Últimas indefectivações

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Vermelhão: A sofrer também conta!!!

Alverca 1 - 2 Benfica


Mais uma vitória sofrida, que até estava 'controlada' até à expulsão do Dedic, mas que depois, se tornou mesmo complicada!

Foi um daqueles jogos, onde até fomos eficazes, marcámos no arranque, numa jogada de insistência, após uma boa entrada na partida, mas rapidamente o jogo ficou engonhado, com um Benfica com muita bola, mas com dificuldades em criar perigo, e o Alverca das poucas vezes que conseguia o contra-ataque, até criava algum perigo, com o Samu com duas excelentes intervenções antes do intervalo (sendo que das 3 oportunidades criadas, 2 delas foram na sequência de faltas não assinaladas, uma sobre o Nico outra sobre o Barreiro!). O grande golo do Dedic, aos 44', veio no momento certo, dando alguma folga para o 2.º tempo...

Entrámos mal no 2.º tempo, como tem sido habitual, com o Samu a ser obrigado a mais uma grande defesa, desta vez, num Livre Direto, mas depois deste lance, até voltámos a criar perigo, e a afastar a bola da nossa área, com o Schjelderup a acertar nos ferros... Até à fatídica expulsão!

Recuámos, defendemos com as linhas baixas, o Alverca até não criou muitas oportunidades, mas num lance onde existe falta sobre o Samu, com o Nico efetuar mal um alívio, acabámos por permitir o golo, que ainda deu mais emoção ao jogo... desnecessariamente!!!

Para mim o Samu foi o MVP, o Aursnes acabou por ganhar a votação, mas foi mais por 'defeito'!!! O Dedic marcou um grande golo, e vai fazer falta com o Santa Clara... o Schjelderup também esteve bem!


Várias considerações:
- ganhar com sofrimento, não desqualifica a justiça, e noutras equipas, até é elogiado;
- terminamos este primeiro bloco de jogos, com todos os objetivos cumpridos: Supertaça, Champions, e 100% de vitórias no Campeonato;
- hoje, sofremos o 1.º golo oficial da época, e até foi na consequência duma falta;
- isto, num ano, com duas semanas de férias, e 1 jogo 'amigável': a Eusébio Cup!
- com mais uma revolução do plantel... que não pode ser surpresa, para quem está atento, a todas as variáveis da construção de plantéis (tínhamos jogadores emprestados, jogadores em fim de contrato, com idade avançada, e alguns com Mercado...e até alguns, que desportivamente não acrescentavam);
- com vários jogadores potencialmente titulares, com lesões prolongadas...
- e com o plantel, ainda por fechar, com um '10' contratado ontem, e a um dia do fecho do Mercado, ainda com a esperança da chegada de 1 ou 2 jogadores!!!
- dito isto, vamos ter que melhorar, principalmente neste tipo de jogos do Tugão, porque em partidas com adversários grandes da Champions, ou com os rivais internos, este estilo até pode resultar... por incrível que pareça, mas contra blocos baixos, com defesas super-povoadas, em relvados impróprios, é preciso outras coisas...

É verdade que ofensivamente a equipa demonstra lacunas, os jogadores que vão chegar podem ajudar nesse capítulo, mas pelo menos, estamos mais consistentes defensivamente. A equipa está mais aguerrida, mais física, sendo que as contratações desta época, estão todos a dar boas indicações: o Obrador só jogou um jogo, mas tem potencial, e o Ríos apesar das críticas, na minha opinião é um dos principais responsáveis,dos nossos guarda-redes terem tido pouco trabalho, e só 1 golo sofrido...!!! Dedic e Ivanovic já foram decisivos, em vários jogos, e o Enzo dá muita qualidade à circulação de bola da equipa...

Somando a todas as dificuldades, os Apitadores continuam a sua saga! Depois do que aconteceu na Final da Taça de Portugal, podíamos começar a época, com um Conselho de Arbitragem envergonhado, tentando dar uma imagem de imparcialidade, mas não, começamos exactamente da mesma forma, com uma sanha anti-benfiquista primária! Em todos os jogos... até na Champions!!! As declarações do novo Diretor do Futebol, Mário Branco, hoje, admito são uma novidade em relação ao passado recente, mas voltaram a ser demasiado diplomáticas... Por exemplo nas questões dos Relvados, não me tentem convencer que não existe premeditação! Segundo jogo fora, segundo relvado ridículo!!!


