Últimas indefectivações

domingo, 3 de maio de 2015

Prata...

João Ribeiro, em conjunto com o Fernando Pimenta, o Emanuel Silva e o David Fernandes, na prova de K4 1000m trouxeram a medalha de Prata nos Europeus de Canoagem de velocidade, para Portugal. Os também vice-campeões Mundiais, acabaram por perder somente para a embarcação da República Checa (actual campeã do Mundo)...
Parabéns ao João, mais um grande resultado... continuando a caminhada para o Rio, com 'normalidade'!!!
Este não foi o Europeu da Teresa Portela: K1 500, 8.º lugar; K1 200, 5.º lugar. Muito provavelmente qualquer outra atleta ficaria satisfeita com estes resultados, mas a Teresa já nos habituou a melhor... e tenho a certeza, que ela também quer mais!!!

A Joana Vasconcelos, no K4 500m, em conjunto com a Francisca Laia, a Beatriz Gomes e a Helena Reodrigues, conseguiram um 5.º lugar na Final. Sem a Teresa, é normal o K4 ficar um bocadinho mais atrás, mas mesmo assim considero este resultado, bastante promissor para o futuro próximo...

Iniciados - 4.ª jornada - Fase Final

Mário Ferreira
Corruptos 1 - 2 Benfica

Excelente vitória, rectificando assim o empate concedido no Seixal, na 1.ª volta. Marcámos cedo... chegámos ao intervalo em vantagem. Sofremos o golo do empate logo nos primeiros minutos do 2.º tempo, mas os miúdos não se intimidaram, e numa excelente jogada do Mário Ferreira, o Valderrama do Seixal, chegámos à vitória...
Três importantíssimos, mantemos a liderança, e só faltam duas jornadas, com os dois jogos a serem efectuados no Caixa Futebol Campus. Vamos receber o Anadia na próxima jornada... e dependendo do resultado do Sporting-Corruptos, podemos ter uma autêntica Final do campeonato na última ronda, com o derby Benfica-Sporting. Esta época, nesta categoria, temos sido sempre superiores aos nossos rivais de Alcochete.

Silva; Pinheiro, Penetra, Loureiro, Koné; Nóbrega, Serrano (Dantas, 36'), Álvaro; Baptista, Ferreira; Matos (Campos, 36')(Conceição, 66').

Benfica.........10
Sporting..........9
Corruptos........4
Anadia............0

Juvenis - 1.ª jornada - Fase Final

Filipe Soares
Benfica 4 - 1 Setúbal

Boa entrada na Fase Final do Campeonato, com um jogo bem conseguido, e com a vitória esperada. Este Setúbal é muito perigoso em casa (onde já perdemos esta época), mas fora de casa torna-se acessível. Mesmo assim deu para observar algumas debilidades nas nossas transições defensivas, que não podem acontecer nos próximos jogos...
Marcámos cedo, com um Vitória muito retraído... nos últimos minutos da 1.ª parte o Setúbal teve os seus melhores momentos, mas foi o Benfica a marcar o segundo!!! Controlámos bem o 2.º tempo, só nos descontos relaxámos, sofremos um golo, e até podíamos ter sofrido outro logo de seguida!!!!

Temos uma geração interessante, principalmente a atacar: João Filipe (a.k.a JP, a.k.a Jota... decide-te rapaz!!!), Zé Gomes, Tiago Dias, Filipe Soares, Jorge Pereira... têm todos muito potencial.
Apesar do empate dos Corruptos na Madeira, eles são os principais favoritos ao triunfo. Têm uma equipa muito 'africana' (catanados provavelmente!!!), muito física, com vários jogadores ex-Benfica e ex-Sporting!!!

Duarte; P. Pereira, Gonçalves, Silva, Araújo; Lourenço (Tavares, 57'), Soares (Matheus, 57')), J. Pereira; Jota, Dias; Gomes (Gedson, 71').

