Últimas indefectivações

sábado, 3 de junho de 2023

Cadomblé do Vata (jogos atrasados!)


"Portimonense SC 1x5 SL Benfica

1. O Portimonense é Sporting, tem uma águia no emblema e anda de mão dada com o FC Porto... haverá psiquiatra no Mundo que consiga resolver este transtorno de personalidade dos algarvios?

2. Sei que a inveja é feia mas... sortudos dos que puderam ver ao vivo e em direto a cara do Vitor Baía quando o Soares Dias deu golo no 0x1.

3. Marcamos através de um auto golo, uma perda de bola infantil e um frango... aconselho vivamente ao Theodoro Fonseca não atender telefonemas do Pinto da Costa nos próximos 3 meses.

4. Não sei se já estão todos preparados para esta conversa, mas... o Musa tem ali uns tiques de Raúl Jimenez, não tem?

5. Tenho uma boa notícia: já só falta uma vitória para o 38... tenho uma má notícia: ainda falta uma vitória para o 38.

Sporting CP 2x2 SL Benfica

1. Se todos os grandes jogadores na História do SLB tinham alcunha: Coluna Monstro Sagrado; Eusébio Pantera Negra; Chalana Pequeno Genial, João Neves vai ser o Desfibrilhador bastou um golo seu para voltar a trazer de volta à vida o Coates que tinha desfalecido 10 segundos antes.

2. Todos os jogadores estavam tristes por não terem resolvido hoje a questão do titulo, mas Grimaldo estava mais do que os outros... como isto só se vai resolver na última jornada, tem de desmarcar as férias que estavam para começar no próximo fim de semana.

3. Durante o jogo fiquei com a clara percepção de que o golo do empate tinha sido extremamente tardio, mais precisamente no tempo de compensação... afinal, lendo e ouvindo o que dizem os críticos de arbitragem, foi um golo obtido bem cedo, mais precisamente em 1978, quando a regra do "fora de jogo posicional" não existia.

4. Aursnes é o único jogador da Liga Portuguesa que tem presença garantida no melhor 11 da temporada... só falta definir se vai ser como médio, defesa, avançado ou guarda redes.

5. Com este empate o SL Benfica ficou a 1 ponto do título, a menos que o FCP ganhe por 11x0 a uma das equipas com quem trocou juniores por 11 milhões de euros, tendo um deles já pendurado as botas... ou seja, é favor ganhar ao Santa Clara."

Eu também sou contra a violência, mas este animal chamado Paulo Miguel Castro...

🗣️ “Eu amo mesmo o Benfica”

Rumo ao 39!


"A época do SL Benfica não foi fácil. Ainda na pré-época, a comunicação social tudo disse e tudo fez para desvalorizar todo o trabalho e qualidade do plantel, da equipa técnica e do trabalho realizado pela Direção, no sentido de dotar o clube das melhores condições para vencer o 38.
Desde o excessivo número de jogadores levados para estágio, ao resultados pouco convincentes contra as piores equipas do mundo, a quantidade de salários pagos a jogadores excedentes, a quantidade desmesurável de irritações de todos os jogadores, treinadores e dirigentes. Tudo serviu de arma de arremesso para criticar o SL Benfica.
Só a união que se sentiu, do princípio ao fim da época, por parte dos sócios, adeptos e simpatizantes à volta do Benfica serviu de amparo semana após semana.
Disso mesmo nos deu conta António Manuel Bernardo no programa Aquecimento, da BTV .
Sem se esquecer dos comentadores da televisão do Benfica e de outros canais, António Bernardo destaca em especial, o ex-dirigente José Manuel Antunes e um outro grande Benfiquista, Jaime Cancella de Abreu - que acabou mesmo saneado pela SportTV, por expressar a sua opinião.
Este título é de todos os Benfiquistas e todos os Benfiquistas festejaram. Este título é NOSSO. Agora!?
Agora é continuar #rumoao39 🔴⚪🦅"

Visão: Parreira, diretor-desportivo...!!!

5 minutos: Diário...

Fura Redes: Festa...

Fim de semana de decisões


"São vários os jogos determinantes nos próximos dias. O apoio às nossas equipas é essencial. Este é o tema em destaque na News Benfica.

1
O título nacional de hóquei em patins no feminino decide-se neste fim de semana. Sábado, às 15h00, Benfica e HC Turquel disputam o segundo jogo da final do play-off. Caso a nossa equipa vença, domingo há negra agendada para as 11h00.

2
Eis o primeiro capítulo de duas finais em que podemos revalidar os títulos de campeão. Ambas as partidas são na Luz. No sábado, às 20h00, temos o jogo 1 da final de futsal no feminino frente ao Nun’Álvares. No domingo, às 19h00, é a vez do basquetebol ante o Sporting.

