Últimas indefectivações

domingo, 6 de março de 2016

Campeão do rugido

"A lesão súbita de Júlio César, entregando à baliza ao jovem Ederson, e os 4 golos de Cristiano Ronaldo ao Celta de Vigo, ultrapassando Jonas na corrida pela Bota de Ouro pareciam indicar uma noite funesta. Mas Ederson esteve simplesmente magnífico. É verdade que não brilhou tanto como brilhou no jogo em que foi titular contra o Oriental em Marvila. Mas também não deixa de ser verdade que o ataque do Sporting não o incomodou tanto como o do Oriental nessa tarde já distante em que Ederson se deu a conhecer aos benfiquistas num joguinho para a Taça CTT.
Quanto a Jonas, ultrapassado por Cristiano Ronaldo, voltou a não marcar a um 'grande' mas como os golos de Cristiano Ronaldo não reverteram a favor do Sporting não veio mal maior ao Mundo. E como foi dos pés de Jonas que saiu o golo do Benfica - trocando as voltas e os rins a um adversário e metendo a bola na área para o pontapé de ressaca de Mitroglou - está absolutamente desculpado este magnífico jogador, um dos melhores estrangeiros que já serviu o Benfica e isto é dizer muito.
O Benfica ganhou ontem ao Sporting porque foi melhor. Na primeira parte não deixou o Sporting jogar como gosta e na segunda parte obrigou o Sporting a jogar como não sabe e não está vocacionado. Mas, à campeão, verdadeiramente à campeão, esteve o Benfica no último quarto de hora do jogo quando era suposto ser encostado às cordas pelo adversário. E não foi. Com uma frieza notável, o Benfica soube matar os fantasmas das anteriores derrotas com o grande rival e acabou o jogo com grande categoria.
Nas encenações que precederam o jogo foi visível o optimismo dos anfitriões. RUGIDO DE CAMPEÃO, podia-se ler em letras garrafais no relvado. A 9 jornadas do fim, parecerá um festejo um bocadinho precoce este de se auto-intitular campeão na recepção ao campeão em título. Mas se invertermos a ordem da frase - CAMPEÃO DE RUGIDO - já se justifica plenamente porque ilustra na perfeição o que tem sido o Sporting em termos de chinfrineira e de gritaria desde que, em Junho, se anunciou como candidato a vencer todas as competições em carteira."

