superiorizaram-se a todos os outros concorrentes de forma autoritária. Na tabela final, mais 13 pontos que o segundo lugar Mengão e 18 que o campeão continental Palmeiras, o Verdão de Abel Ferreira.
Arana, que já tinha sido eleito o melhor ala esquerdo do Brasileirão 2020, prémio que juntou á Bola de Prata e Craque do Ano, acumulou mais 49 jogos, com cinco golos e sete assistências – o que lhe valeu a chamada à Canarinha de forma mais convincente, estando presente em cinco jogos da seleção entre setembro e outubro, de qualificação para o Mundial.
Voou pela esquerda e vai mantendo o ritmo em 2022, já que acumulou minutos nos últimos dois jogos: noventa contra o Chile e seis contra a Bolívia, jogados em Março.
Mas para chegar a este nível muito penou Guilherme. Ainda que tenha começado de vento em popa, no paulista Corinthians, onde se formou – aos 16 anos sobe aos AA’s pela mão de Mano Menezes, treinava com eles e jogava pelos sub20, mostrando que o nível era realmente de profissional: o seu rendimento foi tão incontestável na Copinha São Paulo 2015 que foi imediatamente inscrito no campeonato Paulista.
Sairia por empréstimo para o Athletico Paranaense, por estar tapado por Uendel e Fábio Santos. Durou pouco. Fábio saiu e a diretoria paulista não teve dúvidas: seria Arana a segunda opção a partir dali. No primeiro jogo que faz, foi do inferno ao céu.
Um erro seu dá golo adversário mas o apoio dos colegas e a sua própria coragem viraram o destino já fatalista ao contrário, com uma grande exibição a partir dessa falha e preponderante envolvência nos golo crucial da equipa. Estava lançado e Tite, o atual selecionador brasileiro e seu técnico á época, dava o mote.
Jogo contra o Sport, na Arena. Eu com 17 anos. O time brigando pela liderança do Brasileiro. No intervalo, o Uendel, que tinha sentido uma lesão, chega em mim e diz: “Se prepara que eu não vou aguentar até o final.”
Então, vem tudo de novo…
Friozinho na barriga.
Nervoso, muito nervoso.
Estava 3 a 1 pra gente, jogo tranquilo. Mas, logo depois de entrar em campo, eu falho num lance e o Sport diminui. Passa mais um pouco, eles empatam com uma jogada pelo meu lado.
Acontece tudo que eu mais temia: errei na frente dos caras, na frente da nossa torcida, no meu jogo de estreia.É louco como um lance ou uma infelicidade pode simplesmente destruir o nosso sonho. Mas aqueles caras que me deixavam nervoso só de olhar pra eles nos treinamentos fizeram com que eu me sentisse a pessoa mais calma do mundo no momento de maior pressão da minha vida.
Na saída de bola, o Renato Augusto já dá em mim, como quem diz: “Vai, fica à vontade. Errar faz parte”. O grupo inteiro me deu moral e não deixou que eu me abalasse pela falha.
Já no fim do jogo, eu arrisco um drible na lateral e faço a jogada do pênalti que o Jadson cobrou para garantir a vitória. Ufa, eu consegui dar a volta por cima bem rápido.
Lembro até hoje das palavras que o professor Tite me disse após a partida: “Tu tem futuro, moleque, porque tu é corajoso”. Abri meu Instagram, e tinha muito mais mensagens que naquela vez que estreei na Copinha. A maioria me dando os parabéns por ter me recuperado durante o jogo.
Realizei meu sonho de pivete. Fui bicampeão brasileiro pelo Corinthians. E mesmo com pouca idade, eu já me sentia pronto para subir mais um degrau na carreira: jogar na Europa.
Era o Sevilha quem batia à porta. Já no pós Monchi, num plantel ainda assim bem recheado de nomes: Kjaer, Lenglet, Navas, Banega, Nzonzi, Sarabia, Ben Yedder ou Muriel. Arana chega em Dezembro para concorrer com Escudero e Carole, ex-benfiquista. As coisas não saíram bem, a adaptação não foi a mais fácil e seis meses resultaram em… três jogos.
Nesse Verão, emprestado seria á Atalanta. Preparava-se a equipa de Gasperini para atingir os Quartos da Liga dos Campeões, onde seria eliminada pelo PSG no Estádio da Luz, numa época onde se afirmaram como uma das equipas da moda do Continente.
Foi a época de Ilicic, Muriel e Papu Gómez como porta estandartes dum futebol fulminante, que traduziria um descomplexada relação com a baliza adversária, 98 golos em 38 jogos de Serie A. Arana, atrás de Gosens ou Castagne, fez… quatro jogos. 75 minutos.
Por mais bons treinos que experienciasse, continuava a faltar rotação de jogo ao brasileiro. A estadia na Europa estava a cumprir-se um fracasso, gerou-se a ideia de que tivera saído cedo demais do calor de Veracruz. Arana percebeu a ideia e aceitou esse passo que muitos consideram atrás para conseguir voltar mais forte.
Voltou para o grande projeto mineiro e acertou na mouche. Ele e o clube, que recrutou para as suas fileiras o melhor lateral do campeonato, que só não o foi destacado enquanto Jesus treinou Filipe Luís. O que se torna um elogio, dada a rodagem europeia do lateral ex-Chelsea e Atlético. Para Arana, rivalizar com alguém desse calibre é a confirmação de que a Europa tem lugar para si. Desta vez com outro compromisso.
O nível avassalador que apresenta tem chamado à atenção dos principais intervenientes do futebol europeu. Arsenal, Lyon, Tottenham. O SL Benfica era dos mais insistentes e agora, com a situação Grimaldo, ainda mais.
Depois de Mathías Olivera, craque uruguaio do Getafe, ter praticamente tudo acertado com o Nápoles, surge apenas o nome de Francisco Ortega, pérola do Vélez Sarsfield, como concorrente á vaga lisboeta. Mas na América do Sul… Arana é rei e senhor.
Estará o Benfica disposto a ir ao encontro das exigências mineiras, tendo consciência do ponto rebuçado em que se encontra Guilherme? Conseguirá o SL Benfica ter consciência da sua própria necessidade e das características inatas do brasileiro, as mais adequadas a um sistema como o de Roger Schmidt? Veremos que resposta teremos nas próximas semanas."

