Últimas indefectivações

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Jogadores e adeptos exemplares

"O Sporting Clube de Portugal (assim digo para não melindrar quem se zanga por - sobretudo lá fora - dizerem «Sporting de Lisboa», apesar de, às vezes, os mesmos - até em contextos oficiosos - se referirem ao meu clube, desdenhosamente, como o Carnide) venceu, com mérito, o Benfica.
Todavia, Jesus empatou: ganhou como técnico do SCP e perdeu porque «o Benfica não mudou nada, as ideias são todas minhas». Isto com uma «estrutura» que vale zero, com a excepção de Rui Costa (a propósito, por que razão, foram sondadas outras pessoas para acompanhar Jesus para Alvalade?).
Mas, fora estas quezílias escusadas, a piromania floral não chegou aos jogadores e aos adeptos dos dois rivais. Grande lição deram a todos os fala-barato.
Já contra o Estoril, estranhei o silêncio do presidente do SCP sobre o claríssimo fora-de-jogo que precedeu o penalty que selou a vitória leonina (creio que já vão em 5, contra 1 do SLB e 0 do FCP). O silêncio é de ouro, diz o povo. E, no futebol, vale pontinhos. Claro que a culpa é do kit do Benfica. Pressões do SCP sobre nomeações de árbitros são simplesmente afagos amistosos: o árbitro de Alvalade havia sido acusado - antes do jogo, evidentemente - de, como 4.º árbitro, ter penalizado o líder leonino no relatório que deu origem à sua suspensão. A maníaca obsessão contra os árbitros e afins até já chegou - creio que ineditamente - até ao hóquei, Bruno de Carvalho, a tudo atentíssimo, antes do SLB-SCP acusou um dos árbitros de ser do Benfica. O resultado foi 9-0. Creio que por causa desse parcialíssimo juiz. De outro modo, teria sido 9-1.
Haja paciência!"

Bagão Félix, in A Bola

Vitória na Suíça...

Nafels 0 - 3 Benfica
20-25, 21-25, 12-25

Regresso à Europa, com nova vitória. Depois do magnifico trajecto do ano passado, esta vitória acaba por ser natural...
De referir que o André Lopes não jogou, porque foi pai, e nem esteve presente no Pavilhão, apesar de fazer parte da ficha oficial do jogo!!! O Zelão também não foi a jogo...

Acreditar até ao fim...

Benfica B 3 - 2 Portimonense


Esta equipa ultimamente não tem jogado tão mal como os resultados parecem transparecer... Hoje, voltámos a ter dificuldades em traduzir no marcador, a qualidade superior no jogo...
Isto não quer dizer que tudo tem corrido bem... pessoalmente por exemplo, não tenho gostado da atitude do Vítor Andrade.
O Portimonense apostou na pressão (a.k.a porrada!!!), e passe longo para a velocidade dos avançados. De início resultou, e até marcaram o primeiro golo... mas depois o Benfica tomou conta do jogo, deu a volta ao marcador, justamente (grande jogada no 1.º golo), e podia ainda ter marcado mais...
Com um 'chouriço' enorme no principio da 2.ª parte os Algarvios empataram (2-2), o Benfica continuou a assumir o jogo, mas o Portimomense voltou a ser perigoso no contra-ataque... O festival de 'pau' também continuou com o Dino a ser um autêntico saco de pancada!!! Isto com a total impunidade concedida pelo famoso Rui Silva!!!
E quando tudo parecia que ia acabar empatado, num contra-ataque perfeito o Dino concluiu da melhor forma o cruzamento do Nuno Santos.

Espero que a lesão do Lindelof não seja grave, mas pareceu... O Rebocho e o Dawidowicz são claramente os jogadores mais competitivos desta equipa! O Berto continua a adaptação à lateral direita... O Teixeira continua a agarrar-se demasiado à bola... Defendi muitas vezes (ainda nos Juvenis), que o Dino devia ser 'trabalhado' a ponta-de-lança, mas hoje tem pouco cabedal para a posição, jogar com tantos criativos, e depois não ter ninguém na área é problemático... mesmo assim, é óbvio que o Dino tem faro de golo, e isso faz-nos esquecer as infantilidades que ele continua a cometer no resto do jogo!!!

