Últimas indefectivações

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Lixívia 2

Tabela Anti-Lixívia
Benfica........ 6 (0) = 6
Corruptos.. 6 (+2) = 4
Sporting.... 6 (+2) = 4

Limpeza completa: roubo dentro do campo... e 'lavagem' total nas descomunicação social desportiva, é assim o estado do Tugão... Tudo serve para os Corruptos e os Lagartos ganharem, tudo serve para o Benfica perder pontos... Vale tudo...

No Jamor, tivemos um Xistra em grande forma!!! Um dos árbitros favoritos dos Corruptos, sempre que têm um jogo teoricamente difícil fora...
Vamos por partes: disciplinarmente, o mesmo de sempre, impunidade total para os Corruptos, principalmente para o Mini...
Em relação aos penaltis: eu não me 'importava' que nenhum tivesse sido marcado! De facto, observando o penalty a favor dos Corruptos, o jogador do Belenenses ameaçou rematar duas vezes, e só à terceira rematou, o defesa Corrupro rodou o corpo, tentando proteger-se, mas a mão ficou estendida... possivelmente aumentando a volumetria, está no limite... Aceitaria as duas decisões.
No penalty a favor dos Corruptos, apesar da argumentária que foi igual, não foi!!!
Primeiro o remate é completamente inesperado... A bola está alta, o Herrera remata com a bola muito acima do 'normal', depois o jogador do Belenenses roda o corpo, protegendo-se... e ao contrário do jogador Corrupto, não mete o braço na 'perpendicular', o braço fica 'paralelo' em relação ao ombro... não existe aumento da volumetria!!!
Ainda por cima, nos exemplos que foram dados aos árbitros, sobre aquilo que deve ser considerado 'deliberado' ou não, existe uma imagem exactamente igual: e a conclusão é clara, não é penalty
Não existe qualquer dúvida, não existe penalty...
Repito, a existir polémica, seria no penalty marcado a favor do Belenenses, nunca neste... Neste a decisão foi errada.

Sendo que neste inicio de época, o Conselho de Arbitragem, anunciou de forma oficial, que os critérios para a marcação de penalty's, especialmente os lances de Mão na Bola, iam ser mais apertados!!!

O mais extraordinário, é que os avençados não 'cederam' e vergaram a espinha toda, validando as decisões do Xistra!!!
Todos os 'expert's' consideraram a decisão correcta, mesmo quando a lei é clara... Mais, os mesmos expert's que no último Benfica-Sporting defenderam que nas 5 Mãos na Bola na área dos Lagartos, nenhuma delas era penalty... agora, mudaram totalmente o critério!!!
Das 5 Bolas na Mão do último derby na Luz, a mais parecida com a do Jamor, foi um remate do Jonas, com a bola a bater no braço do Piccini... Alguns dos expert's nem sequer analisaram esta jogada, porque acharam que a ideia de ser penalty era tão disparatada, que nem valia a pena dar opinião!!!!
Outro pormenor interesse é  timing do penalty: 461 dias depois, houve um penalty contra os Corruptos, na altura ganhavam por 2-0, portanto não seria um penalty decisivo... Agora, um penalty nos descontos, com impacto no resultado, é muito mais complicado assumir a marcação... Recordo por exemplo, que no jogo do título do ano passado, Benfica-Corruptos, depois do golo dos Corruptos, nos descontos, houve um penalty sobre o Zivko... mas que todos, inclusivamente os Benfiquistas, sabiam que nunca seria marcado, porque nenhum árbitro, iria assumir essa responsabilidade...
Pois bem, o Xistra é um apitador corajoso!!! Mas tenho a certeza, que se tivesse sido ao contrário, na área dos Corruptos, o Xistra nunca marcaria penalty, nos descontos... se tivesse impacto no resultado!!!
Só como exemplo, podemos tentar recordar qual foi a última vez que o Benfica, teve semelhante benesse: assim de cabeça, sem ir aos arquivos, creio que a última vez que tivemos um penalty (decisivo) a 'fechar' o jogo, foi num Benfica-Académica, com o Pedro Emanuel a chorar baba e ranho... e isso já foi à 6 ou 7 anos... e antes desse jogo, recordo-me de um Setúbal-Benfica, com o Cardozo a falhar o penalty, creio que em 2010...!!!
Só por aqui dá para ver a raridade do acontecimento...!!!
(Adenda: Esqueci-me do Setúbal-Benfica do ano passado, onde realmente tivemos um penalty (bem assinalado) com uma falta sobre o Salvio nos últimos instantes)!