Já que estamos em campanha eleitoral, gostaria de ouvir os candidatos, incluindo o nosso actual Presidente, falar no acto ilegal e criminoso de ter obrigado a uma Benfiquista, que pagou o bilhete, ter que ser escoltada para fora da bancada central, pelo crime de ter vestida uma camisola do Benfica! Vergonhoso o comportamento das autoridades, em pactuar com estas alarvidades... 


Hoje, o 2.º Amarelo ao Dedic é ridículo, comparando com o critério que é usado em todos os outros jogos do Tugão, principalmente nos jogos dos Corruptos e dos Lagartos; a falta sobre o Samu é óbvia, dentro da pequena área, sem qualquer intenção de cabecear a bola, contacto no braço do guarda-redes, falta clara... ainda por cima, quando no outro lado, o bafo do Ivanovic foi suficiente para marcar falta sobre o guarda-redes do Alverca! Cartões Amarelos ao Ríos e ao Enzo, mal mostrados, em jogadas onde nem existe falta... E ainda teve coragem de não marcar nada sobre o Prestianni na meia-lua, mesmo à frente do focinho!!! Mais um enteado da AF Porto, que vamos ter que aturar nos próximos anos!!!

Uma nota ainda sobre o Palhaço do Chiquinho, é pena, mas só o deixam fazer estes tristes espectáculos contra o Benfica, porque contra os outros, rapidamente leva Amarelo por simulações constantes...!!!



Nota ainda para a despedida do Tino. Sempre gostei do Tino, sempre compreendi as suas limitações, mas desejei que fizesse toda a sua carreira no Benfica, até porque o Tino nunca levantaria ondas, se fosse 2.º opção... Um verdadeiro jogador de equipa... e Benfiquista! O preço é de facto tentador, 'obriga' a Direção a vender, em Janeiro os valores seriam mais baixos, mas só faz sentido, se o treinador estiver disposto a apostar no Prioste! O Manu, mesmo se começar a treinar no relvado em Outubro, só vai regressar à competição, provavelmente em Novembro ou Dezembro, num jogo onde seja necessário reforçar o meio-campo defensivo, o Prioste tem que ser opção... E ainda existe, a possibilidade do Enzo ou do Ríos terem problemas disciplinares...


É um descanso, ir para o último dia do Mercado, com mais uma vitória, antes de mais uma paragem para as Seleções! Agora, ao contrário de alguns, não penso que esta paragem beneficie desportivamente o Benfica! Praticamente todos os jogadores vão para as Seleções, só o Enzo e o Aursnes vão ficar em Lisboa, vão fazer viagens, não vão descansar... e alguns vão chegar na véspera do jogo contra o Santa Clara, Sexta-feira, dia 12 !!! Agora, pode permitir aos recém chegados, alguma integração da realidade do Clube... e vai dar algum descanso aos nossos corações, por alguns dias!!!


O próximo Ciclo é muito complicado, com Champions, e clássico com os Corruptos, além duma sequência de 7 dias, com 3 jogos para o Campeonato (inclui o jogo em atraso com o Rio Ave), com adversários teoricamente acessíveis, mas no Tugão, como se provou hoje, nada será de graça!!!



Vitória...

Benfica 2 - 1 Farense
Umeh, Jair


Não foi bonito, mas ganhámos!
Não nos podemos esquecer, que estamos a disputar esta categoria, com praticamente uma equipa sub-18, defrontando adversários em média 3, a 4 anos mais velhos!!!

Hoje, chegámos ao golo cedo, talvez tenha havido uma falsa ilusão de facilidade, a equipa começou a gerir a vantagem demasiado cedo... acabámos por permitir o empate, mas ainda fomos a tempo de reagir, com os jogadores que saltaram do banco a resolver!

Despedida sentida...