Sofrer de mais vencendo 'na raça'

"Enorme vontade de ganhar levou o Benfica à conquista de 3 pontos preciosos, pois colocam-no tão-só a niquinho de apuramento para o primeiro grande objectivo na Champions: oitavos-de-final. Mais €5.5 milhões a somar aos 16.5 já contabilizados.
Triunfo na base da raça, tendo esta conseguido sobrepor-se a momentos em que também veio ao de cima défice de qualidade, sobretudo na definição e na concretização de ataques. Neste último aspecto, daria imenso jeito ponta de lança mais eficaz do que Jiménez (ontem) e Mitroglou (ausente por lesão) têm sido. Não a única zona ainda por acertar agulhas, note-se; o  meio-campo é outra. Na maior parte dos jogos nesta temporada, Rui Vitória optou por dois médios centrais quase lado a lado, não um claramente mais defensivo (vulgo n.º 6) e outro mais à frente (vulgo n.º 8). Daí deficiências na cobertura aos defesas-centrais e, sobretudo, na construção ofensiva. Ontem, estando Samaris castigado e Fejsa lesionado, Talisca como n.º 8 (ensaio feito dias antes em Aveiro, perante o Tondela). Algum progresso nas saídas para ataque, mais dificuldades em rápida recuperação da bola e na cobertura da retaguarda. Curioso: percebeu-se, na substituição de Jonas por Pizzi, não avançando Talisca, que Rui Vitória não vê em Pizzi o n.º 8 a que Jorge Jesus recorreu após perda de Perez.
(...)"

Santos Neves, in A Bola

PS: É raro, mas desta vez até concordo com o Santos Neves, com três ressalvas: o Mitro não tem sido muito perdulário; não acho que a equipa perdeu capacidade de recuperação de bola com o Talisca... o André fez um excelente jogo, mais 'solto' na sua posição, e o Talisca até jogou em terrenos mais subidos, pressionando mais cedo...; quando o Pizzi entrou, o Talisca subiu mesmo para 2.º avançado, mas foi por pouco tempo, devido à expulsão do Nico.

Fly Luz

Aspirina Europa !!!

Benfica 2 - 1 Galatasaray


E estamos praticamente nos Oitavos-de-final. Matematicamente, ainda não lá chegámos, mas muito sinceramente não acredito na vitória deste Galatasaray em Madrid...

Como é infelizmente habitual, existe sempre a tendência para desvalorizar os adversários do Benfica na Europa, então quando o Benfica ganha, são todos toscos...!!! É verdade que o Galatasaray, tal como o Benfica desinvestiu, mas mesmo assim tem alguns jogadores que fazem a diferença... sendo que um deles é o guarda-redes... hoje acabou por salvar a sua equipa várias vezes!!!
Tendo em conta todos os condicionalismos, jogámos relativamente bem. Sem o Samaris (tem sido quase sempre o nosso melhor jogador!!!), sem o Mitroglou (que é mais 'matador' do que o Jiménez)... além do Fejsa (que seria a primeira opção para o lugar do Samaris), além do Salvio... Tudo isto somado, mais o desaire no último jogo na Luz, conseguimos controlar bem o jogo, e só na parte final, é que recuámos para defender o 2-1, com menos um jogador... no resto da partida, jogámos quase sempre no meio-campo adversário... e só algumas distracções/dualidade de critério arbitral, permitiram alguns contra-ataques semi-perigosos ao Gala...