Mas a Roubalheira não acabou com o penalty...!!! Depois do penalty decisivo, ainda houve um lance na área dos Corruptos, com um jogador a aparecer no relvado... Mas a repetição 'desapareceu'!!!!

A pseudo-polémica, com a satisfação do Presidente da SAD do Belém com a roubalheira e consequente derrota da sua equipa, não me surpreende nada... Toda a gente sabe que o Presidente da SAD do Belenenses é adepto dos Corruptos desde do berço... portanto, a satisfação é normal...
Além disso faz parte, da graxa que é necessária a todos os Clubes medianos e pequenos, para com o Padrinho... O beija-mão é uma tradição antiga...


Mas o 'espectáculo' já tinha começado na noite anterior em Alvalade:
Como é que é possível que o árbitro o VAR não assinalem penalty sobre o Berto, em Alvalade, com o jogo a terminar?!!!
Medo...?!!!
Não...
Incompetência?!
Não...
Premeditação...?!
Sim... os Lagartos não podiam perder pontos antes de irem à Luz... Simples!!!


No Bessa tivemos o Moto em modo 'normal'! Já o defendi anteriormente, o Mota é dos poucos que acho não ser corrupto... mas é disciplinarmente incompetente!!! Tecnicamente, tenta deixar jogar... e é consistente neste critério, em todos os jogos... Mas acaba por proteger os 'caceteiros'... E talvez por isso, tenha sido nomeado para este jogo do Benfica, pois o Boavista, é uma das equipas mais trauliteiras da Liga...!!!
Sendo que o Mota, como o único assumidamente Benfiquista árbitro da 1.ª categoria, quando apita o Benfica, ainda fica mais condicionado no critério disciplinar...
Aquilo que assistimos, foi um ataque concertado para 'arrumar' o Gedson... com o árbitro a proteger os criminosos...
Mais uma vez, no dia seguinte, as analises à arbitragem foram uma cópia barata, dos sound-bytes lançados pelos Corruptos nas redes sociais... Nos vários pasquins, falou-se no critério disciplinar, mas sempre defendendo Amarelos que ficaram por mostrar a jogadores do Benfica... em alguns casos, em jogadas, onde nem sequer existiu falta (ex: Jardel...)!!!

A PorkosTV, também voltou a destacar-se, na censura que fez a vários lances:
- na única oportunidade que o Boavista teve, a jogada inicia-se com um remate do Pizzi, parado por um defesa do Boavista, com o Pizzi a pedir Braço na Bola... Nunca houve uma repetição, seria um livre na meia-lua... E se tivesse sido golo, a existir falta, poderia servir para 'anular' o golo!!!
- por volta dos 37 minutos, parece existir uma agressão sobre o Rúben Dias... Mais uma vez, não houve uma única repetição...!!!


Anexo(I):
Benfica
1.ª-Guimarães(c), V(3-2), Pinheiro(Sousa), Nada a assinalar
2.ª-Boavista(f), V(0-2), Mota(Malheiro), Nada a assinalar

Corruptos
1.ª-Chaves(c), V(5-0), Almeida(Vasco Santos), Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Belenenses(f), V(2-3), Xistra(Capela), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)

Sporting
1.ª-Moreirense(f), V(1-3), Martins(Miguel), Nada assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(2-1), Oliveira(Ferreira), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)

Anexo(II):
Benfica:
Pinheiro: 1 + 0 = 1
Mota: 1 + 0 = 1
Sousa: 0 + 1 = 1
Malheiro: 0 + 1 = 1

