Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A Arbitragem e o subsídio de refeição

"1. Confesso que o que mais espécie me faz nesta pantominice da profissionalização dos árbitros que lhes serão atribuídos subsídios de refeição.
A questão pode ser de somenos, mas não é. Se pensarmos que na sua grande maioria os árbitros portugueses (e não só,) têm direito a refeições pagas nas marisqueiras de Matosinhos, e cafézinho oferecido numa tal casa da Madalena sempre em frente, há que dizer que não se justifica de forma alguma a atribuição de tal subsídio.
Sob o risco de mais uma vez a classe da arbitragem ser considerada uma classe de privilégio.
2. Certa vez, Paulo Bento disse que profissionalizar estes árbitros que temos era profissionalizar a incompetência.
Estaria quase de acordo, mas tenho dificuldade em qualificar malfeitorias de incompetência. Ou melhor: estes árbitros demonstram em determinados jogos uma notável competência, beneficiando sempre o clube do Sistema (ou do regime corrupto) e nunca cometendo erros que possam prejudicar o clube do Sistema. Sabendo todos nós que o clube do Sistema é o Porto, parece-me de elementar justiça que seja o Madaleno a pagar do seu bolso os futuros profissionais. Afinal, eles já trabalham para ele."

Afonso de Melo, in O Benfica

Temos craque

 " "Cavaleiro da Esperança'. É o título de um livro. Um livro de Jorge Amado. Verdade que o grande escritor brasileiro o escreveu com o fito de homenagear um conhecido e reputado activista político. Verdade também que "Cavaleiro da Esperança' diz na perfeição (e na lícita presunção) do jovem benfiquista Ivan Cavaleiro, que acaba de fazer o primeiro jogo na principal turma vermelha. Ivan Cavaleiro não é só esperança. Até tem nome de Campeão. Enquanto Ivan remete para a ideia de combatente, Cavaleiro sugere ascensão galopante. Será assim, não será? Os indícios são promissores, são promitentes. A exigente plateia da Luz acolheu o menino com a pendência do aperto extremoso.
O actual plantel está recheado de grandes executantes, muitos dos quais experimentados nas mais rigorosas andanças. E que tal este recente toque juvenil de entusiasmo? Uma equipa que ainda não atingiu, reconheça-se, o melhor plano exibicional, só tem a ganhar com o empréstimo dessa graciosidade moça dum jogador com as características de Ivan Cavaleiro.
O Benfica ganha a dobrar. Confirma um valor seguro e com ampla margem de crescimento, acrescenta matéria substantiva à sua faculdade na área da Formação. A plena afirmativa de Ivan Cavaleiro é um desafio que vai ser acompanhado por sensibilidade apurada. Mais Benfica, melhor Benfica, Benfica rejuvenescido, Benfica de maior portugalidade passa muito, no imediato, por Ivan Cavaleiro. O jogador, sem deslumbramento traiçoeiro, com apoio genuíno, pode virar coqueluche, até porque tem a pinta inconfundível de craque."

João Malheiro, in O Benfica

Triste, um...

1. Depois das selecções, novo ciclo complicado. Frente ao Olympiakos, para a Liga dos Campeões, apenas um motivo para satisfação: a surpreendente resposta que o relvado deu à monumental chuvada que caiu - em poucos minutos, logo que a chuva amainou, a água desapareceu. Nunca havia visto algo semelhante. Por sinal, foi nessa adaptação ao charco em que o relvado se transformou a dada altura que a nossa equipa esteve melhor. De resto...
Domingo, frente ao Nacional, começámos bem, marcámos um belo golo. Abrimos a 2.ª com novo golo e fizemos um jogo seguro até final, 'esperando' pelo adversário mais atrás e chegando mesmo a desperdiçar oportunidades. Foi uma vitória segura. Outros motivos para satisfação: a estreia do jovem Ivan Cavaleiro e o facto de termos jogado com três jogadores portugueses. É pouco mas, nos tempos que correm... Preocupante foi a lesão muscular de mais um jogador. Embora quase todas elas tenham vitimado jogadores que este ano ingressaram no Clube. Este tipo de lesões não se previnem de um momento para o outro...

2. Na última Assembleia Geral do Clube, um associado criticou a Direcção por não ter reduzido o valor das quotas como, afirmou havia prometido. Acontece que a Direcção prometera - e cumpriu - diminuir o custo dos Red Pass, nunca falou das quotas.
Nem podia falar. É que estas mantêm o valor actual (12 euros) desde Janeiro de 2002, há quase 12 anos! Se o preço das quotas acompanhasse a inflação do país, estaria agora nos 15,60 euros! Na prática, elas estão 30 por cento mais baratas! E ainda permitem bons descontos nos combustíveis e em mais uma enorme quantidade de produtos e lojas. Todos os benfiquistas deveriam ser sócios.

3. Após a derrota do FC Porto com o Zenit e a propósito da expulsão de Herrera, com dois amarelos, no início do jogo, dizia-me uma vizinha: 'no nosso Campeonato nenhum árbitro teria a coragem de o expulsar'. Concordei e, no dia seguinte, tinha a confirmação no DN. Nas últimas cinco épocas, o Porto teve 12 jogadores expulsos nas competições europeias e 10 na Liga. os jogos nacionais (147) foram mais do triplo dos europeus (45). Ou seja: o FC Porto tem, em média, um jogador com cartão vermelho em cada quatro jogos europeus, ou quase (3,75) mas só tem um jogador expulso em cada 15 jogos do Campeonato português (14,7). Porque será?"

Arons de Carvalho, in O Benfica