Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

É o Benfica!

"Nunca imaginei uma maquinação tão compacta e unida contra dirigentes do Sporting Clube de Portugal, uma instituição com grande história e prestígio. Senão, vejamos.
É a FIFA. É o Benfica. É a UEFA. É o Benfica. É a Federação Portuguesa de Futebol. É o Benfica. É a Liga de futebol (apoiada pelo SCP). É o Benfica. É a lista perdedora para a Liga (apoiado pelo SLB). É o Benfica. É o Conselho de Arbitragem novo. É o Benfica. É o anterior Conselho de Arbitragem. É o Benfica. É o Conselho de Disciplina e seus derivados. É o Benfica. É o Conselho de Justiça. É o Benfica. É o Tribunal Arbitral do Desporto. É o Benfica. É a comunicação social. É o Benfica. É um qualquer fundo de investimento. É o Benfica. É o mercado. É o Benfica. É o árbitro. É o Benfica. É o árbitro assistente. É o Benfica. É o quarto árbitro. É o Benfica. É um árbitro estrangeiro. É o Benfica. É o sorteio. É o Benfica. É o frio. É o Benfica. É a 'gaiola'. É o Benfica. É uma cartolina (amassada ou misteriosamente embrulhada). É o Benfica. É a Autoridade Antidopagem de Portugal. É o Benfica. É o silêncio de Luís Filipe Vieira. É o Benfica. É qualquer 'clube pequeno' que perca com o Benfica. É o Benfica. É o Petit. É o Benfica. É um 'corruptível voucher' ou uma rifa com origem na Luz. É o Benfica. É a BTV. É o Benfica. É a conta de resultados do Benfica. É o Benfica. É a 'falsificação' da história dos 22 títulos. É o Benfica. É a Federação Portuguesa de Matraquilhos. É o Benfica. Deixou de ser o FC Porto. É o Benfica. É o Natal. É o Benfica."

Bagão Félix, in A Bola

O tom de voz de quem perde

"Bruno de Carvalho está a perder. Falar como se estivesse a ganhar é um risco

Bruno de Carvalho em pose de Estado. Bruno de Carvalho magnânimo e comedido, pedindo até desculpas e jurando que as pedia a sério, ou seja, assumindo genuinamente que a palavra, dita por ele, soa a tudo menos isso.
"Como presidente, estou a saudar todos aqueles que querem viver nesta democracia que é o Sporting e que querem mostrar as suas ideias." Nas últimas semanas, aos sportinguistas que quiseram mostrar as ideias vinha chamando "abutres", "híbridos cobardes", "papagaios" e "parasitas". Ontem, na reacção programada à candidatura presidencial de Pedro Madeira Rodrigues, transmitida em directo pela Sporting TV (!), desapareceu a fera: "Não tenham receio, candidatem-se."
A metamorfose é surpreendente sem surpreender. Surpreende que Bruno tenha sido capaz de reprimir o impulso de responder às críticas que Madeira Rodrigues lhe fizera; não surpreende que tenha intuído os riscos da pose despótica que resultava dos comentários anteriores, em especial quando assumida por um presidente que se esvaziou de argumentos.
Tinha dois: a atitude intimidatória para com os adversários e os créditos de ter posto as contas em ordem. Quase quatro anos depois, os adversários não estão intimidados e o Sporting gasta em salários praticamente o mesmo que Benfica e FC Porto, a oito pontos do primeiro lugar e acumulando pequenas derrotas colaterais, como a do caso Doyen.
Os sportinguistas tenderão, talvez, a querer continuar ferozes, em vez de regressarem ao tempo das tias e dos tios bem-educados e mansos, mas há vencedores e perdedores. E um tom de voz diferente para cada um deles."


PS: Inacreditável como o mito das 'contas em ordem' está a ganhar forma: o Passivo total, actual, do Sporting (clube e grupo) ronda os 850 milhões de euros... Bastava um bocadinho de vontade jornalística, e o mito seria facilmente desmascarado, mas...

Benfiquismo (CCCXXX)


1959/60

Barroca, Serra, Neto, Cruz, Guttman, Mário João, Artur, Costa Pereira
Zé Augusto, Santana, José Águas, Coluna, Cavém, Mão de Pilão

Sim, Mão de Pilão, massagista Baiano,
que foi uma das grandes contratações do Benfica nos anos 50...
no tempo de Otto Glória!!!