Corruptos:
Almeida: 1 + 0 = 1
Xistra: 1 + 0 = 1
Vasco Santos: 0 + 1 = 1
Capela: 0 + 1 = 1

Sporting:
Martins: 1 + 0 = 1
Oliveira: 1 + 0 = 1
Miguel: 0 + 1 = 1
Ferreira: 0 + 1 = 1

Jornadas anteriores:
Jornada 1

Épocas anteriores:

Futebol com VAR é mais transparente

"O VAR não erradica a polémica, porque há lances em que a discricionaridade do árbitro é quem mais ordena. Há que respeitar

O jogo do Jamor vai fazer correr muita tinta e será arma de arremesso de uns e outros até ao fim deste campeonato. Carlos Xistra assinalou, via VAR, duas grandes penalidades, ambas por mão na bola, em situações onde a doutrina se divide. Fê-lo, contudo, depois de avaliar à exaustão ambos os casos e interpretando-os de acordo com o seu saber de árbitro. Confesso que em nenhum dos lances vejo intencionalidade, revelando, crio, para a decisão de Xistra, a posição do braço relativamente ao corpo. Mas devo dizer que prefiro um futebol como o que temos hoje, com VAR, que não é imune a polémicas mas é muito mais transparente, do que aquilo que tínhamos antes. Resolvidos, com tecnologia que está já acessível, de forma incontestável, os casos de fora-de-jogo, solucionados os problemas sobre o local da falta, dentro ou fora da área e vistos e revistos os lances de carácter disciplinar, os penalties, sejam os do Jamor, seja o lance de Alvalade no minuto final, têm tudo para liderar o ranking da polémica, da discórdia e da suspeição. E aí vigorará o princípio da discricionaridade do árbitro. De qualquer forma, o VAR é um contributo inestimável para a verdade desportiva. Irreversível.
Rui Pedro Soares teve azar. No momento em que um erro tremendo de Dálcio deu o 0-2 ao FC Porto, uma câmara indiscreta da SportTV apanhou-o em galhofa comprometedora com Pinto da Costa, quando o mínimo a esperar do líder do Belenenses-SAD seria incredulidade e consternação. Não enveredarei por qualquer deriva populista, imputando, antes, a um lapso comportamental, a lamentável figura de Rui Pedro Soares. De qualquer forma, aqueles dois segundos assassinos da SportTV não deixam de ser emblemáticos do primeiro jogo do Belenenses-SAD fora da casa-mãe do Restelo.
Lá por fora, para além da vitória de Cristiano Ronaldo pela Juve, houve outros portugueses em destaque: André Silva estreou-se pelo Sevilha com um hat-trick, Rúben Semedo, em liberdade vigiada, participou na vitória do Huesca em Eibar, Bernardo Silva soma e segue no fascinante City de Guardiola.(onde Rúben Neves é notícia, devido a um alegado interesse dos citizens, dispostos a pagar 70 milhões aos Wolves), Bruno Alves regressou à serie A, pelo Parma, com um empate, e Mário Rui foi titular no Nápoles de Ancelotti. Fica para William Carvalho, no Bétis, o arranque mais cinzento.

Ás
Rui Vitória
O Benfica tem melhorado, os apagões de concentração que fizeram mossa com V. Guimarães e Fenerbahçe não se viriam no Bessa e estão criadas condições para que o acesso à Champions seja realidade. Rui Vitória, que já apadrinhou a estreia de João Félix, não deve ser lembrado apenas nas horas menos boas...
(...)

Duque
José Mourinho
Esta época começou com um ambiente de cortar à faca em Old Trafford e a derrota de ontem do Manchester United, em Brighton, só pode ter piorado as coisas. Sem os reforços que queria e com algumas ausências forçadas de peso, Mourinho deve preparar-se para enfrentar borrasca da grossa. Grandes naus, grandes tormentas...

