Últimas indefectivações

domingo, 8 de maio de 2016

Taça no feminino...

Benfica 3 - 2 Sporting
Ana Gonçalves(2), (a.g.)

Bonita vitória das nossas meninas, numa modalidade que cada vez tem mais raparigas a jogar...
Não merecíamos ir a prolongamento, mas mesmo assim fez-se justiça! 

Muita luta...

ABC 40 - 38 Benfica
(1-0)
(17-14), (32-32), (36-36)

Jogo muito equilibrado, que podia ter caído para os dois lados, com dois prolongamentos... estivemos com uma vantagem de 2 golos, perto do fim do tempo regulamentar, e creio que foi aí, que 'perdemos' o jogo!!!

É o primeiro de muitos jogos com o ABC este mês, e como se provou, não será fácil... mas temos jogadores que vão ter que jogar melhor no ataque. E na defesa, temos que ser agressivos desde do primeiro minuto, sem 'brancas'!!! Aquela 'desvantagem' de 5 golos a meio do 1.º tempo, levou muito tempo a ser compensada!!!
Temos que encontrar solução para os ataques rápidos do ABC, não tenho as estatísticas mas o ABC marcou muitos golos, aproveitando as nossas substituições defensivas... mesmo quando sofrem golo!

Estou um bocadinho mais confiante na Challenge, até porque quase de certeza não vamos levar com os Irmãos Martins!!! Hoje, com dois prolongamentos, conseguiram excluir só 5 vezes os jogadores do ABC! Eu recordo que o ABC tem regularmente mais de 10 exclusões por jogo... mas hoje, cumpriram as regras!!!

Perigoso

Benfica 69 - 71 Oliveirense
(1-1)
11-20, 17-19, 25-24, 16-8

Andámos praticamente 3/4 do jogo a 'pastar', e depois quando 'acordámos' não conseguimos 'fechar' o jogo! A gestão dos últimos segundos, foi difícil de compreender...
E se calhar pior que a derrota, foi mesmo a lesão do Carlos Andrade, que já não jogará mais esta época!!!

A Oliveirense já nos tinha ganho na 2.ª fase, portanto não fomos apanhados de surpresa... Temos vários jogadores, num momentos de forma horrível... Acabámos com 50% da linha de Lance Livre (18/36), aconselho a acordar para a vida, porque corremos sérios riscos de nem sequer chegar à Final...!!!

Paciência...

Sporting 4 - 2 Benfica

O resultado não foi surpresa, tendo em conta as nossas últimas exibições não estava à espera da vitória hoje... E a 1.ª parte confirmou isso (2-0) ao intervalo...
No 2.º tempo estivemos melhores, reduzimos, podiamos ter empatado... a 'diferença' exibicional entre as duas equipas não se fazia sentir nesta altura!
Nos últimos minutos, com o 2-1 a persistir, arriscámos o 5x4 e correu mal: primeiro num erro/ressalto com o Hemni (mesmo assim ainda fizemos o 3-2), e depois com muita passividade à mistura, permitimos o último golo...

Com o reforço do plantel no início da temporada os Lagartos ficaram mais fortes. Para o ano, já se anunciam contratações mirabolantes para o Sporting!!! Um clube falido, caloteiro, que não paga a ninguém, inclusive a alguns jogadores... (perguntem ao Hóquei...), tem inflacionado o mercado de forma completamente irrealista, sou da opinião que não devemos fazer loucuras... com paciência, até o balão rebentar!!!
Os play-off's vão começar, o Benfica não é favorito, mas tenho a certeza que vai lutar até ao fim...

Complicómetro !!!

Corruptos B 3 - 1 Benfica B



Está muito complicado... mas quando se falha penalty's (3 nos últimos 3 jogos!!!) uns atrás dos outros, parece que se está a fazer de propósito...!!! Ainda por cima, para o jogo decisivo ficámos sem o Pawel, expulso...

Iniciados - 5.ª jornada - Fase Final - Campeões Nacionais

Benfica 1 - 0 Sporting

Campeões Nacionais, com 33 vitórias em 33 jogos, com 133 golos marcados e 2 sofridos... e ainda falta um jogo!!!
Hoje o resultado soube a pouco, tantas as oportunidades desperdiçadas...