«Queridos Benfiquistas,
Infelizmente chegou a hora da despedida. Depois de um ano inesquecível, cheio de memórias maravilhosas, gostaria de deixar algumas palavras a todos aqueles que foram parte desta caminhada.
Em primeiro lugar, quero agradecer de coração a todos os meus colegas de equipa, ao meu estimado treinador Bruno Lage e à sua equipa técnica, bem como a todas as pessoas incríveis que trabalham dentro do clube. Foi uma enorme honra partilhar este tempo convosco.
Um agradecimento muito especial vai também para os nossos adeptos maravilhosos, que desde o primeiro dia até ao último nunca deixaram de me apoiar. Nunca esquecerei o momento em que, no meu primeiro jogo, ao sair de campo, todo o estádio se levantou para me aplaudir. Esse instante ficará para sempre guardado no meu coração. Este clube terá sempre um lugar muito especial na minha vida.
Na minha primeira experiência europeia recebi um apoio infinito de todos vós, e por isso estou imensamente grato. Despeço-me com a tristeza de não vos ter conseguido dar o tão merecido título de campeão nacional, mas acredito profundamente que esta equipa fantástica e os nossos adeptos irão conquistar o campeonato esta época. Eu, por sua vez, continuarei a apoiar-vos sempre, agora como um verdadeiro adepto do Benfica.
Por fim, quero deixar um agradecimento especial ao nosso Presidente Rui Costa. Muito obrigado por tudo o que fez por mim, Presidente.»

Kerem Akturkoglu

Terceiro Anel: React - Sudakov..

1.ª dia, Sudakov...

Vencer em Alverca


"O Benfica visita o Alverca hoje às 18h00. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Focados e motivados
Bruno Lage garante que o "foco e motivação estão no máximo" e acrescenta: "Temos vários objetivos ao longo da época, que é lutar por todos os títulos e vencer todos os títulos. Tivemos a capacidade de manter toda a gente focada e empenhada para aquilo que é importante, que é vencer o próximo jogo."

2. Reforço
Sudakov, internacional ucraniano, passa a estar às ordens de Bruno Lage. "Estou muito feliz, é um clube incrível", afirma.

3. Empréstimo
Tiago Gouveia é cedido ao Nice até final de 2025/26 e o acordo inclui uma opção de compra.

4. Calendário da Champions definido
O Benfica inicia a fase de liga da Liga dos Campeões com a receção ao Qarabag no dia 16 de setembro.

5. Comunicado oficial
Leia o comunicado oficial do Sport Lisboa e Benfica sobre os procedimentos oficiais de venda de bilhetes.

6. Chamadas internacionais
Richard Ríos está convocado pela seleção nacional da Colômbia. Leandro Santos, João Veloso e João Rego integram a mais recente convocatória da Seleção Nacional Sub-20.

7. Bastidores
Veja os bastidores do apuramento benfiquista no play-off de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões.

8. Últimos resultados
A equipa B do Benfica foi derrotada, por 1-2, pelo Portimonense. Os Juniores empataram 1-1 com o Belenenses. Os Juvenis ganharam, por 1-4, no reduto do Vitória de Setúbal. Na deslocação ao Madeira SAD, a equipa feminina de andebol do Benfica venceu por 22-26.

9. Jogos do dia
Os Sub-23 do Benfica recebem o Farense às 15h00. A equipa feminina de andebol visita o CS Madeira às 12h00.

10. Prémios entregues
Cristina Prieto recebeu os prémios de melhor jogadora e melhor marcadora da Liga BPI 2024/25.

11. Reforços e renovações
As voleibolistas Joana e Mariana Garcez continuam de águia ao peito. A basquetebolista Zuzanna Puc e a hoquista Lili Buchoux chegam à Luz.

12. Supertaças em disputa
No próximo dia 3 de setembro, as equipas masculina e feminina de futsal do Benfica podem conquistar a respetiva Supertaça.

13. Contributo internacional
Dois atletas do Benfica são campeões da Europa Sub-19 de hóquei em patins.

14. Em destaque
Os principais conteúdos e temas que marcam a agenda do Sport Lisboa e Benfica nas diferentes plataformas do Clube.

