Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Fever Pitch - Domingo Desportivo - Sem Memória Não Pode Haver Exigência

Terceiro Anel: Bola ao Centro #63 - Futebol está de volta!!

BI: Estatutos...

Falar Benfica #176

Zero: Afunda - S05E03 - Redraft de 2021: quem vai primeiro? e Neemias?

5 minutos: Diário...

Jogo Pelo Jogo - S02E06 - Entrevista Vieira, Harry Potter

Zero: Tema do Dia - O que torna o novo formato da Champions tão diferente?

Procedimentos explicados


"Esta edição da BNews é dedicada a vários temas da atualidade benfiquista.

1. AG de revisão de Estatutos
O vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica, José Pereira da Costa, esclarece os procedimentos da sessão agendada para o próximo sábado.

2. Parceria
A Pepsi é o patrocinador oficial do naming da Fan Zone do Estádio da Luz, numa ligação que se estende por três anos.

3. Unidos para vencer
No regresso de Bruno Lage à Luz, os Benfiquistas foram essenciais na conquista dos três pontos.

4. Taça da Liga
O embate com o Santa Clara dos quartos de final da Taça da Liga tem data e horário definidos.

5. Ambição
Filipa Patão quer marcar nova presença na fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol no feminino. Amanhã, às 18h00, na Suécia, joga-se a 1.ª mão da 2.ª ronda de qualificação frente ao Hammarby. "Vamos muito compenetradas com aquilo que temos de fazer, o futebol que temos de apresentar, para conseguirmos ter sucesso fora e dentro de portas. O foco tem de ser sempre tentar repetir uma época de sucesso", afirma.

6. Novo formato
Conheço os moldes em que se disputa a UEFA Youth League. O primeiro desafio para a equipa do Benfica é em casa do Estrela Vermelha, quinta-feira às 12h00.

7. Ir longe na Europa
O Benfica inicia, nesta quarta-feira (19h00), o percurso de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, com o objetivo de voltar a figurar entre os mais fortes. O jogo da 1.ª mão é no reduto do CV Guaguas, o campeão espanhol. Marcel Matz considera: "O nosso adversário tem uma equipa que tem valor, e vai obrigar-nos a jogar bem."

8. Estreia com vitória
Na 1.ª jornada da 1.ª fase da Taça Jesus Correia, o Benfica, com vários jogadores ausentes no Mundial de hóquei em patins, venceu, por 3-4, frente ao Paço de Arcos.

9. Mundiais
Acompanhe a prestação dos jogadores do Benfica nos Campeonatos do Mundo de futsal (masculino) e de hóquei em patins (masculino e feminino).

10. Adversários conhecidos
A equipa feminina de polo aquático do Benfica está inserida no Grupo D da 1.ª ronda da fase de qualificação da Challenger Cup."

Pre-Bet Show #70 - Haaland ou Yamal? 👀

Zero: Senhoras - S05E03 - O raio-X antes da Liga dos Campeões e a caótica Liga BPI

Zero: 5x4 - S05E02 - Check ao Panamá e olhos no próximo

Zero: +49 Bundesliga - S01E04 - T1, Ep.4 - Bayern, voltaste?

De Patão a Lage


"1. A noite da Bola de Ouro, o mais conceituado prémio individual do planeta, será em 28 de Outubro. Trata-se de uma iniciativa com décadas de prestígio organizada pela revista France Football. Neste ano há três personalidades com a marca do Benfica nas listas de candidatos.

2. Rúben Dias está nomeado para o prémio principal que distinguirá o melhor jogador do mundo em 2024, João Neves concorre para o prémio da juventude e Filipa Patão é candidata ao prémio para a melhor treinadora do ano. É de Filipa Patão que vamos falar um bocadinho.