Outra final

"1. O Benfica joga hoje na Madeira mais uma final. Outra final. Diria que a final! Acredito firmemente que teremos, como já nos habituámos, um Benfica humilde mas forte. Uma Benfica com fé e com vontade férrea. Que Gandhi tão bem identificava ao escrever que «a força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea»! Um Benfica sem medo e com personalidade. Um Benfica que acredita e que luta. Um Benfica prudente mas que legitimamente sonha. Numa nova conquista. Um Benfica consciente mas com carácter. Um Benfica com maturidade e com inteligência. Um Benfica que orgulha os seus adeptos e os mobiliza. Como se viu ontem na chegada da equipa ao Funchal. E como se verá hoje, de novo, no renovado Estádio dos Barreiros. Um Benfica solidário e que sabe sofrer. Um Benfica responsável e otimista. É este Benfica que vai defrontar o Marítimo. Sabendo que hoje não há limites. Serão mais outros noventa minutos em que seremos um por todos e todos por um. Como o Benfica o foi nas últimas semanas. Nos últimos meses. E como será, necessariamente, na próxima semana. Jogo a jogo. Minuto a minuto. Ponto a ponto! Até ao apito final desta Liga. Aguerrida e competitiva.
2. Ontem a cidade de Leicester celebrou a primeira conquista de um título inglês de futebol. Uma vitória que daqui a 100 anos será recordada. Uma cidade, diga-se, que tem um dos mais prestigiados centros de investigação universitários do futebol, o Sir Norman Chester Centre Football Research. Um clube liderado por um relevante empresário tailandês. E aqueles que acreditaram, desde o arranque da época, na vitória do seu clube do coração ganharam um verdadeiro euromilhões. As casas das apostas perderam e muito. E a comunhão entre a cidade e o seu clube de futebol é total. Como foi bonita a entrada em campo dos ganhadores aplaudidos pela equipa adversária, o Everton, e pela equipa de arbitragem! Que lição para tantos e tantos... em Portugal! Mas ontem o futebol voltou a emocionar-nos. Aqueles minutos que antecederam o apito inicial em que Andrea Bocelli cantou algumas das suas imortais canções mostram que o futebol não tem fronteiras. Um tenor italiano partilha a alegria de um seu compatriota na cidade mais multicultural de Inglaterra. E um tenor que ficou definitiva e totalmente cego quando aos doze anos levou um golpe na cabeça ao... jogar futebol! E nunca esquecemos que um dos seus grandes ídolos era o nosso querido e saudoso Eusébio da Silva Ferreira. Vale a pena viver para também assistirmos a estes momentos! Que momentos!
3. A uma jornada do fim ainda há decisões bem importantes no futebol profissional português. E não falamos, sequer, da classificação dos árbitros que, decerto, exigirá as primeiras decisões dos órgãos a eleger na Federação Portuguesa de Futebol! Falamos dos clubes. Dos nomes e dos números que envolvem. Quem ganha e quem desce. Aqui já com a Académica de Coimbra a deixar Coimbra sem futebol de primeira! Salvo a realização de finais da Taça da Liga! E quem vai à Europa e quem sobe à primeira liga. E o Arouca, bem liderado por Lito Vidigal, já está no mapa da Liga Europa na próxima época. O que é um marco e uma marca na sua história! Mas a luta para muitos ainda é intensa. E os resultados de terceiros fundamentais. Essenciais mesmo! O Tondela está a lutar, com uma força interior que importa sublinhar, pela permanência na nossa principal Liga. Há poucas semanas estava despromovido. Com a liderança de Petit foi conquistando pontos. E muita confiança. Com a vitória em Paços de Ferreira na passada sexta feira voltou a acreditar. Mas sabe que, como outros, depende de terceiros. A luta pelos milhões da primeira liga é, assim, intensa. Seja pela permanência seja pela subida de divisão. Hoje pela manhã em Portimão haverá razões, acredito, para alguém festejar. Ou a festa do Portimonense - se vencer - ou os festejos, bem longe de casa, do Chaves, seja empatando ou naturalmente vencendo. E com o Feirense bem atento ao resultado... de Portimão! E na segunda liga a luta pela permanência nas competições profissionais é imensa e envolve emblemas que já estiveram no principal escalão do nosso futebol. Serão outras finais! Em Mafra haverá um confronto renhido com o Académico de Viseu. Em Faro o Farense tem de ultrapassar o Aves. Em Famalicão o Atlético não pode perder pontos. E em Gaia teremos, com perspetivas bem diferentes, o confronto entre as equipas B do Futebol Clube do Porto e do Benfica. Sabendo ambas, a meio da segunda parte do seu jogo, os resultados finais de todos os outros jogos da penúltima jornada da segunda liga. Emoções imensas e intensas.
4. Há precisamente cem anos nasceu, na cidade do Rio de Janeiro, João Havelange. Liderou a FIFA de 1974 a 1998. E o homem que transforma a FIFA numa poderosa multinacional. Com todas as consequências como as que, nos últimos anos, a envolveram e perturbaram e que determinaram o afastamento de Joseph Blatter. E de Platini. É, para muitos, porventura a par de Pierre de Coubertin e de Juan Antonio Samaranch, um dos dirigentes mais marcantes do mundo do desporto no século XX. Acredito que celebrará, com orgulho, a chegada da chama olímpica à sua cidade do coração. Por mim nunca esqueço uma conversa que mantive com ele e em que, sabendo que comentava futebol, me disse para nunca me esquecer que «são as opiniões e disputas serenas acerca do futebol que também o ajudam a projectar». Não o esqueço Doutor Havelange. Neste dia em que comemora 100 anos muitos parabéns a partir desta página deste jornal que o Senhor bem conhece!"