Benfica.........3
Nacional........1
Corruptos......1
Setúbal.........0

Águias voaram a caminho do título

"O Benfica passou com distinção o primeiro obstáculo desta fase final, em Barcelos. Uma vitória volumosa que engana na ideia das facilidades que não teve, até porque o Gil Vicente foi um honesto adversário, tentando a sua sorte, dando sempre, grande intensidade ao jogo.
Sulejmani foi a surpresa de Jorge Jesus para tapar a ausência forçada de Salvio e a verdade é que foi uma aposta ganha num dia em que tudo saiu bem às águias, que, valha a verdade, fizeram por isso desde o primeiro minuto do jogo.
Agora, a três jogos do fim e podendo ainda perder três pontos, o Benfica fica cada vez mais perto do bicampeonato. Basta-lhe ganhar os dois jogos que tem ainda que jogar na Luz e, mesmo que o FC Porto não perca pontos, pode até chegar ao título em Guimarães, na penúltima jornada.
Assinala-se, ainda, o regresso do Benfica ao ataque avassalador, tão diferente do Benfica cauteloso e defensivo do clássico com o FC Porto. Cinco golos marcados, alguns ainda por marcar e uma elogiável harmonia num futebol ofensivo ao primeiro toque, beneficiado pela permanente mudança de posição dos seus homens mais adiantados, o que coloca problemas muito difíceis às defesas adversárias e, em especial, aos movimentos de marcação dos centrais.
A águia parece, pois, ter começado o seu voo final a caminho do título, não se tendo deixado impressionar, nem pressionar pelas últimas tentativas dos treinador do FC Porto, que faz pela vida, procurando, em desespero, instabilizar o líder do campeonato.
Para já, a sua estratégia não surtiu efeito. Aliás, como na Luz..."

Vítor Serpa, in A Bola

A partir do Douro

"Ali, no Douro, senti o verdadeiro benfiquismo. Ali estava o adepto de todas as horas. Ali estava o fervor e a dor, a alegria e as lágrimas.

1. O Douro é um espaço único. Um ambiente sedutor e que seduz. Pessoas de uma amabilidade singular. Vinhos que se degustam e se mastigam. Adegas deslumbrantes como aquela da Quinta do Portal concebida pelo Arquitecto Álvaro Siza Vieira e que merece uma cuidada e demorada visita. Tal como uma dormida, em pleno vinhedo, na Casa das Pipas. Ou o sentir de um dos trilhos do imenso e universal Miguel Torga. O Douro é Património da nossa Humanidade em que se junta a natureza e o homem, a paisagem e a gastronomia, a hospitalidade e o humanismo. O Douro é, de verdade, uma estrada de dois sentidos. Com os seus medos e os seus humores. Com os seus rabelos e as suas novas potencialidades. E o Turismo do Douro, na pessoa do Melchior Moreira, está de parabéns. Pela promoção e pela estratégia, pela confiança e pela diversidade, pelo respeito e pela convicção.

2. Ontem com o apoio entusiástico do Dr.Manuel Januário, o acolhedor ímpar daquela Casa, e na companhia do Nuno Salvador, assisti ao Gil Vicente-Benfica na Associação Desportiva e Cultural de Vilarinho de São Romão em pleno Alto Douro Vinhateiro e bem no coração do concelho de Sabrosa. Ali vi o Benfica dar um importantíssimo passo na conquista desta Liga. Foi clarinho. Bem clarinho. Como escutei: «uma vitória sem espinhas». Ali, naquela sala, vi gente a vibrar com os golos antes de os vermos pela televisão. É a diferença entre a rádio e a televisão. É este Portugal profundo que importa conhecer e dar a conhecer. Ali saltei da cadeira com os golos do Maxi, do Luisão, do Jonas e do Lima. Ali senti o verdadeiro e puro benfiquismo. Ali estava o adepto de todas as horas. Ali estava o sentir da alma benfiquista. Ali estava o fervor e a dor, a alegria e as lágrimas, a partilha e a entrega, a dádiva e a vaidade. Ali senti a simplicidade das gentes e a sinceridade do apaixonado. Ali vivi a satisfação e partilhei a paixão. Ali fiquei em dívida. Pelo ambiente que me proporcionaram. Pela fé que evidenciaram. Pela gentileza dos simples gestos que não esquecerei e que não têm preço. Nenhum preço. Como o não tem, de verdade, este Douro que é de todos e que merece ser conhecido e respeitado por todos.