O que Bruno vê quando se olha ao espelho...
«(...) uma pessoa normal, racional, com sentido de missão, democracia e de estado de direito (...)»
Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting
Depois do número que protagonizou na última sexta-feira, Bruno de Carvalho colocou um post no Facebook que revela o que o ex-líder leonino pensa dele próprio. «Uma pessoa normal, racional, com sentido de missão, democracia e de estado de direito». Perante esta realidade virtual, não será tão cedo que o fantasma de Bruno vai deixar de pairar em Alvalade...

O que Verona mostrou
Quis o destino que Cristiano Ronaldo se estreasse, no futebol italiano, no mesmo estádio que acolheu o primeiro jogo de Maradona. Um e outro, o português contra o Chievo, o argentino contra o Hellas, ficaram em banco. Mas a primeira vez de CR7 pela Vecchia Signora mostrou que não valerá a pena insistir com o português a nove puro;e que é com Cristiano a partir da esquerda, Mandzukic mais a meio, e Dybala a municiar, que a Juve vai ser mais feliz. Desde que Allegri se preocupe em assegurar o necessário equilíbrio defensivo.

Mais do mesmo: 'all blacks' implacáveis
Começou o 'Championship' e, nos antípodas, nada de novo. A Nova Zelândia continua a dominar o planeta oval e foi a Sidney aplicar um correctivo severo à Austrália, graças, sobretudo, a uma segunda parte demolidora. Num país menos de metade dos habitantes de Portugal o râguebi parece ser a religião oficial."

José Manuel Delgado, in A Bola

Uma cena burlesca


Na sexta-feira passada, Bruno de Carvalho apresentou-se no Estádio de Alvalade com um papel na mão, dizendo ter uma decisão do tribunal que invalidava a assembleia geral que o destituíra, reclamando que lhe devolvessem a presidência. Os que lhe haviam usurpado o poder deviam deixar as instalações do clube e entregarem-lhe o lugar.
A situação era insólita. Qualquer indivíduo normal, perante uma decisão judicial que o repunha como presidente de uma instituição da qual tivesse sido deposto, falaria com o seu advogado, este falava com o advogado da parte contrária, e estabeleceriam uma forma de proceder (ou não) ao cumprimento da lei.
Quem se lembraria de aparecer de papel na mão a reclamar o poder?
Pior do que isso, porém, é que o papel que Bruno de Carvalho levava na mão não era nada do que ele dizia ser. Tratava-se do registo uma providência cautelar que ele entregara com vista a recuperar a presidência do clube. O tribunal ainda não se pronunciara!
O episódio assumia, assim, aspectos burlescos. Bruno de Carvalho sabia ou não o significado daquele papel? Se sabia, custa a entender como se dispôs a protagonizar uma cena que acabaria inevitavelmente com a sua humilhação pública. Se não sabia, como se pôs a caminho de Alvalade com um documento de que desconhecia o alcance?
Custa muito a perceber.
Mesmo que o tribunal lhe tivesse devolvido o poder, Bruno de Carvalho devia ter consciência de que já não dispõe de condições para voltar à presidência. O Sporting já está noutra. Sousa Cintra está a colar os cacos, conseguiu o regresso de alguns jogadores, mostra serenidade e bom senso naquilo que faz e diz – pelo que nenhum verdadeiro sportinguista desejaria neste momento o regresso de Bruno de Carvalho.
Nem os seus apoiantes quereriam!
Quando o clube parece em vias de reentrar nos carris, depois de se libertar de um ambiente de loucura que levou adeptos a agredirem jogadores, que fez com que o nome do clube fosse falado de manhã à noite nas TVs pelas piores razões, que assistiu à maior confusão interna de que há memória, com órgãos paralelos a reclamarem o poder, quem desejaria o regresso do homem que o conduziu ao caos
Quando o Sporting está à beira de alcançar a paz interna, quem quereria o regresso da guerra civil?
O facto de se ter agarrado a um papel que não significava nada, como um náufrago que se agarra a um pedacito de madeira julgando poder salvar-se, diz muito sobre o estado mental de Bruno de Carvalho.
É hoje um homem desfeito. Afogou-se no poder que construiu, mostrando total impreparação para o exercer. O poder enlouqueceu-o. Já não pensa, só se agita como um espantalho que perdeu tudo e não suporta olhar para as mãos vazias."

