Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

120 réis para ver um «keeper» perder a cabeça

"Pela primeira vez um jogo em Portugal teve entradas pagas. Ou melhor, dois jogos: primeiras e terceiras categorias. Duas goleadas do Benfica ao Sporting - 4-0 e 5-0!!!

É semana de «derby»; falamos de «derby». Outro dia trouxe até aqui, às suas páginas, a história de um Benfica-Sporting nos Estados Unidos, Foxboro, arredores de Boston. O Benfica venceu por 3-0, mas a notícia de primeira página dos jornais era a de que ambas as equipas tinham regressado a Lisboa no mesmo avião. As rivalidades são mesmo assim: ultrapassam as margens como rios que se enchem de chuva a caminho do mar.
Hoje vamos voltar mais atrás ainda no tempo. Aos primórdios dos «derbies».
Vamos até 1910.
No dia 27 de Fevereiro de 1910, o Sporting sofre uma tremenda humilhação às mãos do seu inimigo preferido. No Sítio das Mouras, as primeiras categorias são derrotadas por 4-0, a maior diferença de sempre até então em jogos entre os dois rivais. Em terceiras categorias, a vitória encarnada é ainda mais gorda: 5-0. Era terrível para o leão...
Somem-se as parcelas, obtenha-se o total, e imagine-se o impacto destrutivo que tal resultado provocava nas hostes adversárias.
E assim se acrescentou mais um tijolo de animosidade ao edifício crescente de tão grande rivalidade.
Este desafio foi histórico, mas histórico. Expliquemos porquê. Simples: pela primeira vez no futebol português os espectadores pagaram bilhete. De facto, foram vendidos bilhetes a 120 réis, algo de inédito entre nós, mas que se propagaria com a rapidez de todas as ideias financeiramente bem urdidas. Embora houvesse, como seria de esperar, vozes discordantes. Como a deste curioso editorial do «Diário de Notícias» de dia 1 de Março: «Entradas pagas?! Oh! Oh! Agora fia mais fino. Já o senhor 'Manuel Ceguinho', o 'Chico da Rita' e outros mais assíduos frequentadores da 'tasca' e dos desafios não poderão ir manifestar-se com os seus 'esfola-me esse maroto', 'mata-me esse pinoca', e mais vocábulos da agenda 'footvallística', pois para isso têm de pagar 120 réis, o que não está escrito no seu orçamento.»
A peça vinha assinada sob o pseudónimo de «Má Língua», atribuído a um grupo de cronista da época.

«Cenas pugilísticas»
Voltemos às quatro linhas. É lá que verdadeiramente os acontecimentos se vivem. Se durante a primeira parte o embate foi equilibrado, à medida que os minutos foram passando os jogadores do Sporting desmoralizaram por completo. Um jornalista do «Tiro & Sport» - curiosíssima publicação - chegaria a escrever que a equipa verde e branca mais parecia um team de veteranos.
O Sporting tinha fama de praticar um futebol vistoso e agradável. A imprensa da época não hesitava em considerar que, mesmo nas derrotas mais pesadas, os leões se assumiam como o conjunto que melhor jogo colectivo praticava. Não foi isso que aconteceu nesse dia 27 de Fevereiro de 1910.
A perder por 1-0, Augusto Freitas, keeper sportinguista, perdeu também a cabeça. Diz quem lá esteve: «A violência é sempre perigosa, até pela réplica que provoca. E entre os jogadores que a tal respeito se destacaram, foi apontado o guarda-redes leonino que se desforçou com jogadas irregulares de dois tentos que não pôde evitar, sendo castigado depois pela Direcção da Liga por jogo violento.
Do boletim do árbitro do encontro, Mr. Frood, do Carcavellos, consta a informação de se terem registado 'cenas pugilísticas' na segunda parte, retirando dois jogadores de campo, um de cada grupo.»
Mais uma vez, os responsáveis pelo Sporting tiveram dificuldade em aceitar os castigos impostos a posterior a jogadores do seu clube. E reagiram da forma que se tornara habitual: desistindo.
O fel de irmãos voltava a entranhar-se. Mais ácido ainda porque nesse ano o Benfica conquistava, pela primeira vez, o título de campeão de Lsiboa dando uma machadada final na velha supremacia inglesa. A história dos «derbies» ia ganhando episódios únicos. Tornava-se, a pouco e pouco, a mais frutuosa rivalidade jamais vista em Portugal."