Tias Alice e Matilde

"1. À quarta foi de vez. De vez mesmo. O Benfica ganhou em Alvalade e assumiu a liderança da nossa Liga. Foi uma vitória muito importante. Determinante que não decisiva. Rui Vitória ganhou, desta vez, a Jorge Jesus. Jesus não soube, desta vez, parar o bicampeão e, também, o grego. E Mitroglou voltou a marcar, desta vez de forma determinante, após um extraordinário momento individual de Jonas. E Rui Vitória ganhou no momento e no tempo oportunos. O Benfica ganhou indiscutivelmente. Soube parar o Sporting de Jorge Jesus. E Rui Vitória mostrou que sabe montar equipas. Uns jogam alegremente. Outros jogam, como sempre, para serem campeões. Agora para serem tricampeões. E para que haja razões para comemorarmos. Desde logo em restaurantes que marcam e nos marcam!
2. Há dois restaurantes para mim emblemáticos. Pela simpatia e pela generosidade do acolhimento. Pela relação com os proprietários e pela ligação ao futebol. Um é a Tia Matilde e com o querido senhor Emílio e suas carinhosas filhas a mostrarem, sempre, a todos - a todos mesmo, mesmo aos ateus do futebol... - a disponibilidade aberta e a excelente garoupa com gambas. E sem esquecermos o gesto sublime de a mesa do nosso querido e saudoso Eusébio estar sempre pronta para o receber! E com todos, todos mesmo, do professor Eduardo Barroso ao amigo Manuel Serrão, a sentirem-se bem, muito bem mesmo, com o Luís e a dona Isabel, o Vasco e o nosso Tio Emílio. E com o Benfica a naturalmente dominar as atenções e a recordarmos, com saudade, o querido Eusébio permanentemente. Mas sportinguistas, portistas, bracarenses, vimaranenses, boavisteiros e tantas e tantos outros amantes da vida, e de alguns dos seus prazeres, a deliciarem-se com os sabores de uma cozinha singular. E a simplicidade dos homens e das mulheres que nos servem com um permanente e largo sorriso.
3. Um outro restaurante que me marca é a Tia Alice. Em Negrais. Com o seu leitão único. E com o seu arroz de miúdos que me delicia. E com a dona Alice, o senhor António e a expressiva Dona Silvéria a serem exímios na arte, aqui bem saloia, de receber. Com esmerada cortesia. Ali em Negrais, mesmo no adro de uma comunidade que se afirma permanentemente, sente-se o cheiro do leitão a assar. Entra-se na cozinha e vê-se um internacional do futebol português a ajudar no fabrico de uma iguaria que identifica um lugar, que provoca sã concorrência entre famílias e que busca sempre mais e diferentes mercados. Falo do Marco Caneira. E já com os filhos mais velhos - que são netos e bisnetos - a ajudarem na arte de bem servir e de melhor receber. E falo de uma casa esta Tia Alice, onde para alguns há a vontade verde de vencer e para outros o sentimento encarnado de triunfar. Na diversidade e sempre com hospitalidade singular!
4. Para mim cada jogo entre Sporting e Benfica é, também, e tal como na Tia Alice, um momento diferente. É rivalidade mas é igualmente partilha. É vontade imensa de vencer mas é, ao mesmo tempo, uma sensação de deixa andar. As unhas não são atacadas nem as minhas pernas se mexem tanto. Consigo olhar, apenas nestes jogos, os lances divididos de forma mais serena e os erros dos árbitros - que os há naturalmente - estão sujeitos a um barómetro acrescido de desculpa. Se ganho sorrio. Não gozo. Se perco, em silêncio cúmplice, aceito a piada. A mensagem irónica. Não me melindro. Em cada um destes confrontos, é o Pai de um lado e o Filho querido e único, do outro. E no meio por vezes o sabor ao leitão com aquele arroz que me delicia. Não é o Pai Fernando contra o Filho Alexandre. Nem, porventura, o Marco contra o António. É o Alexandre e o Fernando juntos nos estádios umas vezes ou sentados nos sofás. Mesmo que seja uma distância próxima a ou, como nos últimos anos, aquela distância imensa que vai de Lisboa a Luanda.
5. O Alexandre, o meu querido Filho, ajudou-me, desde o princípio deste milénio a olhar para cada clássico de Lisboa de forma diferente. Ele foi o verdadeiro embaixador do desportivismo! E cada um de nós interioriza, em cada confronto, que qualquer que seja o resultado final, o dia seguinte é a essência - que não o mercado! - do nosso prolongamento vivencial. A nossa tribuna de honra foi o jogo. Apenas o jogo. Já ganhei e já perdi. Como ele já ganhou e já perdeu. Já discutimos, a sério, lances e opções técnicas e tácticas. De muitos treinadores. Sempre transitórios já que as instituições é que são permanentes. Já discutimos decisões e omissões. Declarações e provocações. Mas nunca proclamámos a superioridade, fosse as sentidas verdades fosse o sentido de algumas mentiras. Nunca nos violentámos nas palavras e, em regra, tent(á)amos partilhar a tristeza daquele que saiu derrotado, particularmente naquelas circunstâncias mais dolorosas. Que já as houve. Sabendo que ontem foi o 298.º confronto entre dois emblemas que marcam a história do desporto e do futebol português. Nunca suscitámos a maldade mas não minimizamos o fervor. O fervor do triunfo. O sabor de uma vitória. E tendo mutuamente sempre presente aquela frase do extraordinário Ferenc Puskas no momento da derrota, em 1954, da forte Hungria frente à Alemanha: «Nós jogamos alegremente. Eles jogaram para ser campeões»!"

