Fim de ciclo
Em 2009 quando tomei a iniciativa de criar o 'O Indefectível' fi-lo com um propósito muito específico, criar um espaço aglutinador de benfiquistas indefectíveis que em conjunto lutassem em prol da defesa do Glorioso Sport Lisboa e Benfica.
O Indefectível tornou-se um espaço de referência da blogosfera benfiquista e isso muito me deixa orgulhoso.
Agradecimento mais do que merecido a todo o esforço dedicado pelo Abidos e de igual modo ao ET pela sua fidelidade.
O papel desempenhado por um restrito número de blogues indefectíveis nos quais nos incluímos foi extremamente importante para hoje podermos estar todos a sorrir.
Quem tem memória, recordar-se-á desses tempos idos e quão difícil foi para o Sport Lisboa e Benfica conquistar esse campeonato.
Hoje somos bicampeões e esse facto por si só é algo de extremamente relevante.
Para o Benfica um ciclo se fechou e um novo se está abrindo.
Está fechado o ciclo da afirmação nacional e está-se abrindo o ciclo da expansão internacional.
A afirmação nacional está concretizada.
O ciclo da expansão internacional vem sendo preparado de há muito a esta parte e tem com o Bicampeonato o ponto de aceleração que importava obter.
O Sport Lisboa e Benfica é o clube do mundo com mais sócios.
E um dos clubes do mundo com mais prestígio internacional.
É um clube alicerçado em valores universais cultivados diariamente por quem o ama e representa.
E o maior valor de todos para mim é a superação.
Fazer das fraquezas forças em cada instante irmanados da união estampada no emblema E Pluribus Unum.
É esse poder de superação que guinda o Sport Lisboa e Benfica a patamares ímpares de glória. É essa mística. É esse sentimento que nos invade a alma e os corações.
É tudo isso que torna o Sport Lisboa e Benfica maior que Portugal.
O Sport Lisboa e Benfica foi criado em Portugal por portugueses mas agigantou-se.
O que aqui escrevo pode parecer coisa de pouca monta, mas quem me lê pode acreditar que nestas singelas palavras está quase tudo o que define o elemento central que está na génese de tão grandioso empreendimento.
E é isso que o Sport Lisboa e Benfica é: Um empreendimento. Um empreendimento colectivo e Universal em constante evolução.
Quando um 1904 um grupo de jovens se reuniu para formar uma agremiação desportiva, fê-lo com o sentimento da amizade e da camaradagem pulsando no peito, mas mais do que isso, com o sentimento da superação perante as dificuldades diárias de cada um. Tinham o sonho de através da prática desportiva serem maiores do que a própria vida e vencerem todas as adversidades num desígnio comum rumo à imortalidade. Ninguém lhes faria frente pois a sua vontade, união e determinação venceriam qualquer obstáculo.
Em 1908 deu-se o segundo evento mais importante alicerçado em outro dos valores do Sport Lisboa e Benfica que emanava dos corações de seus membros fundadores: o fazer crescer essa ideia inicial através da aglutinação de vontades num espírito de partilha e de procura do entendimento mútuo entre pessoas de espírito livre e irmanadas dos mesmos ideais. E ao Sport Lisboa junta-se o Benfica.
Desde então para cá, assim tem sido o nosso Sport Lisboa e Benfica. Uma família imensa em constante crescimento sempre de braços abertos para incorporar em si mais vozes e mais vontades com um rumo definido na difusão de um ideal de solidariedade e de união, demonstrando a cada dia ao mais humilde que jamais algo está vedado a todo aquele que acredita ser possível.
Este é o Sport Lisboa e Benfica das origens que foi crescendo e vivenciando tudo aquilo que o crescimento implica.
Um empreendimento gigantesco sustentado pelos corações de cada um dos seus.
O coração benfiquista não tem raça, nem cor, nem credo.
É o coração de todo aquele homem, mulher, jovem ou criança que olha, observa, vivência e se deixa tocar, compreendendo por instantes que o jogo é muito mais do que um mero jogo e que nele e para além dele existe um sem número de emoções e sensações transmitidas e vivenciadas que ultrapassam em muito o arcaico racional humano.
Só quem verdadeiramente sente conseguirá algum dia deles falar.
O jogador entra em campo e se agiganta e já não é mais o simples homem é alguém transfigurado por essa mística indecifrável aos olhos de quem não consegue sentir.
A mística do Sport Lisboa e Benfica bebe da fonte de seus fundadores e se agiganta em proporção directa à dimensão da humildade de cada um de seus pares.
O Sport Lisboa e Benfica não é de Portugal é do Mundo.
E está chegada a hora de cada um de nós benfiquistas partilhar com o Mundo esse tesouro imenso que cada um de nós possuí.
Deste modo o Sport Lisboa e Benfica mais e mais se agigantará.
Falará múltiplas línguas e estenderá pelas nações do mundo a mística mágica que a todos cativa, preenche e transfigura.
É sob a bandeira da mística que o Sport Lisboa e Benfica se revela como um clube único e indecifrável.
E é sob a bandeira da mística que todos devemos difundir esta nossa imensa paixão.
Esta é a hora de unir esforços a uma só voz para nos fazermos ouvir bem alto em uníssono.
É a hora de criar todas as sinergias.
Chamar à terra os deuses e soltar esse imenso potencial ocultado em nós.
Abre-se para o 'O Indefectível' um novo ciclo.
Já não somos mais apenas os guerreiros que temos sido até aqui.
Seremos agora também guardiões e mensageiros da mística pelo mundo, levando pelos espaços sem fronteiras essa bandeira gloriosa e única.
Seremos uma porta de entrada para uma realidade ímpar. Veículo de vontades. Caixa de ressonância de ideias e projectos. Eixo potenciador de sinergias. Porta estandarte da mística gloriosa.
Seremos uma parte do todo.