Últimas indefectivações

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Decisão ilegal e inconstitucional

"Tendo a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD sido contactada por diversos órgãos de comunicação social pelo facto de ter sido notificada esta manhã, em audiência com a finalidade de ser Constituída Arguida, enquanto pessoa colectiva, no âmbito de um inquérito sobre violação do segredo de justiça, esclarece:
1. O Mandatário Judicial da SLB, SAD consultou os Autos de Inquérito e dessa consulta resultaram as seguintes conclusões objectivas:
a) Inexistem nos Autos quaisquer factos, circunstâncias e provas que fixem qualquer conexão entre os factos imputados aos funcionários judiciais e o Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD.
b) Inexistem nos Autos quaisquer factos, circunstâncias e provas que estabeleçam qualquer conexão entre o Dr. Paulo Gonçalves e o Conselho de Administração da SAD do SLB no que à matéria do presente Inquérito diz respeito.
c) Do mesmo modo, inexiste qualquer facto, circunstância e prova que tenha conexão com os Advogados constituídos nos Inquéritos em que o Benfica é interessado.
d) Finalmente, inexiste qualquer facto, circunstância ou prova que estabeleçam um qualquer contacto entre os Arguidos nestes Autos e o Conselho de Administração da SAD do SLB.
2. De realçar que o Magistrado titular do Inquérito, para poder alcançar a imputação dolosa de um qualquer benefício, teria de obter e carrear provas nos seguintes sentidos:
a) Identificar o benefício obtido, o que não fez;
b) Identificar quem recebeu e quem transmitiu as informações em segredo de justiça, o que não fez; 
c) Identificar, pelo menos, um membro do CA, SAD que tenha recebido essas informações, o que não fez;
d) Identificar, agora em concreto, o benefício obtido e a suas repercussões na marcha de quaisquer Autos, o que não fez;
e) Identificar o meio para alcançar qualquer benefício, o que não fez;
f) Identificar as contrapartidas dos benefícios e os autores dessas contrapartidas, o que não fez.
3. Ficou assim totalmente provado que o Inquérito, repete-se, mostra-se absolutamente omisso quanto a factos, quanto a circunstâncias de tempo, lugar e modo e, o que se mostra gravíssimo, quanto a provas que visem suportar a arquitectura do titular do Inquérito para justificar a determinação de constituição de arguida à Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD.
4. Obviamente, este desastre processual era antevisível pois do nada não se consegue extrair senão nada, reafirmando da nossa parte que:
a) Nenhum membro do Conselho de Administração da SAD do SLB sabe o que o Dr. Paulo Gonçalves sabe ou não sabe reiterando da nossa parte a absoluta confiança na sua conduta.
b) Só obtiveram notícia destes factos aquando das buscas e da formalização da motivação das buscas.
c) Nunca, em reunião alguma do Conselho de Administração da SAD do SLB, foi abordado qualquer facto emergente das comunicações, se ocorreram, emergentes de qualquer dos Arguidos.
d) Nem, em momento algum, qualquer Advogado constituído pela SAD do SLB recebeu qualquer notícia sobre processos em segredo de justiça.
e) O que todos receberam – e beneficiaram dessas notícias – foram as informações obtidas pelos órgãos da comunicação social, todas em segredo de justiça com especial destaque para o Jornal de Notícias (este promovido a porta-voz dos Processos que correm na Comarca do Porto).
5. Como se vê, a constituição da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD como Arguida padece, logo à partida, de duas gravíssimas ilegalidades, a saber:
a) A primeira, reitera-se, porque inexiste qualquer facto, circunstância de tempo, lugar e modo, bem como prova, que fixem uma qualquer conexão entre os factos divulgados por qualquer dos Arguidos e o Conselho de Administração da SAD do SLB;
b) A segunda, na qual nem sequer crê, emerge da inexistência de qualquer facto que demonstre que o Dr. Paulo Gonçalves, a saber de qualquer facto, o tenha transmitido ao Conselho de Administração da SAD do SLB.
6. Fica assim provado que a constituição da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD como Arguida, como agora é possível concluir, não tem que ver com a matéria de facto e com as provas constantes do Inquérito, como se comprova pela ausência absoluta de factos, circunstâncias e provas que incriminem a SAD do SLB, mas consiste em mais um passo – aliás gravíssimo – na senda persecutória movida contra o Benfica por parte de alguns responsáveis pelas investigações.
7. De tal modo que todas as Participações Criminais entregues pelo Benfica acham-se paralisadas e silenciadas. Ao passo que as que visam a perseguição do Benfica são reiteradamente publicitadas apesar de se acharem em segredo de justiça, sem que daí decorram quaisquer consequências para os agentes dos crimes. Realçamos que desta dualidade tem sido dada nota à Procuradora-Geral da República.
8. Mas mais grave nesta decisão é que ela não é só ilegal pela omissão de factos, circunstâncias e prova, ou seja, pela matéria de facto, mas também pela arquitectura empreendida pelo titular de Inquérito que denota que o móbil da constituição da SAD do SLB como Arguida, não só é desfocado da realidade constante do Processo, como vai mais longe, afronta a Constituição, a Lei e os deveres funcionais do Procurador.
9. Perante a gravidade desta conduta, entendeu a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD determinar que se avance com a imediata impugnação da constituição como Arguida e o competente pedido de incidente de suspeição sobre o Magistrado titular do inquérito com base em diversa matéria de facto e de direito, já que o Magistrado em nome do Ministério Público usou o poder discricionário de constituir uma pessoa singular ou colectiva como Arguida em processo de Inquérito sem atender à necessária demonstração de prova de qualquer prática de crime ou de fundada suspeita, e por não observar os deveres funcionais a que se acha legal e estatutariamente adstrito, adoptando uma conduta estranha e colidente com o texto da lei processual e, mais grave, com a própria Constituição da República.
10. Consideramos que ficou demonstrado que:
a) Promoveu a constituição da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD como Arguida sem se munir de factos, circunstâncias de tempo, lugar e modo, nem de provas para atingir tal desiderato;
b) Tudo isto apesar de ter de se achar munido de especial experiência e competência para exercer a sua missão no DIAP;
c) E, mesmo, apesar de ter e dever achar-se munido de rigorosa consciência sobre as consequências desportivas, económicas e sociais emergentes da constituição da SAD do SLB como arguida;
d) O Magistrado afronta pela sua acção uma ordem genérica de Procurador-Geral da República, o seu Estatuto, desrespeita a lei processual penal e adopta uma conduta violadora da Lei Fundamental. e) Provando-se que não nos achamos no domínio da autonomia técnica, mas tão-só no afrontamento à hierarquia, à Lei e à Constituição da República, ou seja, no âmbito da violação de deveres emergentes das agressões ao princípio da legalidade.
f) Em suma, no nosso entender este Magistrado deve ser recusado e, por consequência, ser afastado da titularidade do Inquérito.
11. A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD entende que a hierarquia do Ministério Público e os Juízes de Instrução Criminal são titulares do poder-dever de pôr termo a esta perversa, ilegal e discriminatória perseguição movida por alguns responsáveis ao Sport Lisboa e Benfica.
12. Por fim, reafirmamos perante todos os milhões de Sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica a nossa total convicção de que no fim a Lei prevalecerá e será provado que nenhum elemento da Administração da SAD do Sport Lisboa e Benfica teve qualquer tipo de contacto ou conhecimento sobre os factos imputados neste processo. Factos que versam afinal sobre uma matéria sobre a qual se alguém tem sido vítima, trata-se precisamente do Benfica. Vítima de violação sistemática do segredo de justiça e de arbitrariedade de decisões que merecem da nossa parte o mais forte repúdio e resposta compatível nas instâncias legais."


