Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de julho de 2012

Eusébio...





A apresentação oficial do Benfica aos sócios, vai decorrer na próxima Sexta-feira, na edição deste ano da Eusébio Cup... Vive-se actualmente no Benfica momentos muitos especiais, aparentemente o Benfica é a única equipa Europeia que ainda não tem o plantel definido, todos os outros já venderam todos os jogadores, e já compraram todos os jogadores que queriam!!! Mais: o presidente Vieira, e o treinador Jesus são os principais culpados, pelas férias prolongadas dos principais jogadores do Real Madrid, que assim deve vir à Luz sem as suas grandes estrelas!!! Que incompetentes!!!
Haja paciência...!!!

Incongruências

"As incongruências no futebol são cada vez mais chocantes. Por um lado Platini, do alto do seu púlpito presidencial da UEFA, prega o fair play financeiro, sob pena de exclusão das competições europeias. Por outro, o xeque Al Thani, novo patrão do PSG, marimba-se para o fair-play e compra a eito os maiores bigs da Europa por quem paga fortunas: 100 milhões de euros por Lavezzi, Thiago Silva e Ibrahimovic. Só este recebe 14 milhões de euros/ano mais bónus, um salário que escandalizou o próprio inquilino do Eliseu. E assim a Itália vai ficando cada vez mais depauperada de estrangeiros de referência. O grande mal, porém, não é o faraónico ordenado do sueco mas a loucura que globalmente se paga pelo custo da mão-de-obra. Oito clubes em dez têm despesas com o pessoal que absorvem todo o orçamento de receitas! Agora que as vendas estão em queda livre, quem suporta as despesas de funcionamento?
O fogo de artifício também se apagou em Espanha, onde o mercado está parado e o Málaga, que tem atrás de si outro xeque, corre o risco de ver fechada a porta da Europa. Por sua vez, o Barcelona viu-se obrigado a desistir de renovar o contrato a Keita (foi para a China) para não ter de pagar 52 por cento de IRS em vez dos 24 da prescrita lei Beckham e, espantem-se!, ter perdido o apoio da banca. Do mesmo mal padece o Real Madrid, que em 2009 precisou de um empréstimo de 80 milhões de euros da Caja Madrid, ainda em dívida, para adquirir os passes de CR7 e Kaká. Entretanto, a Caja e outros institutos financeiros foram fundidos no Bankia, que faliu, e houve quem sugerisse que os certificados dos dois jogadores fossem entregues ao Banco Central Europeu como garantia. Vejam bem onde isto chegou."

Manuel Martins de Sá, in A Bola

Desporto de Verão

"Sem Futebol a sério, o período que vai do fim de Maio (fim de Junho, quando há Europeus ou Mundiais), até meados de Agosto, é altura para prestar atenção a outras modalidades, e a outros palcos do Mundo do Desporto. É altura, por exemplo, de acompanhar a Volta à França em Bicicleta, uma das mais belas competições desportivas do planeta, recheada de história e de lendas, que me encanta desde tenra infância.
Devo confessar que despertei para o Ciclismo e, em particular para o Tour, por via de um... sportinguista. Eram tempos em que o clube de Alvalade ainda impunha algum respeito, discutindo títulos em várias modalidades, e ostentando figuras de renome. Falo naturalmente do grande Joaquim Agostinho, cuja trágica morte - de camisola amarela vestida, numa rua de Quarteira - me deixou destroçado.
Agostinho, como também, por exemplo, Carlos Lopes, eram atletas de excepção à época totalmente incomum em desportistas portugueses (só a de Eusébio se lhes sobrepunha).
Tinham o senão de vestirem as cores erradas (embora os melhores tempos de 'Tino' tivessem sido passados ao serviço de equipas estrangeiras), mas nem por isso deixavam de ser objecto de admiração e estima de todos os seus compatriotas. Os dois terceiros lugares de Agostinho, sempre atrás de Bernerd Hinault e Joop Zoetemelk, são as mais remotas memórias que tenho de uma modalidade que desde então me apaixona profundamente.
Mesmo sem que o Benfica faça parte do seu universo presente - coisa que lamento, mas não deixo de compreender face às especifidades financeiras do Desporto velocipédico.
Particularmente as subidas aos Alpes, aos Pirenéus, e a chegada aos Campos Elísios (que em 2011 tive a felicidade de presenciar ao vivo), são momentos que o meu Verão não dispensa. E nem os casos de doping, passados e presentes, me afastam da 'Grand Boucle', ou das suas histórias de sofrimento, coragem e resistência, sempre emolduradas pelas deliciosas paisagens que a França tem para mostrar ao Mundo."

Luís Fialho, in O Benfica