Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Vintage


Temos aqui, alguns dos famosos Apitos - clássicos -, para o pessoal que não assistiu a estes jogos, não têm o contexto... alguns destes jogos foram em momentos decisivos das respectivas épocas... fica aqui um bom resumo!!! Sim, houve muitos outros...!!!

4 bananas, no meio do festival do cacete !!!


Benfica 4 - 1 União da Madeira

Vitória muito saborosa, após várias jornadas infelizes. Muitas alterações no onze escolhido pelo Benfica... Norton de Matos provavelmente adivinhou que o jogo iria ser duro, e colocou uma equipa mais forte fisicamente. Fez bem, pois o União, veio à Luz, distribuir 'fruta' em grande quantidade!!! E por 'fruta', quero dizer: porrada!!! Quase sempre impunemente, o engraçado é que quando o cartão vermelho finalmente saiu para o Avalos, foi por uma daquelas faltinhas - não violentas -, tão típicas em Portugal, que os jogadores repetem semanalmente e que os árbitros recorrentemente penalizam, ao mesmo tempo que deixam passar entradas violentas!!! Esclareço que não penso que a equipa do União, veio à Luz bater premeditadamente nos nossos meninos, simplesmente não sabem mais!!! Em Portugal, desde muito cedo, aprende-se a fazer anti-jogo:  se passa a bola não passa o jogador!!! E quando temos jogadores veteranos, sem pernas para acompanhar os mais novos, a perder, sem paciência para correrem atrás da bola, ainda por cima com a cumplicidade da arbitragem, temos um festival do cacete...!!!
A facilidade com que se marca penalty's contra o Benfica é assustadora!!! Desta vez tenho a convicção que o árbitro não viu a Mão na bola - involuntária na minha opinião - do Miguel Vítor, estava nas costas do nosso central, mas como os Unionistas pediram penalty, ele marcou!!! 
Destaco o 1.º golo Sénior do Guzzo - ainda Júnior -, que está a evoluir muito bem, já é o principal organizador de jogo da equipa, algo que após as promoções dos Andrés, faltava a este plantel... A presença do Miguel Vítor dá uma segurança enorme à defesa... Gostei de ver o Mvon na direita!!! Eu sei que ele é trapalhão, que é ingénuo  que tem 'brancas', mas dá tudo, e defensivamente, a força e a velocidade, resolve muita coisa... O Hélder Costa, depois da lesão, está a melhorar jogo a jogo... O Rui Fonte não merecia o azar, estava a fazer um jogo interessante, até que teve de sair de maca, aparentando sofrer uma lesão grave, possivelmente não jogará mais esta época!!!
Deixei para o fim o Miguel Rosa, que continua a marcar golos, em quantidades industriais!!! Muito tem sido dito sobre a 'não chamada' do Rosa à equipa principal, alguns defendem mesmo teorias 'xenófobas' do Jesus contra o Miguel!!! Pessoalmente não concordo. Com as saídas do Javi e do Witsel o Benfica ficou praticamente sem médios-centro de raiz, independentemente das qualidades dos Andrés, o Jesus foi obrigado a chamar os melhores médios da equipa B, para tapar os buracos... O inverso aconteceu com o Rosa, que neste momento é claramente um extremo-esquerdo. De todas as posições, aquela(s) com mais opções no plantel principal, são as alas: mesmo agora com as saídas do Nolito e do Bruno César, ainda temos o Ola John, o Gaitán, o Salvio e o Urreta, além destes, ainda podem jogar nas alas, o Enzo, e até o Luisinho ou o Melga!!! Este excesso de extremos é na minha opinião a principal razão para a não chamada do Rosa à equipa principal... Em segundo lugar, o Rosa tem um problema no 'esquema' do Jesus, o mesmo problema que tem o Nolito - pessoalmente acho que são jogadores muito parecidos!!! -, ambos são 'falsos' extremos!!! O Miguel é um ponta-de-lança disfarçado de extremo!!! Não é capaz das fintas do Ola John, nem das acelerações do Gaitán ou do Salvio, mas quando recebe a bola à entrada da área, no momento do remate, transforma-se num ponta-de-lança!!! Num 4-3-3 tradicional o Rosa seria uma escolha óbvia, no habitual 4-1-3-2 do Benfica, os extremos têm que transportar a bola, têm que driblar, têm que triangular com o defesa lateral, o 2.º ponta-de-lança, ou o médio que apareça na sua área... Dito isto, acho que o Miguel já merecia pelo menos uma presença assídua no banco da equipa A, mas se for só para estar sentado no banco, mais vale jogar na equipa B e ir marcando golos às carradas... sem o Miguel esta equipa estaria muito mal colocada na II Liga!!!

