Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Resumo de um dia 'normal' !!!

- O dia começou com uma 'maravilhosa' capa do pasquim Rascord: no dia seguinte a um emocionante clássico Benfica-Corruptos, os pasquineiros resolveram destacar uma vitória dos Lagartos em Olhão!!! Admito que as vitórias Lagartas são tão raras, que eles têm que aproveitar... mas deve ser a primeira vez que o jogo entre os dois 1.ºs classificados, não foi primeira página...!!!
- Logo a seguir li uma anedota no site d'A Bola, o título era mais ou menos o seguinte: «Dragões ponderam apresentar queixa na FIFA ao Anderlecht por causa de Kléber» !!! Primeiro querem nos fazer acreditar que alguém está interessado neste fabuloso ponta-de-lança, e depois querem passar a impressão que estão muito indignados da maneira como os Belgas estão a aliciar o jogador. Isto depois de toda a novela que levou o Kléber do Marítimo para os Corruptos!!! Como diria certo animal: «Genial, Genial, presidente...»!!!
- A meio da tarde oiço na rádio que os Lagartos foram condenados a pagar €360 000 ao Benfica devido ao criminoso incêndio do ano passado na Luz... Ainda fiquei à espera que o radialista, dissesse quantos jogos de interdição tinha sofrido o Estádio Lagarto, mas nada foi acrescentado... ingenuidade minha!!! Mas a notícia não acabou antes de se afirmar que o Botafogo do Lumiar, iria recorrer...!!! Mais tarde li mesmo, que os Lagartos estão mesmo disponíveis a recorrer para os Tribunais comuns!!! Realmente dignidade é palavra completamente estranha para aqueles lados!!! E aviso desde já a Direcção do Benfica, que deverá colocar esta quantia no relatório e contas, na rubrica das dividas incobráveis!!!
- Já no início da noite, fui informado que Meyong, o principal avançado do Setúbal, foi vendido para Angola, deixando assim o Vitória de Setúbal !!! Para a ironia ser ainda maior, o presidente avençado do Vitória ainda afirmou que os Corruptos tiverem interessados no jogador!!! Este é daqueles 'bitaites' que de tão ridículo, só podemos rir...!!! Mas pelo menos o tal adiamento anti-regulamentar do Vitória-Corruptos já deu os seus frutos !!! Frutos ou Fruta, vai dar tudo ao mesmo!!!
- Mas como atrás de tantas 'desgraça' tinha que aparecer uma Luz, o dia não terminou sem o anuncio da renovação do Matic, até 2018, e com uma cláusula de rescisão de €45 milhões!!! Estou muito feliz...!!!

«Sporto»

"1. Cada clube é livre de seguir as políticas desportivo-financeiras que entende, desde que correctas. FC Porto e Sporting resolveram, mais uma vez, entender-se e agora até repartem jogadores entre si, ficando com 50 por cento de cada um. O Sporting, que há um ano e meio se colocou a jeito de perder Moutinho para o FC Porto, prescinde agora de Izmailov, que não estava de forma alguma a justificar o ordenado que ganhava. Ficar-se-á agora a saber se tinha ou não razões para tanta lesão. Será que o Sporting enfiará novo 'barrete'? Seja como for, interessa ao FC Porto ter um Sporting fortalecido em Lisboa, a dar luta ao Benfica, e interessa aos sportinguistas (Direcção e adeptos), maioritariamente anti-benfiquista, perdido que está o campeonato, ter um FC Porto mais forte, que impeça que o título chegue à Luz. 'Junta-se a fome à vontade de comer'...

2. Foi um Benfica com uma grande atitude que tornou fácil um jogo, à partida, bem complicado, no Estoril. Nestes jogos, com equipas mais pequenas, terá de ser sempre assim, não se facilitando. A equipa esteve muito be e voltámos a ter o prazer de contar com Aimar, que será, certamente, um excelente 'reforço' para a segunda parte da época. Para domingo, frente ao FC Porto, espera-se novamente um grande Benfica, um grande jogo, ma boa arbitragem.

