Últimas indefectivações

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Bolas !!!

Não quis parecer pessimista, mas estava com um felling que o sorteio de hoje, ia dar merda !!!
Basicamente, as quatro equipas podem ficar em primeiro, e as quatro equipas, podem ficar em último!!! 
Creio que é a melhor descrição do nosso Grupo. E sim, o Benfica é a equipa com mais historial, com mais tradição, com mais experiência, com melhores resultados nas últimas épocas, é a única que foi Campeão... mas o Benfica também é a equipa com a massa salarial mais baixa, e com o orçamento para as contratações mais baixo (tenho algumas dúvidas com o Bayer...)!!!

Ainda por cima vamos defrontar dois treinadores que conhecem a forma do Benfica jogar, e têm no seu plantel jogadores que conhecem o sistema do Jesus... Como um mal nunca vem só, na ordem dos jogos, voltámos a ter azar, com o primeiro jogo a ser na Luz com o Zenit...
Uma equipa que já tem uma rodagem superior na Liga Russa, além de assim, só irmos à Rússia no final de Novembro...
Nas épocas anteriores, têm sido os primeiros jogos na Champions a sabotarem a qualificação para os Oitavos. O Benfica de Jesus leva algum tempo a carburar, normalmente só em Novembro atingimos o nosso nível normal, com este Grupo, os jogos em casa vão ser fundamentais, 3 vitórias na Luz em condições normais garantem a passagem... ao contrário do ano passado, 6 ou 7 pontos podem ser suficientes para o 2.º lugar, e assim era preferível começar fora de casa...
Ainda por cima com o plantel ainda sujeito a alterações (entradas e saídas), só vamos ter o jogo em Setúbal para preparar a 1.ª jornada da Champions.

Benfica - Zenit, 16 de Setembro, Terça-feira
Bayer - Benfica, 1 de Outubro, Quarta-feira
Mónaco - Benfica, 22 de Outubro, Quarta-feira
Benfica - Mónaco, 4 de Novembro, Terça-feira
Zenit - Benfica, 26 de Novembro, Quarta-feira
Benfica - Bayer, 9 de Dezembro, Terça-feira

O Zenit, está muito diferente esta época, basta ver os resultados na Liga Russa. Com a entrada do Garay, e agora do Javi, a eficácia defensiva subiu muito. Este Zenit, é muito diferente do Zenit Europeu das últimas épocas... Vamos também ver quais as condições que vamos encontrar no final de Novembro em São Petersburgo.

O Bayer Leverkusen, está em grande forma, ganhou recentemente em Dortmund, e é neste momento a 2.ª melhor equipa Alemã. Quando eliminamos o Bayer à 2 épocas, na Liga Europa, a campanha de desvalorização dos Germânicos foi vergonhosa, mas o Carvalhal regressou ao Real, e o Schurrle está no Chelsea... O Bayer é um Clube bem gerido financeiramente, não entra em loucuras, vende muitas das suas estrelas, mas consegue sempre renovar o plantel e encontrar jovens jogadores, mantendo a competitividade...

O Mónaco começou muito mal a Liga Francesa, mas tem um excelente plantel, principalmente do meio-campo para a frente. Agora se o Falcao sair até Segunda-feira, posso mudar de opinião. O Colombiano faz, de facto, a diferença...
A frustração por este Sorteio ainda é maior, porque as duas outras equipas Portuguesas tiveram um piço gigantesco!!! Sendo que o Benfica, como a equipa com melhor Ranking, deveria ser supostamente 'protegida' no Sorteio!!!

PS: É bom não esquecer que esquecer que este Sorteio também serviu para determinar os Grupos da UEFA Youth League. E como finalistas do ano passado, temos algumas ambições... Parece-me que nesta competição vamos ter o Benfica e o Bayer, muito acima dos outro dois clubes...

O principio da asneira !!!

Além do Sorteio da Champions que não nos correu muito bem, hoje foi um daqueles dias, repletos de asneiras... daqueles dias que mais valia não ter 'existido'!!!

