Últimas indefectivações

quarta-feira, 12 de julho de 2023

St. George!!!

A mensagem é esta:

Falar Benfica #122

A preparação continua


"O destaque da BNews de hoje é o estágio de preparação da equipa de futebol em Inglaterra.

1. Recebido à Benfica
"Todos me fazem sentir bem-vindo e isso é muito importante. Estou feliz por estar aqui e ansioso por jogar", Kökcü e as suas primeiras impressões de águia ao peito.

2. Plantel forte
"Quando jogas numa grande equipa, tens de ter concorrência. É um prazer aprender com eles", João Mário, em discurso direto, sobre o plantel e as expectativas para a nova temporada.

3. Reforço
Jurásek, lateral-esquerdo proveniente do Slavia Praga, é o mais recente membro do plantel às ordens de Roger Schmidt.

4. Empenho
Veja como foi o primeiro dia do estágio em Inglaterra.

5. Regresso ao trabalho
Sob o comando de Paulo Lopes, os Sub-23 também já preparam 2023/24.

6. Troca de lugares
Já iniciou o período de solicitação de troca de lugares para os detentores de Red Pass que renovaram o seu lugar.

7. Aniversário
O vice-presidente Domingos Almeida Lima e a glória José Augusto marcaram presença nas comemorações do 26.° aniversário da Casa Benfica Viana do Alentejo."

Muito bem o Sport Lisboa e Benfica! 👏🔴⚪️

Mercado atempado

Mauro Xavier, in Record

5 minutos: Diário...

Visão: Defesa-direito...

Terceiro Anel: Diário...

3x4x3, excerto...

Segunda, excerto...

Mercado, excerto...

"Arrancada" à Benfica!


"A massa associativa reuniu-se para celebrar mais um grande passo que se deu na construção da cidade desportiva

A inauguração do antigo Estádio da Luz, em 1954, foi apenas o início, pois, como o Benfica é um clube eclético por natureza, 'a obra só finalizará quando se encontrar totalmente construído o «Parque de Jogos do Sport Lisboa e Benfica»'.
Esta 'obra de extraordinária envergadura' demoraria décadas a ser construída, tendo conhecido vários obstáculos pelo caminho. Um dos principais foi que, apesar da vontade em 'dar continuidade à obra, (...) não conseguimos que nos fossem cedidos os restantes terrenos que nos permitiriam prosseguir'. Assim sendo, o Clube manteve o aluguer do Campo do Campo Grande, que tinha várias instalações para a prática de modalidades. Tudo mudaria com o 'contrato de cedência dos terrenos' que viria a ser assinado com a Câmara Municipal de Lisboa, em 1969, e com a saída definitiva do antigo campo de jogos do Clube, em 1971.
Reunidas as condições para se 'dar início à 3.ª fase da Cidade Desportiva', esta teve a sua 'arrancada' simbólica a 9 de Abril de 1972. Era um dia há muito esperado e, nem 'a chuva, nem o vento, nem o frio conseguiram afastar o «sol ardente» da comparência de milhares de nossos associados', que vivenciaram inúmeros 'momentos transcendentes'. O mais aguardado foram as enxadadas inaugurais, dadas em simultâneo por Mário de Oliveira, Borges Coutinho e João de Matos Chaves - presidentes da Mesa da Assembleia Geral, da Direção e do Conselho Fiscal, respetivamente -, entre 'grande exaltação clubista', sucedidas pelas dos adeptos que também desejaram contribuir para esta obra, a 'vinte escudos cada uma'.
Um dos monumentos mais memoráveis foi a passagem simbólica do Parque de Jogos do Campo do Campo Grande para o Estádio da Luz, com uma 'estafeta atlética que ligou o passado ao futuro', na qual 'Manuel Luís ex-atleta do clube iniciou a estafeta do transporte do facho, que saiu da última pista de atletismo do Benfica, situada no Campo Grande para ser depositado nos terrenos onde se erguerá o importante empreendimento'.
Uma recordação que podia ser adquirida era 'uma medalha comemorativa da data que se festeja', em que 'bem pode dizer-se que foi mais uma festa «à Benfica»'!
Saiba mais sobre o antigo Estádio da Luz na área 17 - Chão Sagrado, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

E o campeão voltou


"1. E o Benfica voltou. Melhor dito, o futebol profissional do Benfica voltou. É sempre importante fazer esta distinção porque o mundo do Benfica é muito mais do que futebol. Neste último mês em que o futebol profissional esteve no seu defeso as nossas modalidades de pavilhão cobriram-se de glória e de títulos nacionais. Foi uma festa. Foram, aliás, muitas festas. O nosso Benfica eclético, tal como o sonharam os nossos fundadores, está de parabéns.