3. Basquetebol à parte (o Andebol não jogou), não foi um fim-de-semana feliz para as nossas modalidades, ao contrário do que vinha sendo habitual. Mas continuamos na luta em todas elas. Os principais adversários é que vão variando. É a diferença entre o Benfica (que está em todas) e os outros (está um em cada... ou quase).

4. O Sporting pretendia dois milhões de euros pela transferência de Simão Sabrosa do Barcelona para o Benfica (em 2001). Foi recorrendo e perdendo até ao Supremo Tribunal de Justiça. Foi-lhe mais uma vez negada razão e terá que pagar as custas judiciais. São derrotas dentro e fora o campo...

5. O Supremo também rejeitou mais um pedido de 'habeas corpus' de Vale e Azevedo, que pretendia ser de imediato libertado. Agora diz que vai recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Continua um 'artista'..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Objectivamente (amizades)

"Ou eu muito me engano ou o negócio Ismailov-FCP-SCP vai dar barraca nos próximos tempos! O que é que terá dado na cabeça desta gente para achar que os ares de Vila Nova de Gaia são melhores que os de Alcochete? Será que a doença do russo é uma moléstia que só se pega na Academia leonina?

A estas perguntas só o tempo poderá responder, mas dá-me ideia que a principal razão é chatear o SLB, tentando fazer «pirraça» com o este acordozinho de cavalheiros, como se houvesse cavalheiros nestes dois emblemas para fazerem acordos com esse epíteto!
E, das duas uma, ou Ismailov é mentiroso e fingia que estava lesionado para não jogar, ou os portistas são loucos para contratarem um jogador que passa mais de metade da época a recuperar de lesões sem dar o contributo à equipa... Bom, eles já contrataram o Sokota quando estava no Benfica... Mas pelos vistos não aprenderam a lição!
Grave ainda é esses dois grandes «amigos» recentes quererem dar um exemplo de fair-play e de grande amizade e confiança, como se nos tempos idos não tivessem já passado por situações semelhantes que não resultaram. Financeiramente... só para um. Agora que querem dividir o bolo a meias, vamos ver por quanto vão conseguir vender os passes de Ismailov e Miguel Lopes... Recordam-se as saídas (directas ou indirectas) de Futre, Quaresma, Capucho e João Moutinho, mais a favor do FC Porto e das entradas de 'leão' de Pacheco, Sousa ou Gomes. Fazendo um rescaldo financeiro destas operações não é difícil ver quem ganhou e quem vai ganhar mais dinheiro com as futuras transferências...

Desligado destas negociatas está o SLB cada vez mais pujante e seguro do que quer para o futuro. Depois das últimas exibições temos de estar confiantes na conquista do título esta época. É esse o principal objectivo e espero que nenhum Pedro Proença e seus acólitos venham à Luz estragar o percurso e o esforço que se tem feito até agora."

João Diogo, in O Benfica

"À Porto"

"Ninguém me contou. Eu vi, ao vivo e in loco. Estupefacto e revoltado. Com o meu filho ao lado.
Um guarda-redes de Hóquei do FC Porto agrediu, selvática e cobardemente, com uma violenta stickada, adeptos do Benfica que se encontravam na bancada perto do túnel de acesso aos balneários.
Pensei tratar-se do suplente, que, sentado no banco, tivesse sido alvo de especial provocação ao longo da partida, e jurasse vingança à saída de palco. Vim a saber tratar-se do titular (de capacete parecem iguais), que passou todo o tempo na baliza, sem que alguém, desde o local da agressão, o pudesse ter perturbado até àquele momento. Acredito que tenha ouvido, de passagem, alguns impropérios, coisas natural num jogo entre rivais, em qualquer parte do mundo. Não vi ser arremessado qualquer objecto, ou algo que explicasse tamanha manifestação de brutalidade num individuo que é suposto ser desportista profissional, que tem idade suficiente para ter juízo, e que, para mais, acabara de vencer o jogo.
Minutos depois, entrou a Polícia, e deteve... dois adeptos do Benfica. Não percebi porquê, mas, infelizmente, tenho a preocupante certeza de que no Dragão as coisas seriam diferentes. Aliás, para aqueles lados, tudo é diferente. Entre Madureiras, Abeis e Lourenços Pintos, há um território sem lei, e uma protecção, não da ordem pública ou da cidadania, mas antes daqueles que representam uma dada ideologia de guerrilha regionalista e provinciana - extensível, de resto, a certos meios de comunicação social, o que se viu na forma como este caso foi tratado.
Não sei se o meu filho quererá voltar ao Hóquei. Nem o que lhe dizer se, por absurdo, voltar a ver aquele guarda-redes numa baliza. Mas, pelo menos, a tarde serviu-lhe para perceber aquilo que é jogar 'à Porto' (com intimidação, provocação e teatro na pista), ganhar 'à Porto' (com uma inaceitável dualidade de critérios da arbitragem), e sair 'à Porto' (com ódio, arrogância, violência e impunidade). Coisas que nós, mais velhos, há trinta anos bem conhecemos."