PS: Para quem acompanha com atenção estes casos judiciais no Tugão, não é surpresa para ninguém, a grave acusação que o Benfica assumiu neste comunicado: o MP (além da PJ) está instrumentalizado, por gente que é Anti ou está a ser paga para isso... aqui, nem sequer a hipótese de incompetência se coloca!
Se os factos relatados neste comunicado forem verdadeiros - e nada parece contrariá-los -, muito bem escrito (provavelmente pelo Dr. João Correia), a situação é mesmo muito grave...
Aquilo que nos últimos tempos mais me tem espantado, é o facto da hierarquia máxima da PJ e do MP não fazerem nada, e continuarem a assobiar para o lado... Eu sei que a cultura dentro das instituições é de total corporativismo, em privado todos falam mal uns dos outros, mas depois nada fazem para 'limpar' as suas instituições, e acabam por se proteger uns aos outros...
Mais uma vez, num timing 'perfeito' é tornado público, um facto em segredo de justiça, com clara intenção de afectar o Benfica, no campo desportivo (no imediato), e no campo reputacional... Mais uma vez, ironicamente, os mérdia violam o segredo de justiça, para 'informar' sobre uma investigação sobre a violação do segredo de justiça...
Isto numa sequência de denúncias anónimas falsas, que só servem para dar cobertura a buscas, para promover mais violações de segredo de justiça... e de investigações inquinadas!!! Tal como é referido no último ponto do comunicado... a 'única' coisa que o MP e a PJ não querem investigar, é quem está a atacar o Benfica de forma descarada... e que eles (MP e PJ) são parte integrante da Associação Criminosa!

