Últimas indefectivações

sábado, 27 de agosto de 2016

Vermelhão: Muito importante...

Nacional 1 - 3 Benfica


Ganhámos, é verdade, mas os problemas não desapareceram...
Hoje, voltámos a falhar muitos golos, principalmente no início da 2.ª parte, mas continuamos a demonstrar muitas dificuldades no processo defensivo... e nem é a 'fechar' os contra-ataques adversários, porque normalmente estamos bem na pressão imediata após perda de bola, o problema é mesmo quando estamos a defender o ataque organizado adversário: estamos a jogar com as 'linhas' muito afastadas...!!!
Do 5 defensivo, em relação à equipa titular na recta final da época anterior, incluindo o guarda-redes, neste momento, só o Lindelof está a jogar... e fora da sua posição habitual: Ederson, Almeida e Jardel lesionados e Eliseu por opção... Curiosamente não vendemos nenhum destes jogadores, mas têm estado todos de fora...! 
Além disso, estamos claramente com um problema no meio-campo. O Rui Vitória, afirmou que não se deve procurar 'cópias' para o lugar do Renato. Parece-me uma afirmação sensata. O André Horta tem qualidades, mas não é a mesma coisa... Até porque a estratégia no Tugão, contra o Benfica, é sempre igual: povoar o meio-campo! Se o ano passado, o Pizzi como falso Ala, ajudou a dupla do Centro, em muitos momentos da época, este ano sem o Renato, a equipa precisa de jogadores que consigam 'queimar linhas', e no nosso plantel os jogadores que tem essas características são os Alas (e temos muitos...), por isso, se calhar, a solução, passa por reforçar a zona Central com um jogador mais defensivo e com capacidade física (Danilo por exemplo...) e colocar dois Alas bastante ofensivos (para mim, o Zivkovic vai ser o melhor jogador do Campeonato...)!
A 1.ª parte foi repartida, com poucas jogadas de perigo. Marcámos com alguma sorte num auto-golo. Mas ao intervalo a vantagem era justa.
Curiosamente a 2.ª parte começou com uma jogada perigosa junto da nossa área, mas logo a seguir, em poucos minutos, falhámos 3 ou 4 golos feitos... Estávamos no melhor momento!!! Logo a seguir, canto contra o Benfica, e golo do Nacional!!!
Dois golos sofridos pelo Benfica no Campeonato, dois golos de bola parada!!!
Reagimos rapidamente, e numa grande jogada do Jiménez/Salvio, Carrillo estreou-se a marcar pelo Glorioso... Até ao fim, o Benfica foi sempre o mais perigoso Jiménez/Salvio... nos últimos minutos, com a lesão do Ali Ghazal o Nacional ficou a jogar com 10! Apesar da superioridade, com 1-2 no marcador, ficou sempre no ar, o perigo do empate... mas o Jiménez na raça, acabou com o jogo!!!
O Salvio está claramente a regressar ao normal... o Fejsa precisa de ajuda na cobertura, ainda por cima com as subidas constantes dos nossos laterais defensivos... curiosamente tem melhorado muito no passe... o Semedo está 'quase' a regressar ao banco!!! O Jonas regressou ainda a uma velocidade baixa, mas mesmo assim podia ter marcado... além disso, as nossas movimentações ofensivas, são logo outras...!
Mais uma arbitragem asquerosa! Não vai ser criticado por ninguém, mas voltou a fazer tudo para dificultar a vida ao Benfica. Por exemplo, na falta do 1.º golo do Benfica, é claramente para Amarelo! É uma falta cínica, sem qualquer intenção de jogar a bola, com a única preocupação de parar o contra-ataque do Benfica! Se nesta ocasião, 'avisou' o Nacionalista, e não lhe deu Amarelo, em situações inversas, o cartão saiu rapidamente... Perdemos 4-1 em Amarelos, como costume, a equipa que mais defendeu, foi a menos penalizada!!!
A paragem no Campeonato, vem no momento ideal!
Primeiro, quando o Campeonato regressar já a janela de transferências fechou...
Segundo, temos a oportunidade de recuperar os lesionados: Jardel e Zivkovic os mais urgentes. Além de Jonas e Ederson ganharem ritmo... e ainda o Almeida! E o Danilo (não aparece no boletim clínico, mas é estranho não ser opção...).
Terceiro, a nossa equipa técnica tem que definir opções... Não podemos continuar a dar tanto espaço no nosso meio-campo defensivo. E temos que ter mais capacidade de posse bola ofensiva...
Pode parecer estranho (só estamos na 3.ª jornada), mas era fundamental não perder pontos na Choupana. Com o confronto directo de amanhã no Alvalixo, não podíamos dar avanço...

Aproveitar a escola

"De quatro em quatro anos, Portugal, desconhecedor da realidade desportiva, fica chocado pela falta de medalhas e descontente com os resultados dos portugueses naquela que é, praticamente, a única competição desportiva que lhes entra pelos olhos em canal aberto no horário nobre. Primeiro há que perceber que o nosso desporto em todas as vertentes, à excepção do futebol e alguns focos individualizados, quando comparado com a maioria dos seus oponentes é demasiado amador para dar andamento às legítimas pretensões dos atletas, na obtenção de resultados prestigiantes, ou do povo português em aumentar a sua auto-estima ao vê-los em acção. Temos de ter humildade para reconhecer a nossa pequena dimensão e o real subdesenvolvimento desta área.
A grande verdade, que nos custa encarar, é que o alto rendimento tme importância reduzida (ou nenhuma) na nossa sociedade! Ao contrário daquilo que é fácil pensar, nem tudo cabe na justificação da falta de apoio financeiro aos atletas ou federações, começa na falta de bases desportivas e escassa importância que é dada à disciplina de educação física (EF) no ensino básico e o secundário. A escola tem de servir para a aquisição de conhecimento diferenciados ao nível da EF, incrementado a tão falada cultura desportiva e física. Aumentar a carga horária do desporto escolar (DE) é urgente, ligá-la com eficácia ao desporto associativo e acabar com a desvalorização dos professores enquanto educadores e pedagogos de excelência no desenvolvimento integral dos jovens são algumas medidas que poderiam resultar...
O DE, se fomentar uma prática multidisciplinar rotativa, motivando a inscrição em diferentes modalidades no mesmo ano lectivo, potenciaria o surgimento de talentos, muitas vezes escondidos na falta de oportunidade. Para isto é imprescindível um projecto de base transversal, da escola aos clubes, pensado no longo prazo. No fundo o que queremos é mais e melhor desporto, da escola ao desporto associativo..."