Juniores - 13.ª jornada - Fase Final

Alverca 1 - 2 Benfica
Franculino, N. Félix


Demasiado emocionante! A perder quase todo o jogo, demos a volta em 3 minutos, entre os 84 e os 87 minutos!!! E mesmo depois, o Alverca este quase a empatar... o André e trave 'salvaram'!!!
Isto, numa partida, disputada num sintético mínimo, sem condições para este nível de competição! Não compreendo como é que a FPF continua a permitir jogar Fase Finais em sintéticos quando os Clubes tem relvados naturais disponíveis! Jogar num sintético muda tudo, é quase um desporto diferente...!!!

Não posso deixar de realçar a reacções dos jogadores da casa no final do jogo, num jogo que nada mudava na vida do Alverca! Depois de 90 minutos de anti-jogo, sou obrigado a pensar que até nos Juniores existem 'malas'!!!
Já o apitadeiro, que na 1.ª parte deu 2 segundos de descontos, depois do jogo ter estado parado várias vezes, uma delas, quase 2 minutos... No 2.º tempo, com o Benfica a ganhar, parecia que ia dar um 'prolongamento' de 30 minutos!!!

Estamos a 3 pontos do título! Não acredito que os Corruptos recuperem a desvantagem nos golos (+4), vencendo o Braga no Seixal, seremos quase de certeza Campeões! Mas falta a vitória... e temos que jogar melhor, desde do 1.º minuto!

Em relação à qualificação para a Youth League, da próxima época, creio que já estamos 'praticamente' qualificados, já que existem vários Campeões sub-19 que estão qualificados através da classificação da equipa de seniores...



PS: Taça do Mundo de Canoagem, na Republica Checa, com o Fernando Pimenta a conquistar o Ouro, no K1 1000m e a Teresa Portela, o Bronze, no K1 500m.

Quentinho!!!

Benfica 89 - 72 Oliveirense
25-20, 20-18, 19-10, 25-24

Jogo quase sempre controlado, que 'aqueceu' com a expulsão do Clifford e dos 'restantes', que entraram em campo!!! O Monteiro andou o jogo todo a provocar o Clifford, mas o americano não pode reagir daquela maneira... Não me parece que o Monteiro tenha alguma coisa pessoal contra o Clifford, pois já não é a primeira vez que o vejo com este tipo de comportamento... o problema é que os árbitros, permitem as picardias, e depois...
Mesmo sem Postes na parte final, controlámos a partida, com o Gaines e o Betinho muitos ofensivos e efectivos!
Faltam mais duas vitórias...

Derrota...

Benfica 3 - 4 Sporting

Não fomos inferiores, fomos agressivos, mas nos momentos decisivos a bola não ajudou, por exemplo, o 4-2 ficou na trave, e na resposta, num ressalto, deu 3-3!!!