Um grandissímo filho-da-puta em Valência, veio mais uma vez, através da comunicação social, mandar recados para Lisboa, evocando a moral os bons costumes e os princípios...!!!
Estamos a falar de alguém que fez a sua carreira no clube mais corrupto do planeta e arredores; estamos a falar de alguém que durante a sua carreira teve vários comportamentos 'suspeitos' dentro e fora do campo, como a 'fuga' para a Corunha e a já tradicional 'derrota' com os Corruptos, para logo a seguir assinar por eles; estamos a falar de alguém que chegou a fazer o papel de porta-voz/taliban indignado contra as arbitragens após uma derrota limpa, onde por acaso ele foi um dos culpados...; estamos a falar de um treinador que este Verão, sempre que lhe meteram um microfone à frente, não teve vergonha em falar de um jogador que não faz parte do plantel dele... Aliás, além do treinador, tivemos dirigentes, jogadores, e os jornaleiros avençados lá da estrumeira (com total apoio e satisfação, dos avençados do lado de cá da fronteira...), todos os dias, a pressionarem vergonhosamente um jogador que nunca fez parte do plantel do clube deles...
Se houvesse o mínimo de princípios, como por exemplo em Inglaterra, estes senhores, já todos teriam sido multados à grande e à francesa, e teriam sido aconselhados a calarem-se, porque aliciar um jogador de outro Clube, que por acaso até está sobre contrato, é IMORAL, e DEMONSTRA FALTA DE PRINCÍPIOS, seu ganda asno...!!!

A outra pérola do dia, foi a nomeação, esperada, do Desdentado nojento para o derby de Domingo. Compreende-se assim, as antevisões que dão os Lagartos como favoritos. Não vou fazer mais uma vez a contabilidade estatística dos jogos que o Ladrão-mor apitou do Benfica, mas a probabilidade estatística do Benfica vencer a partida no Domingo, na Luz, é minúscula... Quem achar exagerada a minha reacção, ou é um E.T., ou é mesmo 'tapado'!!!
Depois da arbitragem da Supertaça, depois do Cosme, depois do Marco Ferreira, depois desta nomeação, alguém tem dúvidas?!!!

Magnificências do futebol dito vertical

"No calendário da bola Agosto é o mês 1. Um derby a 31 de Agosto jamais será o jogo do título. Está apenas destinado a perspectivar as modas para o Outono/Inverno.

NÃO querendo contrariar ninguém, tenho para mim que o Benfica passou no Bessa com distinção. Distinguiu-se e muito do Benfica da temporada passada o que não admira porque só no meio do campo, onde tudo se pensa, as diferenças são enormes, sem especificar.
O Benfica chegou ao 1-0 ainda na primeira parte graças a Eliseu, o bombista, que fez aquilo que tantas vezes o vimos fazer ao serviço do Málaga. Pumba! Já lá está. Pelo andar da carruagem, em jogo-jogado, dificilmente chegaríamos lá…
Na temporada passada, se bem se lembram, chegou muitas vezes o Benfica ao 1-0 limitando-se, em seguida, a controlar o jogo e o adversário admiravelmente. Tão admiravelmente o fez em Portugal e na Europa que, inevitavelmente, muitos dos seus melhores jogadores foram comprados por clubes estrangeiros no Verão.
Foram comprados pelo que fizeram na Europa. Porque ao campeonato exclusivamente português ninguém liga nenhuma para lá de Badajoz. Custa dizer mas é a verdade, verdadinha.
Ao contrário do que sucedia num passado ainda recente, o 1-0 atingido no Bessa não lançou o Benfica para uma exibição tranquila, encantadora, convincente, sabendo sempre a equipa transmitir aos adeptos, como tão bem transmitia, a confiança de que, com o 1-0, mais pontapé de canto, menos pontapé de canto, o resultado estava no papo.
Não foi, de facto, assim que as coisas se passaram no jogo com o regressado Boavista, o famoso bode expiatório do Apito Dourado. O Boavista é treinado por Petit e se é verdade que as equipas acabam sempre por tomar a personalidade do seu treinador imaginem, os que não viram o jogo, a dificuldade que foi jogar contra onze Petits.
Do lado do Benfica ainda não temos onze Jorges Jesuses porque a equipa, sofrendo rombos, está em reconstrução. Mas lá chegaremos, acredito, ainda que sem o esplendor do passado recente. Mas com determinação.
Nos últimos minutos do Bessa, foi frequente ver jogadores do Benfica a sacudir o assédio dos donos da casa à bela charutada, com pontapés para os céus, roscas, balões para longe. Há muito que não se via um despautério assim em tratando-se de defender o resultado.
Deve ser isto aquilo a que a elite dos nossos comentadores apelida sabiamente de «futebol vertical». Que, em função da desejada horizontalidade do terreno, só pode referir-se ao futebol praticado nas mais profícuas alturas. Demos, portanto, um recital de futebol vertical no Bessa.
Mesmo assim, gostei do Benfica, muito, durante 89 minutos. Só não gostei do minuto em que Rúben Amorim se magoou.

