Últimas indefectivações

sábado, 4 de abril de 2015

Iluminar o caminho... com golos

Benfica 3 - 1 Nacional

Mais uma final ultrapassada com distinção. Não foi um jogo demolidor, como já assistimos esta época na Luz, mas foi um jogo bem conseguido, onde o Benfica soube gerir a vantagem, com alguma tranquilidade, a excepção foi mesmo aqueles minutos entre o golo do Nacional e um remate perigoso logo a seguir, que levou a Luz a assobiar...
Uma das variáveis esta tarde, acabou por ser o Calor!!! Hoje em dia, os jogos são quase todos à noite (os jogadores parece que gostam do fresquinho da noite), e esta subida de temperatura nos últimos dias parece que surpreendeu alguns jogadores. Então no final da 1.ª parte, houve vários jogadores, das duas equipas, completamente de rastos, com destaque para o Eliseu...!!! Eu, até pensei que o rapaz estava lesionado!!! Aparentemente era só cansaço!!!
O Jesus no final da partida referiu que o Benfica foi incapaz de manter o ritmo, e que isso até é normal, porque ninguém consegue fazer um jogo de 90 minutos a alto ritmo, principalmente na recuperação alta, e nas desmarcações... Tudo isso é verdade, mas hoje, a 'gestão' começou mais cedo: na 1.ª parte logo a seguir ao 2.º golo; na 2.ª parte logo a seguir ao 3.º golo!!!
Será de facto muito difícil parar o Benfica na Luz. A relva está cortada, o relvado é molhado, o que favorece o nosso estilo de jogo... com os nossos jogadores mais ofensivos inspirados, é um regalo observar as combinações... Às vezes até exagerámos nos bonitos!!! Não sei se os jogadores do Benfica tem alguma coisa contra os jogadores do Nacional, mas hoje, perdi a conta às 'cuecas'!!! Parecia que valiam 'pontos'!!!
O jogo até começou 'longe' da baliza do Nacional, os Madeirenses tentaram impedir a 1.ª fase de construção do Benfica, pressionando a saída de bola do Júlio César, mas quando conseguimos colocar a bola no chão, cheirava a golo...!!! Tentámos gerir o jogo logo a seguir ao 2.º golo, algo que podia ter corrido mal... Com as alterações tácticas ao intervalo, ficámos com espaço para efectuar contra-ataques, falhámos alguns golos feitos, mas quando o Jonas meteu a bola na gaveta superior, o jogo ficou fechado... ou pelo devia ter ficado, não fosse o erro do Eliseu... Mas mesmo assim, tivemos sempre mais próximos do 4.º do que o Nacional do 3-2...
Este jogo teve outra variável curiosa: o Machado mudou de estratégia ao intervalo. A perder por 2-0, tirou os três caceteiros do meio-campo, meteu mais um ponta-de-lança, e colocou dois médios-centros de características ofensivas. E não é, que o Nacional jogou melhor?! Esta cultura Tuga, dos 'trincos' e 'retrincos', do perder por poucos, do jogar na contenção e esperar por um erro do adversário, continua a 'matar' o futebol em Portugal. Os Presidentes, e os Treinadores, ainda não perceberam que se quiserem aumentar as receitas têm que apresentar bons espectáculos, em vez dos jogos deprimentes que nos brindam habitualmente. Creio que hoje, ficou provado que o Nacional, não ficou pior, quando arriscou mais...!!!
O Júlio César foi praticamente um espectador, podia ter levado o bronzeador... no golo não tinha hipóteses.
O Lisandro fez um excelente jogo, e não foi uma partida fácil, primeiro o Lucas João, depois o Soares, muito trabalho, muito encontrão... Em relação ao Luisão, perde no passe, na 1.ª fase de construção, mas actualmente, fisicamente, é mais disponível... Pena ter falhado aquele golo...!!!
Mais uma grande partida do Jardel, imperial no ar...
O mesmo se pode dizer do Super-Maxi, intratável, a defender e a atacar...
O Eliseu foi o principal responsável pelo golo do Nacional, em mais uma jogada que demonstrou displicência. Como já descrevi, acabou a 1.ª parte completamente de rastos... felizmente o Nacional não aproveitou.
Mais um bom jogo do Samaris, apesar de ter terminado também bastante cansado.
O Pizzi continua a alternar o muito bom, com algumas decisões erradas. Não é fácil mudar a atitude de extremo, onde se arrisca fintas, para de médio-centro, onde não se pode perder a bola... mas quando as coisas saem bem, é de facto muito bonito!!!
Regresso do Nico, em grande forma, foi o MVP do jogo... a recuperação de bola que fez no 1.º golo foi fundamental. Acabou por exagerar nos bonitos, mas quando está em campo, o Benfica é realmente outro...!!! Foi outro dos jogadores, que teve dificuldades com o calor...
O Toto voltou às grandes exibições, excelentes arrancadas, muitos túneis, e aquela finta no final merecia um golo, mas o poste não quis... Curiosamente o Salvio costuma fazer grandes exibições contra o Marçal, seria interessante ver este duelo na próxima época nos jogos contra os Lagartos!!! (Só agora é que descobri que o Marçal não jogou!!! Foi o Sequeira que jogou a defesa-esquerdo... Mas tirando este simples erro, tudo o que disse sobre os confrontos Salvio/Marçal é verdade!!!)
É difícil arranjar adjectivos para classificar as exibições do Jonas... Pura classe. E até nas saídas de bola do Júlio César, já é o Jonas que dá ordens ao resto do pessoal...!!! Mais dois golos... foi pena aquela cabeçada antes do intervalo, seria mais um grande golo após jogada colectiva...
O Lima também marcou, mas hoje até se destacou nas tabelas de peito!!!
A fava saiu ao Talisca, que entrou para partir um dedo... numa jogada onde devia ter passado a bola mais cedo!!!
É estranho chegar ao fim de um jogo apitado pelo Xistra, e não ter grandes razões de queixa!!! O jogo acabou por ser fácil... pessoalmente, acho que foi condescendente com os constantes protestos dos Madeirenses (e depois no final, deu um amarelo ao Amorim por protestos!!!), e demorou muito a sacar o primeiro amarelo ao Nacional... Apesar de não ter consequência, aquela falta que o Fiscal marca a favor do Benfica, e ele marca ao contrário, é também outra das marcas nos jogos do Benfica: faltas laterais contra o Benfica, basta um 'corrente de ar'!!!