Nas arbitragens mais equilibradas nestes jogos, mesmo assim, não 'conseguiram' marcar  a 6.ª falta ao Sporting: no lance do 4.º golo, o nosso treinador protesta aquilo que seria a 5.ª falta do adversário, nada é marcado, e na sequência (num erro de marcação do Rocha), sofremos o golo decisivo!

Inacreditável (mais uma vez) o comportamento do banco Lagarto, e começar pelo seu treinador! A maneira completamente impune como consegue ofender tudo e todos nas barbas dos árbitros, sem estes fazerem nada é digna de registo... Um autêntico suíno, que tem vivido à custa de muitos empurrões, que se acha o maior!!!

PS: Amanhã temos a Final feminina. Numa época onde perdemos duas das melhores jogadoras do mundo antes de começar os jogos; durante a época as lesões em jogadoras importantes tem sido muitas e variadas... e mesmo assim, estamos a lutar pelos títulos todos! Hoje, vitória convincente, amanhã na Final será complicado, mas já demonstrámos este ano, que mesmo com o plantel incompleto, temos capacidade para ganhar...

Derrota...

Corruptos 32 - 28 Benfica
(19-15)

A equipa está com a 'cabeça' na Final Europeia, hoje até ao intervalo ainda demos alguma luta, mas após dum desperdício do Kallman, a vantagem aumentou... e andámos sempre muito longe do marcador! Pelo menos, parece que o Arnau é o único indisponível...

Vamos à negra!!!

Valongo 5 - 2 Benfica

Está complicado... Obrigados a um perigoso 3.º jogo, na Luz! O 1.º jogo já tinha deixado o aviso, hoje permitimos novamente o prolongamento, mas desta vez, tudo correu mal no tempo extra...

O adversário tem um bom guarda-redes (já contratado por nós...), mas de resto, muito sinceramente não se entende...

Juventude... e a Pauleta!

Benfica 2 - 0 Vilaverdense
Pauleta(2)


Fim de época, com a nossa jogadora mais fundamental, a marcar os dois golos: Pauleta!
Sim a Cloé e a Jessica, fintam e marcam mais golos, mas a Pauleta, é na minha opinião a nossa melhor jogadora!!!

Boa época, excelente na Europa... falhou a Taça internamente! Tudo isto, praticamente sem uma ponta-de-lança, após a lesão da Nycole!

Uma nota para a Final da Champions, de hoje: vitória para o Lyon. O mesmo Lyon que encontrámos na fase de grupos!

Benfica After 90 - 2022 Season Wrap Up!

Falsas informações no "Correio da Manhã"


"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que é falso que tenha pago ou seja obrigado a pagar qualquer valor a Paulo Gonçalves relativamente a uma possível venda do seu jogador Darwin Nuñez.

É igualmente falso que Paulo Gonçalves seja agente de Darwin Nuñez.
É ainda falso que Paulo Gonçalves tenha procuração para vender Darwin Nuñez.
Uma vez mais sobre o Benfica o "Correio da Manhã" teimou em desrespeitar a verdade, o Clube e os seus adeptos, mesmo tendo sido alertado, por fonte interna inquestionável, para a falsidade da informação que, ainda assim, decidiram publicar.
Questionamo-nos, por isso, se o fez com o intuito inaceitável de dar à estampa mais uma história falsa apenas porque "vende", ou se o promoveu com o intuito de agradar às obscuras "fontes" que diariamente os alimentam com temas que não o são e mentiras sobre a atividade do Clube.
O Sport Lisboa e Benfica reserva-se o direito de agir em conformidade com mais um episódio de profundo desrespeito por parte do "Correio da Manhã" e do Grupo Cofina."

Alerta silencioso!!!


"Nem um Alerta CM, nem 3h de Liga D’Ouro a dissecar o escândalo, nada. Um redondo vazio de notícias sobre algo que vai a tribunal e julgamento por corrupção desportiva. Imaginem se fosse uma notícia falsificada e reciclada com 10 anos acerca de um árbitro que vive em casa dos pais e não tem onde cair morto."

Listas!!!