Importante

"1. Foi uma vitória bem importante, a de Braga, atendendo à forma como este Campeonato se está a desenrolar, com larga superioridade das duas principais equipas. Desta vez não houve factores extra-jogo (apagões, golos mal anulados, expulsões no túnel...) a condicionar o resultado e o Benfica ganhou, embora com grande réplica de um correcto (parabéns!) SC Braga. As coisas correram bem - a equipa fez por isso! - e o obstáculo está ultrapassado. Agora é preciso que não haja distracções. O Vitória de Setúbal, este domingo, deve ser encarado com a mesma determinação.

2. O Benfica foi o 22.º Clube do Mundo com maiores receitas na época passada, transferências de jogadores à parte (111 milhões de euros). A conclusão é de um estudo de uma conceituada consultora (Delloite) e coloca o nosso Clube como o maior fora das cinco grandes Ligas europeias (as inatingíveis Inglaterra, França, Espanha, Alemanha, e Itália), à frente do Ajax, por exemplo. Mais: o Benfica está a par do Valência (21.º) e apenas a 4,2 milhões do top'20. Enfim, mais um dado que confirma a grandeza do nosso Clube. Nada que não saibamos já e que confirma o quanto o Benfica tem subido nos últimos anos. Sabe sempre bem ler e ouvir notícias destas...

3. O FC Porto, o tal clube muito bem organizado, onde nada falha, deverá ser punido com derrota no seu último jogo da Taça da Liga (ficando fora das meias-finais) por ter utilizado indevidamente três jogadores. Afinal, eles também se distraem. Claro que agora vão dizer que a competição não lhe interessa nada (mas esta época até estava a interessar...), que não tem valor, etc. E até já há quem, de repente, chegue à conclusão de que a determinação que impede que um jogador alinhe pelas equipa A e B com menos de 72 horas de intervalo não se justifica. Esquecendo que é uma forma de tornar mais transparente a II Liga, impedindo jogadores da equipa A de reforçarem a B em determinados jogos. Só estranho que a Liga tenha aberto um inquérito e não tenha decidido logo. Que eu saiba, pelos mesmos motivos, o SC Braga perdeu (sem inquérito...) o jogo que tinha empatado com o Belenenses. Mas aguardemos..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Objectivamente (15 minutos)