Fernando Seara, in A Bola

Questão de detalhe

"É inevitável que a história de um derby comece pelo resultado. Alguns dirão que é o desgraçado vício dos cronistas de futebol. Não é verdade. É o vício da História que sempre foi feita por quem vence e que tende, sempre, a entronizar o vencedor.
É, porém, compreensível que, sobre o jogo de ontem, os sportinguistas não consigam tirar da memória aquele lance de Bryan, a meia dúzia de metros da linha de baliza, com a bola pronta para golo e a chutar por cima da barra, acertando no impossível.
Alguns sportinguistas menos conformados, lembrarão, ainda, que o lance do golo do Benfica surgiu de um momento fortuito, de uma bola prensada, de um ressalto teimoso para o golo do grego com barbicha de diabo.
Lembrarão os benfiquistas que do mesmo mal se queixaram no jogo com o FC Porto, na Luz, em que tantas oportunidades tiveram e de nada lhes serviu.
Sorte e azar. Por muito que procuremos cientificar o jogo de futebol - e há por aí tanta gente a tentar explicar um jogo de futebol à luz das ciências positivas - por vezes, esquecemo-nos, mesmo, que um jogo de futebol é essencialmente um jogo e que, por assim ser, há que admitir a possibilidade, especialmente em jogos muito disputados, muito lutados, muitos nivelados, possa ser decidido pela sorte e pelo azar. Ou, se quisermos ver a coisa de um modo menos místico, por simples pormenores, enfim, por pequenos, mas decisivos detalhes.
É, aliás, curioso como esses pequenos detalhes podem ser tão grandes na razão de um resultado de um jogo de futebol.
Compete, porém, aos cronistas darem uma versão mais objectiva do acontecimento, explicar que a sorte e o azar só existem no intervalo do mérito, do talento, da qualidade competitiva. Como também só existem no intervalo das incompetências e dos momentos de ineficácia. A verdade é que nenhum detalhe teria valido ao Benfica, se não fosse a extraordinária capacidade técnica e táctica dos seus jogadores. Até porque o Sporting não desiludiu. Os seus jogadores foram, de facto, grandes e souberam fazer deste irrepetível derby um dos grandes derbies da história do futebol português.
E é isso que importa fixar na memória de quem gosta de futebol. Em honra dos derbies centenários. Em honra do futebol português."

Vítor Serpa, in A Bola

Um fantástico campeonato!

"Que enormíssimo campeonato! Três clubes em luta acesa pelo título, alternância de lideranças e grandes jogos de futebol.
Um adepto que goste do jogo, é isto que vê, em primeiro lugar. Um adepto que apenas goste do seu clube e se deixe dominar pela emoção quando ganha e quando perde, acaba por não ter a noção real do que verdadeiramente está a acontecer de imensamente grande e interessante nesta época e no futebol português. 
Vai o Benfica, agora, na frente, mas o campeonato nunca esteve tão aberto. Jorge Jesus, que, ontem, humanamente, se deixou trair pela emoção própria do jogo e do resultado, tinha razão quando dizia que este campeonato vai ser disputado ombro-a-ombro e até final pelos três clubes que são candidatos ao título.
Há muito não acontecia e, nesse particular, honra seja feita ao Sporting que se fez regressar, de pleno direito e de pleno mérito, a essa condição real de candidato. E honra seja igualmente feita a Rui Vitória, que começou por ser o patinho feio da prova, mas que conseguiu construir uma equipa de combate, uma equipa com raça, uma equipa que tem sabido ultrapassar dificuldades esperadas e inesperadas, como a que, tão súbita e inesperadamente, sucedeu com Júlio César, a poucas horas do derby.
Hoje, volta a ser dia grande, num fim de semana fantástico. O FC Porto tem provação difícil em Braga e tentará tomar conta do seu próprio destino.
Para os portistas, a vitória do Benfica em Alvalade acaba por ser um resultado interessante, se souber tirar partido disso. Se ganhar, ficará mais próximo do primeiro lugar."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: Habituado aos Campeonatos Dourados, onde os Corruptos chegavam a Março, com mais de 10 pontos de vantagem, o Serpa dos Croquetes, já confunde equilíbrio, com qualidade! É uma facto um Campeonato está equilibrado, mas está equilibrado por baixo...

