Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Diagnosticar... e seguir em frente!

Nápoles 4 - 2 Benfica


Vai-se falar de muita coisa nas próximas horas, mas o mais importante, é diagnosticar correctamente o que passou esta noite em Nápoles:
- Precisamos urgentemente do regresso dos lesionados. Para consumo interno, até dá para disfarçar, mas na Champions é impossível esconder o défice!
- Ederson tem que ser titular. Na recta final do Tricampeonato, o Ederson foi decisivo, e só não é neste momento titular indiscutível, devido à lesão na pré-época. Ainda por cima, uma das suas melhores características são as saídas da baliza, tanto pelo ar, como aos pés dos avançados... exactamente aquilo que o Júlio César neste momento não tem... Todos podem cometer erros, ninguém é infalível, mas neste momento aquele que dá mais garantias é o Ederson...
- Lisandro está num mau momento de forma. O ano passado, após a lesão do Luisão foi fundamental... Neste momento, tem demonstrado muita desconcentração, tanto no passe, como nas tentativas de antecipação... Já com o Braga tinha estado em destaque pela negativa.
- A equipa está a sofrer demasiados golos de bola parada, especialmente de Cantos... É verdade que a média de altura baixou, mas quando se defende à zona, tem-se que ser mais 'agressivo'...

Em relação ao jogo de hoje, foi uma daquelas partidas onde pude reforçar a minha superstição, especialmente nos jogos 'grandes', onde entrar 'bem' no jogo, dá quase sempre 'mau' resultado!!!!
O Mitro, que tem estado muito bem, desperdiça duas oportunidades nos primeiros minutos... e os Italianos, praticamente nos primeiros 4 remates que acertam na baliza, marcam golo... Sendo que os primeiros 3 foram de bola parada!!! E o outro é 'frango'...
Os números são cruéis, mas a verdade é que o Nápoles pouco fez para marcar golos esta noite... o Benfica acabou por oferecer-los praticamente todos... Um Benfica sem lesões, e sem grandes factores estranhos, ganhará naturalmente na Luz a este Nápoles.

Como também é tradição, as alterações ao 'onze', vão ser muito criticadas. Antecipei na crónica ao jogo de Chaves, que haveria mudanças da equipa em Nápoles: acertei algumas e falhei outras... Mas não condeno, as opções do Rui Vitória! Com tantos ausentes, especialmente no ataque e no meio-campo, as probabilidades de 'falhar' eram muitas!!!
Era óbvio que tínhamos que reforçar o centro do campo, e o Almeida era a escolha 'normal' (o Celis não tem transmitido confiança), apesar do André se calhar, em condições 'normais', com todos os jogadores disponíveis, teria jogada na Lateral... O Salvio tem jogado mal, portanto era esperada a titularidade do Carrillo... A 'subida' do Horta era uma das opções disponíveis...
Com os problemas no jogo aéreo defensivo que temos tido, 'previ' uma possível 'entrada' do Luisão, acabou por ser a minha 'previsão' falhada... Mas repito, os treinadores de bancada (ou teclado) têm o trabalho facilitado!!!

O Benfica deu vários tiros nos pés esta noite, mas a nomeação deste cabrão alemão foi mais uma provocação dos Ladrões da UEFA... Hoje, o Benfica facilitou-lhe o trabalho, mas ficou sempre a sensação, que caso fosse necessário o 'empurrão' ele iria aparecer!!!

Além da derrota a outra má notícia da noite, foi a saída aparentemente por lesão do André Horta! Com o Samaris e o Danilo lesionados, as nossas opções para aquela posição são muito reduzidas! A confirmar-se uma lesão, a única opção parece ser o 'regresso' do Pizzi ao meio... situação que não me agrada!!!

As derrotas são sempre negativas, mas independentemente dos números exagerados, não vai ser por causa da derrota de hoje, que vamos ser eliminados da Champions! Após o empate com o Besiktas, antevi que os jogos decisivos vão ser os dois confrontos com o Dínamo de Kiev... e nada mudou! Aliás a única notícia positiva desta noite, foi mesmo o empate no Besiktas-Dínamo!!!!

