Últimas indefectivações

sábado, 8 de julho de 2023

BI: Fórum - 23/24...

Apontar armas a outros alvos ou manter o que tem em casa?


"Uma das dúvidas do momento: Será que o Benfica vai buscar algum avançado caso venda Gonçalo Ramos?

O internacional português esteve em destaque na época passada ao ser o segundo melhor marcador do campeonato só atrás de Mehdi Taremi do Futebol Clube do Porto.
A questão que se impõe é, será preciso ir ao mercado visto que há Henrique Araújo, Petar Musa e Casper Tengstedt no plantel? A verdade é que o avançado croata pediu mais oportunidades com os poucos minutos e os golos efetuados na equipa campeã nacional. Musa, ficou em segundo lugar da lista de atletas com mais golos e assistências, sem contar penáltis, por 90 minutos, das sete melhores Ligas da Europa, numa estatística produzida pelo Squawka, programa de estatísticas de futebol. O atleta ficou apenas atrás de Neymar.
Henrique Araújo, formado no Seixal, é outro dos mistérios neste mercado de verão. Em cima da mesa está a opção de mais um empréstimo, desta vez a um clube de Primeira Liga onde possa ter mais minutos, por outro lado, com a hipotética saída de Gonçalo, poderia ser esta a época de afirmação do jovem jogador na equipa principal do Benfica.
Casper Tengstedt foi um dos reforços do último mercado de inverno, vindo da Noruega. O dinamarquês foi uma aposta, também, de futuro dos encarnados e apesar disso, entre janeiro e maio o jogador pouco minutos teve na equipa de Roger Schmidt. É outra questão, o jogador de 22 anos precisa de jogar com alguma regularidade para continuar a evoluir, e esta época é muito importante para o seu desenvolvimento.
A evolução de Gonçalo Ramos, tem sido fantástica. O salto para um grande europeu é só uma questão de tempo. Foi o segundo jogador mais jovem de sempre em mundiais a fazer três golos numa partida a eliminar, só atrás da lenda Pelé. O jogador é também o jogador mais jovem de sempre a fazer três golos pela seleção nacional numa fase a eliminar, e é ainda o mais jovem de sempre a marcar em mundiais por Portugal, superando Cristiano Ronaldo, que com 22 anos, marcou no Mundial 2006, na Alemanha.
O jogador de 22 anos está avaliado em 50 milhões, e foi decisivo na conquista do 38.º título nacional. O avançado esteve presente em 47 jogos esta temporada, marcando 27 golos e fazendo cinco assistências."

Falar Benfica: 2 anos depois...

Rui Pinto acusado de piratear os emails do Benfica


"Sentença no processo Football Leaks será conhecida dentro de poucos dias.
A poucos dias de conhecer a sentença no processo Football Leaks, o pirata informático Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público (MP) de um total de 377 crimes informáticos, cometidos entre 2016 e 2019. Em causa está a intrusão no Sport Lisboa e Benfica que levou à devassa do sistema informático do clube e posterior partilha dos emails dos encarnados com o diretor de comunicação do FC. Porto, Francisco J. Marques – pela qual o hacker também é responsabilizado – e a divulgação de documentos e caixas de correio eletrónico no blogue Mercado de Benfica."

Tic, tac...




"A verdade tarda, mas SEMPRE vem ao de cima. Vão pagar por TUDO! E muito mais iremos denunciar! Em maio já nós levantávamos o véu sobre isto! TIC TAC, FC Porto!"

🔴 ACUSADO 🔴


"Apesar do mal já estar feito e dos prejuízos, quer financeiros, quer desportivos, elevadíssimos, a JUSTIÇA tarda mas funciona.
São 377 crimes de que Rui Pinto é acusado. A juntar às condenações - em duas instâncias - de Francisco J.Marques e Diogo Faria.
O relógio não para. Queremos condenações..."

Calendário Liga BPI

«𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗼 𝗕𝗲𝗻𝗳𝗶𝗰𝗮 𝗻ã𝗼 𝗵á 𝗲𝗺 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗻𝗲𝗻𝗵𝘂𝗺 𝗹𝘂𝗴𝗮𝗿». - Adel Taraabt, antigo jogador do Benfica


"«O Benfica é Liga dos Campeões. (...) Antes, não pagava salários grandes, nunca queria passar dos 1,7 ou 1,8 milhões de euros (por temporada). Di María está no Real Madrid e diz: ‘o meu sonho é voltar ao Benfica’. Irmão, estás no Real Madrid! David Luiz, antes de voltar ao Brasil, disse: ‘o meu sonho é voltar ao Benfica’. Matic, Witsel… todos queriam voltar ao Benfica. Porque é um clube que te trata bem (...).
Joguei com jogadores como Gonçalo Guedes, que tinha assinado pelo PSG. O PSG comprou-o (em 2017) por 50 milhões de euros. Ele estava no PSG e disse-me: ‘Estou desgostoso, quero voltar ao Benfica. Adel, eles pagam-me 6 ou 7 milhões, mas o Benfica é incrível… é felicidade’.
Bernardo Silva joga no City, quer voltar ao Benfica… Ele joga no City!
Como o Benfica não existe em mais lugar nenhum, a forma como ocupam a tua família… Eles estão lá se precisas de qualquer coisa, [Benfica] é a tua casa…»"

Águia: Diário...

