Últimas indefectivações

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Benfica está mais sólido

"Mesmo quando não deslumbra, ganha. Não será com brilhantismo, mas com pragmatismo. E essa parece ser a grande e decisiva diferença para a última época, quando uma equipa demasiado ingénua para a alta competição foi desperdiçando os pontos suficientes para ficar, logo nas primeiras jornadas, afastada do título. Esta equipa dá sinais de que pode discutir o campeonato até ao fim.

Ganhá-lo ou não, dependerá, obviamente, de si própria, mas também – e muito! - do FCPorto, cuja identidade ainda não parece suficientemente clara e definida. Indiscutivelmente, o FC Porto, mais ou menos forte do que na época passada, até porque não terá Falcao e, talvez, Álvaro Pereira, nunca deixará de ser o principal candidato. Porque defende um título que ganhou na última época, aliás, com um domínio absoluto; porque não deixará de fixar um plantel valioso, mas, acima de tudo, porque o FC Porto se habituou a uma cultura de sucesso que se transmite, hoje em dia, com a mesma naturalidade com que os seus jogadores respiram.

Pode vir aí, pois, um grande campeonato. Talvez um dos melhores campeonatos dos últimos anos e pena é que, ao Sporting, esteja a suceder o mesmo que ao Benfica da última época, esbanjando demasiados pontos, o que deixa os seus jogadores num clima de insegurança e de tão profunda tristeza, que parece chamar todos os azares e todos os fantasmas do mundo.

Entretanto, o SC Braga também lá vai ganhando. Sem dar muito nas vistas, sem rasgados elogios. Pode ainda pegar de estaca. É preciso esperar para ver..."


Vítor Serpa, in A Bola

Lixívia Extra-Forte III

Tabela Anti-Lixívia Extra-Forte:
Benfica.......7 ( 0)...7
Corruptos...6 (+2)...4 (-1 jogo)
Braga........7 ( +3)...4
Sporting....2 ( 0)...2



--O Arturzinho tudo fez para entregar a encomenda, mas não conseguiu... Não teve penalty's, golos anulados, ou mal validados, mas nos pormenores esteve imparável. Só nos primeiros 8 minutos cometeu 4 erros 'graves' sempre para o mesmo lado: Não marcou duas faltas ao Nacional (sobre o Cardozo e o Nolito), que proporcionaram dois contra-ataques perigosos ao Nacional, o segundo 'salvo' por uma boa defesa do Artur!! O Filipe Lopes agarra o Aimar, seria um livre perigoso a favor do Benfica, e ele marca falta contra o Benfica!!! O Rondom deixa-se cair, e ele marca falta ao Luisão...!!! Isto é só uma amostra daquilo que aconteceu durante os 90 minutos, 'pequenas' faltas a meio-campo, que retiram a posse de bola a uma equipa e oferecem-na à outra, 'fabricando' uma quantidade enorme de livres laterais (sempre perigosos) para uma equipa, não marcando os livres a favor da outra. Outro exemplo bem demonstrativo foi o último pontapé de canto contra o Benfica: Emerson demonstra alguma ingenuidade (desconcentração), mas é claramente empurrado pelo Candeias, nas barbas do bandeirinha, mas o canto no último minuto de jogo é marcado contra o Benfica. Uma jogada de potencial perigo, que podia ter dado o empate. Mal eles sabiam que do contra-ataque o chuta-chuta marcaria o segundo golo do Benfica!!! E ainda bem que ele não passou a bola a ninguém, porque senão seria marcado fora-de-jogo!!! Aliás, ainda com 0-0, foi marcado um fora-de-jogo erradamente ao Witsel, quando este ficava isolado, com a bola controlada...