Luís Fialho, in O Benfica

Ser B

"Em termos futebolísticos, o melhor de 2012 foi, possivelmente, a criação das equipas B num enquadramento competitivo bastante interessante e que começa a dar frutos.
O Benfica B tem servido ao nosso Clube para testar futebolistas, criar estaleca competitiva em jovens que estão em pleno processo de maturação e, de forma muito profícua, ajudado a suprir lacunas pontuais na equipa A. Jardel, antecipando o castigo de Luisão, ganhou ritmo na equipa B e o próprio Luisão também já o fez. João Cancelo tem demonstrado um potencial que antecipa um futuro risonho no futebol e Miguel Rosa, revelando categoricamente todo o seu potencial, demonstra poder ser, no imediato, um bom valor do futebol português. Luís Martins desperta a cobiça de emblemas primodivisionários e Mika começa a justificar um olhar mais atento no panorama futebolístico nacional. Além de tudo isto, o que mais se realça é o facto de as equipas B servirem como viveiro para poderem suprir lacunas no plantel da equipa principal. No Benfica, André Almeida e André Gomes são exemplo da mais-valia de ter um plantel “suplente” em actividade competitiva e sempre disponível. Demonstra como duas equipas se complementam e servem, articuladamente, o mesmo Clube.
Honra seja feita, também o Sporting tem (apesar do desastre de proporções circenses / apocalípticas que tem sido a sua equipa A) aproveitado bem a sua equipa B. Vejamos o exemplo de Dier e Esgaio que têm ajudado nos trabalhos da equipa principal. De uma forma diferente, mas singularmente interessante e muito louvada pela generalidade dos observadores, o FCP, com a contratação de Izmailov, também acabou por se socorrer de uma espécie de equipa B que costuma estar à sua disposição."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Podiam ter jogado só os primeiros 16 minutos... o resto foi desnecessário!!!