15. Casa Benfica Alcácer do Sal
Esta embaixada do benfiquismo celebrou o seu 10.º aniversário."

Liga Portugal: a questão da competitividade


"Definição de competitividade
Um dos argumentos que mais se utilizam na discussão em torno da competitividade do nosso campeonato é que chegamos às últimas jornadas com equipas a lutarem para não descer de divisão, outras a lutar por um lugar europeu e duas ou três a lutarem pelo título. Se analisarmos a competitividade por este ângulo, então sem dúvida que a nossa Liga está muito competitiva A questão é que como em todos os temas, há diferentes formas de avaliar a realidade. Incluo-me naqueles que analisam a competitividade de outra forma. Em praticamente todas as ligas europeias existe uma grande diferença pontual entre os dois ou três primeiros e os restantes. Então o argumento de termos equipas a lutar até à última jornada pela manutenção, pela Europa ou pelo título é demonstrativo de competitividade? Em minha opinião não. Por competitividade pretendo ir ao encontro do que o treinador do Casa Pia referiu recentemente: a diferença entre os grandes clubes em Portugal e os restantes é enorme e difícil de combater. Ora a competitividade de uma Liga analisa-se jogo a jogo, através da real capacidade de jogar para vencer. Em Portugal todos percebemos que na maior parte dos jogos só um dia mau fará com que os grandes percam pontos. A forma como a nossa competição está a evoluir faz com que financeiramente a diferença entre grandes e todos os outros seja cada vez maior. Em vez de atenuarmos distâncias estamos a cavar um fosso cada vez maior. Em Inglaterra, por exemplo, qualquer equipa tem capacidade de criar dificuldades aos reais favoritos ao título. A competição tem vindo a ser desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma maior capacidade financeira a todos os clubes, de forma a tornar a competição mais atrativa e a experiência dos adeptos única e especial.

Europa como barómetro
Outro ponto que nos permite analisar a competitividade da nossa Liga é a forma como nos comportamos nas provas europeias. Uma liga competitiva deverá ser mais homogénea e mais competitiva interna e externamente. Quando avaliamos a nossa performance nas competições europeias a que conclusão chegamos? Os três grandes continuam a ter boas performances, mais ou menos regulares e a acrescentar pontos para o ranking de Portugal. Aqui devemos acrescentar o comportamento do Braga, que também tem tido um papel relevante não só internamente, mas também no contexto europeu. E os outros clubes, quantos pontos somam para o ranking? A conclusão é fácil: as restantes equipas têm tido uma contribuição irrelevante para o ranking europeu de Portugal. Recentemente perdemos, de forma natural, uma posição no ranking para os Países Baixos e a consequente redução de equipas nas competições europeias. De forma a quererem desvalorizar este facto e a reafirmarem que o caminho que estava a ser seguido era o ideal, a justificação para perdermos a nossa posição no ranking foi a de que os pontos na Liga Conferência valiam tanto como na Liga dos Campeões. Sem dúvida que este é um facto. Então por que motivo nós não conseguimos somar pontos na Liga Conferência? Por que motivo este ano não vamos ter nenhuma equipa nesta competição? A resposta parece-me óbvia: estamos a criar a ilusão de que temos uma Liga cada vez mais competitiva, mas na realidade está a perder influência e dimensão. Ao contrário do que muitos possam pensar, esta perda de competitividade é um problema de todos. Se continuarmos nesta trajetória, mais tarde ou mais cedo, teremos apenas uma equipa com presença na Liga dos Campeões, o que fará com que este problema deixe de ser exclusivamente dos pequenos e chegue também aos grandes.

A valorizar - João Palhinha
Regressou a Inglaterra pela porta grande e num contexto que pode potenciar todas as suas capacidades.

Benfica a ser Benfica
Num ano de enorme tensão para o clube, o Benfica conseguiu, de uma forma segura, passar os primeiros obstáculos e o difícil mês de agosto. Depois de vencer a Supertaça eliminou, com total justiça, Nice e Fenerbahçe. A vitória da última quarta feira só peca por escassa. Uma primeira parte de total domínio de jogo em todos os capítulos: abordagem ao jogo, bolas paradas e equilíbrio defensivo (que continua a ser um dos problemas da equipa). O domínio foi tal que o Fenerbahçe parecia uma equipa banal, incapaz de contrariar a pressão da equipa encarnada. Um dos grandes vencedores deste início de competição é Bruno Lage que, sem praticar um futebol encantador, conseguiu atingir todos os objetivos propostos com um extra que é o facto de ainda não ter sofrido golos em competições oficiais.