"“Tenho na minha lista dois juízes-conselheiros do Supremo, um procurador da República, um juiz-desembargador. Acha que estas pessoas não vão fazer braço-de-ferro na justiça pelo Sporting?” - Frederico Varandas, 2018
Amigo Varandas, desta nem os "amigos" o safaram. Você cometeu um erro fatal: meter-se com o Calor da Noite, a única entidade/instituição/associação acima de qualquer Lei neste País. Aliás, já devia saber bem isso, porque na reunião da Aliança do Altis ficou bem esclarecido e delineado que o plano era exterminar o Benfica sem olhar a meios. Nas costas dos outros vemos as nossas. Se o Calor da Noite estava nessa disposição, também está na disposição de vos atirar para canto, se assim precisarem.
Agora, limite-se a ganhar segundos lugares, porque o primeiro vai ser sempre do Calor da Noite. Sabemos que os adeptos do seu clube não se importam, desde que o Benfica esteja atrás de vocês está tudo bem, por isso não se preocupe que tem o futuro garantido à frente do BCP por mais uns anos valentes! Vai é ter que viver com a realidade de que é o único clube a julgamento por corrupção desportiva. Quer uma dica: chateie os seus amigos juízes-conselheiros do Supremo, o procurador da República, o juiz-desembargador para eles escavarem um bocadinho a fundo o Calor da Noite...é que pagar 25 mil euros a um jogador para facilitar é uma brincadeirinha no parque para o Calor da Noite. Os milhões que eles gastam com esse modus operandi...é só quererem que facilmente os apanham. O problema é que parece que ninguém quer "tocar" nessa gente, ainda aparecem esfaqueados no dia seguinte e depois é um problema..."

Em busca de fazer história | SL Benfica


"Conseguirá o SL Benfica Fazer História?

A equipa de andebol masculina do Sport Lisboa e Benfica está a realizar uma das épocas mais positivas dos últimos largos anos. Apesar de estar praticamente arredado da luta pela conquista do campeonato, a equipa tem compensado isso com a melhor campanha europeia da história do Benfica na modalidade.
Essa campanha europeia culminou com a qualificação para a Final Four da EHF European League, tendo o Benfica conseguido a organização do evento, indo este realizar-se na Altice Arena nos dias 28 e 29 de Maio. O Benfica irá disputar as semifinais contra a equipa polaca do Wisla Plock, sendo a outra semifinal disputada pelos alemães do Magdeburg e pela equipa croata do Nexe.
Neste artigo, irei fazer uma breve análise de cada equipa, bem como um balando de ambas na competição, resumindo o percurso de todas elas até chegar à Final Four.

Sport Lisboa e Benfica
Depois de ter eliminado sem problemas a equipa suíça do HC Kriens-Luzern na primeira ronda, seguir-se-ia o primeiro passo histórico na segunda ronda, com a equipa encarna a conseguir eliminar os alemães do Rhein-Neckar Lowen, fruto de uma vitória por 33-28 no pavilhão da Luz.
Seguiu-se a Fase de Grupos, onde o Benfica conseguiu terminar no segundo lugar do grupo B atrás dos dinamarqueses do GOG, e vencendo sete dos dez jogos disputados. O maior destaque vai para o facto da equipa ter ficado à frente do HBC Nantes, finalistas da Champions na época passada, fruto de uma vitória caseira por 31-30 no último jogo do grupo, tendo ainda conseguido um empate a 33 golos em França com apenas 12 jogadores disponíveis (entre os quais 2 guarda-redes e 3 pivots) fruto de várias lesões e casos de covid-19.
Seguiu-se mais uma equipa francesa nos quartos-de-final, o Fénix Toulouse que viria a causar bastantes problemas ao Benfica tendo conseguido uma vantagem de quatro golos na primeira mão. Mas a jogar em casa, a equipa orientada por Chema Rodriguez voltaria a dar uma demonstração da sua raça e ambição, conseguindo reverter a eliminatória com uma vitória por 36-30.
Nos quartos-de-final seguiu-se a equipa eslovena do RK Gorenje Velenje, um adversário teoricamente mais acessível face às equipas que os encarnados já tinham defrontado. Neste último obstáculo, o Benfica conseguiu uma vantagem confortável de sete golos na primeira mão em casa, que lhe permitiu gerir o jogo da segunda mão, conseguindo assim a histórica qualificação para a Final Four.
Para este feito histórico no andebol encarnado, muito contribuíram os guarda-redes Sergey Hernández e Gustavo Capdeville, que têm realizado épocas sensacionais e foram decisivos em vários jogos, mas que também estão bem seguros pelos bons desempenhos defensivos dos pivots Alexis Borges e Rogério Moraes e do veterano sueco Jonas Kallman.
No ataque, o lateral-esquerdo Petar Djordjic tem sido o “bombardeiro” da equipa, sendo atualmente o quarto melhor marcador da competição com 90 golos marcados. O central Lazar Kukic também tem sido um quebra-cabeças para as defesas adversárias, sem esquecer os contributos importantes de Belone Moreira, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Rogério Moraes.