Tomaz Morais, in A Bola

Até o miúdo corou

"A 2.ª jornada da Liga terminou com tais sucessos que o presidente do Sporting não se aguentou. Veio na melhor altura este deslize caseiro do Benfica. Chegou muito a tempo para pôr termo ao sentimento generalizado entre os benfiquistas de que quem ganha três campeonatos de seguida, inevitavelmente ganharão o quarto. serve o remoque não só não só para os adeptos como também para os jogadores, treinadores, dirigentes e até para a própria águia "Vitória" que, no voo inaugural da temporada, descendo em círculos lá das alturas até quase à relva, parecia sorrir de tão confiante na linha da trajectória. É verdade que pousou no sítio certo, ao contrário da equipa de futebol.
A segunda jornada da Liga terminou com tais sucessos que o actual presidente do Sporting não se aguentou. Correu a elogiar "o esforço e empenho dos árbitros da 1.ª categoria para fazerem boas exibições", correndo, no fundo, para se elogiar a si próprio (subliminarmente) por ser tão esperto, ainda que sem suporte para tal. Com o respeito devido, de esperto não tem nada. Terá siso, aliás, francamente embaraçante para a classe do apito. E ainda mais para os seus dirigentes. Também para o prometedor filho do novo presidente do Conselho de Arbitragem era mais do que dispensável esta celebração. O miúdo até corou.
O Benfica joga hoje na ilha da Madeira contra o Nacional. Como estamos no verão, é provável que não caia nevoeiro e haja jogo. Na temporada passada, o Nacional-Benfica foi interrompido por causa do nevoeiro, reatado na manhã seguinte e o Benfica, apesar de não se ver bem, ganhou com clareza. Mas não foi por causa do nevoeiro que o Benfica ganhou. Foi porque correu muito mais que o adversário. Foi isso. A maior desconsideração ao nosso Luisão anda por aí a ser cometida pelos nossos adversários, que de tanto clamarem pela sua presença em campo estando ele magoado-, mais não sugerem que o nosso Luisão em campo já não é o que era, o que muito lhes apraz pelos vistos. pior seria, no entanto, se desatassem todos a gritar que o Luisão mente na idade - como fizeram com o Renato Sanches - mas por excesso, não por defeito, porque tem 10 anos a menos do que diz a sua certidão de nascimento. Ainda havemos de chegar a esta maravilha.
A Liga dos Campeões promete. Cabe ao Porto provar que o Leicester não passa de um fenómeno efémero, cabe ao Sporting perdoar a Cristiano Ronaldo qualquer coisinha e cabe ao Benfica continuar a fazer boa figura na prova. E já é um pau."

Benfiquismo (CCVI)

Benfica na Madeira, em 1912

Ganhar é crucial

"O empate com o V. Setúbal foi um aviso. FC Porto e Sporting não jogaram melhor que Benfica e SC Braga mas ganharam os seus jogos. Nesta fase inicial do Campeonato ganhar é crucial.
A arbitragem de Manuel Oliveira só justifica uma parte do empate frente aos sadinos. O Benfica pode e vai jogar melhor e árbitros piores é muito difícil haver (mas nunca arriscar). Resta a fraca consolação que no último, ano por esta altura, estávamos pior, e fomos campeões. Mas não me resta nenhuma dúvida: o campeão não vai perder muitos pontos este ano (ao contrário do que afirmam a generalidade dos treinadores).
Esta semana na Madeira a única solução é vencer, porque só assim o Sporting - FC Porto poderá ter algo de positivo para o Benfica.
Até dia 31 de Agosto ver os jogos, e não ouvir noticias de saídas e entradas, é a única dica para manter alguma sanidade. Os adeptos de Benfica, FC Porto e Sporting têm 20 novidades por dia, 19 das quais não se verificam.
O sorteio da Liga dos Campeões ditou uma agenda exigente para o Benfica. Como cabeça-de-série podia-se esperar sorteio mais amável. Não gostei do sorteio, nem dos adversários, nem dos destinos. Teremos um grupo muito aberto em que não há equipas excluídas de nenhum objectivo. O FC Porto teve um sorteio muito amigo, nem escolhido à mão podia ser mais fácil. Foi o prémio da passagem por Roma. O Sporting teve um grupo difícil, mas também pode ser considerado um prémio, pois normalmente a Europa não é uma aposta leonina, e vir embora mais cedo costuma reconfortar os seus responsáveis. Veremos como será esta época, com tantos reforços a chegarem a Alvalade e com as principais figuras a não serem vendidas. Nunca se sabe se a história de querer menos cadeiras para ficar em segundo no campeonato ainda vigora.
Por agora basta-me uma boa exibição do Benfica e uma vitória na Madeira para me tranquilizar."

Sílvio Cervan, in A Bola