5 minutos: Diário...

Terceiro Anel: Café - Toni Gutierrez...

Terceiro Anel: Di Maria...

Terceiro Anel: Diário...

Visão: Hugo Félix...

5 minutos: Vlog - Di Maria...

Milhares na Luz para receberem Di María


"O tema em destaque na BNews de hoje é a apresentação de Di María, regressado ao Benfica passados 13 anos.

1. Bom filho a casa torna
"Estou de volta a casa, porque sinto o Benfica como a minha casa, é algo único". Esta é uma das frases marcantes de Di María, apresentado ontem, perante milhares de benfiquistas, na Praça Centenarium do Estádio da Luz.

2. Prosseguem os trabalhos
Veja as melhores imagens do segundo dia de trabalho do plantel às ordens de Roger Schmidt.

3. A equipa B também já se prepara
26 jogadores realizaram exames médicos e testes físicos.

4. Treinadores principais apresentados
Nélson Veríssimo está de regresso ao Benfica para orientar a equipa B. Paulo Lopes, antigo jogador e treinador adjunto e de guarda-redes, comanda os Sub-23. Luís Araújo fica ao leme dos Sub-19. Veja a reportagem da BTV.

5. Pontapé de saída forasteiro
As Inspiradoras iniciam a defesa do título com uma deslocação ao Torreense. Conheça o calendário do Campeonato de futebol no feminino no Site Oficial.

6. Hugo Félix em evidência
A seleção portuguesa Sub-19 soma duas vitórias no Europeu e Hugo Félix marcou em ambas as partidas. Frente à Itália, Nuno Félix também foi titular e Diogo Prioste saiu do banco para ajudar a equipa a vencer, por 5-1."

Bela mensagem de despedida


"O ÚLTIMO GRANDE GOLO DE SEFEROVIC
COM O MANTO SAGRADO VESTIDO!
Haris Seferovic esteve ligado ao Benfica seis épocas (na última esteve emprestado), participou em 188 jogos e marcou 74 golos, vários deles absolutamente decisivos. Saindo na mó de baixo, a forma sincera e sentida como agradeceu a todo o universo benfiquista foi o seu último golo entre nós - e foi provavelmente o mais bonito de todos!
Diz-se para sempre benfiquista e nós dizemos.
ATÉ SEMPRE, HARIS SEFEROVIC!"