Orlen Wisla Plock
A equipa polaca irá defrontar o SL Benfica nas meias-finais, tendo conseguido qualificar-se para a Final Four da competição sem grandes dificuldades. Depois de terem eliminado a equipa romena do HC Dobrogea Contanta na segunda ronda, a equipa foi líder do grupo A, vencendo nove dos dez jogos disputados.
O TBV Lemgo Lippe (clube que esteve no grupo do Benfica) foi o obstáculo mais complicado que o clube polaco teve pela frente, conseguindo uma vantagem de três golos na primeira mão que seria o suficiente para se apurar para os quartos-de-final. Aí, teriam os suíços do Kadetten pela frente, numa eliminatória onde o Wisla Plock conseguiria levar a melhor sem quaisquer problemas ao conseguir o apuramento com uma vantagem de 15 pontos.
As principais figuras da equipa têm sido o lateral-direito internacional polaco Michal Daszek, os russos Dmitry Zhitnikov (central) e Sergei Kosorotov (lateral-esquerdo), o ponta-esquerda croata Lovro Mihic. O pivot internacional espanhol Abel Serdio também tem sido um elemento importante na equipa, bem como os internacionais polacos Adam Morawski (guarda-redes) e Przemyslaw Krajewski (ponta-esquerda).

RK Nexe
O Benfica já se cruzou com esta equipa croata na temporada 19/20, na terceira eliminatória da EHF Cup, na qual o Benfica conseguiu na altura levar a melhor pelos golos fora de casa, qualificando-se então para a fase de Grupos. Nesta temporada, o RK Nexe tem sido a sensação da competição, fruto de um trabalho de continuidade e de evolução assente na potencialização de vários jovens que se têm destacado nesta época.
O Nexe eliminou o Azoty Tárnow na primeira ronda, sendo que na segunda ronda, conseguiu eliminar os dinamarqueses do Sikelborg com a eliminatória empatada, mas com a vantagem de ter mais um golo marcado fora de casa.
O RK Nexe integrou o grupo C da competição, no qual terminaria em terceiro lugar com cinco vitórias em dez jogos, situando-se atrás do Magdeburg, clube com o qual se irá reencontrar na semi-final em Lisboa.
No “mata-mata”, o BK Nexe conseguiu transcender-se e eliminar duas equipas teoricamente favoritas, ao eliminar a equipa macedónia do Eurofarm Pelister nos oitavos-de-final e os dinamarqueses do GOG nos quartos-de-final.
A principal figura da equipa tem sido o lateral-esquerdo Halil Jaganjac, que é o segundo melhor marcador da competição (o melhor entre as equipas que ainda estão em prova) com 97 golos marcados. Para além dele, o ponta-esquerda Marin Jelenic e o pivot Gianfranco Pribetic são outros jovens que se têm destacado nesta equipa.
Porém, esta equipa não vive apenas da juventude, tendo também jogadores experientes que têm sido importantes na campanha europeia da equipa, tais como o ponta-direita Fahrudin Melic, o lateral-direito Pedrag Vejin e o pivot Mario Tomic.
Teoricamente, o RK Nexe é a equipa menos forte desta Final Four, mas o conjunto croata já mostrou que não deve ser subestimado.

SC Magdeburg
Teoricamente, a equipa alemã é a mais forte a competir nesta Final Four. Lideram o campeonato alemão de forma confortável e já conquistaram o Mundial de Clubes nesta temporada.
O Magdeburg entrou directamente para a Fase de Grupos da competição, tendo dominado completamente o grupo C com nove vitórias e um empate. Seguiu-se o confronto contra o Sporting CP nos oitavos-de-final, numa eliminatória que foi disputada taco-a-taco com os leões, com a turma alemã a conseguir o apuramento já no cair do pano no segundo jogo.
Seguiu-se outro confronto difícil nos quartos-de-final contra o HBC Nantes, mas no qual a equipa demonstrou a sua superioridade, conseguindo derrotar o conjunto francês com uma vantagem de cinco golos na eliminatória.
Esta equipa possui uma espinha dorsal nórdica, na qual se destacam sobretudo o trio da primeira linha formado pelo norueguês Christian O’Sullivan, o dinamarquês Michael Damgaard e o islandês Omar Magnusson (melhor marcador do EHF Euro 2022). Para além destes, o guarda-redes Jannick Green e os pivots Magnus Gullerud e Magnus Saugstrup Jensen também têm um papel importante na equipa.
Para além do congénere nórdico, o internacional holandês Kay Smits e os internacionais alemães Philipp Weber, Lukas Mertens e Tim Hornke também são jogadores importantes na equipa.
O Magdeburg trata-se de um conjunto com um plantel profundo e com bastante experiência ao mais alto nível, mas o Sporting demonstrou que é possível fazer frente a esta equipa."

Visão Vermelha - Tier List - Equipamentos do século