O João Aurélio não merecia o segundo amarelo, o contacto com o Bruno César é mínimo. Mas na mesma jogada o Filipe Lopes agride pela primeira vez o Witsel!!! E não lhe acontece nada!!! Pouco minutos depois, Filipe Lopes volta a agredir Witsel com uma cotovelada descarada, que seria vermelho directo que qualquer parte do mundo!!! E mesmo se fosse uma falta 'normal' seria vermelho, porque o Belga ficaria isolado, o Arturzinho deu amarelo...!!! Filipe Lopes ainda teve uma entrada muitíssimo perigosa sobre o Bruno César, tocou na bola primeiro (por isso não foi penalty), mas na sequência do corte (sem sequer ter tentado retirar o pé), meteu os pitõns no tornozelo do Bruno, que só por acaso não ficou gravemente lesionado...




--A choradeira Lagarta continua. Mas aquilo que mais me impressiona, são os cumentadeiros (habitualmente tão reticentes em aceitar as queixas do Benfica sempre que é Roubado)!!! Desta vez com as Osgas ninguém dúvida do mérito das reclamações!!! Mesmo que para isso, tenham que fechar os olhos aos benefícios Lagartos:


Sim, o Evaldo não estava em fora-de-jogo. É à 'queima', mas não estava. Mas curiosamente a falta que esteve na origem deste lance não existiu!!! O Postiga agarra a camisola do defesa, e o Proença marca falta a favor do Sporting!!! Mas muito mais grave, na minha opinião, é a falta que está na origem do segundo golo Lagarto. O Evaldo faz uma falta evidente e perigosa, mesmo no focinho do 'desdentado' e este marca falta contra o Marítimo (isto quando o defesa Madeirense, que afastou de cabeça a bola, para entrada da área, já tinha sido carregado pelas costas por um avançado Lagarto...). Portanto duas faltas cometidas por jogadores do Sporting, na mesma jogada, dá uma falta contra o Marítimo!!! Sim, o Roberto Sousa a poucos minutos do fim, também merecia um segundo amarelo...!!!


Continuar a analisar as arbitragens nos jogos do Sporting, ignorando os benefícios esverdeados, pode ser explicado como uma forma caridosa de ajudar os mais desfavorecidos, mas já cheira mal tanta espinha vergada, a favor de alguém que não merece nem um tostão furado...!!!
adenda: Esqueci-me do suposto penalty sobre o Schaars. Este é daqueles lances da 'intensidade', que a favor dos Corruptos são sempre 'claros'!!! O ex-árbitro Pedro Henriques que na semana anterior, num lance idêntico com o Nolito e um jogador do Feirense, afirmou tratar-se somente de uma luta normal de braços, e portanto não era penalty!!! Obviamente a mesma personagem esta semana considerou penalty no lance com o Schaars, já estamos habituados a estas analises diferentes por este individuo, aliás quando arbitrava fazia o mesmo!!! Neste caso eu concordo com a analise feita ao lance com o Nolito: não é penalty. Assim com o Schaars também não...!!!




--Não vi o jogo do Braga, mas mais uma vez, acreditando nos escribas, e nas reclamações do Setubalenses, o golo nasce de um pontapé de canto, que devia ter sido um pontapé de baliza...


Anexos:

Benfica
1ª-Gil Vicente(f) (2-2), João Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Feirense(c) (3-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
3ª-Nacional(f) (0-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado

Corruptos
1º-Guimarães(f) (0-1), Olegário, Beneficiados, (0-0), +2 pontos
2ª-Gil Vicente(c) (3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar

Sporting
1ª-Olhanense(c) (1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
2ª-Beira-Mar(f) (0-0), Fernando Martins, Nada a assinalar
3ª-Marítimo(c) (2-3), Proença, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar

Braga
1ª-Rio Ave(f) (0-0), Duarte Gomes, Beneficiados, (1-0), +1 ponto
2ª-Marítimo(c) (2-0), Soares Dias, Beneficiados (1-0), Sem influência
3ª-Setúbal(f) (0-1), Hugo Miguel, Beneficiados (0-0), +2 pontos