Benfiquismo (CMXXV)

Catedral...

Nada muda...!!!


Corchia

Foi apresentado oficialmente, o lateral-direito Sébastien Corchia. Após a lesão do Ebuehi era obrigatório encontrar uma alternativa ao André Almeida... Na minha opinião o Alex Pinto e o Ramirez, os dois laterais direitos da equipa B, não estão prontos para serem aposta na equipa principal... sendo assim, tinha que vir alguém...
O Corchia vem emprestado, aparentemente com opção de compra relativamente baixa... No meio do azar do Ebuehi acaba por ser uma excelente opção, se calhar até 'melhor'! Já tem 27 anos, não é um projecto de jogador, tem muita experiência na Liga Francesa, tem 1 internacionalização pela França... o ano passado no Sevilha, teve uma lesão grave, exactamente no momento em que estava a ganhar o seu espaço... Este ano, com o regresso do Alex Vidal ao Sevilha, não seria a 1.ª opção, e assim abriu-se a oportunidade... e o Benfica soube aproveitar.
Curiosamente, quando ainda estava no Lille, o Benfica chegou a observá-lo mas acabou por ser o Sevilha a contratá-lo...!!!

É um lateral ofensivo, sabe driblar, tem bom remate de longe... e com a idade, 'aprendeu' a defender... Como chegou com a época em 'movimento', muito provavelmente vai ter que esperar algum tempo, se calhar os jogos da Taça da Liga após a paragem para as Selecções para ser opção, mas arrisca-se a ser titular...!!!
Defrontou o Benfica, no amigável de Zurique...

Ao contrário de muitos... não sou anti-André Almeida, bem pelo contrário. Agora, uma coisa é o André ser o titularíssimo, outra coisa é ter o André como 'bombeiro' para tapar 'buracos'!!!

Vitória no último suspiro, com muito talento...!!!

Arouca 1 - 2 Benfica B


Grande vitória, com um grande golo, após um magnífico trabalho colectivo, num jogo onde fomos muito superiores, e só um Godinho em 'grande forma' conseguiu fazer com que o Benfica só estivesse em vantagem na partida, no último segundo!!!!!

O golo do Arouca nasce de uma lançamento lateral marcado ao contrário; que depois dá num fora-de-jogo não assinalado que é transformado num penalty contra o Benfica; mais tarde fica um penalty claro por marcar a favor do Benfica, por empurrão ao Saponjic... Além dos muitos cartões que ficaram no bolso...

A equipa está com uma atitude muito positiva, que contrasta totalmente com a forma de jogar da grande maioria das equipas do Tugão... o que realça ainda mais o talento dos nossos jogadores!
Os Centrais estão em grande forma, e os Extremos já podiam neste momento estar no plantel principal...!!!



PS1: O Benfica venceu hoje o 20.º Troféu Internacional de Viseu de Andebol, derrotando na final os franceses do Chambéry, por 30-27. Isto depois de termos derrotado o campeão russo ontem, na meia-final. Mesmo sem alguns jogadores, devido a lesões: João da Silva, Xico Pereira e o Terzic... com alguns jogadores a recuperar de lesão, que ainda não estão a 100% mas mesmo assim jogaram alguns minutos, como o Cavalcanti... O Benfica venceu estes dois jogos, contra equipas 'superiores' com muitos centímetros e muito peso, dando excelentes indicações para a Supertaça que se vai realizar no próximo fim-de-semana em Braga...

PS2: Em Castelo Branco, o Benfica venceu a Final do torneio local de Futsal, derrotando o Braga, por 6-1 (Fernandinho(3), Campos, Bruno, Cecílio)

PS3: Em Guadalajara, Espanha, as nossas meninas conquistaram o Torneio local, batendo o Madrid Club de Fútbol na Final por 2-0. Mantendo assim a invencibilidade desta pré-época...