Afonso de Melo, in O Benfica

A primeira vez em Timor

"Momentos de emoção e descontracção nas comemorações do 8.º aniversário da independência de Timor-Leste.

A época 2009/10 terminara com a conquista do tão ambicionado 32.º título de campeão nacional e, antes da já habitual digressão da equipa, o presidente Luís Filipe Vieira e o capitão Nuno Gomes fizeram uma visita de quatro dias a Timor-Leste, a convite do primeiro-ministro Xanana Gusmão.
Após uma viagem de 14400 quilómetros e 24 horas, a comitiva chegou ao aeroporto de Díli, onde a esperavam centenas de pessoas gritando pelo 'Benfica campeão'. Na estrada que liga a capital ao aeroporto tinham sido colocados pelo Sport Díli e Benfica, durante a noite, 11 cartazes de felicitações aos campeões portugueses de futebol. Mas desapareceram misteriosamente, levados, com certeza, por adeptos desejosos de ficar com uma recordação.
Na recepção em Díli, Luís Filipe Vieira foi recebido pelo presidente Ramos Horta com a oferta de uma salenda, um pano típico de Timor-Leste que, ao ser colocado ao pescoço do visitante, significa 'seja bem-vindo'. Em agradecimento e num discurso emotivo, o presidente do Benfica prestou homenagem à luta pela independência de Timor-Leste.
O primeiro dia de uma agenda bastante preenchida foi marcado pela visita ao 9.º contingente do Subagrupamento Bravo da GNR, presentes em missão de paz no território. Num ambiente bastante descontraído, ainda houve tempo para uma partida de matraquilhos com os oficiais, que deixaram as fardas de lado para envergarem camisolas do 'Glorioso'.
No segundo dia, a comitiva subiu às montanhas para se encontrar com Xanana Gusmão em Maubísse, a 70 quilometros de Díli. Apesar da curta distância, foi um trajecto bastante difícil numa estrada de curvas intermináveis, pista estreita e cheia de buracos, que demorou perto de 3 horas! Num encontro rápido mas emotivo, Xanana Gusmão apreciou o esforço que os representantes 'encarnados' fizeram e relembrou com Luís Filipe Vieira uma célebre fotografia com um boné do Benfica.
Mesmo com poucos dias de visita, a comitiva esteve presente em diversos eventos. O ânimo da população foi de tal forma impressionante, que em todos os locais acorreram enormes multidões.
Como testemunho desta visita encontra-se exposta, na área 26. Benfica universal do Museu Benfica - Cosme Damião, a salenda oferecida na recepção de boas-vindas."

Ana Filipe Simões, in O Benfica

Águia nas alturas

"Foi mesmo necessário deixá-los marcar aquele golo, só para lhes dar a mais cruel das esperanças? Acho que não. Acho que é malvadez brincar assim com os sentimentos de um adversário, mesmo tratando-se do Sporting.

Pela minha saúde vi hoje à tarde duas águias a pairar majestosamente sobre a minha cabeça, cada vez mais altas, a cruzarem-se, a deixarem-se ver. Foi o augúrio dos dois golos do Benfica.
O Benfica passa agora do sistema binário para o decimal. Estava a 2 pontos do Sporting. Agora está a 5. Dantes era uma moeda de 2 euros.
Hoje é uma nota de 5 euros.
Conseguiu estes 5 pontos com 2 golinhos apenas: um golo por cada ponto de diferença entre o Benfica e o Sporting antes do derby de domingo.
O Sporting joga muito bem e empenha-se muito mas ainda não percebeu que para ganhar pontos é preciso marcar golos. Não interessa como.
Pode ser injusto. Mas é esse o sistema do futebol. O Benfica bem se esforçou, como anfitrião generoso, para dar oportunidades ao Sporting.
Mas o Sporting corria, corria, chutava, chutava, agitava-se, agitava-se e tudo fazia menos marcar um golo. Esteve a perder por 2-0 durante uma eternidade. Mas só marcou um golo. Mas um golo não chega.
É verdade, sim, que o Benfica apenas marcou mais um golo do que o Sporting. Mas esse golo… ó, é inútil explicar.
Antigamente, antes do Sporting vir à Luz dar-nos a vitória de que precisávamos, o Benfica estava em primeiro lugar mas apenas com 2 pontos de diferença. Não vou fingir: estávamos no topo mas não era uma situação inteiramente confortável. Bastaria que o Sporting nos ganhasse para que passássamos logo para segundo lugar. E o Benfica não se sente bem em segundo lugar. Não é um lugar que nos seja natural.
Com 2 pontos de diferença os mais nervosos dentre nós não estávamos sossegados. Agora sossegámos. Graças ao Sporting.
Por outro lado deve-se ser magnânime nas vitórias e o Benfica, como o clube mais frequentemente vitorioso de Portugal, deve examinar-se criticamente. Pergunto, por exemplo, se o Benfica não estará a tornar-se um pouco sádico na maneira como joga com as outras equipas.
Foi mesmo necessário fazer sofrer tanto os sportinguistas? Foi mesmo necessário deixá-los marcar aquele golo, só para lhes dar a mais cruel das esperanças?
Acho que não. Acho que é malvadez brincar assim com os sentimentos de um adversário, mesmo tratando-se do Sporting.
É estranho quantas vezes coincidem as tristezas do Sporting e as alegrias do Benfica. Ou será? Talvez não seja."

