"O regresso de Haris Seferovic promete agitar o ataque encarnado
Praticamente terminada a pausa para seleções, o futebol de clubes está de volta já este fim de semana e, no caso do futebol português, regressará com a disputa dos 16 avos-de-final da Taça de Portugal.
O SL Benfica defrontará o FC Paços de Ferreira, no Estádio da Luz, pelas 20:45h e constará na lista de convocados um nome que não surge noutro lugar senão na ficha clínica há bastante tempo.
Dois meses depois de ter estado afastado por uma lesão muscular que o impediu de alinhar pela equipa principal dos encarnados por um total de 16 jogos, Haris Seferovic está finalmente apto para voltar aos relvados e ser mais uma opção para Jorge Jesus.
O jogador suíço terá, na frente de ataque, a concorrência de Darwin Núñez, Roman Yaremchuk e Gonçalo Ramos – Rodrigo Pinho encontra-se a lidar com uma rotura de ligamentos, o que o afastará o restante da temporada -, pelo que a luta por um lugar no onze inicial será bastante acesa.
Darwin e Yaremchuk têm sido os habituais titulares da posição. Por sua vez, Gonçalo Ramos tem sido o habitual suplente. Não obstante, Seferovic tem histórico de aparecer quando menos se espera, isto é, a marcar bastantes golos vindo do banco de suplentes, tal como já aconteceu em temporadas passadas.
O suíço esteve convocado na goleada ao SC Braga, mas acabou por não ser utilizado por Jorge Jesus, que decidiu não lançar o avançado no jogo. Agora, após ter voltado aos golos num particular/treino frente ao Estrela da Amadora e beneficiando das ausências de Rafa Silva e Darwin Núñez, que se encontram lesionados, há uma janela de oportunidade para o suíço.
Também o facto de o internacional ucraniano Yaremchuk e o jovem internacional português Gonçalo Ramos terem estado ausentes para representar as suas seleções podem influenciar as escolhas do técnico do Sport Lisboa e Benfica.
O ponta-de-lança helvético já provou anteriormente a importância que tem na equipa e não sendo a “estrela da companhia” tem tudo para ser um elemento importante para atacar as diversas competições disputadas pelo SL Benfica. Pode-se considerar Haris Seferovic um verdadeiro suplente de luxo, até porque seria titular indiscutível em praticamente todas as equipas da liga portuguesa.
Na temporada transata o avançado de 29 anos apontou 26 golos e sete assistências em 48 partidas disputadas de águia ao peito. Pois bem, estes são números que fariam a maioria dos adeptos praticamente venerarem os jogadores, mas isto não acontece com Seferovic.
O internacional suíço ficou rotulado como o “patinho feio” desde que chegou e ainda que tenha mostrado mais do que suficiente para merecer a confiança dos adeptos, estes não lha concedem.
Esta é a sua quinta temporada a envergar o símbolo do Sport Lisboa e Benfica ao peito e apresenta um saldo de 69 golos e 23 assistências num total de 175 jogos. Estes são números de um avançado que merece mais do que aquilo que tem vindo a receber por parte dos adeptos.
Confesso que não sou apreciador do jogo de Seferovic, mas reconheço-lhe toda a importância que este teve nos últimos anos no SL Benfica.
Creio que, como já se tem tornado usual, Haris Seferovic vai conquistar o seu espaço no xadrez de Jorge Jesus e tornar-se-á numa peça fulcral para que o SL Benfica ataque todas as frentes em que se encontra."