3. Hoje é Dia da Mãe. É o primeiro Dia sem a presença física, neste Mundo, da saudosa Senhora Minha Mãe. Há alguns meses partiu. Recordo Honoré de Balzac: «O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão». A sua partida deixou-nos um vazio. E um dos pedaços desse vazio tem que ver com o Benfica. Ainda nas vésperas da sua partida me perguntava, em pleno Hospital de Viseu, pelo resultado do Benfica. Acompanhava, já bastante doente, todas as notícias do Benfica. Sabia tudo. E de tudo. Recordava-se bem dos grandes momentos. E das principais desilusões. Os resultados, quem marcava os golos, as conferências de imprensa de Jorge Jesus, as entrevistas de Luís Filipe Vieira. Recordo bem que me disse que nesta época era importante conquistar, de novo, o campeonato nacional. Neste Dia da Mãe, e pela primeira vez, não a vejo ou não lhe telefono para escutar a sua voz, as suas incisivas interpelações, as suas advertências, os seus cuidados, as perguntas acerca do neto ou dos bisnetos. Mas no Céu, onde decerto o nosso Deus a acolheu, ficará bem contente ao saber que vai ter um novo bisneto, um novo rapaz. Ao lado do meu Querido e Saudoso Pai rejubilará de alegria. Já são três os rapazes, o que lhes proporcionará um rasgado e prolongado sorriso. A ambos!

4. Também recordei as minhas origens, as minhas origens beirãs com interessantes vivências neste Douro singular, ao ler um livro que recentemente comprei. Foi escrito por um jornalista desportivo francês de origem portuguesa Nicolas Vilas. O seu título é bem sugestivo: Deus-futebol Clube! Na introdução, o autor evidencia as suas origens, a aprendizagem da língua de seus Pais, a relação com a sua Família, em particular com os seus tios e primos, a tradição católica portuguesa. Se lesse algo sobre o Douro até poderia interrogar-se, no primeiro terço do século XX, acerca do abandono da prática religiosa como protesto social. Foi também nele que pensei nesta tarde em Vilarinho de São Romão. Casas e solares de uma beleza única, vinhas a crescer, cerejeiras a desabrochar. Ao lado, igrejas e capelas no centro das aldeias quase que coladas a escolas primárias encerradas. E na sala, naquela associação, uma vivência de uma quase que religião. Na Igreja, a saudação ao nosso único Deus. Ali, naquela sala, e perante a televisão ampla, o efectivo politeísmo. Os jogadores, o treinador Jorge Jesus, o Presidente Luís Filipe Vieira. Eles são os intérpretes de um verdadeiro culto. Ao nosso clube, à nossa quase religião, à nossa mística. Com eles sentimos, num outro sentido, uma salvação. Que é, neste mês de Maio e nos próximos domingos, uma outra redenção.
Se fôssemos ao Dicionário dos Símbolos - de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant - poderíamos interrogar-nos acerca do número onze - onze jogadores - e fazermos uma associação desta representação no espírito maçónico. Não cabe aqui! Mas o que fica, sempre, de Vilarinho de São Romão a Viseu, de Lisboa a Barcelos, são estes noventa minutos. De realização e de admiração, de carácter e de grandeza, de entusiasmo, e de doação.
E tudo, hoje, a parir do Douro! Em que, como escreveu Guerra Junqueiro, «as rochas são feitas de ossos»!

5. O Futebol Benfica - o bem conhecido Fofó! - conquistou, com todo o mérito, o título de campeão nacional de futebol feminino. Está de parabéns. E o seu dedicado Presidente, Domingos Estanislau, merece um cumprimento bem especial. A partir do Douro e de Vilarinho de São Romão!"

Fernando Seara, in A Bola

Falta o 'quase' !!!