Benfiquismo (CCCXVI)

O projecto original...

Lixívia 13

Tabela Anti-Lixívia
Benfica.......... 32 (-5) = 37
Corruptos...... 28 (-1) = 29
Sporting........ 27 (+4) = 23


Mais uma vitória do Benfica, mais uma derrota dos Lagartos, mais uma choradeira inacreditável dos aziados Lagartos espalhados pelas televisões, rádios, pasquins... e afins!!! A única diferença, é que desta vez, a maior parte dos ex-árbitros com colunas semanais na descomunicação social desportiva, que em 99% das ocasiões têm 'opiniões' anti-Benfica, desta vez por incrível que pareça, afirmam categoricamente, que nos tais dois supostos penalty's, não houve infracção!!!
Temos gente que assume que não conhece as Leis (Fernando Drogado Mendes, por exemplo...) a dar opiniões; temos outros ignorantes (ROC, por exemplo...) que normalmente começam as suas intervenções, insinuando que a opinião que defendem é maioritária... a dizer as maiores barbaridades...!!! Temos gente que por dever profissional, devia ser imparcial, mas que ainda antes do apito final, já só discutia penalty's... ignorando tudo o resto... Aparentemente os 90 e tal minutos, resumiram-se aos tais supostos penalty's, mas nada se passou!!!

