Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Quando se quer dizer mal...

"A prestação europeia do Benfica não pode deixar nenhum adepto satisfeito. Eu também não gostei dos resultados. Tudo o que a seguir escrevo tem por base e princípio, este desagrado inicial.
Quando o Benfica chegou a uma final europeia (onde não estava há 20 anos), que perdeu contra o Chelsea, ninguém disse que esse feito compensava a derrota no campeonato. Nessa altura os comentários diziam que importante era ter ganho o campeonato nacional. No ano anterior, quando se chegou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões (derrota com o Chelsea campeão europeu), reduzidos a nove, e com custos enormes de desgaste no campeonato, ninguém disse que a melhor Liga dos Campeões dos últimos 20 anos fazia esquecer a perda do campeonato nacional.
Mesmo na última época, quando se ganhou a Liga, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e se chegou novamente a uma final europeia importante, houve comentários que lembravam a derrota com o Olympiakos na Champions.
Quando se quer dizer mal até o cabelo ou a gramática do treinador servem.
Ganhar em Coimbra é a única resposta possível. Mostrar em Coimbra uma inequívoca vontade de sermos campeões é a única atitude espectável. Só no fim da época saberemos se esta foi má, aceitável ou excelente. Para já, a Supertaça está garantida, mas ainda é pouco, reconheço que não chega. O campeonato, a Taça de Portugal e a Taça da Liga são uma ementa suculenta para o resto da época.
SC Braga na Luz é obstáculo muito difícil para o objectivo Taça. Mas obrigatório para quem quer vencer a prova. Parece-me bem o mote de Lourenço Pereira Coelho ontem no final do sorteio: «Queremos repetir a última época».
Sim, também eu quero acabar no Jamor com a Taça de Portugal na mão."

Sílvio Cervan, in A Bola

24 x Benfica

"Já o fim-de-semana anterior havia sido gordo: mesmo sem futebol, as várias modalidades, de pavilhão e não só, nos sectores masculino e feminino, haviam contado por vitórias os jogos disputados. Depois, a meio da semana, o basquetebol deu-nos mais uma alegria, ao vencer brilhantemente na Finlândia, fazendo renascer a esperança de apuramento na EuroChallenge.
A série de vitórias continuou imparável no sábado e no domingo.
Triunfos no futebol, no futebol de formação (Juniores, Juvenis e Iniciados), no hóquei em patins masculinos (em França) e feminino, no futsal masculino e feminino, no andebol (dupla jornada europeia, com apuramento para a fase seguinte da Challenge Cuo), e no voleibol (dupla jornada nacional, com vitórias amplas). Se considerarmos todos estes registos, o balanço daqueles nove dias poderá traduzir-se em algo como 24 jogos e 24 vitórias. Ou seja, uma semana em cheio. Uma semana à Benfica.
Destaque naturalmente para os sucessos europeus em três frentes (hóquei, basquete e andebol), esperando que a elas se possa juntar um bom resultado do futebol na bela cidade de São Petersburgo. O voleibol entrará em cena na próxima semana, completando a mão cheia de presenças internacionais de alto nível.
As classificações reflectem, naturalmente, este onda triunfante. Lideramos em futebol, hóquei em patins (masculino e feminino) e futsal (masculino e feminino). Estamos bem perto (é uma questão de tempo, direi eu) no basquetebol e no voleibol. Caso tenhamos ganho ao Madeira, ascendemos ao segundo posto também no andebol.
Mais uma vez as nossas modalidades colocam-se em posição de escrever história. Mais adiante se verá, mas o caminho é este.
Já amanhã temos novos desafios. As nossas equipas sabem bem que camisola vestem. Há que manter as lideranças que conseguimos, e tomar de assalto as que ainda nos escapam. Com vigor, com alma e com paixão. Com milhões e apoiar. Para ganhar tudo!
Somos do Benfica, e isso nos envaidece."

Luís Fialho, in O Benfica

Semana 'Gold'

"Foi sem dúvida uma semana muito peculiar aquela que agora termina. O Benfica conseguiu superar todos os prognósticos num jogo sempre difícil com um Moreirense bem organizado do ponto de vista técnico e táctico. Miguel Leal tem, neste domínio, um mérito indiscutível, tendo revelado um enorme poder de gestão de activos, de criatividade e de organização táctica - sobretudo defensiva - extremamente consistente.
No entanto, conforme sublinhou Jorge Jesus, o Benfica tem um mérito ainda maior. Conseguiu manter um ritmo ofensivo pressionante desde o minuto um ao minuto 90; manter uma linha de meio campo forte e controlada, incansável no objectivo de manter a posse de bola; e, claro, uma renovada capacidade de concretização que deve ser mantida ao longo de todo o Campeonato Nacional.
Deve ser de destacar o imenso trabalho que Jorge Jesus tem feito com Jonas e a sua crescente capacidade de concretização e finalização, primeiro com o Sporting da Covilhã, agora com o Moreirense... e ainda há muito para jogar até ao final da temporada.
Desde o início desta época que o tenho sublinhado na BTV: o grande desafio de Jorge Jesus este ano é a construção de uma 'equipa sombra' tão eficaz como a 'equipa principal', dado que estamos ainda em todos os exigentes palcos do Futebol europeu. O jogo com o Moreirense foi, por isso, fundamental: revela imaginação, rotatividade e alternativas neste plantel do Benfica.
Para lá do Futebol, a semana fica ainda marcada pelos desenvolvidos no caso dos 'Vistos Gold' e pela prisão preventiva decretada a um ex-primeiro-ministro, indiciado por fraude e branqueamento de capitais. Independentemente da cor política de cada um, devemos ser capazes de aplaudir e desejar uma justiça cada vez mais proactiva e imparcial nos seus desígnios. A justiça será verdadeiramente Gold."

André Ventura, in O Benfica