Mais uma nota interessante: quando este tipo de noticias são divulgadas, violando o segredo de justiça, normalmente o nome dos magistrados e/ou investigadores é tornado público, eles usam estas investigações aos "poderosos" como medalhas... Mas curiosamente nestes casos relacionados com o Benfica, as "fontes" têm escondido os nomes dos "justiceiros", aparentemente estão com medo do escrutínio público... é caso para se dizer que estão a esconder as "vergonhas"!!!

Os menosprezados guarda-redes

"Ontem foi dia mundial do cão. Cave Canem rezam os avisos à entrada de certas propriedades, maneira erudita de dizer “cuidado com o cão”. Tais avisos, mesmo que em língua vulgar, deveriam estar nas traves das balizas, alertando para a presença de Cérberos de uma só cabeça, guardiães do terreno que, para uns, é inferno e, para outros, há de ser a terra prometida.
Não por acaso, os espanhóis chamam aos guarda-redes cancerberos, em homenagem ao porteiro tricéfalo do Hades, que impedia que os mortos dali saíssem e os vivos ali entrassem, e aos outros, os que para lá iam, recebia com suspeita amabilidade em tão horrenda criatura. Como comemoração antecipada da feliz data, no sábado futebolístico os guarda-redes brilharam mais que os avançados.
O falecido árbitro de futebol Vítor Correia, da Associação de Futebol de Lisboa (ainda hoje acho que a apresentação de um árbitro só fica completa com a referência à respetiva associação regional – um Veiga Trigo de Braga e não de Beja, não seria um Veiga Trigo, como um Carlos Xistra pede nitidamente uma Associação de Futebol de Castelo Branco), costumava dizer, como prova de experiência e da sua magra capacidade de espanto, que, desde que vira um porco andar de bicicleta, já nada o surpreendia. Não menos extraordinário do que um suíno ciclista será um lobo voador, mas foi isso que, anteontem, o mundo inteiro pôde testemunhar a partir do estádio Molineux, em Wolverhampton: um “lobo” a voar para defender uma bola que ia de tal forma colocada que o guarda-redes lupino ainda precisou do auxílio da trave para completar a defesa.
Ao ver aquela defesa aeronáutica, alguns sportinguistas terão sentido súbitas saudades de Rui Patrício e das muitas defesas que lhe valeram a canonização profana como São Patrício de Alvalade. Porém, à noite, após o fim do jogo no estádio da Luz, poucos terão sido os saudosos do guarda-redes oriundo de Marrazes. Afinal, Romain Salin, que começou a época como suplente de um italiano com bigode de proxeneta, tinha-se sagrado homem do jogo e, com uma mão-cheia de defesas ditas de “elevado grau de dificuldade”, embora nenhuma tão pênsil quanto a de Patrício, impedira a derrota do Sporting.
Mas a desgraça do guarda-redes, sobretudo o de um clube grande, é que a celebração efusiva dos seus feitos equivale a um reconhecimento público de fraqueza. Se o guarda-redes é o homem do jogo é porque a equipa não o soube resguardar, não foi capaz de travar as investidas do adversário, esteve à mercê de uma estocada fatal. José Peseiro, que já vai tendo anos e bagagem de raposa velha (já que falamos de cães e seus parentes), veio dizer aquilo que os treinadores, sobretudo os de um clube grande, são obrigados, por estatuto e amor-próprio, a dizer nestas ocasiões: o guarda-redes limitou-se a fazer o trabalho dele. Espera-se que, no balneário, Peseiro se tenha mostrado mais agradecido ao seu guarda-redes e salvador.
Que ninguém vá para guarda-redes à espera da gratidão alheia, eis uma lição que, a par das saídas a cruzamentos e jogo com os pés, todos os aspirantes a guarda-redes deveriam aprender. Há excepções, sim, mas normalmente envolvem defender penáltis sem luvas ou segurar resultados improváveis.
Este último foi o caso de Rui Patrício, que ajudou o Wolverhampton a travar o rolo compressor do Manchester City. E foi também este o caso de Douglas, guarda-redes do Vitória Sport Clube (ontem ouvi um indignadíssimo adepto do clube vimaranense a exigir que a comunicação social tratasse o clube com o respeito merecido e o chamasse de Vitória Sport Clube e não, como teimam em fazer alguns provocadores a soldo de forças inimigas, Vitória de Guimarães), que contribuiu para um triunfo histórico no Dragão. Uma derrota do Futebol Clube do Porto em casa é um acontecimento raro. Depois de estar a ganhar por 2-0, então, é mais do que um cisne negro, é quase um unicórnio. Por essa razão, as milagrosas defesas de Douglas já nos descontos foram festejadas como deveriam ser sempre festejadas defesas daquelas: como se fossem golos. (O Cérbero vimaranense estragou a noite ao pai, por assim dizer, pois o pai do cão do Hades era o gigante Tifão, de cujos ombros, segundo o relato fidedigno de Hesíodo, saíam cem cabeças de dragão.)
Rui Patrício e Douglas receberam o justo louvor. Já o desvalido Salin, talvez por jogar num clube com outras ambições, teve direito a elogios mais comedidos. Porém, lá no fundo, ele sabe (e sabemos nós) que, na noite de sábado, o herói calçava luvas. Contido e discreto, Salin mostrou aquele género particular de heroísmo que se espera de um guarda-redes e que se confunde com a sensação honrosa do dever cumprido. Salve Salin! Cave Salin!"