Ir mais longe

"A cada espreitadela que vamos dando pelas 'contas' das grandes SADs do nosso futebol mais se confirma a realidade que cresce: o peso excessivo e desproporcionado dos montantes gastos nas 'comissões' e 'encargos' com os serviços de intermediação/representação de jogadores, relativos à aquisição e alienação dos 'passes', assim como os 'prémios de assinatura' para a celebração e renovação de contratos de trabalho. O negócio do futebol está ancorado na actuação dos 'agentes intermediários' - com mais ou menos profissionalização, estrutura e dimensão geográfica - e é com base nos seus proveitos que deveremos ver o resultado 'líquido' das operações das grandes SADs (e demais sociedades desportivas) quando 'compram' e 'vendem' jogadores. Ademais, esse negócio está dependente dos laços de confiança e dos vínculos contratuais que os jogadores estabelecem com os seus 'agentes' e dos canais que esses representantes consolidam (ou deixam cair...) com os clubes.
Não vale a pena sustentar para os adeptos e para a imprensa que se 'vendeu' por 20 se os custos comissionistas foram 8 (e ainda se gastou outro tanto quando se 'comprou'). Não é curial avançar-se para descanso dos apaniguados que um atleta veio a 'custo zero' se se gastou 5 com 'prémios' e 'encargos', nem assegurar-se que o 'passe' custou 10 se a intermediação (ou as intermediações) importaram o pagamento de mais 3 milhões. É crucial solidificar um sistema transparente e público de todos esses gastos para cada uma das operações, nomeadamente para as SADs que estão obrigadas ao cumprimento do dever de informação perante o 'mercado'. Mas não só. Quando hoje se fala de uma 'transferência', a confiabilidade desportiva exige a identificação de todos os envolvidos na circulação do dinheiro e (entre outras condições) as formas de pagamento. Se assim fosse, não havia qualquer interesse no Football Leaks ou outras fugas de documentos. Se assim fosse, não havia suspeições sobre os destinatários das quantias pagas nas migrações dos jogadores. Falando só do topo, analisar as vicissitudes da contratação de Neymar pelo Barcelona ou de Bale pelo Real Madrid é ter em ponto grande a magnitude desta nuvem que alimenta e se alimenta do futebol.
Pode não ser o mais simpático e popular. Mas se Infantino, o recentemente eleito presidente da FIFA, quer, de facto, mudar, tem de mudar nas matérias da credibilidade. Ir mais longe (do que já existe) e mais firme nos Regulamentos dos Intermediários e das Transferências seria um bom começo."

A autoridade disciplinar do árbitro

"1. Esta semana foi anunciado o indeferimento, por parte da Secção Profissional do Conselho de Disciplina da FPF, por manifesta improcedência, da reclamação de decisão de arquivamento da Comissão de Instrução e Inquéritos, relativamente a alegada agressão em jogo da Liga e não sancionada pelo árbitro.
2. Estes factos significam que passou a haver, pelos clubes, um escrutínio de todos os lances, buscando situações que se lhes afigurem mal decididas pelo árbitro ou por ele não vistas.
3. O actual estado de coisas, não vale a pena escamotear, nasceu com o processo de investigação levado a cabo a propósito do jogo da Taça, entre o Sporting e o Benfica. Como é conhecido, ainda parcialmente não decidido.
4. Não colocando em crise a legitimidade de quem se sente prejudicado nos seus direitos e interesses, a nossa atenção volta-se, porém, para o lado decisório. E, aqui, não é de mais enfatizar que o agente de arbitragem é, em qualquer modalidade, a nível nacional, no estrangeiro e em provas internacionais, a primeira instância disciplinar do jogo e o aferidor do cumprimento das regras técnicas.
5. Vale universalmente, concorde-se ou não, o principio da não impugnabilidade - e consequente não conhecimento pelos órgãos da justiça desportiva - das decisões do árbitro. Tal princípio, comportando excepções, elas são bem contadas e não passíveis de aplicação extensiva.
6. O que é impensável - e destruidor dos pilares das competições desportivas, tal como hoje as conhecemos - é que os órgãos da justiça desportiva fossem além das poucas excepções admitidas e invertem-se o princípio, passando a ser árbitros de segunda e terceira instância."

José Manuel Meirim, in A Bola

Benfiquismo (XXXV)

Na antiga Sede da Rua Jardim do Regedor...
E assim, se fez, se vai fazendo... e irá continuar-se a fazer,
a história, do Sport Lisboa e Benfica...