2. No defeso do futebol houve trabalhos no futebol. Contratações, saídas, ajustamentos, reajustamentos, enfim, o normal de uma empreitada que se vai prolongar até ao fim do mês de agosto, que é quando se encerra o mercado do verão. Para já, entre as novidades com que os benfiquistas se deleitaram talvez as prolongações dos contratos de Tiago Gouveia e de Martim Neto até 2028 tenham sido as mais saborosas. Dois jovens jogadores formados no nosso clube assinaram os seus respetivos compromissos com o futuro.

3. 'Foi um clube que me deu tudo desde que cheguei com 12 anos. Sempre fizeram tudo para que me sentisse bem e estou muito grato que fizeram por mim', disse Martim Neto no momento da renovação. 'É um sentimento de orgulho e de responsabilidade sentir esta aposta de um clube como o Benfica. Agora cabe demonstrar a minha qualidade e ajudar o Benfica e concretizar os seus objetivos', disse Tiago Gouveia após renovar o seu vínculo com o clube do seu coração.

4. Martim Neto, que muitos tinham dado como perdido para o Benfica, será jogador do clube nos próximos cinco anos. Tiago Gouveia, que esteve cedido ao Estoril na última temporada, é outro benfiquista de gema. Na festa do último título nacional esteve na Luz, nas bancadas a vibrar como um comum adepto, e esteve no Marquês de Pombal a festejar o 38.º no meio da multidão. Boa sorte, Martim. Boa sorte, Tiago.

5. Este ano o Benfica volta ao Troféu do Algarve. No dia 20 de Julho, no Estádio do Algarve, em Faro, defrontará a equipa saudita do Al Nassr. A lotação já está esgotada, lemos nos jornais no princípio desta semana. O Estádio do Algarve não deve ter esgotado muitas vezes a sua lotação desde que foi inaugurado em 2024. Mas é o Benfica, o campeão, que vai lá jogar não tarda nada e os bilhetes voaram num instante.

6. Se haverá quem pense que a lotação esgotada por causa do Al Nassar...

7. Taremi, que joga num clube rival, disse que o Benfica 'tem um génio estranho' para rentabilizar jogadores. Ora, Taremi, nem é génio, nem é estranho, são apenas os jogadores do Benfica que são muito bons."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Um plantel de argentinos


"Vem de longe, a presença de jogadores argentinos na principal equipa masculina de futebol do Sport Lisboa e Benfica. È uma relação de mais de 80 anos, com uma interrupção de quatro décadas e um balanço bastante positivo.
O primeiro futebolista das Pampas a vestir de vermelho e branco foi o atacante Alejandro Scopelli, no distante ano de 1941. Chegou do CF Os Belenenses, depois de passagens por Estudiantes, AS Roma e Racing, entre outros. Foi preciso esperar 43 anos para outro cidadão argentino fazer parte dos quadros do Glorioso. Entre agosto de 1994 e julho de 1995, a estrela sul-americana foi Claudio Caniggia, o inseparável companheiro de Maradona na Albiceleste. Os três primeiros foram atacantes, já que, logo na época seguinte, surgiu Mauro Airez, vindo do CF Os Belenenses. Ficou durante duas temporadas.
Entre 1999 e 2004, na baliza esteve Carlos Bossio e, três anos depois da sua saída, chegou um miúdo franzina, artista da bola e de sorriso fácil - Ángel Di Maria. Esteve em 'casa' de 2007 a 2010 e, daqui, o atacante seguiu para Real Madrid, Manchester United, PSG e Juventus. Esse ano de 2007 trouxe-nos ainda Gonzalo Bergessio (atacante) e Andrés Díaz (meio-campo). E o que dizer de 2008, o ano da chegada de Pablo Aimar? O mágico do meio-campo ficou cinco anos na Luz, aqui deixando um perfume único. A seu lado, tinha o amigo de sempre e matador Javier Saviola (2009-2012), além de José Shaffer (2009-2012), José Luís Fernandez (2010-2011) e Franco Jara (2010-2013). A conta desses anos não fica feita sem a inclusão de um quarteto demolidor: Nico Gaitán (2010-2016), Eduardo Salvio (2010-2011 e 2012-2019), Ezequiel Garay (2011-2014) e Enzo Pérez (2011-12 e 2012-15).
Nos últimos 10 anos, a lista completou-se com mais 9 jogadores argentinos: em 2013 chegaram o defesa Lisandro Lopéz e o centrocampista Luís Fariña; em 2016 veio Oscar Benítez e Franco Cervi; em 2018 juntaram-se o centro Germán Conti, o atacante Facundo Ferreyra e o defesa Cristian Lema; em 2020 chegou o capitão Nicolás Otamendi e, em 2022, o cometa Enzo Férnandez. Um plantel de luxo, com opções para todas as posições e magia para dar e vender. E a história não vai ficar por aqui."

Ricardo Santos, in O Benfica