O injustiçado Rui Vitória

"No sábado, Rui Vitória mostrou uma vez mais que é um excelente treinador. A sua equipa não ganhou mas jogou bem, foi mais forte que o adversário e mostrou uma condição física invejável, massacrando o Sporting nos últimos 20 minutos. E isto apesar de o jogo se realizar entre duas partidas da Liga dos Campeões.
Rui Vitória tem outro mérito: olha para os jovens que começam a despontar e lança-os com sucesso. E não o faz de forma envergonhada: atira-os para jogo em grandes ocasiões, como jogos da Champions e dérbis.
Nas épocas passadas foi Gonçalo Guedes, Nelson Semedo, Renato Sanches, Lindelof, Rúben Dias. Nesta época já foi Gedson e João Félix.
Além disso, o Benfica pratica um futebol vistoso e em geral eficaz. É certo que os resultados nesta época não têm sido os desejados pelos adeptos, mas -- que diabo! - o Benfica eliminou o Fenerbahçe, ganhou dois jogos para o campeonato português e empatou um, com o Sporting.
E em três épocas com Rui Vitória, foi duas vezes campeão e uma vez vice-campeão. É difícil pedir mais.
Mas o pensamento lógico não faz parte da idiossincrasia dos adeptos, e os benfiquistas queriam mesmo mais. É caso para dizer que estão mal habituados. Depois de roubarem a hegemonia do futebol português ao FC Porto, com Jorge Jesus, julgavam que a conquista era definitiva e que daí em diante não teriam concorrência. Mas no futebol não há direitos adquiridos. Os campeonatos ganham-se penosamente, jogo a jogo, e basta um dia de azar para se perder um título.
Embora se possa dizer que a qualidade de jogo do Benfica não é inferior à de algumas épocas com Jesus, este continua a ter uma aura que Rui Vitória nunca alcançará.
Mais do que a qualidade profissional, a diferença essencial entre os dois treinadores é no carisma: enquanto Jesus é uma personalidade vibrante, grita durante os jogos, gesticula, abala os media com declarações surpreendentes (apesar da sua evidente dificuldade de expressão), Vitória é um homem contido, não surpreende, é muito certinho e politicamente correto.
Ora, acha-se que uma personalidade mortiça como ele não poderá ser um grande técnico e sobretudo um grande condutor de homens.
A contestação de alguns benfiquistas a Rui Vitória tem mais que ver com a sua personalidade do que com a qualidade do seu trabalho. Assim, apesar dos bons resultados que tem conseguido nas três épocas ao serviço do Benfica, e do constante lançamento de novos jogadores, Rui Vitória será objecto de enorme contestação se for eliminado da Champions depois de amanhã na Grécia.
Não será despedido, bem entendido, mas ficará a prazo. E se não for campeão nacional, será mesmo dispensado pela porta pequena.
O que será uma grande injustiça, repito. Mas o futebol tem essa característica: é muitas vezes cruel."