"A história da utilização irregular dos três jogadores do FC Porto frente ao Vitória de Setúbal dita uma nova realidade na «máquina infalível» dos comandados de Pinto da Costa! Aqueles que constantemente elogiam e gabam a organização 'azul e branca' têm aqui uma boa oportunidade para verem que, afinal, essa realidade é bem diferente e não são nem melhores nem piores que os outros. São «como os demais», como dizem os alentejanos! Sempre quero ver se os regulamentos vão ser cumpridos a rigor e afastam o FCP das meias-finais da  Taça da Liga. A utilização de Fabiano, Abdoulaye e Sebá menos de 72 horas depois de terem actuado pela equipa B, frente à Naval, não tem dúvidas!
É só aplicar a lei e fazer o que fizeram ao SC Braga, que foi derrotado, por 3-0, por ter utilizado Emídio Rafael frente ao Belenenses menos 72 horas após o jogo com o Vitória de Setúbal!
Ficamos a aguardar! A desculpa é que foi a Liga que impediu a hora inicialmente prevista pelos portistas.
Por mim esta é uma boa desculpa para arranjarem encrenca com a Liga e acabarem com a equipa B que, pelos vistos, lhes está a dar mais dores de cabeça que o previsto.
Deixando as desgraças para trás, quero elogiar a selecção de Cabo Verde que conseguiu a qualificação para os 1/4 final do CAN 2013! Que grande feito este da selecção dos «Tubarões Azuis»! Pena é que Angola não tenha conseguido uma vitória (que mereceu) frente a Marrocos, o que possibilitaria a qualificação das duas selecções lusófonas! Lúcio Antunes é um treinador jovem que já é respeitado no Continente africano com a sua argúcia e sagacidade! Disseram-no os conceituados treinadores da África do Sul, Marrocos e Gana. Dos jogadores, desde o capitão Marco Soares, ao Heldon (Marítimo), Ryan Mendes (Lille), o nosso Djanini, muito se irá falar dentro em breve! Cabo Verde pode fazer história!"

João Diogo, in O Benfica

15 minutos de incompetância

"Na televisão, um adepto portista tentava justificar o injustificável. "Afinal o que são quinze minutos?". Se ele não sabe, quinze minutos são o tempo bastante, por exemplo, para um dirigente do seu clube fazer telefonemas vergonhosos no âmbito do processo Apito Dourado, são tempo bastante para a sua equipa apontar dois ou três golos ao Gil Vicente, são tempo bastante para ele perder um comboio ou um avião, são tempo bastante para dizer as maiores asneiras e cultivar a mais primária demagogia.
Os quinze minutos em apreço são mais do que isso. São minutos incompetentes de uma máquina tida por exemplar. O mito ruiu, acaba de se desmoronar. Alguém se lembra de um grande clube português ter ficado fora de uma competição (é o que só pode acontecer ao FC Porto) por razões burocráticas? Por incumprimento? Por laxismo? E se acontecesse o mesmo com o Benfica? Que diriam as costumeiras vozes fundamentalistas da colectividade azul às riscas? Como se não bastasse, o mesmo aficionado desatou, carregado de sanha, a desprestigiar a Taça da Liga, prova do calendário oficial, aprovada pelo seu próprio clube. "É a Taça Lucílio Baptista", "é a Taça da cerveja". É, isso sim, a Taça que o FCP nunca ganhou, que este ano voltará a não ganhar, desde já, por espantosa inépcia administrativa.
A mesma figura debitou sobre o SC Braga-Benfica, responsabilizando o árbitro pelo triunfo da formação de Jorge Jesus. Acaso se recorda do jogo da primeira volta, quando Cardozo marcou um golo limpo, já nos derradeiros minutos, mal anulado pelo juiz da partida? Há comparação possível? Há, isso sim, o prosseguimento do anedotário portista no folclore televisivo."