Gil Vicente 0 - 5 Benfica

Com 3 jogos para o fim do Campeonato, a precisar somente de 2 vitórias, com ainda 2 jogos por disputar na Luz, posso confirmar hoje, a minha entrada no clube dos optimistas!!! Mesmo com o Nico a sair agarrado ao músculo, creio que hoje, provámos que a equipa está preparada para a pressão (quase carnavalesca...) que estas ocasiões proporcionam.
A preparação deste jogo, começou e Coimbra com o Soares Dias a levantar a moral e a motivação do Gil para este jogo, com dois penalty's... e ainda teve o cuidado de não deixar ninguém castigado!!! Durante a semana, foi o Flopategui a 'nomear' o Capela como o melhor avançado do Benfica!!! Imagine-se, o Capela...!!! Seguido imediatamente, por um coro de indignados: começando no Zé Mota (a partir de agora: o Zé Canguru...), e acabando o Rui Caracolinhos...!!! Falar das arbitragens, antes dos jogos é simplesmente: Coação. O facto de aparentemente em Portugal, ninguém ficar indignado, com este tipo de estratégias, não invalida o facto, de isto ser coação. Recordo que já houve uma equipa em Portugal que desceu de Divisão, condenada de Coação sobre as arbitragens!!!
Depois foi o São Pedro a ameaçar cargas de água bíblicas Barcelos, com os bombeiros de prevenção, e ainda com os jardineiros de Barcelos em greve (em solidariedade com os Pilotos da TAP!!!)... Depois de todo este festival de atrocidades o que é que o Benfica faz?! Ganha por 0-5!!! Apesar de um início de jogo, com o Gil Vicente muito agressivo, muito agressivo mesmo, com o Capela a demorar a tomar atitudes disciplinares, o Benfica deu 5, e podia ter dado mais...
A história da partida, é a história dos golos. Marcámos cedo, numa grande movimentação colectiva... logo de seguida marcámos o 2.º. Com 2-0, o Capela 'entrou' em jogo, começou a marcar 'tudo' contra o Benfica... inventou mesmo vários Livres... E admita-se que o Benfica só não sofreu algum golo, nestas situações de bola parada, por manifesta sorte!!!
O intervalo chegou em boa hora. No primeiro ataque do 2.º tempo, ganhamos um canto, batido pelo Pizzi, e o capitão, desta vez, cabeceou na direcção correcta: 3-0. E se alguma duvida ainda sobrevoava as almas mais pessimistas, esta entrada na 2.ª parte 'matou' o jogo. Até ao fim, marcámos mais dois, em mais duas excelentes jogadas, e podíamos ter marcado mais alguns...
A surpresa foi a titularidade do Sulejmani. Creio que não jogava desde Janeiro/Fevereiro na Taça da Liga. Sem o Salvio, com o Talisca sem convencer junto da linha, com o mole Ola John (acabou por ficar fora do banco, não sei se foi por opção, ou lesão...), a escolha acabou por recair no Sérvio, que fez um excelente jogo, participou no 1.º golo, esteve sempre muito activo, com várias movimentações pelo meio, nas costas do Lima e do Jonas... ainda podia ter feito outra assistência para o Lima. No momento em que podemos ficar sem o Nico (se calhar, até ao final da época...!!!), o regresso do Sulejmani em forma, e motivado é uma excelente notícia.
O Júlio César voltou a ser decisivo, com poucas intervenções, mas com muita qualidade; o Luisão em algumas ocasiões demonstra pouca velocidade - a idade não perdoa -, mas a experiência acaba por compensar; mais um grande jogo do Jardel...; Super-Maxi com dois golos, em mais um jogo onde fez piscinas atrás de piscinas; o Eliseu fez um jogo 'regular'...; o Samaris voltou a dominar a sua zona de intervenção...; o Pizzi a '8' voltou a entrar mal, com a saída do Nico, foi jogar para a ala direita e melhorou muito; a única notícia do dia de hoje, foi mesmo a lesão do Nico, que já tinha assistido para o 2.º golo...; o Jonas continua a espalhar classe, só marcou um (o 2.º), mas esteve no 1.º, no 4.º e no 5.º!!!; o Lima voltou aos golos, em mais uma exibição típica do Lima, com muito trabalho...; boa entrada do Fejsa (aliás, eu fiz campanha para o regresso do Fejsa à titularidade, e o 'encosto' do Pizzi na ala...), tal como eu previa...!!!
É verdade estou mais optimista, mas ainda não somos Campeões (estou curioso para saber a nomeação para o jogo do Penafiel...). Espero o regresso do Salvio, mas temo que o Nico não jogue mais esta época (inclusive a Final da Taça da Liga!!!). É verdade que o Sulejmani fez um bom jogo, mas no passado ele já demonstrou que é irregular... Gostaria de festejar o título na Luz, mas para isso os Corruptos têm que perder em Setúbal amanhã, o que estatisticamente é bastante improvável, apesar do ambiente naquele balneário Corrupto, dever ser de cortar à faca!!!
Parabéns ao Fiuza, que num dos jogos do título do Benfica, conseguiu não encher o Estádio!!! Com a continuada política de preços criminosa nos jogos do Benfica fora, as pessoas começam a ficar fartas... Mas pelo menos teve que aturar o Presidente Vieira, estilo troll, em pleno camarote!!!