Pontapé de Canto - Visão Lagarta do Benfica...

Equipas internacionais contratam jogadores da NBA

"Os clubes que participam em provas internacionais na Europa e noutros continentes têm, ao longo dos tempos, vindo a recrutar um maior número de jogadores que actuaram no campeonato da NBA. O recrutamento de atletas que evoluíram na liga profissional norte americana é, à primeira vista, uma garantia de aquisição de experiência e qualidade que não é fácil de encontrar noutras paragens. De igual modo, os jogadores ainda muito jovens que não conseguem ter muito tempo de jogo nas formações da NBA aproveitam esta oportunidade para desenvolverem, mais rapidamente, as suas qualidades físicas e técnicas, adquirir experiência ao nível da alta competição e, assim, regressar ao quadro competitivo profissional norte americano com mais hipóteses de conquistar espaço em alguma das 30 equipas que a compõem. Por outro lado, alguns veteranos que já não têm lugar cativo nesta liga profissional procuram equipas internacionais que lhes permitam dar continuidade à sua carreira e, simultaneamente, arrecadar mais uns milhares de dólares.
Para esta época (2018-2019), que se aproxima a passos largos do seu início, os principais clubes internacionais (fora dos USA), de acordo com os seus objectivos desportivos e capacidade financeira, já garantiram um lote de atletas talentosos de fazer inveja aos parceiros que participam nos quadros competitivos das respectivas ligas profissionais (nacionais e internacionais), com maior realce para as do continente europeu (Euroliga e Eurocup). Assim, passamos a indicar aquelas equipas que não perderam tempo e já asseguraram para as suas formações alguns jogadores ex-NBA:
BAHCESEHIR (Turquia) (3) - DJ White, Chris Babb e Andy Rautins;
BARCELONA (Espanha) (3) – Kevin Seraphin, Victor Claver e Chris Singleton;
DARUSSAFAKA (Turquia) (3) – Ray McCallum, Furkan Aldemir e Markell Brown;
EVANGDONG (China) (3) – Malcolm Delaney, Yi Jianlian e Randolph Morris;
LOKOMOTIV KUBAN (Rússia) (3) – Dorell Wright, JaJuan Johnson e Isaiah Whitehead; 
MACCABI TEL AVIV (Israel) (3) – Tarik Black, Johnny O`Bryant e Jeremy Pargo;
ARMANI MILAN (Itália) (3) – Mike James, Mindaugas Kuzminskas e Nemanja Nedovic; 
OLYMPIACOS PIREU (Grécia) (3) – Kostas Papanikolaou, Vassilis Spanoulis e Axel Toupane; 
FIAT TORINO (Itália) (3) – Carlos Delfino, James McAdoo e Royce White;
ANADOLU EFES (TURQUIA) (4) – Shane Larkin, James Anderson, Rodrigue Beaubois e Tibor Pleiss;
SIDIGAS AVELLINO (Itália) (4) – Norris Cole, Matt Costello, Hamady Ndiaye e Demetris Nichols; 
KIROLBET BASKONIA (Espanha) (4) – Marcelino Huertas, Patricio Garino, Darrun Hilliard e Tornike Shengelia;
FENERBAHCE ULKER (Turquia) (4) – Tyler Ennis, Luigi Datome, Joffrey Lauvergne e Jan Vesely; KHIMKI MOSCOVO (Rússia) (5) – Alexey Shved, Charles Jenkins, Jordan Mickey, Sergei Monia e Malcolm Thomas;
PANATHINAIKOS ATENAS (Grécia) (5) – Nick Calathes, Thanasis Antetokounmpo, Keith Langford, Stephane Lasme e Georgios Papagiannis;
CSKA MOSCOVO (Rússia) (6) – Nando De Colo, Joel Bolomboy, Cory Higgins, Othello Hunter, Sergio Rodriguez e Alec Peters;
REAL MADRID (Espanha) (7) – Gustavo Ayón, Rudy Fernandez, Ognjen Kuzmic, Walter Tavares, Jeffery Taylor, Trey Thompkins e Anthony Randolph.
