Últimas indefectivações

sábado, 3 de maio de 2014

Mais uma Final amanhã... Força Benfica !!!

Benfica 5 - 0 Arsenal Parada

Muitos golos falhados, nesta meia-final da Taça de Portugal, com um adversário de uma divisão menor. Ao intervalo, vencíamos por 1-0, após um golo, onde a bola bateu no poste, bateu nas costas do guarda-redes, bateu no braço do guarda-redes, e só depois na recarga, o Henmi marcou!!!
O Joel e o Gonçalo não jogaram (não sei se estão aptos para amanhã) e fizeram muita falta, principalmente o Joel... Destaco golo do Bruno Coelho, porque depois de início de época a marcar golos, atrás de golos, ultimamente tem estado menos eficiente... o Bruno está a precisar de ganhar confiança no remate...

Amanhã, a Final vai ser jogada com o Fundão. A equipa que eliminou o Sporting. Não vai ser nada fácil, bem pelo contrário... e se os nossos dois veteranos - Joel e Gonçalo -, não jogarem, então será muito complicado... Não podemos facilitar na finalização...

PS: Isto amanhã ao final da tarde, vai ser um fartote de Finais: Futsal, Final da Taça de Portugal; Voleibol, Final do Campeonato... e ainda temos o 2.º jogo das Meias-Finais do Play-off do Basquetebol. Além do último jogo na Luz esta época dos Campeões Nacionais de Futebol...!!! Quase tudo de enfiada!!! Força Benfica...

Primeiro passo...

Benfica 91 - 62 Sampaense
20-10, 21-15, 24-19, 26-18

Jogo competente, sem dar abébias...!!! Este Sampaense não é o 'mesmo' que nos derrotou no início de época, e este Benfica também não é a 'mesma' equipa!!!
Com todos os jogadores aptos, deu para ganhar uma boa vantagem, e dar descanso aos mais utilizados, já que amanhã, temos outro jogo...

Eliminados...

Barcelona 3 - 2 Benfica

Fizemos um bom jogo, mas falhámos demasiados golos (aquela bola do João Rodrigues, que foi aos dois postes, que fazia o 2-0 a nosso favor, ficou atravessada...!!!), mas até conseguimos estar bem na defesa (o nosso sector mais fraco...).
Compreendo que nestes jogos, onde a concentração defensiva é fundamental, exista receio em colocar a jogar, jogadores com menos atributos defensivos, mas o Miguel Rocha merece mais minutos...
Mas o Hóquei em Patins, é uma daquela modalidades, onde o organizador deste tipo de torneios, tem 90% de probabilidades de vencer. O ano passado, contra tudo, e contra todos, conseguimos surpreender, mas isso é algo que acontece de 20 em 20 anos!!! Quando foi conhecido local desta Final 4, fiquei com a convicção que o Campeão Europeu seria o Barcelona. Amanhã os Corruptos, não vão ter hipóteses...
O Barça tem uma boa equipa, mas nada de outro mundo, e hoje o Benfica demonstrou isso.
Só que com 15 minutos de jogo, já o Benfica tinha atingido a 10.ª falta...!!! É verdade que o Trabal defendeu os 3 livres directos, mas a intensidade defensiva do Benfica, teve que baixar, porque se o Benfica defendesse com a mesma agressividade que o Barça, durante todo o jogo, então tínhamos chegado às 50 faltas!!! A partir do momento que o Barça fez o 3-1, o critério mudou (um pouco), mas o mal já estava feito... por exemplo, o 2.º golo do Barcelona (2-1) é num contra-ataque, após uma falta sobre o Valter Neves ter sido 'invertida'!!! Aliás, foram várias as faltas, feitas pelos defesas do Barça, que foram transformadas em faltas ofensivas do Benfica!!! O actual sistema de jogo passivo, é outra das formas 'sujas' de controlar o jogo, hoje, depois do 3-1, foi um espectáculo... também fiquei a saber que se pode jogar a bola com os patins dentro da área, do Barça, pelo menos por duas vezes!!!

Agora temos que nos concentrar no Campeonato, onde surpreendentemente estamos à frente... jogo, a jogo, até ao triunfo final... todos os jogos são fundamentais, o próximo é na Luz com a Oliveirense, na Quara-feira (à hora da Final da Taça da Liga!!!).