Redirectas XLII - Águia Letal

Águia letal ontem à noite no wc de alvalidl. Grande vitória. Estratégia perfeita do meu ponto de vista. Entrámos marcámos. E depois trancámos a baliza. Até porque o empate servia às mil maravilhas. Exactamente o mesmo que deveríamos ter feito contra os corruptos.
Dois destaques individuais neste jogo: 
- Mitroglu: mais uma vez decisivo. Espero que seja para ficar por muitos anos;
- Lindelof: um muro intransponível. Para mim é hoje em dia o nosso melhor central e ainda está no início. Este o jogo que marca o início de uma nova era no eixa da defesa benfiquista. O assumir definitivo de Lindelof como um esteio da nossa defesa. Algo como o jogo do PSG foi para David Luiz.
O que dizer das declarações que por aí vão?
Os benfiquistas têm de perceber que o que importa é o objectivo principal e para esse o empate servia perfeitamente. Se tivessemos empatado com os corruptos (e eu acho que ganhariamos o jogo como aconteceu hoje) hoje estariamos com 3 pontos de vantagem sobre os lagartos e com 9 pontos sobre os corruptos. Humildade é muito importante numa equipa que luta para conquistar títulos e existe muito benfiquista que tem dificuldade em ser humilde. A Humildade que nos faltou no jogo com os corruptos.
Quanto aos discursos da treta nem a vale a pena comentar. Só vincar que a equipa fez aquilo que tinha de fazer. Nessa estratégia bem gizada, existiram erros que importa corrigir mas o que importa no final são os 3 pontos. Se eles não marcam estão a queixar-se de quê?
Mais uma vez contra 14 com o campo inclinado 45º como seria de prever. Mas pelo menos este não inventa penáltis e expulsões como o seu amiguinho Proença e eles bem que tentaram. Não os marca mas também não inventa. Ficámos a saber que existem novas regras: podes abraçar o jogador que é considerado falta por excesso de amor mas se puxas a camisola levas amarelo por tentares rasgar o equipamento. Espero que os capitães tenham sido avisados dessa regra especial antes do final da partida. Seria melhor avisarem para os adeptos já saberem com o que poderiam contar para este jogo. Talvez com as novas regras de adopção da tecnologia possam incorporar a divulgação das regras especiais a utilizar antes de cada jogo. Fica aqui a dica.
Rumo ao 35. É o tri e agora mais do que nunca não pode falhar. 
É verdade que faltam 9 jogos mas nós sabemos o que o Benfica vale. 66 golos dizem muito daquilo que espera os nossos adversários para os próximos 9 jogos. Eu digo que se perdermos 5 pontos ainda somos campeões. E eu não estou a contar perder ponto nenhum. Assim nos possamos manter: humildes e focados no objectivo jogo a jogo.
A onda de lesões que não pára é o que mais me preocupa. Mas até ver quem é chamado cumpre. E ainda temos no banco gente muito capaz e que já antes mostrou serviço. Concordo contigo Abidos: Fejsa pode ser a chave para o que resta da época. Com Renato a jogar mais adiantado se tiver de ser. Foi assim que terminámos ontem e não acho que tenha sido por acaso. Na Rússia Fejsa deve jogar a central. Essa é a minha aposta. É para ir com tudo e passar. O Glorioso nos quartos para cimentar uma posição na Europa do futebol. Importantíssimo agora que se começa a falar da Superliga Europeia.
Uma última palavra para o nosso treinador. Rui Vitória merece uma referência especial. Para o adepto que está de fora há muita informação que não possui para poder opinar de forma correcta sobre determinadas decisões. Comparando Rui Vitória com o nosso anterior treinador eu acho que não existem dúvidas que o Benfica está hoje muito mais bem servido. O ser humano antes do profissional. E se todos suspeitávamos que o anterior não era flor que se cheirasse cada dia está mais provado que ele era um ponto de fricção dentro do departamento de futebol. E Rui Vitória é hoje em dia alguém que desempenha o papel que o presidente pretende de um treinador de futebol. "O que importa é o Benfica". Esta frase diz tudo sobre as diferenças de um e de outro. Sobretudo porque não é uma frase feita. Rui Vitória sabe perfeitamente que o Benfica é maior do que ele. Sente-se um priveligiado por poder trabalhar para uma instituição gloriosa como o Sport Lisboa e Benfica. A nós adeptos compete-nos estar junto do homem em primeiro lugar e esperar que ele a cada dia cresça mais como treinador como ele também deseja. Suas palavras depois do jogo foram claras. Ele quer crescer junto com o Benfica. E nós queremos crescer juntos também. Porque o adepto também tem de aprender a crescer a cada dia que passa. Humildade é a palavra chave!

