Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Chamaram-lhe a desforra de Berna...

"Seis meses depois de ter vencido o Barcelona na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, o Benfica aceitou o repto de jogar em Camp Nou. A vingança não aconteceu.

Chamaram-lhes eles, os de Barcelona. Desforra de um jogo mal digerido, o de Berna, a 31 de Maio de 1961, final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, como na altura se dizia. Barcelona-Benfica: Estádio de Wankdorf. «La final de los palos cuadrados», escreveram os jornais da Catalunha. Quatro bolas nos postes da equipa portuguesa: Kocsis, Kubala (duas vezes no mesmo remate) e Czibor: Três húngaros, a mesma sorte. Ou falta dela.
Os espanhóis agarram-se aos postes. Parecia que, com eles, explicavam tudo: a derrota e a fuga da Taça dos Campeões que demoraria mais de trinta anos até arranjar lugar em Camp Nou.
Em 1961, faltava dinheiro ao Barcelona. O clube vivia momentos complicados. Um «deficit» de muitos e muitos milhões, asseguravam os correspondentes dos jornais portugueses em Espanha.
No dia 22 de Novembro de 1961, praticamente seis meses após a final de Berna, o Benfica está em Barcelona. O «cachet» é de 30.000 dólares. Os dirigentes do Barcelona esperam fazer muito mais. Pagar ao Benfica e ainda reforçar os cofres depauperados do clube que vive à sombra do Real Madrid cinco vezes Campeão Europeu.
Aposta-se na especulação: transforma-se um encontro particular numa vingança. Numa «révanche». Os meios de comunicação ajudam: espalham aos quatro ventos a repetição da grande final de Berna, agora sem «palos». Parece que a taça que o Benfica levou para Lisboa está de novo em disputa. Não está. Mas o prestígio está em jogo. E Béla Guttmann sabe-o bem.
Três dias antes do encontro, a crise do Barcelona agudizara-se. Na deslocação a Valência, a derrota fora bruta: 2-6.
O Benfica, por seu lado, baterá o Lusitano de Évora, por 3-1.
Luís Miró, treinador do Barça está com a cabeça a prémio: não tardaria a ser demitido. Ladislao Kubala assume o cargo de treinador interino.
Mas isso é mais daqui a pouco: primeiro o Benfica joga em Camp Nou.

Novembro terrível em Barcelona
É um Novembro terrível em Barcelona. E não, não tem nada que ver com Futebol. É um Novembro terrível de frio e chuva. Segunda e terça-feira o tempo agrava-se. A água cai do céu continuadamente. Bem podem os jornalistas catalães acenar com o jogo do século, com a definitiva reposição da verdade dos factos, com o confronto que ditará, desta vez é que sim!, qual a melhor equipa da Europa, como se a final de Berna não tivesse passado de m ensaio.
Em Lisboa discute-se: valerá a pena pôr em causa a vitória do Benfica? Há motivos que justifiquem o aceitar de um convite deste género, jogando em casa do adversário, dando-lhe de mão beijada todas as vantagens?
Há: 30 mil dólares!
O Futebol já é um universo de dinheiro; um Mundo de compra e venda.
A intempérie frustra o Barcelona: só 40 mil adeptos num estádio com capacidade para 100 mil.
O Benfica frustra o Barcelona: nem em sua casa, perante o seu público, os catalães conseguem a vitória.
A primeira parte do Benfica é brilhante de classe e de clareza no seu futebol ofensivo. O Barça vê-se dominado, controlado, incapaz.
Santana e Coluna enchem o campo: um é fino recortado, requintado até; o outro é forte, possante, avassalador.
As pérolas negras do Benfica.
Eusébio é outra: rapidamente vai conquistando o seu lugar.
Santana faz 1-0; por muito pouco está a beira do 2-1. A bola bate no poste. Malditos «palos»!
Na segunda parte, Guttmann, defende. Lança jogadores novos: Simões, Torres, Mário João.
O Benfica bate-se, é valente. Aguenta a precipitação adversária e sustém os seus intentos. Controla o jogo porque é imperioso que assim seja. Tem uma aura de Campeão da Europa a conservar e sai com ela intacta do terreno do seu maior rival.
A desforra de Berna não existiu.
Béla Guttmann sorri: «Para a próxima cobraremos 35 mil dólares».
É justo!"

Afonso de Melo, in O Benfica