Últimas indefectivações

domingo, 8 de maio de 2016

Outra final

"1. O Benfica joga hoje na Madeira mais uma final. Outra final. Diria que a final! Acredito firmemente que teremos, como já nos habituámos, um Benfica humilde mas forte. Uma Benfica com fé e com vontade férrea. Que Gandhi tão bem identificava ao escrever que «a força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea»! Um Benfica sem medo e com personalidade. Um Benfica que acredita e que luta. Um Benfica prudente mas que legitimamente sonha. Numa nova conquista. Um Benfica consciente mas com carácter. Um Benfica com maturidade e com inteligência. Um Benfica que orgulha os seus adeptos e os mobiliza. Como se viu ontem na chegada da equipa ao Funchal. E como se verá hoje, de novo, no renovado Estádio dos Barreiros. Um Benfica solidário e que sabe sofrer. Um Benfica responsável e otimista. É este Benfica que vai defrontar o Marítimo. Sabendo que hoje não há limites. Serão mais outros noventa minutos em que seremos um por todos e todos por um. Como o Benfica o foi nas últimas semanas. Nos últimos meses. E como será, necessariamente, na próxima semana. Jogo a jogo. Minuto a minuto. Ponto a ponto! Até ao apito final desta Liga. Aguerrida e competitiva.
2. Ontem a cidade de Leicester celebrou a primeira conquista de um título inglês de futebol. Uma vitória que daqui a 100 anos será recordada. Uma cidade, diga-se, que tem um dos mais prestigiados centros de investigação universitários do futebol, o Sir Norman Chester Centre Football Research. Um clube liderado por um relevante empresário tailandês. E aqueles que acreditaram, desde o arranque da época, na vitória do seu clube do coração ganharam um verdadeiro euromilhões. As casas das apostas perderam e muito. E a comunhão entre a cidade e o seu clube de futebol é total. Como foi bonita a entrada em campo dos ganhadores aplaudidos pela equipa adversária, o Everton, e pela equipa de arbitragem! Que lição para tantos e tantos... em Portugal! Mas ontem o futebol voltou a emocionar-nos. Aqueles minutos que antecederam o apito inicial em que Andrea Bocelli cantou algumas das suas imortais canções mostram que o futebol não tem fronteiras. Um tenor italiano partilha a alegria de um seu compatriota na cidade mais multicultural de Inglaterra. E um tenor que ficou definitiva e totalmente cego quando aos doze anos levou um golpe na cabeça ao... jogar futebol! E nunca esquecemos que um dos seus grandes ídolos era o nosso querido e saudoso Eusébio da Silva Ferreira. Vale a pena viver para também assistirmos a estes momentos! Que momentos!
3. A uma jornada do fim ainda há decisões bem importantes no futebol profissional português. E não falamos, sequer, da classificação dos árbitros que, decerto, exigirá as primeiras decisões dos órgãos a eleger na Federação Portuguesa de Futebol! Falamos dos clubes. Dos nomes e dos números que envolvem. Quem ganha e quem desce. Aqui já com a Académica de Coimbra a deixar Coimbra sem futebol de primeira! Salvo a realização de finais da Taça da Liga! E quem vai à Europa e quem sobe à primeira liga. E o Arouca, bem liderado por Lito Vidigal, já está no mapa da Liga Europa na próxima época. O que é um marco e uma marca na sua história! Mas a luta para muitos ainda é intensa. E os resultados de terceiros fundamentais. Essenciais mesmo! O Tondela está a lutar, com uma força interior que importa sublinhar, pela permanência na nossa principal Liga. Há poucas semanas estava despromovido. Com a liderança de Petit foi conquistando pontos. E muita confiança. Com a vitória em Paços de Ferreira na passada sexta feira voltou a acreditar. Mas sabe que, como outros, depende de terceiros. A luta pelos milhões da primeira liga é, assim, intensa. Seja pela permanência seja pela subida de divisão. Hoje pela manhã em Portimão haverá razões, acredito, para alguém festejar. Ou a festa do Portimonense - se vencer - ou os festejos, bem longe de casa, do Chaves, seja empatando ou naturalmente vencendo. E com o Feirense bem atento ao resultado... de Portimão! E na segunda liga a luta pela permanência nas competições profissionais é imensa e envolve emblemas que já estiveram no principal escalão do nosso futebol. Serão outras finais! Em Mafra haverá um confronto renhido com o Académico de Viseu. Em Faro o Farense tem de ultrapassar o Aves. Em Famalicão o Atlético não pode perder pontos. E em Gaia teremos, com perspetivas bem diferentes, o confronto entre as equipas B do Futebol Clube do Porto e do Benfica. Sabendo ambas, a meio da segunda parte do seu jogo, os resultados finais de todos os outros jogos da penúltima jornada da segunda liga. Emoções imensas e intensas.
4. Há precisamente cem anos nasceu, na cidade do Rio de Janeiro, João Havelange. Liderou a FIFA de 1974 a 1998. E o homem que transforma a FIFA numa poderosa multinacional. Com todas as consequências como as que, nos últimos anos, a envolveram e perturbaram e que determinaram o afastamento de Joseph Blatter. E de Platini. É, para muitos, porventura a par de Pierre de Coubertin e de Juan Antonio Samaranch, um dos dirigentes mais marcantes do mundo do desporto no século XX. Acredito que celebrará, com orgulho, a chegada da chama olímpica à sua cidade do coração. Por mim nunca esqueço uma conversa que mantive com ele e em que, sabendo que comentava futebol, me disse para nunca me esquecer que «são as opiniões e disputas serenas acerca do futebol que também o ajudam a projectar». Não o esqueço Doutor Havelange. Neste dia em que comemora 100 anos muitos parabéns a partir desta página deste jornal que o Senhor bem conhece!"

Fernando Seara, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!