Últimas indefectivações

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Jorge Jesus e a apologia do 'EU'

"Para quem se dirigiu o discurso de autoelogio de Jesus? Para os seus antigos patrões? Para os actuais? E os jogadores, o que terão comentado?

O que terá levado Jorge Jesus a autoelogiar-se na conferência de imprensa do último sábado? De repente, como se os seus méritos não fossem suficientemente reconhecidos, o treinador do Sporting tratou de desvalorizar todos os que têm trabalhado com ele - staff, jogadores, dirigentes - assumindo-se como o Rei-Sol que ilumina o futebol português e a causa do sucesso das equipas por onde passa (está, pela oitava vez consecutiva,a lutar pelo título, que conquistou em três ocasiões). Para quem, imediatamente após a tremenda exibição de Madrid, estaria a falar o técnico leonino? Para os seus anteriores patrões? Para os actuais? De facto, aquele discurso, de que não desdenharia Mohammed Ali (esse sim o Maior) caiu do céu aos trambolhões, tanto mais que Jesus acabava de receber um quinhão apreciável de elogios, na sequência do jogo do Bernabéu. Estava ainda o mundo do futebol a dirigir as palavras de Jorge Jesus quando, em Vila do Conde, os planetas se alinharam, criando uma justiça cósmica contra o egocentrismo, que acabou com a estrondosa derrota do Sporting por 3-1.
É evidente que os leões não perderam por causa do exercício narcisista de Jesus na véspera. Saíram derrotados do estádio dos Arcos porque pagaram a factura do que fizeram em Madrid. Um jogo como aquele, com uma derrota fora de horas a servir de balde de água gelada, deixa sempre marcas não só físicas mas sobretudo psicológicas. Por isso, foi um Sporting desconcentrado aquele que se apresentou em Vila do Conde, com o azar adicional, para os leões, da equipa de Nuno Capucho ter arrancado uma exibição valorosa. Mas as palavras do treinador - que dificilmente fará um acto de contrição, não lhe está nos genes o exercício de humildade - não podem ter caído bem nem junto dos adeptos, nem dos jogadores e dirigentes.
Jorge Jesus é um excelente treinador de futebol, um homem que estuda o jogo há muitos anos e que, finalmente, numa fase adiantada da carreira, teve oportunidade de mostrar o que valia. Mas parece que de vez em quanto precisa de ser chamado à realidade, umas vezes em forma de Kelvin, outras como ontem se viu.
Jesus, quando anda com os pés bem assentes no chão e se preocupa apenas com o seu mister, é um mister de enorme valia.

ÁS
Gil Dias
É deveras impressionante a capacidade do futebol  português nos surpreender com boas novidades. Ainda ontem, em Vila do Conde, sobressaiu um jovem de 19 anos, Gil Dias, natural da Gafanha da Nazaré, que mostrou talento para voos mais altos, dando razão à prospecção do Mónaco, que o contratou e o mantém a rodar.

REI
Petit
O Tondela precisava de pontos como se pão para a boca e tratou de fazer pela vida, empatando o FC Porto. A equipa de Petit, que à imagem do seu treinador mostra a raça que fez dele o melhor pitbull do futebol português, ainda mantém a lanterna vermelha e tem muito para penar até ao fim da Liga. Mas agora acredita mais...

DUQUE
José Mourinho
Para qualquer treinador, perder três jogos seguidos é um péssimo cartão de visita. Se esse técnico é um dos melhores do mundo e se o clube em causa é o Manchester United, a situação piora exponencialmente. Para tomar o panorama ainda mais sombrio, há que dizer que os jogadores de Mourinho parecem descrentes...

Dragão de Nuno não consegue cuspir fogo
«Vínhamos com a intenção de conquistar os três pontos e não podíamos sair daqui com este empate»
Nuno Espírito Santo, treinador do FC Porto
Depois de uma exibição agradável com o V. Guimarães, dois maus resultados lançam um manto de dúvidas sobre o FC Porto de Nuno Espírito Santo. Parece claro que o técnico ainda não deu com a tecla certa e a sua equipa voga ainda num mar de incertezas tácticas, limitada por um plantel manifestamente mal construído. Obviamente nada está perdido, mas é preciso mostrar mais...

E agora, qual será o futuro de Talisca?
Nem foi pelo golo que marcou, nem pelo forma como o celebrou. Foi pelo que disse e como o disse que Talisca tornou impossível o regresso ao Benfica (pelo menos para entrar nas contas do treinador), com quem mantém vínculo contratual. Uma situação mal avaliada por Talisca, que não retirará quaisquer benefícios...

Grande jogo
Benfica e SC Braga defrontam-se esta noite com a liderança do campeonato no ponto de mira. O que vencer passa a ser a candeia que alumia duas vezes, se empatarem, serão os leões a manter o primeiro lugar. Há meia dúzia de meses, José Peseiro, então técnico do FC Porto, venceu Rui Vitória na Luz (e quem diria nessa noite que o Benfica acabaria por sagrar-se campeão...) acentuando a característica de bête noire do técnico encarnado. Hoje, apesar da lesões que não lhe largam a porta, Vitória procura a primeira vitória oficial em casa na presente temporada. Um teste difícil, ou não fosse, nos dias que correm, de forma incontestada no plano desportivo, o SC Braga o quarto grande de Portugal."

José Manuel Delgado, in A Bola

Benfiquismo (CCXXIV)

Em 2015 foi assim...
... e hoje...