Vamos aos tais penalty's:
- no lance do Pizzi, não existe qualquer acto deliberado. Ao contrário do que se quer fazer pensar, o lance não ocorreu em câmara lenta!!! Os dois jogadores vão à bola, quando verificam que vão chocar, encolhem-se, ambos... o Pizzi deixa de olhar para a bola, e tenta não atrapalhar o Lindelof; o Lindelof tenta não chocar com o Pizzi... o lance é rapidíssimo e não existe qualquer intenção em jogar a bola com o braço! Este é um daqueles lances exemplares para mostrar aquilo que é Bola na Mão;
- no segundo lance, fiquei com mais dúvidas, mas depois de ver as repetições com zoom parece-me que a bola bate no ombro. O Semedo faz um ligeiro movimento, mas a bola acaba por bater meio no ombro meio no antebraço... Isto após um corte falhado do Salvio e de um ressalto da bola no relvado, que provocou uma trajectória inesperada!
Aliás os jogadores do Sporting nem sequer protestaram!
Já agora, e já que os Lagartos se queixam do 2 em 1 do lance do Pizzi (penalty e golo do Benfica), devo recordar o início do ataque do Sporting, no lance do Semedo:
- Benfica em contra-ataque, bola nos pés do Guedes (parecido com o 1.º golo); Guedes mete a bola na direita, e tenta desmarcar-se no meio... mas é agarrado à descarada pelo Adrien sem bola...; o árbitro bem, dá a lei da vantagem (mas depois devia ter dado o Amarelo...); a bola vai ter ao Semedo, que vai até à linha de fundo, cruza, e Salvio desvia para a baliza...; a bola bate claramente nas pernas do Rúben Semedo e saiu pela linha de fundo; canto claríssimo a favor do Benfica; o árbitro resolve marcar pontapé de baliza...!!! E deste pontapé de baliza, nasce o ataque, que termina no Canto, que originou o lance do Semedo...!!! Sendo que existiu um 1.º Canto, marcado de forma 'curta', onde o Gelson faz um bloqueio sobre o Rafa, ilegal... que o árbitro deixa passar, e na sequência da jogada, temos o tal Canto...
Já que o 2 em 1, 'vale' para uns, também deverá 'valer' para os outros!!!
Agora, falando de coisas sérias!!! A arbitragem foi realmente muito má!!!
- Pelo menos 3 foras-de-jogo não assinalados aos Lagartos, em 2 deles do Bas Dost esteve quase a marcar golo e noutro temos o canto, que provoca a lesão ao Salvio...!!!
- Bloqueios constantes sobre os defesas do Benfica nas 'bolas paradas', só uma vez, quase no final do jogo, foi assinalado falta, quando o Alan Ruiz tentou 'arrancar' a cabeça ao Fejsa... mas nos Cantos, o William bloqueou ilegalmente o Luisão constantemente... Sendo que no remate perigoso do William, para grande defesa do Ederson, os jogadores do Sporting não estão em fora-de-jogo, porque Campbell agarra, empurra e atira ao chão o André Almeida, que mete toda a gente em jogo...
- E a situação mais grave de todas, o critério disciplinar!!! Inacreditável impunidade Lagarta: Marvin, William, Adrien, Coates, João Pereira, Campbell todos jogadores com Amarelos perdoados, alguns foram repetidamente perdoados... até aos 80 minutos, só o Bruno César por protestos tinha levado Amarelo... Do lado do Benfica, tanto o Guedes como o Danilo na 1.ª falta cometida levaram Amarelo... E se o Guedes parou um contra-ataque adversário, também os Lagartos o fizeram-no repetidamente, num deles com o braço... mas o Amarelo não saia!!!
Em todas as jornadas o critério nos jogos do Benfica, tem sido claro: Amarelos para adversários do Benfica, só após os 60 minutos!!! Jorge Sousa, resolver demonstrar ainda mais zelo, e as Leis do jogo, só começaram a ser executadas a partir dos 80 !!!
Neste jogo ainda foi possível observar o estatuto especial que o William tem em Portugal!!! Basicamente, ninguém pode pressionar o 'menino'!!! Qualquer tentativa de lhe tirar a bola, é falta...!!! Voltando a recordar o tal teoria do 2 em 1, relembro o golo do Sporting: a jogada começa numa falta mal assinalada, aliás assinalada ao contrário!!! William leva a bola, Fejsa pressiona, legalmente com o ombro, ambos os jogadores caiem... mas o Lagarto, ao cair agarra a bola!!! No estádio tinha ficado com a impressão, mas hoje ao rever na televisão, tenho a certeza que não houve falta do Fejsa, a única falta, foi o agarrar da bola pelo 'intocável' do Sporting!!!
A rábula da interrupção do jogo por causa das cartolinas, acabou por ser um excelente indicador da predisposição do árbitro para o jogo!!! Tinha havido uma falta naquela zona, poucos minutos antes, e não foi feita a limpeza do relvado... foi preciso travar um contra-ataque do Benfica!!!

Conclusão: jogo totalmente condicionado pelo critério disciplinar, que permitiu ao Sporting, parar a organização ofensiva do Benfica, com faltas recorrentes, estratégias, premeditadas e só nos últimos 10 minutos foi penalizado com cartões...

O ruído criado no pós-jogo, com 'cartolinas' com as declarações graves do treinador do Sporting (o presidente do Benfica, em privado, por muito menos, levou 2 meses de castigo!!!), com facebook's e afins, é só para justificarem-se perante os próprios adeptos, nada mais...
Infelizmente o vandalismo nas bancadas das claques é habitual (em todos os clubes inclusive o Benfica), agora queimar cadeiras já não é muito normal... e usar todas as formas torpes para não pagar os prejuízos é ainda mais canalha!!! Ainda por cima quando depois se lança bocas (mentirosas) de very-lights (aludindo a fantasmas do passado...), para explicar os ferimentos de adeptos Lagartos, com petardos que eles próprios levaram para dentro do Estádio!!!
E já agora, depois de tantos elogios emocionados aos cânticos de homenagem ao Chapecoense executados pelos Lagartos, que tal uma referência ao 'Eusébio onde estas?!' cantando até à exaustão pelos Calimeros?!!!