Fernando Seara, in A Bola

Depois do FC Porto leão não vai ceder

"Depois da espantosa demonstração de poder futebolístico que o Sporting exibiu na recente visita ao Dragão, onde construiu vitória inatacável e em plano superior a qualquer lapso de arbitragem que possa ter interferido na expressão do desfecho do clássico, ficou claro que não vai ceder. Mais golo ou menos golo, a verdade é que os sportinguistas não só justificaram o triunfo como mostraram à saciedade que, ultrapassado esse obstáculo, com a destreza com que o fizeram, estão na corrida pelo título e determinados a lutar até ao último centímetro. Motivo pelo qual o Vitória de Setúbal, adversário de logo, em Alvalade, com péssima segunda volta que arruinou quanto de bom fizera na primeira, não parece reunir credenciais necessárias para incomodar o seu anfitrião, para mais em ambiente que se prevê frenético, no entusiasmo e na emoção.
Na mesma linha de raciocínio, e se for essa a empreitada a que o leão estiver obrigado para abraçar o título, também emergem dúvidas sobre capacidade de um Braga em queda para lhe prejudicar o salto na derradeira jornada.
Assim sendo, ordena a prudência que no Benfica se determine concentração total nas duas finais que tem de disputar, protegida da chuvada de mexericos que sempre incomoda nesta fase da época. A culpa não é do futebol, que fique claro. É das pessoas. Antes, os jornalistas falavam com os jogadores e os treinadores, nos estádios e até nas cabinas, sem censores. O espetáculo era bem promovido. Agora, os jogadores estão condenados ao silêncio e os treinadores apenas se pronunciam em conferências reguladas. Por culpa da intromissão geralmente canhestra da classe dirigente. O espetáculo é mal promovido. É o jogo fora das quatro linhas, dizem..."

Fernando Guerra, in A Bola

Para ganhar ou perder

"A intensa luta pelo desafio de conquistar o maior título do futebol profissional fez desfiar e incrementar ao longo de toda esta época desportiva um conjunto muito próprio de idiossincrasias da modalidade. Não é de agora o defeito, mas tornou-se patológico: berra-se muito, esclarece-se nada, confunde-se demasiado, ofende-se a título gratuito, desvaloriza-se a elucidação séria, cavalga-se a onda do 'innuendo'. Não existem lideranças na FPF e na LPFP capazes de, acima das partes e numa lógica institucional afastada de uma agenda pessoal interessada na preservação do poder, para sanar, impor, reformar e credibilizar. É insanável e insolúvel pois este é o 'modus vivendi' aceite e desejado, com o qual o Estado delegante dos poderes públicos desportivos sempre, mostra conforto. Para quê fazer o que vai criar anticorpos, resistências e aborrecimentos? A necrologia está cheia de competentes e corajosos!
Entre as suspeições habituais deste e de outros desportos - do 'chá' distribuído ao intervalo nas tábuas dos balneários até à apresentação de equipas sem os habituais titulares - discutem-se agora os possíveis incentivos aos jogadores e treinadores de equipas adversárias dos clubes em confronto directo pelos mesmos objectivos. É estória antiga e com muita história, enterrada nos códigos de silêncio e sobrevivência do meio. Haver ilícito, mesmo quando se estimula a vitória ou o empate, é evidente. Por uma razão mais que simples: quem se 'vende' para ter resultado positivo, também se pode 'vender' para perder; tal como quem se 'vende' para perder, também se encontra disponível para fazer mais para ganhar. Os bens jurídicos a proteger são a lealdade entre os intervenientes e a salubridade da competição, cujos resultados não podem ser influenciados por factores externos à prestação desportiva. Aqui está tudo no mesmo saco: a corrupção, a coação, o tráfico de influências, o aliciamento de jogadores, a dopagem. Quanto à punição, só se torna verosímil se a investigação for criminal e se obtiverem os meios de prova que essa investigação proporciona. Logo, por agora, a não ser que houvesse confissões credíveis no âmbito de outra prova recolhida, não há nada a esperar.
Quanto ao mais, tudo seria diferente se o Estado pensasse em mudar o modelo e fazer um 'código de responsabilidade desportiva' transversal e munido das especialidades. Está visto que as autorregulamentações federativas e das ligas não são de facto o caminho. Mas isso já seria desejar muito."

Benfiquismo (XCVII)

Todos juntos, com força e fé... acreditando, que o destino é justo !!!