Últimas indefectivações

domingo, 12 de julho de 2015

Tempo pede reforços

"A menos de uma semana da partida para o estágio/digressão de pré-temporada, são várias as dúvidas que persistem no Benfica. Normal, nesta altura da época, num clube que olha para o mercado com limitações financeiras, mas condicionante para quem trabalha diariamente uma equipa. Rui Vitória tem o primeiro teste já no sábado, diante de um PSG milionário e que constitui um teste de grau de dificuldade elevado. Para o treinador, nesta fase, os resultados são a menor das preocupações, mas uma pré-época desastrosa poderá condicionar os jogadores naquilo que segue... a Supertaça.
O momento que vive Gaitán e o facto de ter o 'selo' de vendido pode ser contraproducente. Em situações normais, o argentino é titularíssimo neste Benfica. Pode o treinador preservá-lo dos jogos - a lesão de Salvio ainda está viva - e aguardar notícias do que vai acontecendo no mundo dos negócios? Pode! Mas talvez não compense o risco. O de dar um sinal ao mercado que, apesar das intransigências de Luís Filipe Vieira, o extremo é mesmo para vender; mas, ainda mais, o de preparar a equipa para um início de época que vale um troféu, e fazê-lo sem aquele que é o seu jogador mais valioso.
A mais de um mês e meio do fecho do mercado de transferências na Europa, Rui Vitória é obrigado a esperar. Tem sido prática recorrente nos últimos anos. E tal como Domingos Soares Oliveira afirmou sexta-feira na CMVM, as saídas do Benfica no final da cada temporada fazem parte normal da actividade. A realidade do futebol português explica esse facto, ao qual a grande maioria dos adeptos já se habituou. Discordo, porém, quando o responsável dá a imagem de o grupo não precisar de reforços. Certa a ideia de não cobiçar o que está a ser feito na casa dos rivais, mas, nessa observação interna, os responsáveis do Benfica têm identificadas as lacunas. E faltam soluções de primeiro plano para as alas, sobretudo se Gaitán sair, e um substituto para Maxi Pereira (tarefa difícil). O trabalho que tem vindo a ser feito na formação e equipa B são mais-valias a que Rui Vitória pode recorrer mais vezes do que vinha sendo habitual. Apenas. Trabalhar jovens requer tempo e paciência; já é positivo para o clube ter quem queira fazê-lo."

Vanda Cipriano, in Record

Mercado da Luz MF15

Tudo 'fechado' na secção de Futsal. Não foi preciso muito tempo para definir o plantel, após todos os sucessos da época anterior. Com o regresso à UEFA Futsal Cup, e com um limite de 'estrangeiros' (não formados localmente...), o Benfica foi obrigado a algumas mudanças...
Entraram: Cecilio (Braga), Wilhelm (Asti), Freitas (Fundão)... com o Tiaguinho a fazer parte do plantel principal. Saíram: Vítor Hugo, Pablito, Mancuso e Xande... com o Ivo Oliveira a ser emprestado ao Fundão.
Em Portugal só vão poder jogar 5 jogadores não-formados localmente, nós temos 6 no plantel. Na UEFA podem jogar todos, nas competições internas vamos ter que 'rodar'... Com uma época longa, com bastantes competições, com as Selecções pelo meio, creio que vai ser 'fácil' ao Joel escolher quem fica de fora, sendo que ainda existem as inevitáveis lesões. Na última época, tivemos o Henmi muito tempo de fora, e acabámos com o Chaguina condicionado... só para recordar estes dois!!!

O Fábio Cecílio e o Mário Freitas foram duas contratações esperadas (daquelas que os adeptos exigiam!!!), já que foram dois destaques da época, inclusive com chamadas à Selecção. O Fernando Wilhelm foi uma boa surpresa, um internacional Argentino (colega do Brandi...), com muita experiência do Futsal Italiano...

Com o fortíssimo investimento dos Lagartos, parece que o Campeonato vai reforçar a diferença das duas principais equipas, para o resto... Sabendo que o Braga, o Fundão, o Modicus e o Olivais vão ter plantéis interessantes...

Com o Joel no banco, é garantia de entrega, concentração e eficácia, tal como no Hóquei, estou totalmente tranquilo com estas duas secções... Além das contratações, efectuamos várias renovações de contrato no final da época, garantido assim estabilidade do plantel nos próximos anos, só falta o Chaguinha renovar...!!!

Nota para a pré-época, onde vamos defrontar o Inter do Ricardinho (Campeões de Espanha...), e o Barcelona no Meo Arena, e ainda destaque para a nova competição nacional: Taça da Liga, que como é óbvio é para ganhar...

GR: Juanjo, Bebé, Cristiano
Fixo: Gonçalo, Cecílio
Universal: Jefferson, Wilhelm, Tiaguinho
Ala: Henmi, Coelho, Chaguinha, Ré, Freitas, Pinto
Pivot: Patias, Brandi

Taarabt...