Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Vencer sempre para ser campeão

"O Benfica mesmo quando não joga bem joga melhor que o FC Porto. É por isso muita justa a euforia azul e branca no final do clássico. Não perder na Luz foi excelente para o FC Porto. Sem deslumbrar, o Benfica tentou sempre ganhar e jogou melhor que o adversário, mas não venceu. A insatisfação do Benfica com o resultado, é a nossa maior vitória, mas não ignoro que o FC Porto ficou bem mais perto do seu objectivo de ser campeão ao não ser derrotado.
O V. Setúbal e o Boavista também festejaram, com justiça, quando empataram na Luz. O FC Porto já não depende apenas dele para o conseguir, mas também se apenas dependesse dele, nunca seria campeão. Há mérito do FC Porto em ter chegado aqui nesta posição, a acreditar nos outros para ser campeão.
O Benfica tem umas contas simples, tem que vencer os sete jogos, se quiser revalidar o titulo. Agora é mesmo só o Benfica, contra o anti Benfica. Vai ser uma luta sem tréguas e muito difícil, mas não deixa de ser apaixonante.
A grande vantagem do Benfica e V. Guimarães sobre a concorrência é que lhes falta mais um jogo para acabar a época. Um jogo especial, um jogo único, o jogo dos jogos, porque estar no Jamor é excelente. Benfica e Vitória conseguiram lá chegar com demasiado sofrimento sustos escusados, e perigos evitáveis. Sobre o jogo com o Estoril prefiro nem escrever. Vou fazer de conta que me rendo ao pragmatismo do resultado e do apuramento. Dia 28 de Maio, no Estádio Nacional, lá estarão SL Benfica e Vitória SC onde todos os outros gostavam de estar e só Benfica pela 36.ª e Vitória pela sétima vez conseguiram. Vencer a Taça de Portugal é o segundo objectivo da época, e o Benfica luta por conquistá-lo.
Ainda não ganhamos quase nada, mas ainda podemos ganhar quase tudo, vamos a isso já no domingo em Moreira de Cónegos."

Sílvio Cervan, in A Bola

Rui Vitória 2020

O Benfica anunciou hoje a renovação de Rui Vitória, por mais 2 anos, até 2020.
Depois da 'fuga de informação' em Janeiro, todos sabíamos que a decisão estava tomada, independentemente dos resultados no final da época!!! Era tudo uma questão de escolher o melhor momento para o anúncio... Tendo em conta o 'ciclo' negativo de notícias anti-Benfica dos últimos dias, com a irrelevante 'cartilha', parece-me claro que o anúncio teve como objectivo, 'mudar' as 1.ªs páginas!!!

Rui Vitória, entrou no Benfica com muitos anti-corpos, mas o Tri acabou por 'abafar' as críticas!!! Mas sempre que o resultado não é o esperado, os 'críticos' saem da casca!!! Pessoalmente, considero as criticas muito exageradas... esta época, os condicionalismos têm sido muitos, começando pelas lesões, pela pressão dos Anti's, arbitragens inacreditáveis após invasão do Centro de Treinos da Maia... e até os 'normais' problemas de todas as 'grandes' equipas, como a renovação do 11 (jovens/veteranos)... etc..!!!

Agora, para quem pensar que este anuncio garante a permanência do treinador, até 2020, obviamente não conhece o mundo do Futebol... onde tudo muda, rapidamente!

O meu único desejo, neste momento, é que este anuncio público, não seja usado para distrair a equipa daquilo que realmente importa: o Tetra!!!


Futebol a duas velocidades...

"Portugal, visto de fora, deve ser um país curioso. Aliás, há mais de dois mil anos já os romanos diziam que os lusitanos eram um povo estranho, que não se governava nem se deixava governar. O futebol, hoje em dia, é um bom espelho dos contrastes que marcam o País. Por exemplo, apostamos na formação mas há clubes que disputam a I Liga e que não têm, sequer, um campo de treinos; temos a selecção campeã da Europa de futebol e somos o gozo do mundo inteiro por albergarmos aquela que é considerada a equipa mais violenta do mundo; conseguimos criar uma escola de treinadores de referências e somos os recordistas de chicotadas psicológicas ao nível da Europa; organizamos eventos planetários, onde se discute o futebol do futuro, enquanto que os dirigentes dos nossos clubes se comportam como se vivessem no tempo das cavernas.
É neste país de contrastes que surge mais um exemplo de oito e oitenta: no mesmo dia em que houve uma reunião de alto nível para estudar a forma de combater a violência no futebol (43 agressões a árbitros e agressões físicas e verbais nas bancadas...), o que nos remete para uma realidade terceira-mundista, ficou a saber-se que a final da Taça de Portugal contará com videoárbitro a sério, situando-nos, nesse particular, na vanguarda do futebol à escala global.
Foi isso, venha o videoárbitro, que nos coloca na casa do oitenta; mas procuremos fugir, restantes situações (e tantas ainda são), da casa do oito, para onde temos sido desgraçadamente arrastados por mentalidades obtusas, lideranças permissivas e governantes com medo da sombra."

José Manuel Delgado, in A Bola

Contadores de Estórias ep. 4

Conversas à Benfica (I)

Aquecimento... 7 batalhas, e o Jamor!

Benfiquismo (CDXXX)

Super-Mealheiro !!!

Sinais da bola

"154 dias de espera
Grimaldo não jogava desde 1 de Novembro, na recepção ao Dínamo Kiev, para a Champions. Esteve cinco meses e três dias (154 dias, se preferirem) sem poder fazer o que mais gosta. Ontem, percebeu-se, entrou com muita vontade de recuperar o tempo perdido.

Cinco esquerdinos
Se entrar em campo com o pé esquerdo dá azar, pelo menos para os mais supersticiosos, o que dizer de uma equipa com cinco esquerdinos no onze (algo raro)? A menos que Júlio César, Grimaldo, Filipe Augusto, Cervi e Zivkovic tenham entrado de pé direito...

O golo que faltava
Ao 21.º jogo pelo Benfica, Zivkovic estreou-se finalmente a marcar. Era, provavelmente, o golo que lhe faltava e que até chegou na melhor altura, já que tem andado na mó de baixo. Quanto ao talento do sérvio, esse não merece discussão, tem um pé esquerdo fabuloso.

Proeza de Bruno
Não sabemos que rumo tomará a carreira de Bruno Gomes, mas, aos 20 anos, já leva histórias para contar aos netos sobre esta época. Dos sete golos pelo Estoril, em 23 jogos, quatro foram marcados a Sporting e Benfica. Mais: dois em Alvalade e dois na Luz, ontem.

Muito obrigado
Num futebol que tão mal tratado tem sido por parte de dirigentes (e comentadores, por arrasto), importa agradecer a quem mais interessa, os jogadores (e os treinadores) pelo grande espectáculo de ontem. Como o nosso futebol pode ser bonito dentro do campo."

Gonçalo Guimarães, in A Bola