João Malheiro, in O Benfica

Proençamentos

"A saborosa vitória em Braga significou um passo importante na luta pelo principal objectivo da época. Em teoria, tratava-se do segundo mais difícil compromisso do Campeonato, pelo que os três pontos alcançados não podem deixar de constituir um estímulo para jogadores, técnicos, dirigentes e adeptos, neste combate que se prevê renhido até final.
Com os dois “grandes” igualados na liderança, sem cederem pontos a ninguém, todo o país desportivo antevê uma penúltima jornada escaldante e decisiva, quando ambos se encontrarem frente a frente. E desde já se vai falando do nome do árbitro a escalar para a ocasião. Pedro Proença, com todos os galões regionais, nacionais e internacionais que alguém se encarregou de lhe conceder, é, obviamente, aquele que surge no horizonte dos que pretendem voltar a vencer um Campeonato à custa de lances irregulares – como o penálti de Lisandro em 2009, ou o golo de Maicon em 2012.
Não adianta recordar aqui o longo cadastro do homem, que começa no Bessa em 2002, passa por Penafiel em 2005, e, depois de muitos outros episódios, continua a deixar marcas, como se viu em Setúbal há pouco mais de uma semana.
Proença pode até ser considerado, por quem quiser, o melhor árbitro do universo. Por mim, sou livre de ter as minhas dúvidas de que seja o mais honesto; e o seu negro historial em jogos do Benfica demonstra que não é, seguramente, o mais imparcial. Há já algum tempo escrevi que, por aquilo que me era dado a ver do mundo do futebol, o problema principal não estava na Liga, nem na FPF, nem no Gomes, nem no Pereira, nem na Olivedesportos. O grande vício residia nos próprios árbitros em pessoa, e, em particular, no grupo de internacionais que vai sendo homenageado, à vez, por Lourenço Pinto e amigos.
Os últimos tempos têm sedimentado essa ideia. E só espero que a recta final deste Campeonato não venha a confirmá-la de vez, com um qualquer fora-de-jogo a decidir o título, e um tipo de brilhantina a pedir desculpa em público, rindo-se de nós em privado."

Luís Fialho, in O Benfica

A bolha

"Esta semana, enquanto quase todos os clubes da Europa contavam tostões para contratações de última hora, a SAD do FC Porto protagonizava três negócios de gabarito. Comprou o que lhe faltava de João Moutinho e de James Rodríguez e emprestou Rolando.
Só nos dois primeiros movimentos, perdeu 9,4 milhões de euros, valor que constituem as mais-valias dos fundos financeiros aos quais estas partes dos passes foram readquiridos, pouco mais de dois anos depois de lhes terem sido alienados.
Sendo assim, o custo do internacional português passou de 11 milhões (valor da compra ao Sporting em 2010) para 14,175 milhões. E o do jovem colombiano passou de 5,1 milhões (por 60% do passe) para 13,55 milhões (por 90%).
Estas manobras tornaram-se obrigatórias perante a impossibilidade de vender jogadores fracionados para o futebol inglês. Ou seja, estes quase 10 milhões de euros são o custo, a um juro de mais de 100% ao ano, do financiamento proporcionado na fase de grande aperto vivido no final do ciclo de Jesualdo Ferreira e antes das vendas de Falcão e Hulk.
É o futebol gerido como a última bolha por estoirar do capitalismo imobiliário, enchendo os bolsos de uma corrente de intermediários, enquanto os resultados desportivos não degeneram, como aconteceu no Sporting, embora suspensa de uma conjugação de fatores aleatórios, como as lesões ou os caprichos dos treinadores. Veja-se o caso de Rolando: de ativo com cláusula de 30 milhões, passou a inativo sem espaço no plantel, salvo no final pelo amigo napolitano – que ironia fina –, sem vergonha de pagar meio milhão de euros por mês pelo empréstimo de um jogador completamente desvalorizado.
Os bons resultados no campo dão para tudo. Fazem-se grandes negócios e o futebol aguenta. Aguenta?"

