Últimas indefectivações

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A 'incorrecção' de juntar futebol e crise (II)

"As dificuldades por que passa Portugal (e o Mundo) deveriam conduzir quem decide a ser prudente e parcimonioso. No futebol, a cultura dominante é a de que vale tudo, desde que se ganhe. E, ao invés, de que nada vale, quando se perde. A única métrica é a do marcador. Tal constatação leva a que a ponderação das decisões e sentido de responsabilidade se desvalorizem como factores de avaliação de uma gestão desportiva.

Um facto é objectivamente irrefutável: este modo de agir constitui uma fuga para a frente. Perigosa fuga, quando se sabe que, nos próximos anos, o retorno dos dinheiros gastos será mais difícil ou impossível. As receitas com publicidade e merchandising vão recuar, o acesso à banca é mais difícil e mais caro, a diminuição do rendimento disponível das famílias vai manifestar-se numa menor receita de bilheteira e de quotas de associado e - mais grave - atravessa-se a pior altura para negociar direitos televisivos, por sua vez suportados por publicidade que se retrai.

Os clubes são instituições que sobrevivem como os Estados: acumulando dívida e passivo ou antecipando proveitos futuros. Repercutem para a frente os gastos de hoje. Com uma diferença: não podem cobrar... impostos!

Esta é uma crise que nem sequer tem levado a um pacto de contenção entre clubes. Pelo contrário: a ideia é vencer, no mercado, o opositor, custe o que custar e a quem custar. Ao que sei, da fartura dos quase trinta jogadores que os três grandes contrataram, não há um único português (apenas Michael para não jogar e Eduardo por empréstimo). Apenas magotes de jogadores banalíssimos por milhões. Iguais ou piores que muitos dos que cá nasceram. Mas que, na onda da crise, dão sempre azo a comissões e outras prebendas sem crise."


Bagão Félix, in A Bola

A 'incorrecção' de juntar futebol e crise (I)

"Gosto muito de futebol. E aprecio o seu contributo para a «felicidade nacional bruta a preços do mercado». Mas num País em que, simbolicamente, o Presidente da República nada ganha pelo exercício das suas funções, acho que no futebol tudo está hiperinflacionado. Ou seja, poderíamos ter o mesmo por menor preço...

Em severos tempos de crise, é dificilmente compreensível a atmosfera de abundância que, impassivelmente, se continua a respirar no mundo do futebol. Lá fora e - mais surpreendentemente - cá dentro.

Houvesse rating para os nossos principais clubes e, por certo, ver-se-iam gregos (até mais do que portugueses) na escala das letrinhas que, implacavelmente, as agências de notação lhes assinalariam.

A facilidade com que se fala de milhões para cá, milhões para lá no futebol, é uma forma perversa de separar este mundo à parte da realidade dura da vida dos portugueses. Num País, onde um modesto trabalhador vai ter de prescindir de metade do seu subsídio de Natal, contratam-se e apaparicam-se uns rapazes que ganham num dia duas ou três vezes mais do que o tal 14.º mês decepado.

Estou consciente de que o que agora e aqui escrevo não é desportivamente correcto... E, certamente, também não é o que o povão da bola gosta de ler e ouvir. Quer sempre mais, indiferente a saber quem vai pagar a factura (mais tarde ou mais cedo e inexoravelmente, o mesmo povão).

Sei que sempre foi assim. O que não compreendo é que este sempre ter sido assim se agrave num momento em que a ética de austeridade ou é para todos ou não existe. Alguém que nada conhecesse de Portugal, e só olhasse para as primeiras páginas desportivas, diria que Portugal era um verdadeiro oásis no meio do deserto da penúria."


Bagão Félix, in A Bola

Capdevila



O defesa esquerdo titular indiscutível da Selecção Campeã do Mundo e da Europa já assinou pelo Benfica.

Na minha opinião é uma contratação de risco, apesar do curriculum, o Capdevila tem 33 anos. Como estamos nas vésperas de um Europeu, espero que o jogador venha com a motivação para corresponder...

É obviamente um jogador experiente, duro, muito bom no jogo áreo defensivamente e ofensivamente e com um remate certeiro fora da área. Agora não esperem grandes dribles...


Dois pensamentos...