Antes da prolongada paragem do Campeonato, temos o jogo de Domingo com o Feirense. Neste momento, e com todos os condicionalismos, vamos ter uma final da 'Champions' no Domingo à tarde na Luz!!!! Aparentemente dos 6 lesionados, ninguém vai recuperar... se o Horta de juntar a eles, será mais um... O Feirense teve um mau resultado na última jornada, mas tem estado bem, nos jogos onde tem menos responsabilidades... jogando em contra-ataque! Antes da 'janela de transferências' de Outubro, é obrigatório ganhar os 3 pontos!!!

Vitória com dedicatória...

Olhanense 1 - 2 Benfica B


Mais uma excelente vitória, mais uma vez num jogo complicado, comprovando a evolução da equipa, no que respeita à maturidade...
Tudo isto com muitas ausências: parece que o 'vírus' das lesões contagiou a equipa B (além do Rúben Dias, que estava castigado, e assim viajou até Nápoles)!!!
O Guga já tinha 'anunciado' uma lesão grave (6 meses...), mas o Yuri e o Saponjic também estão lesionados, e o Joãozinho saiu de maca, esperamos que não seja grave...!!!

Destaque para o regresso do Romário, que após não encontrar clube para empréstimo, voltou a jogar na B, e acabou por marcar o golo da vitória....

Vitória, com final de loucos...!!!


Nápoles 2 - 3 Benfica


Fomos sempre superiores, vitória mais do que justa, mas como não podia deixar de acontecer, tivemos que acrescentar uma dose de masoquismo totalmente dispensável, só para dar mais emoção ao jogo!!!
Explico: 0-2 para o Benfica, jogador do Nápoles é expulso ao minuto 73'; apesar da vantagem numérica, nos dois primeiros remates que o Nápoles acertou na baliza, marca 2 golos, e empata a partida ao minuto 85'; reposição de bola, e o Benfica volta a marcar...!!! Nos descontos, outro Napolitano foi expulso...!!!

Curiosamente no outro jogo do grupo, o Besiktas estava a vencer 3-0 ao intervalo, e a partida terminou 3-3!!!

Ronaldo substituído!

"Ninguém, sendo bom profissional, gosta de ser substituído. Há profissões, porém, onde a substituição é não só natural, como recorrente. Refiro-me ao futebol, onde, durante os 90m., trocar ed jogadores faz parte da normalidade. Seja por lesões, seja para melhorar a eficiência, para alterar a disposição táctica, para evitar punições, para fazer descansar um atleta, seja até para premiar com aplausos uma exibição... Ainda me recordo do tempo em que tal não fazia parte das regras e logo me vem à memória a derrota do Benfica na final dos campeões Europeus contra o Inter (no seu estádio) e com o defesa Germano na baliza em vez do lesionado Costa Pereira.
Agora está na moda haver amuos, atritos, gestos irreflectidos, deselegâncias nos cumprimentos, garrafas de água atiradas ao chão, por um jogador sair por ordem de quem manda. As câmaras televisivas são, neste aspecto, juízes implacáveis de detalhes, que passam despercebidos aos olhos de quase toda a gente.
Ora, vem todo este arrazoado, a propósito do agastamento com que Cristiano Ronaldo, em Las Palmas, reagiu à substituição ordenada por Zidane aos 72m. Foi de tal modo, que o chefe teve de justificar que substituiu o craque português para o poupar para a Liga dos Campeões.
Percebo que Ronaldo, notável profissional e que nunca vira a cara à luta, se tivesse sentido incomodado com uma decisão a que não está habituado. Só lamento que o estatuto que tão brilhantemente alcançou não lhe dê a serenidade para se conter perante a decisão e a elegância de não desconsiderar quem o foi substituir. Como em tudo na vida, ninguém é insubstituível. Basta visitar um cemitério."

Bagão Félix, in A Bola

Benfiquismo (CCXXXIII)

A velhinha Luz...

Foi por pouco...

Benfica 72 - 75 Varese
28-25, 13-16, 14-13, 17-21

Após o sorteio nos ter destinado o Varese, todos pensaram que seria impossível passar... e muito provavelmente iríamos levar 'capote'!!! Eu não pensei de modo diferente... Mas a pré-época deu boas indicações, e o recente torneio da Luz, confirmou as excelentes indicações... mesmo sem o Raivio lesionado!

Assim, o bom jogo desta noite, acabou por não ser tão 'surpresa' como seria normal! Estivemos sempre dentro do jogo, defendemos muito bem... mesmo com o habitual défice de qualidade nas posições interiores no contexto Europeu (dito isto: ganhámos a 'guerra' dos ressaltos)!!!
Foi pena as más decisões nos últimos 2 minutos!