No meio de todo este Circo, os Corruptos lá se safaram com mais uma decisão inacreditável!!!
O penalty assinalado a favor dos Corruptos é uma das coisinhas absurdas do Tugão dos últimos tempos!!! Aos 3 minutos, penalty e expulsão, inexistentes!!!!
Aliás nos últimos 180 minutos no Campeonato, os Corruptos jogaram cerca de 150 minutos contra 10!!! Com 2 penalty's... André Silva está-se a transformar rapidamente do maior piscineiro do Tugão!!! Os Corruptos neste momento, já são das equipas com mais penalty's a favor, e com mais minutos contra  10... Isto pouco depois, da campanha 'não se marcam penalty's a favor dos Corruptos'!!!!!!
No 2.º golo existem algumas dúvidas sobre uma Mão do Diogo Jota, mas as imagens não são esclarecedoras... não sei se a bola bate na perna ou no braço!!! Acaba por ser um lance parecido com o lance do Semedo, mas com uma diferença 'grande': a velocidade de reacção, enquanto na Luz, a bola é batida com força, ganhando velocidade após o ressalto na relva...; na Feira, é um lançamento lateral do Maxi...!!!
Dois jogos em superioridade numérica, outro jogo contra uma equipa de 'reservas' e crise dos Corruptos está ultrapassada!!! Vamos ver quando voltarem a jogar contra 11...!!!

Anexos:

Benfica
1.ª-Tondela(f), V(0-2), Pinheiro, Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), E(1-1), Oliveira, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
3.ª-Nacional(f), V(1-3), Soares Dias, Nada a assinalar
4.ª-Arouca(f), V(1-2), Veríssimo, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
5.ª-Braga(c), V(3-1), Sousa, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
6.ª-Chaves(f), V(0-2), Martins, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
7.ª-Feirense(c), V(4-0), Luís Ferreira, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
8.ª-Belenenses(f), V(0-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Esteves, Nada a assinalar
10.ª-Corruptos(f), E(1-1), Soares Dias, Prejudicados, Impossível contabilizar
11.ª-Moreirense(c), V(3-0), Godinho, Prejudicados, Sem influência no resultado
12.ª-Marítimo(f), D(2-1), Vasco Santos, Prejudicados, (1-4), (-3 pontos)
13.ª-Sporting(c), V(2-1), Sousa, Prejudicados, Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Marítimo(c), V(2-0), Nuno Pereira, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Corruptos(c), V(2-1), Martins, Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
4.ª-Moreirense(c), V(3-0), Almeida, Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
5.ª-Rio Ave(f), D(3-1), Pinheiro, Nada a assinalar
6.ª-Estoril(c), V(4-2), Capela, Beneficiados, (4-3), Sem influência no resultado
7.ª-Guimarães(f), E(3-3), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Tondela(c), E(1-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-1), (+1 ponto)
9.ª-Nacional(f), E(0-0), Vasco Santos, Prejudicados, (0-1), (-2 pontos)
10.ª-Arouca(c), V(3-0), Xistra, Beneficiados, Impossível contablizar
11.ª-Boavista(f), V(0-1), Veríssimo, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
12.ª-Setúbal(c), V(2-0), Rui Costa, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
13.ª-Benfica(f), D(2-1), Sousa, Beneficiados, Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Estoril(c), V(1-0), Luís Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), D(2-1), Martins, Prejudicados, (0-1), (-3 pontos)
4.ª-Guimarães(c), V(3-0), Sousa, Nada a assinalar
5.ª-Tondela(f), E(0-0), Hugo Miguel, Beneficiados, (1-0), (+ 1 ponto)
6.ª-Boavista(c), V(3-1), Almeida, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Nacional(f), V(0-4), Rui Costa, Beneficiados, Sem influência no resultado
8.ª-Arouca(c), V(3-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
9.ª-Setúbal(f), E(0-0), Pinheiro, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(c), E(1-1), Soares Dias, Beneficiados, Impossível de contabilizar
11.ª-Belenenses(f), E(0-0), Oliveira, Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
12.ª-Braga(c), V(1-0), Xistra, Beneficiados, Sem influência no resultado
13.ª-Feirense(f), V(0-4), Luís Ferreira, Beneficiados, Impossível contabilizar

Jornadas anteriores:
1.ª jornada
2.ª jornada
3.ª jornada
4.ª jornada
5.ª jornada
6.ª jornada
7.ª jornada
8.ª jornada
9.ª jornada
10.ª jornada
11.ª jornada
12.ª jornada

Épocas anteriores:
2015-2016