Benfica 1 - 0 Toulouse



1. Pensando no Campeonato, que só começa daqui a 4 semanas, as expectativas que este plantel dá aos Benfiquistas, têm que ser altas...

2. Pensando no jogo da próxima Quarta-feira com Trabzonspor, as expectativas estão condicionadas, por um defeso complicado, com a chegada de muitos jogadores novos, e a ausência de outros devido aos 'parvos' compromissos das Selecções!!!

A principal ilação deste jogo é que o Benfica, no meio-campo, e na 'frente' tem 'duas equipas e meia!!!' As opções são muitas, e de qualidade. Os famosos 'automatismos' ainda estão perros, como é normal neste início de época com muitos jogadores novos, mas o potencial está lá... Esta época o Jesus não vai ter desculpas para não fazer rotação do plantel... Só o Cardozo não tem no plantel um substituto 'parecido' na forma de jogar...

O jogo foi morno, é verdade que o adversário não é um grande 'nome', mas a Liga Francesa é muito equilibrada, a diferença dos melhores, para o meio da tabela é 'curta'. Sendo que este Toulouse é praticamente constituído por jogadores formados na 'cantera', portanto com um conhecimento mútuo profundo, que a pré-época não 'atrapalha'!!!

Todos os jogos têm servido para melhorar, hoje tivemos bastante melhor nas movimentações defensivas, só permitimos duas oportunidades ao Toulouse (dois contra-ataques, um em cada parte...). Ofensivamente falhámos alguns passes fáceis, porque os jogadores queriam jogar depressa (mesmo quando não era exigido...).

Creio que o único jogador que jogou abaixo do expectável foi o Bruno César: tem tudo para ser o próximo mal-amado dos Benfiquistas!!! Tentou demasiadas vezes o primeiro toque, demonstrou bastante ansiedade... O Garay não engana, a maneira como 'dobrou' os parceiros, e a forma eficaz como passa a bola, são amostras de grande talento... O Emerson começou tímido, mas mesmo sem entrosamento, equilibrou a defesa com a sua presença... O Enzo finalmente 'carburou', mas o Urreta não lhe vai facilitar a vida!!!... O Nolito tem um pouco de 'Jara', e vai marcar muitos golos, mas dificilmente vai 'encaixar' com o Cardozo!!!... O Saviola está com muita vontade, e o Aimar hoje, demorou sempre demasiado a soltar a bola... As dúvidas sobre o Matic começam a ser 'apagadas'. Ele não era um '6', mas está a aprender depressa. Se calhar está na altura para se refazer as contas da transferência do David Luíz!!!... Admito que a 'imagem' (televisiva) que tinha do Witsel não era a 'melhor', hoje depois de o ver ao vivo, afirmo que vai ser o melhor jogador do Campeonato!!!... O Jardel voltou a demonstrar apetência pelos golos(!!!) Ao contrário de muitos acho que o Jardel não é tão mau como pareceu no jogo com o Servette, não vai ser uma estrela, mas pode ser útil... O Fábio Faria não deve ficar no plantel, mas admito que fiquei surpreendido com as exibições positivas como Central nestes últimos dois jogos... O Nuno Coelho poderá ser uma opção de recurso para defesa direito, se calhar menos 'irregular' que o André Almeida... O deslumbramento/displicência do Nico às vezes irrita... Desta vez foram só 10 minutos, mas voltei a gostar bastante do Rodrigo Mora...




PS: Uma primeira nota para as arbitragens!!! No primeiro jogo do Algarve, o Nuno Coelho sofre uma entrada 'assassina', fica no chão, não protesta, a falta é marcada a nosso favor, e quando se levanta, leva Amarelo!!! (tendo sido mostrado na sequência deste lance mais dois amarelos a jogadores do Benfica!!!). No segundo jogo no Algarve, o Urreta faz uma má recepção, recupera bem, ganha posição, sofre falta, e o árbitro assinala falta contra o Benfica, mostrando imediatamente Amarelo ao Uruguaio!!! Hoje, tivemos que aturar um critério ordinário, mas habitual: os avançados do Benfica são empurrados, agarrados, puxados, rasteirados, e 'segue jogo', os nossos defesas 'sopram' nos adversários, é falta!!! A falta não assinalada sobre o Nuno Coelho, na jogada que deu pontapé de canto, no último minuto da partida, é um bom exemplo...!!!