Se repetirmos a 'dose' em Itália, vamos discutir a eliminatória. Com o Raivio mais tempo dentro do campo (hoje, só fez 12 minutos...), as nossas possibilidades vão aumentar... e já agora, temos que ser mais eficazes nos Triplos!
Creio que para quem não conhecia, o jogo de hoje provou que o Carlos Morais é mesmo um grande reforço...

Recordo que a não qualificação para a Champions, dará repescagem para a Europe Cup.

O Chaves bom e o mau

"Em cada temporada desportiva, os clubes esperam pela visita da águia para receberem o 'abono de família anual'.

À Liga cabe regulamentar as competições e zelar pelo seu normal desenvolvimento e aos clubes compete a responsabilidade pela organização dos jogos em respeito com as regras aprovadas, de aí que não deve ficar sem censura a situação registada no estádio flaviense, no último sábado, que pôs em perigo a segurança dos espectadores devido a um estratagema inaceitável e que não deixou bem na fotografia o emblema anfitrião.
Admite-se que os mandantes do Desportivo de Chaves, afastado da Primeira Liga desde o ano de 1999, não se tenham apercebido de que, entretanto, as coisas mudaram muito, para melhor, com generalizado esforço no sentido de profissionalizar e modernizar o edifício organizativo do futebol português.
Sabe-se que é o Benfica que mais receitas gera para os clubes de pequena e média dimensão em cada deslocação que faz. Não estou a dar novidade alguma. Apenas a fazer eco de constantes e repetidas confissões de dirigentes desses mesmos clubes, os quais, em cada temporada desportiva, esperam pela visita de águia para receberem o abono de família anual, mais gratificante ainda se ela estiver pujante e a liderar a classificação, como sucede. Motivo por que os tais mandantes flavienses, não sei se por ignorância ou se por aproveitamento, ou um pouco das duas coisas, mas sem avaliar as consequências da medida, ousarem entrar em sentido proibido, adulterando a interpretação de uma generosidade regulamentar que autoriza o recurso a um ingresso para acompanhantes de sócios, pensada, julgo eu, para facilitar os mais necessitados dentro dos limites da razoabilidade, como sugerem as boas práticas numa sociedade civilizada.
Não foi a primeira vez que o Chaves e outros clubes se respaldaram nessa escapatória para aconchegarem o lado da receita, mas agora foi-se longe de mais  e a Direcção executiva da Liga, como é hábito e costume, não me parece em condições de virar a cara para o lado à espera que a tempestade passe.
Houve absurda especulação no valor dos ingressos mais caros. Houve desrespeito pelo bem-estar de quem os adquiriu. Houve um problema de segurança que só não assumiu dimensão mais abrangente devido à presença e intervenção da força da PSP. Houve relatos de cenas inadmissíveis em jogo de Liga profissional em que participou o campeão nacional do país que é o actual campeão da Europa. Houve bastante para impedir o doutor Proença de dizer que não sabe ou nada pode fazer. A ignorância e a incapacidade são más conselheiras. Juntas são o prenúncio da desordem...
Depois do escândalo no Salgueiros-Sporting, na última jornada do campeonato de 2000, em que, na ausência de impedimento legal, a Direcção do clube de Paranhos exigiu aos adeptos leoninos valores que chegaram a dezenas de milhares de escudos, a Liga percebeu que tinha de colocar um travão na selvajaria bilhética em nome da credibilização do negócio, com a divisão dos estádios por categorias e balizando as tabelas de preços para cada uma delas.
Dezasseis anos decorridos verifica-se, contudo, que há mentalidades entranhadas na classe dirigente que não se recomendam. Por isso, é preciso mais controlo e rigor.
Não se confunda, porém, o excelente trabalho que o treinador Jorge Simão está a fazer em Trás-os-Montes e o fantástico desempenho de todos os seus jogadores com o resto... Porque do jogo com o Benfica no passado sábado emergiram dois Chaves: o bom, que merece ser elogiado; o mau, que deve ser penalizado. Como escrevia Carlos Pinhão, ai que saudades dos tempos em que Emílio Macedo era a referência elogiada e respeitada do Desportivo...
(...)"

Fernando Guerra, in A Bola