3. A treinadora da equipa feminina de futebol do Benfica recebeu nesta semana o prémio de melhor treinadora da Liga BPI 2023/24 durante a Gala das Campeãs Record BPI. Internamente não falta reconhecimento pelo seu trabalho ao serviço do Benfica bem como de todo um percurso para trás. Filipa Patão subiu ao palco para receber o seu galardão e deixou-nos palavras que dão que pensar: 'Para poder ganhar, tive de perder muitas vezes. Vivemos numa sociedade cada vez pior no que diz respeito à valorização dos atletas'.

4. Relatou ainda à plateia que a aplaudiu alguns episódios referentes aos comentários que vem ouvindo na rua e nos campos de futebol quando as coisas lhe correm bem e quando as coisas não lhe correm assim tão bem. 'Ouço comentários como 'tens de ir substituir o Schmidt' e depois oiço que tenho de ir treinar o Estoril, com todo o respeito pelo Estoril. Um treinador que não ganha é um mau treinador, um jogador que não marque golo é um mau jogador. Temos de mudar'.

5. Este discernimento lúcido sobre as emoções dispares que o futebol provoca nos adeptos é uma nota importante do carácter de Filipa Patão. É importante para os treinadores, para as treinadoras, para os jogadores e para as jogadoras esta arte, que não está ao alcance de todos, e de saber dar o pouco valor que merecem as opiniões instantâneas baseadas em resultados da véspera e nas emoções do momento.

6. Bruno Lage, o atual treinador do Benfica, saberá também por experiência própria como são volúveis os recados da multidão nos momentos bons e nos momentos maus. Lage não se impressionará, certamente, com o que o aguarda em termos de validação do seu trabalho pela bancada. A nova aventura de Lage no Benfica arranca já neste sábado na Luz. O adversário é o Santa Clara. Vamos a isso.

7. Apresentadas nesta semana, não são boas as contas do Benfica. Compará-las com as contas, do Sporting não é um exercício sério porque ao Benfica a banca não perdoou 1 cêntimo."

Leonor Pinhão, in O Benfica

O jogo europeu em prol das crianças


"Em Dezembro de 1974, o Benfica e o Celtic juntaram-se à UNICEF para a realização de um jogo de futebol de cariz solidário

Uma iniciativa da UNICEF uniu duas equipas de reconhecido prestígio internacional, o Benfica e o Celtic, para a realização de um jogo solidário, com o propósito de angariar fundos para auxiliar o trabalho humanitário da instituição junto de crianças carenciadas.
Este não foi o primeiro encontro entre as duas equipas. O Benfica e o Celtic já se tinham defrontado cinco vezes antes, em novembro de 1969, na 2.ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, decidida por 'moeda ao ar'. Após o empate que persistia ao final das duas mãos, a sorte sorriu aos escoceses, que seguiram para a eliminatória seguinte.
Em 11 de dezembro de 1974, nem o frio de uma noite escocesa afastou os adeptos do Celtic Park naquela quarta-feira. O público 'correspondendo ao apelo da fama de que desfrutam as suas equipas, acorreu em número elevado (mais de trinta mil pessoas)'. Benfica e Celtic deram um autêntico espectáculo de bom futebol, entregando todo o seu talento, prestígio e entusiasmo a esta causa. Os primeiros 15 minutos de jogo forma o ponto alto da exibição benfiquista, pois 'os portugueses jogando um futebol estupendo, marcaram dois golos, desperdiçaram outro e puseram o público do Celtic Park numa espécie de deslumbramento coletivo'.
Ao intervalo, o Benfica vencia por 2-1, mas no final do tempo regulamentar as equipas estavam empatadas a 3 golos, sendo o resultado decidido pela marcação de grandes penalidades. Ao converter 5 grandes penalidades contra 4 do Celtic, o Benfica foi o vencedor e conquistou o troféu de prata oferecido pelo Jeyes Group Limited.
'No final, os espectadores assistiram à entrega da Children's Cup e saudaram o Benfica com farta salva de palmas', a coroar aquele que foi, à data, o evento que permitiu à UNICEF angariar a maior quantia de uma só vez. As receitas foram conseguidas através da venda de ingressos, programas de jogo e de doações. Os programas de jogo numerados foram posteriormente sorteados, e os contemplados poderiam ganhar um automóvel, 250 libras em cerveja para um ano, a bola do jogo ou um tregnum (garrada de 2,25 litros) de whisky.
O clima de festa que se viveu neste evento foi de tal ordem, que os dirigentes do Celtic, em colaboração com o comércio local, ofereceram descontos aos jogadores e acompanhantes do Benfica, que chegaram aos 35 por cento!
Saiba mais sobre os jogos internacionais do Benfica na área 12 - Honrar o País, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Metidos num 39


"Fosse quem fosse o treinador escolhido para substituir Roger Schmidt, estaria sempre alguém descontente com a decisão. Por se achar que haveria outro nome mais indicado, por se preferir um estrangeiro em vez de um português, porque não se deve voltar a um 'lugar' onde já se foi feliz, porque não se gosta deste presidente ou de outro qualquer, porque, porque, porque...
Cada adepto é o melhor técnico ou dirigente que pode existir, disso não parecem existir dúvidas. Mais ainda se esse adepto for benfiquista e tiver todas as certezas do mundo quanto ao mercado de transferências, esquemas tácticos, gestão de património e, claro, onzes iniciais. Pois bem, meus caros e minhas caras, Bruno Lage é o novo treinador do Benfica. O principal responsável pelo 37 está de volta. O homem que, nessa temporada conquistou 87 pontos e fez com que a equipa marcasse mais de 100 golos e que assinasse a melhor 2.º volta de sempre de uma equipa portuguesa é o senhor que se segue. Há que respeitá-lo (como a todos os treinadores que chegam ao Clube), não esquecendo o que já fez, o que representa e a qualidade do trabalho desenvolvido.
É o homem dos 10-0 ao Nacional, mas é muito mais do que isso - é um comunicador, um apaziguador, uma pessoa com educação, civismo e respeito pelos outros, injustiçado na sua saída do Clube, está de volta para comprovar a realidade dos números; é possível regressar ao comando da equipa e ter sucesso, como já aconteceu na nossa história com Toni, Eriksson ou John Mortimore, entre outros. É preciso muito trabalho, claro, mas também o apoio dos benfiquistas, estejam ou não de acordo com a escolha de Lage. Lembrem-se e foquem-se apenas no que importa: o Sport Lisboa e Benfica."

Ricardo Santos, in O Benfica

Bem-vindo a casa


"Quis o destino que, neste seu regresso ao Benfica, Bruno Lage se estreasse precisamente diante da equipa contra a qual festejou o 37.º em 2019. Diga-se que o Santa Clara foi também o adversário com quem selámos o 38.º, pelo que se trata de um emblema que nos traz gratas recordações. Para quem seja supersticioso pode ser um bom augúrio.
Bruno Lage volta então, quatro anos depois, à sua casa. Foi a escolha do presidente, e a partir desse momento é o treinador de todos os benfiquistas. Cada adepto teria naturalmente a sua preferência. A minha era Pep Guardiola. No mundo real, creio que Bruno Lage foi uma opção acertadíssima - conhece o Clube, conhece o campeonato, e neste contexto, já com o temporada em curso, há que dispensar períodos de adaptação e começar rapidamente a vencer. O passado de Bruno Lage no Clube é indubitavelmente ganhador. Em 2019 encetou uma das mais notáveis recuperações da história da liga portuguesa, pegando na equipa em 4.º lugar e a 7 pontos da liderança, terminando campeão com grandes brilhantismo, com várias goleadas, e com triunfos em Alvalade, no Dragão e em Braga. Na temporada seguinte arrancou com uma fabulosa sequência de 18 vitórias nos primeiros 19 jogos. O que se passou depois foi estranhíssimo, mas estou convicto de que não terá sido por incompetência do treinador que o Benfica então caiu abruptamente - basta olhar ao testemunho de vários jogadores que na altura integravam a equipa, e não se cansam de elogiar o técnico setubalense.
Outra das caraterísticas de Lage é o seu percurso e a sua aposta na formação. Foi ele, de resto, quem lançou João Félix, entre outros jovens talentosos dos quais apenas. Florentino permanece na Luz. Em 2018/19 era ainda mais difícil (a desvantagem era maior e faltavam menos jornadas). Em 2024/25 também vamos conseguir."

Luís Fialho, in O Benfica

Futebol de rua


"Esta modalidade deve muito da sua existência em Portugal à Associação CAIS. Tendo começado focada sobretudo em pessoas sem abrigo, cedo se verificou que a mesma metodologia podia ser adaptada a muitos outros contextos em que é preciso trabalhar competências sociais e pessoais de jovens em situação de exclusão ou em risco.
E assim se espalhou, pela mão desta, associação, o projeto a todo o país, com uma ampla cobertura territorial e social.
Hoje, todos os distritos de Portugal Continental e ilhas atlânticas têm acesso à prática do futebol de rua e a todos os benefícios deste projeto que acompanha os jovens no seu dia a dia e no seu ambiente comunitário, junto da família, da escola ou do emprego nos casos em que ocorre.
A adesão é enorme, com os jovens a aderir ao projeto não só pela atratividade própria do futebol, mas muito particularmente pelos benefícios de desenvolvimento pessoal que sabem garantidamente ter.
A melhor publicidade, no bairro ou na aldeia remota, é precisamente a experiência contada pelos seus pares que já passaram pelo projeto.
A cereja em cima do bolo é a criação, pela Federação Portuguesa de Futebol, de uma seleção nacional e a participação, sempre honrada e bem-sucedida, em diversos Mundiais.
Por todas estas razões, a Fundação Benfica faz-se parceira a acolhe o estágio da seleção nacional desde longos anos, mesmo antes de o ser, dando aos jovens uma verdadeira imersão no fantástico universo Benfica.
Saem da Luz sempre motivados e vão por esse mundo fora defender as cores de todos nós, desta vez na Coreia do Sul. Desejamos-lhes bons jogos e bons resultados!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4

"14
Foram 14 os futebolistas do plantel da equipa de honra do Benfica envolvidos na atividade das seleções ao longo da última semana;

31,36
Prejuízo de 31,36 milhões de euros apresentado nas contas da Benfica SAD relativas ao exercício 2023/24. Um resultado fortemente influenciado pela diminuição das receitas provenientes da UEFA e pelo recuo nas mais valias da alienação de passes de jogadores, “em parte em consequência do Campeonato da Europa ter protelado a atividade no mercado de transferências”. O aumento de receitas matchday (4,6%) e comercial (15,6%) são dois dos aspetos positivos;

81,9
Terminado o exercício 2023/24, a Benfica SAD apresenta capitais próprios de 81,9 milhões de euros. O ativo ascende a cerca de 565,2 milhões de euros e o passivo situa-se em torno dos 483,4 milhões de euros;

149
João Mário saiu do Benfica para o Besiktas. Em 3 épocas de águia ao peito, ajudou à conquista de 1 Campeonato Nacional e de 1 Supertaça. Participou em 149 jogos oficiais (168 com particulares), tendo marcado 36 golos (37) e feito 23 assistências;


177
O futebol de iniciação do Benfica começa a temporada com 177 jogadores distribuídos por 12 equipas dos petizes aos sub-13;

257
E também os 6 Centros de Formação e Treino do Benfica no país já abriram a época e contam com 257 aspirantes a futebolistas em 18 equipas (Aveiro – 56; Braga – 61; Faro – 47; Leiria – 28; Vila Real – 32; Viseu – 33);

521
Ainda a alguns dias de começar o ano gímnico, são 521 os alunos inscritos no Benfica (421 na ginástica e artes marciais; 60 nos trampolins), um número que impressiona e supera os registos anteriores."

João Tomaz, in O Benfica

Because: Santa Clara...

Zero: Tema do Dia - O que torna o novo formato da Champions tão diferente?

Terceiro Anel: Diário...