Efab⚽lação (39) Trotski e o dragão


"Na iconografia bolchevique há um cartaz de 1918, por sinal, horrível, que reproduz a cena de São Jorge matando o dragão, mas com o revolucionário Leon Trotski montando o cavalo branco, embrulhado numa bandeira vermelha e lancetando sem piedade a criatura de má índole, simbólica da contra-revolução.
Anos mais tarde, Trotsaki foi vítima de depuração pela propaganda estalinista, sendo apagado das fotografias do regime, mas não da História.
Lembrei-me desta passagem perante a notícia de que a propaganda do FC Porto tinha obliterado André Vilas-Boas e as suas extraordinárias vitórias de 2011 num video promocional e motivacional de início da nova época.
Villas-Boas, salvo seja, encarna esta bela descrição de Trotski, por Lunacharsky, nos seus “Perfis Revolucionários”:
“Era então extraordinariamente elegante, bem diferente de todos nós, e muito bonito. Essa sua elegância, e especialmente uma espécie de descuidada e poderosa maneira de falar com não importa com quem, chocaram-me desagradavelmente. Olhei com desaprovação para esse janota, que balançou a perna sobre o joelho, e escreveu apressadamente com um lápis um esquema do discurso improvisado que ia fazer. Mas falou admiravelmente bem…”
Elegante, janota, de discurso poderoso e fluente, meio diletante, mas carismático, a prometer mudar a sociedade - de repente, vejo em Vilas-Boas um perigoso revolucionário para o "status quo” do "Partido” azul e branco, a arriscar idêntica purga sumária da que condenou o dissidente Trotski ao exílio e à morte:
“Uma tremenda imperiosidade e uma espécie de inabilidade ou uma vontade de ser inteiramente cuidadoso e atencioso com o povo, uma ausência daquele charme que sempre cercou Lenine, condenaram Trotski a uma certa solidão. Até mesmo alguns dos seus amigos pessoais tornaram-se depois inimigos seus declarados…"
Mais de cem anos depois, vemos um video promocional sobre ícones da história de um clube, que omite os feitos e o líder do ano em que venceu todas as provas internas e uma taça europeia - o 2011 de André Vilas-Boas. Alegadamente porque a camisola desse ano não teria relevância estética.
- Sim, ganhámos tudo o que havia para ganhar, foi uma época inolvidável, mas a camisola era horrível.
- Ah bem, pois claro, realmente, que falta de gosto, até estragava o filme. Expliquem-me que não foram os “contra-revolucionários” a desafiar ostensivamente este moderno cavaleiro do Bem, mostrem-me que não foram os papistas a ultrapassar as encíclicas papais.
O assunto é paroquial, sem relevância num contexto de partido único, apesar do folclore democrático suscitado pela declarada ambição do antigo vizinho de Bobby Robson de concorrer às próximas eleições de uma agremiação que o ortodoxo Pedro Marques Lopes define como “o clube do povo e da democracia, não o clube de uns tipos que se julgam predestinados”.
Dias antes, o primeiro-ministro António Costa tinha feito uma visita particular ao Museu do FC Porto, para afogar os seus “desgostos”, tendo como cicerones Pinto da Costa e Rui Moreira, baluartes da “doxa” portista.
Dá para imaginar o diálogo junto da vitrina da Taça UEFA de Dublin:
Vamos lá ver… Bela conquista!
Sim, infelizmente a camisola não era de sonho."

Tiques...!!!


"No clube que passa a vida a falar em Ditadura, Regime e que dá VIVAS ao 25 de Abril, censura-se um dos treinadores mais vitoriosos da história recente.
A moral desta gente..."

Zero: Mercado - Rafa, Arda e Mbappé...

Aquecimento, excerto...

Mercado, excerto...

Quinta, excerto...

Lições penosas e o projeto


"Não seria sequer justo comparar a piscina de talento disponível há dois anos com aquela possível de utilizar agora. Era simplesmente outra geração, uma geração impressionante. Em 2021, Portugal chegou à final do Euro sub-21 com gente como Diogo Costa, Diogo Dalot e Vitinha. Rafael Leão e Gonçalo Ramos nem sequer foram titulares. Na hora da verdade, Portugal caiu, mas há uns quantos jogos emblemáticos nessa caminhada. Em 2023, todos esses futebolistas já se impuseram na seleção principal e, em termos de projeto, faria pouco sentido, os que podiam, como Vitinha ou Gonçalo, voltarem a um Europeu sub-21. Nesse particular, pouco haverá a apontar a Rui Jorge.
Mas, se o projeto conta, tem de contar para tudo.
De Portugal, do jogador português, espera-se qualidade técnica, vontade de assumir o jogo, talento. Não chega para ganhar jogos e torneios, sabemos bem, mas é um bom cartão de visita. Na hora de formar um atleta, talvez seja o mais importante. E neste Euro sub-21, a seleção nacional pareceu sempre algures perdida a meio caminho. Na estreia com a Geórgia, tentou ser essa equipa com bola, mas foi estéril e sofreu atrás, com erros pouco condizentes com a qualidade dos jogadores. Com os Países Baixos, assumiu a postura de equipa expectante, que tanto desagrada ao adepto português, por não estar nos nossos genes futebolísticos. Com a Bélgica, alguns dos melhores ficaram de fora (vide André Almeida) e outros foram vítimas de um sistema (Fábio Silva ou Pedro Neto) de olho em contra-ataques, nas bolas longas e correria e não num inequívoco assumir do jogo. Só um milagre tardio e azares de terceiros nos colocaram nos quartos de final.
Depois da ideia falhar com a Geórgia, foi-se atrás de outra. E de outra. Como tão bem disse o nosso Hugo Tavares da Silva, Portugal “foi tudo e o seu oposto” com a ânsia de sobreviver, para depois cair ingloriamente com os ingleses, uma potência do futebol jovem, em que 45 minutos de qualidade, 45 minutos daquilo que a seleção nacional devia e tinha condições para apresentar sempre, não chegaram, quase como um castigo pela forma amorfa, apática e ao sabor do vento com que Portugal passou pela fase de grupos.
Mais do que falhar a presença nuns Jogos Olímpicos (para quê, se depois enviamos Pités e Paulos Henriques, com todo o respeito pelos jogadores, que não têm culpa nenhuma), mais penoso, palavra que Rui Jorge utilizou para falar da 1.ª parte de Portugal com a Inglaterra, é perceber isto: o que tirámos desta participação no Europeu? Uma ideia de jogo reforçada e que nos distingue? Um novo craque revelado? Um resultado? Provavelmente nenhuma das três. E mais ainda em campeonatos jovens, algo tem de se retirar, quanto mais não seja uma identidade, algo a que o nosso futebol se possa agarrar para o futuro, ou então pouco ou nada estaremos lá a fazer.
Na hora de avaliar o desempenho de Portugal neste Europeu, o futebol descaracterizado, pouco empolgante, ao qual se juntou a falta de resultados, não podem ser esquecidos. Porque se é para cair, ao menos que seja agarrados aos nossos princípios.

