Últimas indefectivações

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Maximus !!!

Sucesso no futebol

"O futebol é o desporto que, em teoria, menos deveria conduzir ao sucesso. Ao contrário de outras modalidades, joga-se com os pés e não com as mãos. Ora os ditos pés são, creio, a parte mais tosca para o homem se exprimir. Quase todos os outros desportos precisam das mãos - parte do corpo bem mais artística e habilidosa - para se jogar. No futebol, a mão é até pecaminosa.
Certo é que a primeira medida do sucesso no futebol é ter bons pés. Se possível, ser destro e canhoto. Bons pés significam força, direcção, capacidade de finta para , em futebolês, o chuto ter conta, peso e medida com o discernimento de se poder para jogar com o pé que se tem mais à mão, como dizia o saudoso Alves dos Santos.
Curiosamente, no guarda-redes o que é essencial é ter boas tenazes, embora o pé seja uma das medidas dos seus erros.
Passando ao lado das pernas e músculos (determinantes para a velocidade, salto e capacidade de reacção), chegamos à cabeça. E se por cabeça pensamos nas cabeçadas, tivemo-las ao longo do tempo, para todos os gostos. Até cabeças em forma de quilha podem ser um decisivo factor de sucesso porque provocam o efeito bilhar (o caso de Vata, embora ironicamente mais recordado pela mão).
Porém, se por cabeça pensarmos no juízo, as coisas mudam de perspectiva. Um bom jogador deve ter os pés bem assentes no chão. No duplo sentido. Maradona por ser baixo tinha um centro de gravidade tal que raramente caia, mas o juízo (ou falta dele) tem-lhe sido adverso.
Curioso é verificar que, no mundo do futebol, há quem tenha sucesso construindo, mas também o há quem lá chegue, destruindo. Daí a cotação aumentada das chamados trincos."

Bagão Félix, in A Bola

Vencer e convencer

Benfica 29 - 23 ABC

Mais um jogo convincente do Benfica. Depois do início de época tremido, parece que o Benfica está a acertar o passo... os erros na gestão das substituições que existiram nos primeiros jogos, deixaram de existir, é verdade que os adversários são um pouco mais fáceis, mas parece-me que os responsáveis aprenderam com os erros...
Excelente primeira parte, chegámos ao intervalo com 6 golos de vantagem. O ABC reagiu, aproximou-se - e tendo em conta a habitual irregularidade desta equipa fiquei preocupado, admito... -, com alguma culpa nossa, chegou a 2 golos de distância, mas na parte final o Benfica voltou a distanciar-se.
O ABC recentemente venceu o Sporting, e perdeu por um golo com os Corruptos, hoje em ataque planeado o Benfica defendeu muito bem (9 golos sofridos), mais de metade dos golos do ABC foram em contra-ataque (12), muito por culpa do Humberto Gomes (um dos melhores guarda-redes portugueses)...
Uma nota final, para mais uma excelente exibição do Álamo, que por ser tão 'normal', já nem é notícia, mas é sempre bom lembrar!!!
Agora vamos ter uma série de jogos para o Campeonato, com os adversários supostamente mais fáceis, não podemos facilitar...

PS: Continuo sem perceber os critérios que estes senhores apitadeiros - supostamente os melhores do País!!! -, tanto nos livres de 7 metros, como nas exclusões!!!

Derby com vitória do Benfica !!!

Pois é, até no Surf !!! Hoje, o 'nosso' Jordy Smith, venceu em Peniche, sem apelo nem agravo, o Frederico Morais (creio que o seu Clube é mesmo o Sporting... assim como o seu pai...!!!). Foi na 3.ª ronda... amanhã de manhã, na 4.ª ronda com o Josh Kerr e o Nat Young, o Jordy tem tudo para seguir directamente para para os Quartos-de-final... 
Força Jordy, com o mar nestas condições 'anormais' para os Supertubos, tem tudo para levar o Caneco!!!


PS: Espero que a piada seja entendida, como uma piada!!! Neste momento existem vários jovens surfistas portugueses com condições de entrarem no World Tour (Vasco Ribeiro, Francisco Alves, Nico Van Rupp, José Ferreira...), mas por acaso até acho que o Frederico Morais é aquele que psicologicamente (espírito competitivo) tem mais hipóteses, de 'substituir' o também 'nosso' (Benfiquista) Tiago Pires na alta roda do Surf...!!! Não estou a antecipar a 'reforma' do Tiago, mas com a lesão deste ano, as probabilidades do Tiago receber o Injury Wild Card são baixas, e não sei se o Tiago tem motivação para voltar ao WQS e tentar novamente a qualificação, era bom que assim fosse...!!!

ADENDA: Afinal o Kikas (Frederico Morais) apesar da descendência, demonstrou um extremo bom gosto, e contrariou a corrente familiar, juntando-se à família Benfiquista!