Maturidade futebolística

"Benfica impôs o seu modelo de jogo, como o ritmo, a velocidade, bem como outras dinâmicas

Protocolo
1. O futebol é um jogo estratégico/táctico ditado por uma organização dimensionada uma estrutura (sistema táctico, missões tácticas e particularidade dos jogadores) e uma funcionalidade (constituída por fases, etapas e momentos).

Estrutura
2. O sistema táctico do Boavista na fase ofensiva suporta-se num Gr:4:3:3, enquanto na fase defensiva Gr:4:4:2, nas fases mais complexas do jogo num Gr:4:5:1. O sistema táctico do Benfica na fase ofensiva suporta-se num Gr:4:3:3, enquanto na fase defensiva Gr:4:1:4:1. Mais importante que o dispositivo táctico das equipas é como estas sincronizam e articulam as diferentes missões tácticas que são atribuídas a cada jogador no âmbito sectorial, intersectorial e de equipa.

Ofensiva
3. Foram raras as vezes que o Boavista conseguiu ataques promissores que pudessem transformar-se em situações de perigo (exceptuando aos 3 minutos da partida com o remate de Falcone). Salientam-se, dois aspectos: (1) perante uma organização defensiva zona pressionante variam rapidamente o centro de jogo, obrigando o adversário a ter que ajustar-se, (2) movimentação de Espinha e Simão em jogar entre linha e entre linhas de modo a oferecer fluidez ao ataque.
O Benfica apresentou nuances essenciais para atingir a baliza adversária, agredindo constantemente o Boavista, através do jogo exterior, mantendo um equilíbrio defensivo adaptando-se à plausibilidade do Boavista poder sair para transição e situações ofensivas rápidas realizadas em profundidade. O Benfica tem um conjunto de padrões e rotinas de jogo ofensivo que são fáceis de observar e analisar, contudo devido à velocidade e ao ritmo em que estas são realizadas, porventura são difíceis de serem neutralizadas.

Defensiva
4. O Boavista apresentou argumentos de ordem estratégico/táctica através de uma correcta pressão sobre a 1.ª etapa de construção. Quando em bloco defensivo apresenta um bloco compacto, determinado com alguns desequilíbrios de imediato compensados pelos diferentes jogadores.
O Benfica demonstra uma enorme capacidade de reacção à perda, bem como na pressão sobre a 1.ª etapa de construção, criando uma enorme instabilidade e crise de raciocínio táctico. Analise-se o primeiro golo por Ferreyra (reacção à perda) e do segundo golo em que Salvio (pressão na 1.ª etapa de construção=.

Resultado
5. Do que foi referido é compreensível a vitória do Benfica sobre o Boavista. Sendo o jogo marcado pela intensidade estratégico/táctico, bem como da dinâmica física empregue pelos jogadores. O Benfica começou a dominar a partida por volta dos 20/25 minutos, na segunda foi superior no seu adversário evitando em toda as fases e momentos do jogo que esta exprimisse a sua estratégia e forma de jogar. Pelo contrário, o Benfica não só impôs o seu modelo de jogo, como o ritmo, a velocidade, bem como outras dinâmicas, incluindo as infracções às leis do jogo, o que demonstra sinais de maturidade futebolística.

Final
6. Desejar os melhores resultados a Rui Vitória e a Jorge Simão, dois alunos da área da metodologia do treino de futebol da faculdade, os quais o presente autor acompanhou vários anos."

Jorge Castelo, in A Bola

Tempo de reflexão

"Agora importa encher por duas vezes a Luz. Que tem de ser um verdadeiro inferno. Que as bancadas contagiem o bonito e renovado relvado.