Portugal vs. Europa
O jogo entre o Benfica e Fenerbahçe ficou marcado por decisões, no mínimo, discutíveis por parte da equipa de arbitragem. Toco neste tema para demonstrar a diferença de comportamento, por parte de dirigentes ou candidatos, nas realidades portuguesa e europeia. A questão que coloco é a seguinte: o que teriam feito a atual administração da SAD encarnada ou alguns candidatos à presidência do Benfica se esta arbitragem tivesse sido feita na nossa Liga? Por que não se aborda o tema das arbitragens na Europa como se abordam os jogos na Liga Portugal? Por que se fazem comunicados internamente, mas quando a realidade é europeia o comportamento é diferente? A minha conclusão é simples. A primeira é que os dirigentes ou candidatos querem ganhar pontos através do populismo. A segunda é que em Portugal existe a ideia de que quem faz pressão sobre a arbitragem é beneficiado. Em terceiro, cria-se uma retórica que desculpabiliza quem toma decisões. Por último não o fazem na Europa porque a UEFA tem pulso firme sobre estas situações e porque os árbitros não se sentem pressionados com eventuais queixas.

A desvalorizar - Ruben Amorim
A derrota para a Taça frente ao Grimsby da quarta divisão veio aumentar ainda mais a pressão sobre o jovem técnico português."

Zero: Mercado - Águias têm internacional marroquino na lista

Terceiro Anel: Diário...

Observador: E o Campeão é... - Clássico: intenso, bem jogado e com um FC Porto mais forte

Mesmo ganhando, Ruben Amorim é um homem derrotado


"Treinador do Manchester United não consegue afastar ideia de impotência

O penálti de Bruno Fernandes no sétimo minuto de compensação, na receção do Manchester United ao Burnley, terá salvo Ruben Amorim, que depois da eliminação a meio da semana frente ao Grismby, do quarto escalão, na Taça da Liga inglesa, estaria provavelmente com a cabeça no cepo caso não tivesse conseguido a oitava — sim, apenas a oitava, em 30 jogos — vitória na carreira na Premier League.
Mas mesmo com o triunfo, Amorim deu sinais de ser um homem derrotado. A forma como nem quis ver Bruno Fernandes bater o penálti; a forma como, com o árbitro a prolongar a compensação depois do 3-2, praticamente desistiu de dar indicações, limitando-se a uns sinais com os braços; a forma como, durante quase todo o encontro, foi olhando incrédulo ou abanando a cabeça perante os golos falhados, os erros defensivos, os disparates que deixaram o United muito perto de voltar a não vencer em Old Trafford... Tudo junto, é difícil não ficar com a sensação de que o ex-treinador do Sporting não sabe bem o que fazer.
E percebe-se. Quando joga Onana, há barraca. Quando joga Altay, barraca há.
Não tenho dúvidas de que as bolas paradas serão trabalhadas à exaustão, mas o United continua a sofrer golos dessa forma.
No mercado, só chegaram avançados (tirando Diogo León, lateral-esquerdo de 18 anos que veio do Cerro Porteño e não tem contado), como se os problemas evidenciados no ano passado fossem só a falta de eficácia. Entretanto, os diabos vermelhos continuam a sofrer golos em todos os jogos.
E Amorim parece deixar-se abater — a forma como fala nas conferências de imprensa e como reage nos jogos é um tremendo contraste em relação ao que foi nos tempos de Alvalade, mesmo quando as coisas correram menos bem. E mesmo na vitória, que até poderia (e poderá, vamos ver...) ser um ponto de viragem, o treinador não consegue desfazer a ideia de impotência.
«Às vezes odeio os meus jogadores, às vezes amo-os, às vezes quero defendê-los. Às vezes quero desistir, outras vezes quero ficar aqui por 20 anos», disse Amorim na sexta-feira, em conferência de imprensa, antes do duelo com o Burnley.
Mais do que odiar os jogadores, o problema é que parece cada vez mais odiar o que está a fazer.

Queixarmo-nos de barriga cheia
Para quem gosta de criticar arbitragens em Portugal, prestem atenção a tudo o que aconteceu este sábado em Inglaterra, sobretudo o golo anulado ao Fulham de Marco Silva. Muitas vezes queixamo-nos de barriga cheia."

BolaTV: Hoje Jogo Eu... - Luís Mateus