Dúvidas e mais dúvidas

"Há épocas assim. Parece que a cada dia que passa, no que toca a regulamentos, se tropeça em mais uma incerteza. Depois do impacto da “lei das 72 horas”, não faltaram esta semana motivações para analisar outras “leis desportivas”.
1 - O Sporting não avançou para a contratação de Niculae por causa da “lei”. Fez bem. A regulamentação da FIFA e da FPF sobre a transferência e inscrição de jogadores permite o registo de um jogador por três clubes diferentes, mas só admite a sua utilização em dois desses clubes. Acontece que o regulamento da FPF (aplicável a transferências nacionais e estrangeiras) ainda se refere, para esse escrutínio, aos jogos oficiais compreendidos “entre 1 de julho e 30 de junho” (art. 5.º, n.º 4). Enquanto isso, a regulamentação da FIFA alude aos jogos oficiais dos campeonatos nacionais, o que restringe esse período. Tudo indica que o art. 5.º, n.º 4, da FPF deve ser interpretado em conformidade com a delimitação temporal de “época” constante do texto da FIFA, tanto mais que essa delimitação está num preceito que o próprio regulamento da FIFA indica ser de “aplicação imediata” – isto é, convocado mesmo antes da sua transposição para os regulamentos federativos. Havendo a dúvida de saber se um jogo da Supertaça romena – fora do período do campeonato mas posterior a 1 de julho – contaria para identificar os clubes representados, melhor foi não converter a dúvida em desastre: derrotas em jogos, perdas de pontos e suspensão para o atleta. Falta saber a razão para a FPF ser omissiva nos atos e nas explicações, promovendo a insegurança e exalando amadorismo.
2 - Tem havido vários jogos adiados nas duas provas da Liga. Quando se realiza o jogo, os clubes mudam a composição da lista de jogadores constantes das “fichas técnicas”. O que corresponde à lógica de anular para todos os efeitos o procedimento do jogo anterior. Acontece que o art. 16.º, n.º 3, do Regulamento de Competições da Liga determina que, “depois de a ficha técnica estar preenchida, assinada e entregue ao árbitro, se o jogo ainda não tiver iniciado”, só “pode ser efectuada a substituição de jogadores naquela ficha técnica inicial” se (em termos simples) houver incapacidade física e lesões desses jogadores. Fora destes casos, será que a utilização de jogadores no jogo efectivamente realizado, e que não estavam na ficha do jogo adiado, é irregular? Corresponderá esta ilicitude à “vontade” do “legislador” quando disciplinou a “composição das equipas”?
Podia o Direito (também no futebol) viver sem dúvidas? Poder, podia, mas não era a mesma coisa!"

Ricardo Costa, in Record

PS: Continuo a achar muito estranho, não ter sido preenchida a ficha de jogo no jogo adiado pelo Proença em Setúbal com os Corruptos!!! Então o melhor árbitro do mundo e arredores, ia-se esquecer de tal pormenor !!!

Poupanças acertadas...




Benfica 3 - 0 Setúbal

No poupar este o ganho, o Benfica em 2013 tem jogado sempre 2 vezes por semana, vamos ter finalmente uma semana de descanso, mas muitos dos jogadores vão para as Selecções - com algumas viagens longas: Maxi e Melga.... -, sendo assim, aceito sem protestos, o jogo menos intenso... ainda por cima em vantagem desde muito cedo, contra um adversário que nunca mostrou ser capaz de criar perigo... só algumas distracções dos nossos jogadores, dos fiscais-de-linha, e do árbitro, criaram a ilusão de perigo, com muito pouco mérito do Setúbal.
Hoje, não jogou de início o Matic, o Melga, o Cardozo (titulares indiscutíveis), o Gaitán (decisivo nos últimos jogos), o Aimar (longe da melhor forma) e o Carlos Martins (a recuperar de nova lesão), e ainda o Jardel (o tapa-buracos de luxo na defesa, com muitos minutos esta época), mesmo assim o Benfica conseguiu juntar um bom onze, que com mais intensidade no jogo, teria goleado... O único jogador, que hoje poderia ter feito alguma diferença na postura da equipa, teria sido o Matic. O menino André Gomes ainda não tem a capacidade de recuperação de bolas no choque, que o Matic aprendeu, e ainda falha passes, que o Matic não falha... os outros ausentes, pouco iriam alterar - talvez o Cardozo devido à sua presença na área... -, qualquer outra equipa com esta rotação ficaria em dificuldades, e isso é um mérito que não podem tirar ao Jesus...