Viva o Benfica! #rumoao35

O caminho faz-se caminhando... até ao fim!

Vermelhão: vitória da humildade, dá liderança isolada...

Sporting 0 - 1 Benfica


Espero que desta vez não existam dúvidas na cabeça do Judas sobre quem está na liderança do Campeonato!!! Mas pelos vistos a memória já não é o que era, ou pelo menos está atrofiada com a derrota desta noite: já que o homem depois de toda a bazófia... já nem se lembra dos dois jogos do Benfica com os Corruptos na época anterior, nem do Sporting-Benfica!!!
É incrível a quantidade de azares que tem caído em cima do Benfica este ano... desta vez, foi o Júlio César (que vai parar cerca de 1 mês... ou mais!!!), depois do Salvio, depois do Luisão, depois do Fejsa, depois do Lisandro, depois do Nico - reparem que estamos a falar de titulares, jogadores nucleares... - agora, foi a vez do Imperador! E como se provou hoje, o Ederson até tem o potencial para o substituir a 100% (eu por acaso até acho que o Júlio César esteve menos bem nos derby's anteriores...), o problema começa a ser a falta de líderes experientes de balneário, dentro do campo...
Em relação ao jogo jogado esta noite, até acho que o podemos comparar com o Benfica-Corruptos: os Lagartos vão-se queixar da falta de sorte, da ineficácia, principalmente do Ruiz... e até têm alguma razão (tal como nós o fizemos!). A diferença entre os dois jogos: é que o Benfica hoje jogou mais do que os Corruptos na Luz; o Sporting hoje jogou menos que o Benfica na Luz com os Corruptos; e o Ederson apesar de ter estado bem, não foi obrigado nem a metade das intervenções do Casillas na Luz!!! Tirando isso: a confiança Lagarta antes do jogo, foi parecida com a nossa antes do Benfica-Corruptos; os Lagartos tiveram mais posse de bola... o Benfica em vantagem acabou por recuar, e jogar em bloco baixo... e a indigestão Lagarta será parecida com a nossa (ou talvez ou pouco mais...!!!).
O Benfica entrou melhor... até ao golo do Mitro fomos a equipa mais perigosa, repartimos completamente o jogo... nos últimos minutos da 1.ª parte recuámos perigosamente. A diferença na 1.ª parte, não foi maior, porque os Lagartos iam dando pau em quantidades industriais... e o Soares Dias foi assobiando para o lado!!!
O 2.º tempo, começou com regras diferentes: logo 2 amarelos para jogadores do Benfica!!! E com este critério, o Benfica que já vinha com vontade de baixar o bloco (apesar dos primeiros 2 remates terem sido nossos...), ainda recuou mais depressa... e foi aqui, que o Ruiz nos 'sorriu' (falou-se tantas vezes na vinda dele para o Benfica, que ele hoje quis retribuir...!!!). Na minha opinião as substituições podiam ter sido feitas mais cedo, principalmente a saída do Jonas e o reforço do meio-campo... Nos últimos minutos, com um Sporting muito ofensivo, podiamos ter gerido a bola de outro forma... mas já havia pouca cabeça!!!
Para mim o melhor homem em campo foi o Lindelof. Algo que não me surpreende, porque nos últimos jogos, tem sido claramente o nosso melhor Defesa. Mas num jogo desta dimensão, acaba por ser a confirmação: temos Central para o futuro... vamos ver por quanto tempo!!!
A chamada à última hora do Ederson à titularidade, também não terá sido fácil de gerir mentalmente... mas esteve impecável...
O Mitro (o tal que o Brunão não quis) continua a marcar golos, contra os 'grandes'... conheço alguns Benfiquistas que só encontram defeitos no Grego, mas para mim, a clausula de compra já tinha sido accionada!!!
O Renato fez a estreia em derby's a este nível e esteve bem (apesar dos demasiados passes falhados)... um pouco mais conservador nas subidas, e manteve a cabeça fria.