Neste processo de recrutamento por parte dos grandes clubes internacionais de basquetebol, a Europa domina, a seu belo prazer, o mercado atendendo a que depois da NBA as ligas profissionais mais competitivas, à escala mundial, residem no velho continente. Contudo, a selecção dos jogadores também é feita, prioritariamente, sobre os atletas nascidos no espaço europeu ou possuidores de dupla nacionalidade, para não ocuparem as vagas de estrangeiros que têm um número restrito de acordo com os regulamentos da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Os clubes mais experientes nestas andanças: Real Madrid, CSKA Moscovo, Panathinaikos Atenas, Khimki Moscovo, Fenerbahce Ulker, Kirolbet Baskonia, Sidigas Avellino e Anadolu Efes foram os que melhor se adaptaram às circunstâncias inerentes às grandes competições internacionais entre clubes.
Entretanto, a calendarização da EUROLIGA, a mais importante competição europeia de clubes e a segunda mais credenciada a nível mundial depois da NBA, já é do conhecimento público. A fase regular, composta por 30 jornadas semanais tem o seu início marcado para 11 de Outubro de 2018 e termina em 5 de Abril de 2019. Nela participam os seguintes clubes: Anadolu Efes Istambul, Buducnost Voli, CSKA Moscovo, Darussafaka Dogus, Barcelona Lassa, Bayern Munique, Fenerbahce Istambul, Gran Canaria, Khimki Moscovo, Kirolbet Baskonia, Maccabi Tel Aviv, Olimpia Milão, Olympiacos Pireu, Panathinaikos Atenas, Real Madrid e Zalgiris Kaunas.
Numa segunda fase, as 8 formações melhor classificadas disputarão os playoffs, através de eliminatórias à melhor de 5 jogos, ficando apuradas as 4 sobreviventes para a Final Four a realizar no Fernando Buesa Arena, no mês de Maio de 2019, na cidade espanhola de Vitoria.
No que diz respeito à EUROCUP, segunda melhor competição europeia de clubes, a primeira fase (10 jornadas) terá início em 3 de Outubro de 2018 com a participação de 24 equipas divididas por 4 grupos:
Grupo A - (AS Mónaco, Estrela Vermelha, Galatasaray, Germani Brescia, MoraBanc Andorra e Ratiopharm Ulm);
Grupo B – (Alba Berlim, Arka Gdynia, Cedevita Zagreb, Limoges Elite, Lokomotiv Kuban e Tofas Bursa);
Grupo C – (Asvel Villeurbanne, Dolomiti Trento, Partizan Belgrado, Turk Telecon, Valencia Basket e Zenit St. Petersburgo);
Grupo D – (Fiat Turim, Fraport Skyliners, Lietuvos Rytas, Mornar Bar, Unicaja Malaga e Unics Kazan).
Esta fase termina em 19 de Dezembro com o apuramento dos 4 primeiros classificados de cada grupo. As 16 equipas apuradas para a segunda fase, que decorrerá nos três primeiros meses de 2019, disputarão no sistema de playoffs o acesso à final. Esperamos que não haja, nesta época desportiva (2018-2019), confusão com as datas calendarizadas para estas competições de clubes e as datas previstas pela FIBA para os apuramentos das selecções nacionais para o Mundial.
Entretanto, por cá, a equipa da U. D. Oliveirense (campeã nacional) desistiu da sua participação na Liga dos Campeões da FIBA-Europa (3º escalão das provas de clubes) alegando falta de recursos financeiros. O F.C. Porto aproveitou a oportunidade e entrou na referida prova em sua substituição, pelo que vai disputar uma eliminatória de apuramento com a equipa russa Nizhny Novgorod. Por sua vez a formação do S.L. Benfica, também vai participar numa eliminatória de acesso à FIBA Europe Cup (4º escalão das provas de clubes) com a equipa italiana Dinamo Sassari.
Em relação a um passado não muito distante, os nossos clubes foram recambiados para a cauda do basquetebol europeu. Os clubes portugueses não têm acesso directo a nenhuma das 4 competições que existem na Europa. São obrigados a participar em eliminatórias de qualificação para as duas provas menos cotadas ( as da FIBA Europa). Por este andar qualquer dia só jogamos com os clubes dos pequenos países. Os rankings europeus e internacionais falam por si."