Até que a matemática permita !!!

Benfica 31 - 22 Águas Santas

Não deixa de ser irritante, ver esta equipa jogar bem, quando tudo (praticamente...) está perdido... afinal, até sabemos jogar!!!

Décima final

"A maldição de Guttmann assume a importância que cada um lhe quiser atribuir. Primeiro, é preciso acreditar nela, na maldição. Depois, falta saber o que lhe deu «vida»: pelos vistos, uma rfrase avulsa do treinador húngaro, bicampeão europeu pelo Benfica, que muitos poucos terão testemunhado, motivo pelo qual explodiram versões para todos os gostos e feitios.
Em rigor, o que é que terá dito? Presumivelmente que sem ele nunca mais o emblema da águia conquistaria um título europeu. Como a seguir às vitórias de 1961 e 1962 se registou um acumular de derrotas (1963 e 1968, em Londres; 1965, em Milão; 1988, em Estugarda, para a Taça/Liga dos Campeões, e 1983, na Taça UEFA com o Anderlecht) consta que na final de 1990, em Viena, desesperado adepto se predispôs a escaqueirar a referida maldição à força da picareta. Não se conhece o resultado da operação, mas deve ter fracassado porque na capital austríaca, então sob orientação técnica de Eriksson, Benfica somou outro desaire (0-1, com golo de Rijkaard). E em Amesterdão, 23 anos depois, as coisas também não correram bem com o Chelsea.
Versão mais recente sugere que a colocação da estátua de bronze de Béla Guttmann junto da porta 18 do Estádio da Luz foi suficiente para fazer as pazes no céu e serenar as mentes na terra. Não se exigiria tanto... Garantida a décima presença em finais das competições da UEFA, o jornalista Nuno Luz, da SIC, apanhou Luís Filipe Vieira no relvado e questionou-o. «Quem trabalha como nós, é assim...», foi a resposta.
O Benfica avança para a décima final europeia: mais do que ele apenas Barcelona, Real Madrid, Milan, Juventus, Bayern e Liverpool. É o sétimo da Europa, temido e respeitado. Por isso, António Conte fez triste figura ao avaliar deficientemente a riqueza futebolística do adversário português. Por isso, o treinador da Juventus foi ridículo nas desculpas que deu. Vieira tem razão: não há maldição que resista a trabalho sério e competente."

Fernando Guerra, in A Bola

PS: São pormenores, mas continuo a achar que o Benfica devia ser mais pro-activo nestas coisas: esta é a décima Final da UEFA do Benfica, mas é a 12.º Final Europeia do Benfica. Quando o Benfica, ou os Benfiquistas não defendem a nossa história, não podemos estar à espera que os outros o façam por nós...!!! A Taça Latina, era na altura a competição máxima Europeia; foi organizada pelas Federações dos 4 países; e é sempre bom lembrar que o Celtic, no Jamor, foi o primeiro Campeão Europeu, não-Latino, em 1967... na 12.ª edição!!! Antes só Campeões Latinos: 6 vezes o Real Madrid, 2 vezes o Benfica, 2 vezes o Inter e 1 vez o AC Milan.
Ainda por cima, com a Final da Champions em Lisboa, a dualidade ainda é mais evidente: todos falam na possibilidade do Real Madrid conseguir o 10.º título Europeu, quando a tal 1.ª Taça dos Campeões Europeus, ganha pelos merengues, foi organizada pelo jornal Francês L'Equipe, numa altura onde não existia a UEFA tal como aconteceu com a Taça Latina... Ouve equipas convidadas para a Taça Latina, que desportivamente não deveriam ter estado lá?!!! Sim, ouve. Mas na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, a tal organizada pelo L'Equipe, o representante Português: o Sporting... Também não foi o Campeão na época anterior!!! O Benfica tinha sido o Campeão, mas...

Não compreendi a piada com o Maxi !!!

Cuidem-se Nuno's Luz's deste País... quando o homem arrumar as botas, vai agarrar no microfone!!!

Vamos de Porche para a Festa !!!

Quando comecei a ver estes anúncios no canal oficial do Benfica no Youtube, ainda pensei que o Benfica ia oferecer um Porche a cada sócio... mas afinal, quem os quiser vai ter que pagar... fica para a próxma!!!