Benfica 2 - 2 Corruptos

Sou obrigado a começar esta cronica pela arbitragem!!! Como os Corruptos não marcaram nenhum golo ilegal, é normal sentirem-se prejudicados!!! Deve ser essa a razão de tanto barulho!!! Sabendo como funciona as analises pós-jogo em Portugal, é de esperar que as lágrimas Corruptas sejam ouvidas pelos muitos avençados amestrados... A arbitragem foi boa? Não!!! Mas pelo menos foi, mais ou menos, consistente. O Maxi e o Matic podiam ter sido expulsos? Podiam, noutro jogo, mas com o critério que foi utilizado pelo árbitro, neste jogo, durante os 90 minutos, nunca seriam expulsos. Porque se o critério fosse outro, o Mangala tinha ido para a 'rua', o Moutinho tinha ido para a 'rua', o Fernando tinha ido para a 'rua'... e por aí a fora!!! É inacreditável como é que uma equipa que depois de distribuir porrada a torto e a direito, durante 90 minutos, e só levou um amarelo aos 82 minutos, ainda tem o descaramento de se queixar do critério disciplinar!!! Os fiscais-de-linha tiveram mal? Tiveram, erraram para os dois lados, muitas vezes... mas curiosamente as faltas mais perigosas não assinaladas, foram sempre a favor dos Corruptos:
-Empurrão do Fernando nas costas do Gaitán, livre perigoso..
-Mesmo à minha frente - sem repetições, duvido que alguma vez apareçam!!! -, no úlitmo minuto dos descontos, empurrão descarado de Abdoulaye ao Garay, penalty que foi transformado em falta ofensiva.
-Em relação às entradas para vermelho directo, a primeira foi a do Fernando sobre o Gaitán, com os pitons por cima... Aliás os primeiros minutos da segunda parte foram vergonhosos, fazendo recordar-me de outras Xistradas, com entradas a 'matar' no início da 2.ª parte!!!!
Também sei que o objectivo destas palavras, é muito mais profundo, tem pouco a ver com este jogo, aquilo que os Corruptos querem, é usar este jogo como álibi para todos os outros roubos, daqui até ao fim da época... a estratégia também não é nova, ninguém deverá ficar surpreendido. O apelo à união do Madaleno, dizendo que eles lutam contra tudo e todos, até contra o Site da Liga - veja-se lá, os gajos do Site da Liga, já apitam jogos!!! -, é bem demonstrativo que a estratégia já estava pensada, independentemente do resultado do jogo desta noite.. Só fiquei surpreendido, com a classe olímpica do Jesus, ao ignorar o Sapo Vitó Corrupto, que esta semana deve ter comido muitos espinafres estragados, porque ficou com os fusíveis completamente baralhados!!! Se por acaso tem sido o inverso, e tem sido o Jesus a fazer as declarações do Sapo Vitó Corrupto, cairia o Carmo e a Trindade, as criticas seriam mais que muitas, de todos os quadrantes, inclusive pelos Benfiquistas, mas como a impunidade Corrupta existe dentro e fora do campo, ninguém vai ficar escandalizado com os vómitos do Sapo!!!
Muito bem esteve mais uma vez o Vieira que recordou as palavras do Corrupto-mor em Setúbal, chamando estúpido a quem se desculpa com as arbitragens!!! Podia ter acrescentado, que o Pintinho - que se queixou tanto, das leis que não foram aplicadas pelo João Ferreira -, se as leis neste País fossem realmente aplicadas, ele, o Madaleno estava à muito tempo preso, por lenocídio, por trafego de droga, contrabando, branqueamento de capitais, burla... e até por falseamento de resultados desportivos... além de já ter sido, caso as leis se aplicassem, irradiado da pratica de qualquer cargo de dirigente desportivo!!! Mas isso era se as leis se aplicassem...!!! Também gostei do pedido encarecido do Pintinho ao Vítor Pereira, o nomeador de Frutados, para que nestes jogos sejam nomeados os Internacionais, estilo Proença, Benquerença, Xistra... Pois, eu compreendo o lamento!!!

