Últimas indefectivações

domingo, 14 de dezembro de 2014

Natal vermelho !!!

Corruptos 0 - 2 Benfica

Nas habituais conversas entre Benfiquistas antes do jogo, defendi que actualmente a melhor dupla de ataque do Benfica será o Jonas/Derley. Desconheço qual seria o resultado se estes dois têm jogado, mas ao contrário de outros 'experts', quando o Jesus não segue os meus conselhos, não costumo crucificar-lo. Uma coisa é a opinião dos treinadores de bancada, outra coisa são as opções do treinador. Hoje tivemos mais uma prova, que afinal o treinador pode ter razão, mesmo quando vai contra a opinião da grande maioria dos adeptos, que não desejavam (ou esperavam) o Lima a titular...!!!

Não sei se reparam mas esta noite, a melhor equipa do Mundo e arredores, que joga maravilhosamente bem, ficou a 10 pontos do Benfica; e a outra equipa, que tem feito 'grandes' exibições na Champions, ficou a 6 pontos (que podem ser 7)!!! Também não sei se reparam, que a tal equipa maravilha, do tika-taka, que aumentou a massa salarial em mais de 50%, que contratou tudo o que havia para contratar, voltou a não ganhar, contra um adversário bonzinho: Lagartos Taça perderam; Shakhtar empataram os dois jogos, no finalzinho de ambas as partidas; e agora com o Glorioso, novamente em casa, perderam... e isto contra um Benfica, somente 'regular'!!!

Depois de mais umas semanas, onde o Benfica vendeu supostamente todo o plantel, depois de mais umas semanas onde o Benfica está à beira da catástrofe: somos líderes, com uma vantagem confortável... mas os outros, é que estão bem!!!
No rescaldo deste jogo, tenho a certeza que vão utilizar milhares de vezes a palavra: sorte!!! Mas depois de tanto azar (e afins) que tivemos neste antro, um bocadinho de sorte, até já vem atrasada!!!
Não é fácil fazer destaques individuais, fizemos um bom jogo colectivo, pragmático, entrámos mal no jogo, com um Amarelo aos 2 minutos, que condicionou mentalmente a nossa equipa, mas por volta dos 15 minutos, equilibrámos a partida... Fomos eficazes, mas a reacção dos Corruptos nunca assustou... só a lesão do Luisão abalou um pouco a nossa equipa, as duas bolas nos ferros, foram logo a seguir, mas mais uma vez, a equipa voltou a encontrar-se, e os últimos minutos acabaram por ser estranhamente 'tranquilos'!!!
O Júlio César voltou a estar muito bem, o André assustou-se com o Amarelo prematuro, mas aguentou-se...; o Maxi fez um jogo gigante; p Luisão e o Jardel resolveram os problemas, o César entrou num momento perigoso, levou alguns minutos a encontrar o posicionamento, mas...; o Samaris confirmou o crescimento; o jogo pedia mais um Enzo de contenção...; o Salvio ofensivamente esteve discreto, mas cumpriu defensivamente; o Nico voltou a ser o mais brilhante...; o Talisca foi importante tacticamente, foi importante no 2.º golo, mas devia ter aparecido mais em jogo; o Lima marcou os dois golos, e não precisava de fazer mais nada!!!
Temi o pior com o critério disciplinar, mas o árbitro aguentou-se... Esteve bem, na Mão do Jackson. Já é o segundo jogo do Jorge Sousa no Dragay com o Benfica, onde fez um trabalho razoável, parece que é mais perigoso longe de casa...

A má notícia da noite, foi a lesão do Luisão. Espero que não seja grave. O nosso Capitão não teve muitas lesões na carreira, mas quando tem problemas, normalmente as recuperações são lentas. O César e o Lisandro têm dado boas indicações, mas não são a mesma coisa... Para o jogo com o Gil Vicente, também ficámos sem o André Almeida e o Enzo com o 5.º amarelo. Se o Luisão não recuperar, vamos ser obrigados a fazer 3 alterações, duas delas na defesa... O Benito deverá ser a opção para a lateral esquerda, e o Pizzi (ou o Cristante, ou até o Talisca) deverá ser a opção para o lugar do Enzo.
Os 3 pontos de ganhámos hoje, valem o mesmo, que os 3 pontos em disputa com o Gil Vicente. Com o jogo do Braga para a Taça no meio, o jogo de Domingo com o Gil Vicente, na véspera de Natal, pode ser perigoso!!!

Muito mau...

Braga B 3 - 2 Benfica B

Jogámos cerca de 76 minutos com mais um, e mesmo assim não soubemos aproveitar... acreditando nas crónicas, até foi o Braga em contra-ataque a criar sempre mais perigo!!!
Mesmo com o árbitro, a tentar compensar a expulsão aos 10 minutos do guarda-redes do Braga, o Benfica podia e devia ter feito mais e melhor.
O Rui Fonte é um jogador que neste momento não tem substituto nesta equipa, enquanto não regressar da lesão, o Benfica terá muitas dificuldades em marcar...

M. Santos; Nunes, Valente (Amorim, 32'), Cardoso, Menga (Rebocho, 45'); Lindelof, Pinto; Teixeira (Andrade, 77'), Costa, N. Santos; Guedes.