O QUE SE PASSOU
Com 16 medalhas, Portugal ultrapassou em Cracóvia as 15 conseguidas há quatro anos nos Jogos Europeus - é a melhor participação de sempre na competição.
Num GP Áustria em que o protagonista principal foram as penalizações, Max Verstappen, para não variar, não deu hipóteses a ninguém.
A Volta a França já começou e logo com Pogacar e Vingegaard em marcação cerrada nas primeira etapas.
Alexandrina Cruz venceu as eleições no Rio Ave e é já oficialmente a primeira mulher presidente de um clube de futebol profissional em Portugal."

Tour de France


"1 - Tour de France
O Tour de France começou este ano, no país Basco, na cidade de Bilbau e passou por San Sebastian. O público na estrada, logo nas primeiras etapas, mostra o quanto este povo aprecia o ciclismo.
Será uma luta titânica entre Vingegaard e Pogacar, mas acho que Roglic, depois de vencer o Giro, deveria ter estado presente, seria ainda mais espectacular, porém a sua equipa Jumbo decidiu que não participasse. Pogacar sofreu uma queda, há algum tempo, não se pode aquilatar como está fisicamente, mas pelas primeiras etapas parece estar bem.
Este ano o Tour de France tem uma particularidade, que a primeira etapa foi uma etapa muito dura, acima dos 3.000 m de altitude. Houve logo diferenças, este Tour de France começou a sério logo de início e não pode haver falhas, de outro modo, um candidato pode ficar irremediavelmente arredado de ter uma boa classificação.
Eu adoro seguir este Tour de France e ver as imagens televisivas, parece que estou a dar um belo passeio e conhecer novos lugares, acho que vai ser um Tour de France emocionante.
Pogacar é bom em tudo, a rolar, a sprintar e a subir montanhas, é capaz de vencer qualquer corrida no calendário internacional: corridas Grand Tours, corridas de uma semana e até a própria Paris-Roubaix.
Vingegaard é um corredor que lida muito bem com corridas de três semanas - o caso do Tour de France - , é um corredor de longa distância. A dúvida é se Pogacar chega ou não em condições ideais na parte final. Vingegaard tem uma equipa que parece um bloco, e sabe muito bem actuar, com o enorme Van Aert. Vai estar na expectativa e se Pogacar tiver uma quebra vai aproveitá-la. Assim, aconteceu o ano passado.
No início dos Pirenéus Vingegaard parece em vantagem, já fez estragos e aproveitou, um dia menos bom, de Pogacar.
Vingegaard não é tão carismático como Pogacar, mas é tão bom ou melhor que ele.

2 – Selecção de sub-21
Portugal no Europeu de sub-21 fez uma carreira sofrível, apurou-se com muita sorte. Nos quartos-de-final contra a Inglaterra estava em causa continuar na prova e podermos ir aos Jogos Olímpicos, mas ficamos pelo caminho. A primeira parte foi triste e demos uma imagem paupérrima, na segunda parte jogamos muito melhor, mas não conseguimos marcar, à equipa portuguesa falta profundidade e capacidade goleadora.
Eu compreendo que Portugal não levou jogadores como, António Silva ( Benfica), Gonçalo Inácio ( Sporting), Vitinha ( PSG, ex- FC Porto), Gonçalo Ramos ( Benfica), Nuno Mendes ( PSG, ex-Sporting), João Mário ( FC Porto), Fábio Vieira ( Arsenal, ex-FC Porto). Todos estes jogadores seriam importantes, mas estavam lesionados, contudo não é desculpa para tudo o que se passou, pode eventualmente ser uma atenuante.
Rui Jorge está há 12 anos no cargo de treinador esteve no seu quarto Europeu, esta selecção tem como finalidade catapultar jogadores para a selecção A, mas ainda não venceu nada e é pena com tanta matéria prima. Vamos sempre a fases finais, mas é um sabor agridoce. Fica a ideia que somos capazes de fazer melhor."