O Artur foi um espectador, o Garay resolveu tudo o que tinha a resolver... o Luisão falhou algumas entradas à bola, o Maxi parece-me em subida de forma, o Luisinho defensivamente resolveu, e ofensivamente até arriscou algumas boas arrancadas; o André Gomes cometeu vários erros de passe, provocando vários contra-ataques potencialmente perigosos, resolvidos pelos nossos defesas, ou pela azelhice dos oponentes!!! O Enzo foi o jogador mais esclarecido, esteve muito bem enquanto teve pernas, a meio da segunda parte rebentou e foi tardiamente substituído; O Salvio nos últimos jogos, com os golos marcados, ganhou confiança, mas hoje com o cansaço na 2.ª parte, voltou a perder esclarecimento, o Ola teve muitas dificuldades, alguns bons fogachos, mas pouco consistente, tem melhorado bastante defensivamente - mas ainda não chega...; O Lima continua a marcar golos, a a fazer assistências para golos... o Rodrigo falhou um golo incrível, obrigou o guardião contrário à defesa da noite, marcou um golo fácil, numa jogada que ele iniciou, mas fica sempre a impressão que ele não se sente bem a jogar como 2.º ponta-de-lança: o facto da finta/recepção ser sempre a mesma, torna-o previsível, e como tem pouca visão periférica demora a tomar a melhor decisão de passe... O Gaitán e o Aimar voltaram a entrar mal, o Urreta mesmo assim foi o mais esclarecido e fez alguns passes muito bons...

Muitos Benfiquistas ficaram chateados, porque não marcámos mais um golo (para ultrapassarmos os Corruptos no número de golos marcados)... pessoalmente, estou-me borrifando para o Campeonato dos Golos Marcados, só estou preocupado com o Campeonato dos Pontos!!! Se o Sapo Vitó - o Complexado -, devido aos elogios à postura ofensiva do Benfica, fica perturbado, isso é problema dele!!! Os golos só podem decidir o Campeonato se por acaso o resultado no Dragay for 2-2, algo altamente improvável... tem sido evidente nos últimos 3 jogos dos Corruptos, que eles estão decididos em marcar mais golos do que o Benfica, repito: façam bom proveito!!! O Benfica tem que gerir o esforço da melhor maneira possível, temos mais opções no plantel, e temos que aproveita-las, não podemos voltar a cair de produção no início do mês de Março, como tem sido habitual nos 'anos' do Jesus, nós não temos 'folgas', ninguém nos dá 'borlas', bem pelo contrário... temos que ter os jogadores no máximo, nos jogos mais complicados (os 6 jogos fora de casa...), na Luz temos que gerir... e a Liga Europa, só vai complicar ainda mais as coisas...!!! E digo mais: a intensidade alta que os Corruptos têm jogado, até nos pode ser útil, porque a amarelinha não dura para sempre!!! Por exemplo após o jogo de Paris, os Corruptos entraram em ressaca até ao Natal, só depois do jogo com o Benfica, voltaram a demonstrar alguma força, como neste momento da época os jogos mais complicados para eles, são os da Liga dos Campeões, será normal ressacarem logo a seguir!!! Parece-me que eles estão a gastar as pilhas, nos jogos errados!!! Vamos esperar...!!!

Bi-Campeões Europeus, além de mais um título nacional !!!



A equipa Masculina de Juniores do Benfica, revalidou hoje, o título de Campeões Europeus Juniores de Corta-Mato. Com uma equipa muito diferente, em relação ao título do ano passado, o Benfica voltou a dominar. Miguel Borges 4.º, Bruno Varela 5.º, Hélder Costa 7.º, Rúben Pessoa 11.º, Miguel Marques 12.º e André Pereira 14.º.
Parabéns a todos...!!!

PS: Em Pista Coberta, voltámos a dominar os Nacionais de Sub-23 no sector Masculino, as meninas desta vez ficaram em 2.º...