3 pontos em Olhão

Olhanense 1 - 2 Benfica B

Jogo a hora estranha, sem televisão, e com poucas informações...
O João Teixeira, marcou ainda no 1.º tempo... o Vítor Andrade parece que marcou um grande golo (mais um?!)... o Olhão reduziu perto do final.
Continuamos na luta pelo título!

M. Santos; Semedo, Nunes, Valente, Rebocho; Lindelof, Teixeira (Elbio, 82'); Carvalho (Gonçalves, 77'), N. Santos, Andrade; Sarkic (Sanches, 69).

2.º jogo

Corruptos 28 - 27 Benfica

Tal como tinha acontecido no jogo da Taça, voltámos a gerir mal os últimos segundos...
No papel, o Benfica devia ter perdido estes jogos por larga margem, mas temos assistido a jogos equilibrados (onde um único jogador dos Corruptos vale por meia-equipa)!!!
Creio que o objectivo para esta época, aquele que está ao nosso alcance, é a Challenge Cup... e tenho confiança que o Ortega, após aquilo que assistiu, poderá perceber aquilo que falta para o Benfica, fazer no Andebol, aquilo que tem feito nas outras modalidades de Pavilhão em Portugal, nas próximas épocas...
Na Quarta-feira temos o 3.º jogo na Luz. Seria interessante prolongar a meia-final, apesar dos resultados (no Benfica, só a vitória interessa...), esta equipa tem de facto algumas limitações, mas tem espírito colectivo, e merecia ir pelo menos ao 5.º jogo...

Juniores - 6.ª jornada - Fase Final

Rio Ave 2 - 1 Benfica

Com a derrota dos Corruptos em Guimarães na última jornada, a esperança, apesar de ténue, regressou... mas agora, independentemente dos outros resultados, estamos fora da corrida do título, definitivamente.
A função principal da Formação é fazer evoluir os jogadores, e não vencer exclusivamente títulos, mas não deixa de ser frustrante, uma geração que já chegou a levar 14 jogadores às Selecções (na mesma convocatória), ter um desempenho tão fraco...
Hoje, acabámos com 9 jogadores, parece que ainda falhámos um penalty...!!!