1. O Benfica ganhou, categoricamente, no Bessa. O Benfica, com Gedson e Pizzi às portas de uma convocatória para os próximos e diferentes compromissos da Selecção Nacional, dominou e controlou o jogo. E Ferreyra mostrou que é um avançado de verdade. O golo que marcou é de uma serenidade total: combina categoria com visão. Agora, depois de ultrapassado o Boavista, o Benfica, a crescer e consistente, tem três importantes e determinantes jogos. Os dois frente ao complexo PAOK de Salónica e o primeiro dérbi da época frente ao Sporting. Duas notas do jogo de ontem. A entrada de João Félix. Grande alegria para um viseense como eu. A segunda para realçar um jogo rijo, diria que duro. Por vezes com uma agressividade no limite de outra cor de cartões. Agora importa encher por duas vezes a Luz. Que tem de ser um verdadeiro inferno. Em que as bancadas contagiem o bonito e renovado relvado. E motivem, como sempre, estes jogadores que nos fazem acreditar numa verdadeira reconquista!

2. As eliminações bem precoces de Rio Ave e Sporting de Braga da luta pelo acesso à Liga Europa, para além da dor que provocaram nos seus fiéis adeptos, não podem deixar de merecer uma séria reflexão. Não é, apenas, o normal e corrente levantar a cabeça. Ou a dedicação, em exclusivo, às três competições nacionais. A reflexão deve chegar aos mais altos responsáveis do futebol português. Porventura com a constituição, sob a direcção do novo Director Técnico Nacional, de um verdadeiro grupo de trabalho que avalie as razões desta não convergência com a Europa dos denominados médios clubes de Portugal. Desde logo importa não esquecer a escassa competitividade do nosso futebol, a concentração financeira nos e dos três grandes, as largas portas abertas a jogadores brasileiros - e sem reciprocidade no Brasil no que concerne a jogadores portugueses - e penúria de tesouraria da larga maioria das sociedades desportivas e a escassez de espectadores na generalidade dos jogos das competições profissionais, entre outros aspectos, são realidades tão objectivas quando notórias e devem levar, no imediato, a uma reflexão acerca dos modelos competitivos e, também, no que concerne ao financiamento de médio prazo do futebol português. O que está, e muito, para além das equipas B, dos sub-23 e do Campeonato de Portugal, de verdade a principal competição sob a égide da Federação. Não esquecendo, naturalmente, a prova rainha, a Taça de Portugal. Vivemos, ainda, na euforia das conquistas europeias, por excelência o Europeu de Sub-19. Saboreamos, e muito, as vitórias gloriosas das nossas selecções mas importa assumir a dor - intensa e imensa - do afastamento europeu de clubes portugueses de referência. No futebol de clubes não estamos a convergir com a Europa. Estamos a divergir. E se não avançarmos para tempos de reversão a dor será bem maior e bem preocupantes. O que fica para a presente época desportiva é que só restam três clubes portugueses na Europa. Por sinal os três grandes. E só estes três podem ajudar Portugal no ranking da UEFA. Portugal está no sétimo lugar. Longe do sexto que é a Rússia. Mas também a uma distância, por ora confortável, da Ucrânia que é a oitava. Mas foi um clube ucraniano que eliminou o Braga. E no play-off da Liga Europa estão dois clubes ucranianos e um russo, o Zenit. E o certo é que o play-off da Liga Europa vai decidir, nas próximas duas quintas-feiras, os últimos 21 clubes apurados para a fase de grupos, onde já está o Sporting. Que para ser cabeça de série precisa mesmo que seja eliminada pelo menos uma das seguintes equipas: Sevilha, Zenit, Basileia e Olympiakos. E este clube grego joga o acesso à fase de grupos com equipa inglesa - bem desconhecida -, o Burnley!