Pessoalmente, acho que tivemos um pouco melhor na pressão alta, mas continuámos a definir mal os ataques perigosos: ou os passes saem mal, ou os jogadores tropeçam na bola, aquele último (às vezes penúltimo) passe, sai demasiadas vezes mal... Se calhar por isso, os dois golos surgiram de lances de bola parada. Voltámos a perder muitos minutos com o Nico na direita, já com os Lagartos isso aconteceu. Ocasionalmente trocar com o Gonçalo é normal, mas o Nico deve recuperar rapidamente a faixa esquerda, onde é muitíssimo mais perigoso...
Não existe uma explicação única, mas pessoalmente uma das razões que observo, para a menor eficácia defensiva deste Benfica, está no posicionamento defensivo dos Extremos... deixando muitas vezes os laterais sozinhos, e dando pouco apoio aos médios-centros... Em jogos com domínio territorial, como o de hoje, este pormenor é menos evidente, mas em jogos repartidos, com muitas transições ataque/defesa pode ser decisivo.
O Luisão esteve nos três golos!!! No final não gostei daquela 'tirada' pessoal... o Jonas acabou por ter uma mensagem mais colectiva... mas já perdi a conta, aos golos decisivos do nosso Capitão!!! Agora, as hesitações do Luisão na defesa, continuam... hoje, por acaso, esteve mais agressivo, mas é óbvio que os anos vão pesando nas pernas. Isto da minha parte, não é uma falta de respeito, é uma constatação...
O Talisca tem pouca tolerância no 3.º anel, injusta acho eu... Também me irrito quando ele perde a bola infantilmente, mas é o nosso único médio, com capacidade de passe acima da média. Nem o Samaris tem a capacidade de passe do Talisca. Os passes tensos para alas que ele faz, são essências nos desequilíbrios ofensivos...
Uma nota de elogio ao André Almeida, que hoje a fazer aquilo que ele faz bem, pressão, marcação, compensações, esteve muito bem... deixando o ataque para o Talisca!!! Outro elogio para o Eliseu, que regressou com uma boa exibição... outro dos mal amados.
Uma constatação: o Júlio César continua a sofrer golos de Alemães!!! Felizmente, nem o Atlético nem o Astana têm Alemães no plantel!!!
Já não basta os apitadeiros no Tugão, moerem-nos o juízo... Chegados à Europa, levamos com apitadeiros da mesma laia!!! Isto, já é demais... Em Istambul, num jogo parecido, tivemos um critério disciplinar tipicamente descrito como: caseiro!!! Quinze dias depois, na Luz, levamos com um Sérvio, que se calhar pensava estar em Istambul...!!! Um critério disciplinar absolutamente ridículo, com claro prejuízo para o Benfica... até, naquelas bolas divididas, que saem das quatro linhas, prensadas, a decisão saiu sempre ao Visitante...!!! A continuar com árbitros caseiros nos jogos fora, e árbitros anti-caseiros nos jogos em casa, isto não será fácil!!!

Tenho que admitir que tenho alguma dificuldade de 'encaixar' bancadas semi-vazias em jogos da Champions na Luz... mas pronto!!! Por outro lado, o público fiel da Luz, parece-me cada vez mais 'adulto'... Não 'entrámos' em campo, mas o apoio à equipa, especialmente após a expulsão do Gaitán, foi essencial para a vitória, disso tenho poucas dúvidas...

Vitória na Hungria...

Sopron  65 - 78 Benfica
23-18, 15-24, 11-18, 16-20

Primeira vitória, e logo fora. Já o ano passado triunfámos na Finlândia, contra a equipa mais acessível do grupo, portanto no pior dos cenários, podemos repetir o trajecto do ano passado!!! Este Sopron perdeu na 1.ª jornada em Antuérpia... Só amanhã, teremos o Cibona-Antuérpia, para aferir quem será o nosso grande adversário pela qualificação...
Não assisti ao jogo, mas pelos números, tenho que destacar obviamente o Cook, que nestes últimos jogos subiu consideravelmente as percentagens; e também tenho que destacar o Radic, que no seu 2.º jogo pelo Benfica, não só marcou 14 pontos, como dominou as tabelas com 13 ressaltos!!!
Nas estatísticas colectivas três observações: dominámos os ressaltos (25/43); pela negativa 'ganhámos' nos Turnovers (8/16) e 'perdemos' nos Roubos de Bola (10/3)!!!

Só dois ?!!!

Benfica 2 - 0 Galatasaray


Pois, desta vez os números foram mais modestos... as várias ausências em relação ao jogo de Istambul, explicam alguma coisa, mas mesmo assim o desperdício foi muito...
Acabou por ser interessante, pelos minutos dados a alguns jogadores que chegaram à pouco tempo ao Seixal: Martin, Zidane e Loria...
Estamos matematicamente qualificados, 4 jogos, 12 pontos, mas ainda não garantimos o 1.º lugar, algo fundamental, porque ficar em 2.º obriga a mais uma eliminatória... o último jogo, a recepção ao Atlético de Madrid vai ser fundamental...