Sobre o jogo, o resultado soube a pouco, é verdade que os Corruptos tiveram mais posse de bola - normal, já que tem mais jogadores no meio-campo -, mas foram quase inconsequentes, e quando chegaram perto da área, os nossos defesas trataram do assunto, aliás o Artur não fez uma defesa digna desse nome, a melhor oportunidade falhada do jogo acabou por ser a do Cardozo, e ainda tivemos mais algumas jogadas potencialmente perigosas - Jardel, Salvio... O discurso arrogante, mentiroso e parvo do Sapo Vitó, tentando diminuir a qualidade da equipa do Benfica - já o tinha feito no pré-jogo -, é completamente absurdo, o Benfica ofereceu os dois golos, com erros individuais: no primeiro falhou o Garay, no segundo o Artur, os Corruptos não construíram uma única jogada de golo, repito uma única oportunidade de golo, em sentido contrário os golos do Benfica foram construídos pelo Benfica, e mesmo no golo do Gaitán, onde muitos vão atribuir as culpas ao Helton, o mérito do Benfica é indesmentível, o Helton ainda conseguiu tirar o golo dos pés do Cardozo, mas já não o conseguiu fazer ao Gaitán. Com o tempo a passar, seria normal os Corruptos não conseguirem aguentar a pressão alta que fizeram, mas na 2ª parte quando as forças começaram a faltar, recorreram constantemente à falta, a maior parte delas não assinaladas, e foi assim que o Benfica acabou por não conseguir empurrar o jogo para mais perto da área contrária...
O problema do Benfica de Jesus nestes jogos mantém-se, 'os 2 pontas-de-lança do Benfica vs. os 3 centro-campistas Corruptos': se o Jesus tivesse alterado a forma habitual de jogar, colocando mais um jogador no meio-campo, tirando um dos avançados, isso seria demonstrar receio, além disso a equipa não está rotinada a jogar com um ponta-de-lança. Muito sinceramente é uma daquelas decisões, muito difíceis de julgar... Em 95% dos jogos do Campeonato, a estratégia do Jesus, é de longe a melhor para uma equipa com a ambição do Benfica, só nos dois jogos por época com os Corruptos, ficamos em desvantagem posicional dentro do campo. Podem perguntar: E os Corruptos  como é que eles se safam, nos restantes jogos do Campeonato, jogando com um ponta-de-lança? Fácil, os Corruptos ganham no Campeonato Português, independentemente da táctica, do treinador, ou dos jogadores, eles ganham nos últimos 30 anos - pelo menos -, à custa de Putas, Fruta, Viagens, Chocolates e afins... por exemplo estes últimos jogos que os Corruptos venceram por 1-0 - e foram vários -, se fosse o Benfica, haveria sempre um penalty, uma expulsão, uma contrariedade qualquer, e o Benfica teria perdido pontos, com os Corruptos, existe sempre uma rede de segurança, que evita a perda de pontos quando a equipa se exibe em baixo de forma... recordo que neste momento o Benfica devia ter 8 pontos de vantagem sobre os Corruptos - 4 roubados ao Benfica, e pelo menos 4 oferecidos aos Corruptos -, com o jogo em atraso, seriam 11 pontos. Com esta classificação, este jogo seria completamente diferente...

O Matic com o golo marcado, e com a grande exibição, será considerado por quase todos o melhor em campo. Até posso concordar, mas para mim o Jardel fez o jogo enorme. Antes do jogo, quando todos discutiam a utilização do Luisão, defendi sempre que esperava que o Luisão não jogasse, o Jardel neste momento está a jogar enormidades. O Garay desta vez não foi o melhor defesa, no 2.º golo Corrupto, ficou lesionado, e parece que ficou com dificuldades... recuperou, e na 2.ª parte esteve melhor. Melgarejo bem a defender, algo ansioso no ataque. O Maxi fez o jogo do costume, muita luta, algumas faltas, a entrada sobre o Moutinho era escusada, mas safou-se com o critério largo do árbitro, defensivamente na minha opinião esteve menos mal, o Varela fez pouco, foi mais o Alex Sandro a criar problemas, e isso deveu-se à pouca ajuda que o Maxi teve, no ataque esteve ao seu nível, participando no 2.º golo. O Enzo demonstrou todos os seus defeitos naquela posição, tem pouca cultura do lugar, muitas vez mal posicionado  e num jogo onde o Benfica teve menos bola, andou algo perdido. Tenho criticado muito o Salvio, acho que hoje esteve bem... menos bem na marcação ao Alex Sandro. O Gaitán fez um jogo razoável até ter pernas, mas aquelas cacetadas que levou, principalmente no início da 2.ª parte, tiraram-lhe o fôlego, mas o passe isolando o Cardozo é dele. O Lima sentiu muitas dificuldades em ter a bola, e desgastou-se na marcação ao Fernando. No dia que o Cardozo foi homenageado pelos 100 golos no Campeonato, acabou por falhar o golo que daria os 3 pontos, num jogo muito complicado, onde voltou a demonstrar as dificuldades do costume a segurar a bola, e nos jogo aéreo, mas com a permissividade que foi dada aos centrais adversários, seria quase impossível ganhar bolas!!!

O Campeonato continua em aberto, continuamos sem margem de erro - portanto nada mudou!!! -, estes dois próximos jogos fora-de-casa vão ser muito importantes, nas vésperas dos jogos Europeus, que acabam sempre por distrair os jogadores - e os adeptos -, não podemos esquecer que a prioridade continua a ser o Campeonato, tudo o resto é secundário...