Tenho que destacar o regresso do Fejsa, foi importante nos últimos minutos... mas será mais importante nos próximos jogos, começando já na Rússia... sem lesões até ao fim da temporada, será um dos jogadores mais importantes do 35!
O Nico continua em sub-rendimento... o ervado do Alvalixo não ajuda, mas infelizmente este problema já tem algum tempo: desde que regressou da lesão o Nico ainda não atingiu o nível esperado. Hoje compensou a defender...
Muito se vai falar da arbitragem, a realização do PorkosTV assegurou-se disso. As repetições ad mausean de lances perfeitamente normais na área do Benfica, tenho a certeza que vão criar polémica. Agora os cartões perdoados aos Centrais e aos Médios Lagartos ninguém se vai recordar... a forma como marcava todos os contactos junto da área do Benfica (contra), junto da área do Sporting era total a impunidade... é de 'Mestre'!!! Nada de novo...
Acabou por estar bem no Amarelo ao Renato. A entrada é imprudente, mas o Renato não tem intenção de magoar... quando percebe que vai chegar atrasado, dobra a perna, e ao sentir o contacto na perna do adversário, não ferrou os pitõns, como por exemplo o William fez a semana passada em Guimarães!!! Já na expulsão do Adrien, não posso de achar estranho, como é que um jogador, que merecia ter sido expulso em todos os jogos em que participou neste Campeonato, acaba por ser expulso, por palavras, quando já tinha sido substituído!!! A solução teria sido deixar o Adrien em campo, assim tenho a certeza que podia dar a porrada toda, e ainda teria autorização para se dirigir ao árbitro nos termos que quisesse (como ele costuma fazer) e não teria sido expulso, seguramente...
Bem, temos o Benfica na liderança isolada pela primeira vez esta época, ainda falta conhecer o resultado do Braga-Corruptos de amanhã (compreendo se o Braga poupar jogadores, têm tido um calendário sobrecaregadíssimo, vão jogar com o Fenerbache na próxima Quinta... compreendo a decisão. E mesmo com segundas escolhas não dou como garantida a vitória Corrupta!!!), para 'ler' a actual situação da Liga. O Benfica tem de facto o rol de adversários supostamente mais acessíveis (Rio Ave fora, e Braga na Luz são os nossos jogos mais difíceis), mas com a Champions pelo meio, e ainda com a Meia-final da Taça da Liga (sem data marcada); e com os Lagartos e Corruptos sem qualquer compromisso a meio das semanas, para atrapalharem a preparação para os jogos, temos que manter a concentração absoluta em todos as partidas, a começar na Segunda com o Tondela (sem o Renato) que na 1.ª volta ultrapassámos com alguma fortuna, mas agora tem outro treinador e ainda recentemente fizeram um grande jogo em Alvalade...
E já agora esperar que não apareçam mais lesões!!!
Aliás, agora a mensagem tem que ser de calma: nada está ganho. Somámos 3 pontos, que valem tanto, como a vitória com o Tondela... E esta vantagem de 2 pontos, é de facto de 1 ponto, porque em caso de empate pontual com os Lagartos (e com os Corruptos) estamos em desvantagem...
Festejar, com moderação, é o que se exige...!!! E como o mister disse: faltam 9 finais!
Mas neste momento de Festa, até posso sonhar, com uma luta entre Benfica e Corruptos pelo título deste ano, e com o Judas a vencer no Dragay e a dar o Tri ao Benfica...!!! Seria lindo...!!!
Na próxima Quarta em São Petersburgo, para a Champions, só peço mesmo isso: nenhuma lesão! Com o frio, e um relvado muito provavelmente duro, temos as condições ideais para arranjarmos mais problemas... Enquanto ao jogo, o segredo estará na recuperação do Lisandro (e o seu actual momento de forma... as palavras do Rui Vitória no final da partida deixaram-me preocupado!!!), e na nossa capacidade de marcar golos... nem que seja um!



ACABOU! VAMOS BENFICA!!!
Publicado por Sport Lisboa e Benfica em Sábado, 5 de Março de 2016