Benfiquismo (CMXXXII)

Festa...

"Desliga a tomada!!!"

Missões !!!


6.ª Supertaça

Sporting 24 - 29 Benfica
(11-14)

Mais uma grande vitória desta secção...
Mesmo sem vários jogadores (Grilo, João da Silva, Terzic, Vidrago, Xico Pereira...), mesmo contra um adversário que basicamente 'compra' quem quiser... mesmo sem o Lateral Direito 'reclamado' por todos os Benfiquistas atentos, conquistámos a nossa 6.ª Supertaça da nossa história. Sem espinhas... tal foi a nossa superioridade...

Destaque para o reforço (verdadeiro reforço) Borko Ristovski... vai fazer a 'diferença' na baliza; o próprio Patrianova está claramente a subir de rendimento... Mas hoje o Seabra e o Belone estiveram imparáveis...
Também gostei de ver os 'putos' a jogarem, como fossem adultos!!!
Só tenho um 'pormenor' a apontar ao nosso treinador: na minha opinião continuamos a jogar pouco com os Pivot's... temos potencial para mais, naquela posição!




PS: Excelentes indicações da nossa equipa de Futsal, com duas vitórias claras na Masters Cup em Portimão, contra dois adversários poderosos. 4-2 no sábado contra o Inter Movistar, e hoje 4-2 novamente com o Magnus Futsal... Com os brasileiros, o resultado só não foi mais dilatado, porque o Maguns arriscou o 5x4 praticamente toda a 2.ª parte, e nós não conseguimos acertar um único remate de 'baliza a baliza' e tivemos várias oportunidades...!!!
Acabámos por não ganhar o troféu, no 'desempate' por faltas. Os Lagartos 'aparentemente' tiveram menos faltas assinaladas!!!! Não deixa de ser irónico, que a equipa mais caceteira do mundo do Futsal, a equipa que usa a falta como estratégia defensiva, a equipa mais provocadora do Futsal, vença um torneio, porque os árbitros marcaram-lhes menos faltas do que aos outros...!!! Ainda hoje, os jogadores do Inter sentiram essa impunidade...!!!
Boa integração do Fits... o Tolrá ainda está a compreender os movimentos, mas vai ser importantíssimo... o Afonso vai ter muitos minutos... o Raul está completamente integrado... e ainda falta o Chaguinha!

BiCampeão Mundial...

Depois do K1 1000m, agora foi a vez de renovar o título Mundial no K1 5000m, no fim-de-semana perfeito do Fernando Pimenta...
A prova não foi fácil, mas o Pimenta geriu bem o desgaste... e no sprint final, até deu para celebrar por antecipação!

O Pimenta é só, um dos melhores atletas portugueses, de sempre... Em desportos individuais, de pura performance física, não temos ninguém com o currículo do Pimenta... E não estamos a falar de uma modalidade praticada somente por alguns países, a Canoagem é uma modalidade globalizada, altamente profissional em vários países...

Liderança isolada...!!!

Benfica B 1 - 0 Mafra


Não foi um grande jogo, mas a vitória foi justa... aliás, devíamos ter 'matado' o jogo, com o segundo golo, mas falhámos alguns golos de forma parva...

A equipa continua a dar excelentes indicações, mesmo contra adversários que só se preocupam em dar pau...!!! O Mafra com bola, até tem jogadores na frente que podem fazer a diferença, mas defensivamente usaram a mesma estratégia de praticamente todas as outras equipas usam: canela até ao pescoço!!!

A integração do Gedson e do Félix na equipa principal só pode estar na cabeça da maior destes jogadores (além do Rúben...), e eu acho que antes do final da actual época, vamos ter mais jogadores desta equipa no plantel principal...!!!