NINGUÉM ganha campeonatos em Agosto. E se ninguém ganha campeonatos em Agosto é porque, obviamente, ninguém perde campeonatos em Agosto.
No entanto, será sempre da maior utilidade não desprezar as tendências. E, desse ponto de vista, Agosto é um mês igual aos demais mesmo sendo o primeiro mês da dita competição, o campeonato.
No calendário civil, Agosto é o mês 8. No calendário da bola, Agosto é o mês 1.
Um derby de Lisboa a 31 de Agosto jamais será o jogo do título mas está, inevitavelmente, destinado a perspectivar as modas nos dois campos para o Outono/Inverno subsequentes.
O Benfica, que joga em casa, vai apresentar os restos da sua colecção 2013/2014. O Sporting, por seu lado, vai-se apresentar com grossas novidades e com uma certeza absoluta: se houver penalty na Luz a seu favor é o Adrien que marca.
E não há derby sem penalty, sempre ouvi dizer.

JOSÉ MOURINHO defende o direito dos treinadores a interromper o jogo, pelo menos uma vez em cada parte, para poderem falar com os jogadores e proceder às alterações tácticas julgadas convenientes. Tal como acontece no basquetebol sem que ninguém se queixe.
Também sou a favor, em nome do espectáculo. Reconhecendo, com antecipado entusiasmo, que muitas reputações de muitos treinadores cairiam ou subiriam vertiginosamente conforme os resultados práticos verificáveis depois dessas autorizadas interrupções.
O futebol, aliás, tem muito que aprender com as demais modalidades.
Louis Van Gaal, por exemplo, terá ido buscar ao andebol a feliz ideia de poder trocar de guarda-redes antes de penaltis. Foi o que fez no jogo com a Costa Rica dos quartos-de-final do último Mundial. Encaminhando-se a decisão para as grandes penalidades, Van Gaal trocou Jasper Cilessen por Tim Krull e deixou mundo inteiro pasmado.
Teve sorte o seleccionador holandês. Saiu-lhe bem. Krull defendeu o que havia para defender desenhando-se ali mesmo, em Salvador da Baía, numa aura de glória, as suspeitas de que Van Gaal era, no mínimo, um mágico encartado.
Tudo isto vem a propósito de um desejo que ouvi exprimir no princípio da semana a um benfiquista encartado e encantado com a contratação de Júlio César para a nossa baliza.
- Devia jogar já com o Sporting mas se houver um penalty contra nós devia entrar imediatamente o Artur. 
Dito isto foi muito aplaudido pelos circundantes.
- E o Artur ficava em campo até ao fim do jogo?
- Depois de ter defendido o penalty? Claro que sim!
Como o jogo é só no domingo temos de esperar para ver o que vai acontecer na baliza do Benfica. Quanto ao tal Van Gaal, encontra-se presentemente em Manchester a lutar com uma maré de infortúnios. Deixou de ser mágico num ápice. São as coisas do futebol.