3. Se na Liga Europa faltam 21 clubes na Liga dos Campeões só estarão em disputa seis lugares. A fase de grupos só acolhe 32 dos 79 participantes desde o primeiro momento de acesso a esta competição que se começou a concretizar a 26 de Junho. O que sabemos é que a Liga dos Campeões é uma liga quase fechada. Metade dos trinta e dois são originários de quatro ligas: a espanhola, a alemã, a inglesa e a italiana. Depois a ligas francesa e russa apuram os primeiros classificados. Depois as Ligas que no ranking da UEFA se situam entre o sétimo e o décimo lugar apuram respectivo campeão. Lá estão Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia. Em razão da conquista de Real e Atlético de Madrid das Ligas dos Campeões e da Liga Europa entra o campeão da Liga que se situa no décimo primeiro lugar, a Liga Checa. Falam seis clubes para chegarem ao pote dos milhões. Que conta esta época com o passado de cada um. O que significa que o Benfica joga com o PAOK de Salónica o acesso à fase de grupos e a diferença entre chegar e não chegar é, à partida, uma diferença de cerca de trinta e cinco milhões de euros. O PAOK - que eliminou o Basileia - sonha pelo acesso, pela primeira vez, à fase de grupos da Liga dos Campeões. O Benfica luta por mais uma consecutiva presença na fase da Liga dos milhões. E depois do feito turco nada como o repetir na segunda cidade da Grécia, aquela que é considerada o oriente da Europa. O clube, fundado por cidadãos de origem grega expulsos da Turquia nos anos 20 do século passado, foi notícia - má notícia - na época que findou já que o seu Presidente - meio grego e meio russo! - entrou no relvado com uma arma após um golo anulado à sua equipa numa partida contra o campeão AEK. O que sabemos é que o Miguel Vítor em 2013 saiu do Benfica para o PAOK. O que ambicionamos é que o Benfica alcance a fase de grupos. A equipa já mostrou força e fé, talento e vontade. E Gedson, mais Pizzi e Salvio, entre todos os outros que consoem um balneário resistente e competente, vão proporcionar a todos os benfiquistas um final de Agosto de alargado prazer. É que, depois do Bessa, só há três jogos. Dois contra o APOK e para a semana o primeiro dérbi desta época determinante, o primeiro Benfica - Sporting.

4. Montemor-o-Velho na próxima semana - de 22 a 26 de Agosto - recebe um Mundial de Canoagem. O Centro de Alto Rendimento ali construído e rentabilizado vai receber, com orgulho, os grandes nomes da canoagem mundial. E entre eles Fernando Pimenta e Emanuel Silva, Teresa Portela e Joana Vasconcelos. A hotelaria e a restauração da cada vez mais procurada Região Centro sorriem. Com toda a razão mas com todo o mérito! A Federação de Canoagem merece, aqui, uma saudação bem especial!"

Fernando Seara, in A Bola

Surf, canoagem e algo no meio (II)

"Demos conta há semanas atrás do potencial litígio entre a Federação Portuguesa de Surf e a Federação Internacional de Canoagem, dado que esta entidade pretende organizar, em Portugal, o Mundial de Stand-Up Paddle. Esta modalidade é, a nível nacional, tutelada pela Federação Portuguesa de Surf (conforme o artigo 2.º dos seus Estatutos), pelo que entende que apenas ela pode organizar as respectivas provas; porém, a Federação Internacional de Canoagem tutela a nível internacional esta mesma modalidade, pelo que entende ter legitimidade para organizar a respectiva competição onde entender.
Entretanto, a disputa foi levada ao Tribunal Arbitral do Desporto, não contra a Federação Internacional de Canoagem mas contra a Federação Portuguesa de Canoagem, tendo como contra interessados a Câmara Municipal de Esposende e a Câmara Municipal de Viana do Castelo. De acordo com a informação que consta do site do TAD, o litígio tem como objecto a «Confirmação da Federação Desportiva com poderes para organizar competições de Stand Up Paddling em Portugal».
A acção arbitral foi acompanhada de pedido de decretamento de providência cautelar, para evitar que o campeonato mundial tivesse lugar em Portugal no final do mês de Agosto. Tal pedido foi decidido e, apesar de o Acórdão não se encontrar publicado no site do TAD, de acordo com o que foi noticiado, foi favorável à FPS.
Enquanto decorre este litígio interno, a nível internacional - no Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne - corre um processo de mediação entre a Federação Internacional de Surf e a Federação Internacional de Canoagem para decidir, afinal, qual delas deve tutelar o Stand Up Paddle."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola