Este é daqueles jogos, onde é fácil admitir que o adversário foi superior, e mereceu a vitória! Mesmo que tenha sido pela margem mínima, mesmo que o Trubin até tenha feito menos defesas do que o guarda-redes do outro lado, o Benfica nunca conseguiu 'entrar' no jogo!
O Benfica tem demonstrado vários problemas esta época, e hoje, contra a 'melhor' equipa que encontrámos - pelo menos aquela com melhor qualidade de posse de bola, e melhor capacidade de pressão alta -, todos os nossos 'defeitos' foram expostos!
Incapacidade praticamente total do Benfica fazer pressão alta, os jogadores chegam sempre atrasados, e quando temos uma bola dividida, invariavelmente perdemos o duelo...! Ao contrário do que aconteceu, na última época, onde a pressão alta foi a nossa maior arma...
Em posse de bola, quando somos pressionados, muitos problemas na gestão do jogo! E sem o Kokçu para fazer passes longos, ficamos com poucas opções... Sendo que os nossos adversários, já perceberam que os nossos Laterais, na 1.ª fase de construção são muito débeis!
Hoje, o Roger, até mudou o esquema ao intervalo, jogámos praticamente no 433 na 2.ª parte, e até encaixamos melhor no jogo dos Bascos, mas faltaram as rotinas, sendo que o Neves muito habituado na formação a jogar desta forma, a ser aquele que melhor percebeu o que devia ser feito...
A entrada do Gouveia alterou algumas coisas, o mas já havia muito desgaste na equipa, e o Real não baixou as linhas... Hoje, valeram os nossos Centrais, que levaram muitas vezes com adversários do meio-campo, com a bola controlada pela frente, e mesmo assim, conseguimos 'manter' a grande maioria das oportunidades do Real em remates fora da área...
É verdade que o Di Maria hoje não jogou (também acho que não tenha feito grande diferença...), é verdade que jogámos com alguns jogadores a recuperar de lesões, que não estão a 100%, também é verdade que 'estreamos' uma nova dupla do meio-campo! Mas temos que melhorar muita coisa... E se nos jogos do Tugão, contra as equipas mais acessíveis, dá para ganhar mesmo jogando 'pouquinho', nos duelos mais complicados, vamos ter muitos problemas, se as coisas não se alterarem... Por exemplo, no próximo Benfica-Sporting é muito provável que a Lagartada aposte numa pressão 'parecida' (sem a qualidade na posse de bola, mas...)!!!
Depois de 4 jogos consecutivos na Champions, com um penalty descarado não assinalado a favor do Benfica, hoje, só ficou uma expulsão descarada não 'dada' aos Espanhóis! Teriam sido só cerca de 15 minutos, em superioridade numérica, mas na forma como estava o jogo, poderia ter sido fundamental! Por exemplo, um dos 'melhores' ataques do Benfica no 2.º tempo, começou numa jogada onde um jogador da Real estava na relva a queixar-se de uma dor qualquer (a falta tinha sido assinalada a favor do Benfica), e o Benfica apanhou o adversário descompensado na pressão... Contra uma equipa que estava rotinada a pressão alta, não sabemos como seria a dinâmica dum Real a defender com linhas mais baixas!!!
Matematicamente ainda não estamos eliminados, mas mesmo ganhando os 3 jogos que faltam, pode não ser suficiente! E vamos ver se conseguimos a qualificação para a Liga Europa! O 'regresso' do Jonas Pistolas, à Luz, esta noite, merecia outro jogo!