JULEN LOPETEGUI é um tipo simpático. E o que faz falta por estas bandas são tipos simpáticos. Aparentemente terá havido um ligeiríssimo quiproquó entre o treinador basco e Ricardo Quaresma. O poderoso jogador ficou de fora no penúltimo jogo e no último jogo, o de anteontem com o Lille, ficou sentado no banco durante os 90 minutos.
Lopetegui anda armado em Paulo Bento, é o que parece.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol disse esta semana que o que faltou à nossa selecção no Mundial do Brasil foi «competência». É uma opinião respeitável e tão válida como tantas outras.
Fernando Gomes anunciou mudanças na estrutura profissional que acompanhará a selecção na campanha que aí vem. A da qualificação para o Europeu de 2016. A selecção vai mudar de médicos. Por causa da tosse.

HOUVE o defeso. Depois a pré-temporada. Agora já começou o futebol a sério em Portugal. Os três grandes continuam a trazer nas costas dos respectivos equipamentos o letreiro do banco que a todos patrocina. Com igual ou desigual boa vontade, para o caso tanto faz.
Mas será o banco bom ou o banco mau que levam nas costas os jogadores do Benfica, do FC Porto e do Sporting? Em breve se saberá. Fiquemos atentos. Se houver troca do velho e tão desconsiderado logótipo por uma borboleta é porque o patrocinador comum é o banco bom. Se continuar tudo na mesma nas costas dos jogadores das três equipas é porque o banco mau continua a ser o sponsor benemérito dos emblemas de top do nosso futebol.
Faz mais sentido que assim seja.

AO cabo de muitos e maravilhosos anos, o Benfica vai jogar contra o Sporting sem Óscar Cardozo. Assim, a seco, é uma má notícia porque Cardozo, de facto, foi impagável em quase todos os derbies em que participou, quer na Luz quer em Alvalade.
Para Rui Patrício a ausência de Cardozo só pode ser um enorme descanso. Para os benfiquistas é uma enorme incógnita.
Terá o Benfica um substituto à altura do paraguaio no que diz respeito a clássicos da Segunda Circular? No domingo à noite já se saberá a resposta.

POR mérito próprio e para valorizar a conquista da Supertaça pelo Benfica, o Rio Ave é o sensacional líder do campeonato à segunda jornada."

Leonor Pinhão, in A Bola

Cadernos velhos e novos

"Como todos os anos, faço a minha digressão de Agosto pelos CADERNOS DE A BOLA. Um exercício onde junto a curiosidade pelas novidades com uma viagem pela minha memória do registo passado. Porém, os CADERNOS (edição em papel) sofrem de um mal que nem sequer pode ser remediado: a de sair antes do inexplicável fim do período de transferências. Ou seja, à medida que se aproximam as 24 badaladas do dia 1 de Setembro, cresce a divergência entre quem afinal ficou, saiu ou desapareceu nos plantéis. Por isso, em boa hora, surgiu a versão digital dos CADERNOS que nos possibilita uma actualização (ainda que lenta) das novidades. Há outro aspecto que, este ano, me chamou atenção. Provavelmente nem sequer será inédito, mas é a primeira vez que o constato tão vincadamente. Refiro-me à capa. Não tanto à regra de ser ilustrada com três jogadores dos três grandes. Mas à circunstância de ver três jogadores não portugueses, o que, só por si, evidencia a rarefacção de atletas nacionais nos plantéis. Claro que se poderia compor a capa com representantes da minoria portuguesa, que ainda os há. Por exemplo, Rúben Amorim, Rui Patrício e Quaresma.
Há ainda na selecção para a capa dos CADERNOS um aspecto que é uma novidade. Refiro-me ao facto de, não considerando Salvio do Benfica, os eleitos do Sporting e Porto serem afinal jogadores que só agora irão pertencer às respectivas equipas: Rossel do SCP e Tello do FCP.
Estamos perante dois sinais dos tempos: o que é nacional (não) é bom e a primazia da mudança que, de tão acelerada, se está a tornar disruptiva."

Bagão Félix, in A Bola