3
Quem ganhar no domingo apura-se para a final do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Benfica e FC Porto têm duas vitórias cada, o vencedor na negra seguirá em frente. A partida está agendada para domingo, na Luz, às 15h00.

4
No futsal temos de vencer para mantermos as aspirações de chegarmos à final. O jogo, em Braga, é no sábado às 20h00. "Temos de melhorar em coisas que são muito simples", realça Mário Silva, o treinador da nossa equipa em declarações à BTV.

5
No Benfica Campus também há jogos a não perder. Sábado, às 11h00, os Sub-15 recebem o Sporting. Domingo, às 11h00, os Sub-17 enfrentam o FC Porto. Na Luz, às 18h00 de sábado, temos a partida de andebol com o Ac. Viseu. E, em Algés, domingo às 14h00, há a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal de polo aquático no feminino. No primeiro jogo com o Fluvial Portuense, as tetracampeãs nacionais empataram a 10 golos no Porto.

6
"Já estamos a pensar no que vai ser a próxima temporada". Não perca a entrevista a António Silva, aqui.

7
Ana Bolzan, campeã nacional de andebol, é a protagonista da semana. Uma entrevista, na íntegra, a ver na BTV ou a ler no jornal O Benfica."

Luso-germânico...!!!

Grande Área, excerto...

Quinta, excerto...

Aquecimento, excerto...

Tino...

5 importantes momentos de 22/23


"Título no bolso, olhos postos na próxima época e no que pode oferecer mais o Benfica de Roger Schmidt além do bom futebol.
Pelo caminho foram-se levantando questões várias, nunca determinantes ou que obrigassem a mudança de planos, mas no cômputo geral é aceitável pedir mais ao técnico alemão: é essa a principal sensação de 2022-23, que o palmarés correspondente não faz jus ao soalheiro futebol demonstrado em variadíssimas fases.
E como o Benfica foi continuamente primeiro na Liga e caminhou sobre papoilas em contexto internacional, os momentos que aqui decidimos assinalar foram as pausas publicitárias dum bonito filme. O fulgor da fantasia cinematográfica foi sabiamente interrompido por chamadas de atenção que fizeram perceber quais as reais fragilidades deste Benfica, que ainda é apenas o primeiro Benfica de Roger Schmidt. E com contrato até 2026, é tentador imaginar o potencial de crescimento da equipa.

1. Paragem forçada em Guimarães – No Castelo fez-se luz: um clarão instantâneo que encadeou o Benfica que corria para o recorde de Eriksson (15 vitórias nos primeiros 15 jogos oficiais) e precipitou a longa reflexão sobre as paragens internacionais.
As duas semanas anteriores tinham sido passadas em jogos de selecção, com as últimas convocatórias antes do Mundial – e no plantel encarnado muitos eram os pretendentes a bilhete para o Catar, como se viu depois.
Assim, o Benfica que chegava ao berço da Nação não passou dum conjunto sem qualquer interesse em discutir os três pontos, completamente desconectado dos objectivos clubísticos.
Resultou por isso o primeiro abre-olhos da temporada, num jogo onde o Vitória SC assumiu candidatura europeia pela forma corajosa com que se impôs a um Benfica ainda invencível e onde nasceram estrelas – como Bamba, o italiano que revelou talento para omnipresente – que obrigaram Roger Schmidt a passar, finalmente, por momentos de atabalhoado raciocínio: como a rábula da substituição de Rafa por John Brooks, o americano que de central limitado tentou passar a ponta de lança… útil.
Porém, notou-se que o episódio ficou como lição para as semanas seguintes: até final de Outubro, duas vezes um corajoso ‘alto lá!’ ao Paris Saint-Germain FC e uma vitória no Dragão.

2. Quatro piropos à Velha Senhora – Última goleada a um ex-campeão europeu? Aquele 4-1 ao PSV com Jorge Jesus. Mas era Liga Europa, portanto continuemos a procurar: última vez que o Benfica tinha derrotado (por quatro ou mais golos) alguém com nome na lista de vencedores na principal prova uefeira? É preciso virar centenas de páginas e lá chegamos, ofegantes, a… 1972. O Feyenoord de Ernst Happel, campeão em ’70, levou 5-1 na Luz dois anos depois.
50 anos mais tarde, a Juventus que chegou a Lisboa não estava na sua melhor fase, mas ainda merecia os maiores elogios – até que se dizia, à boca cheia, que o Benfica tivera azar no sorteio e que o máximo a almejar seria o segundo lugar. A realidade veio mostrar que aquele Benfica, quando satisfeito, tirava partido da fraqueza alheia para perder a cabeça e libertar todo o bom futebol acumulado desde 2019 – foram quatro, podiam ser seis ou sete, e só no último quarto de hora, quando o cansaço apareceu pela mão da histeria aliada a uma deficiente gestão de esforço, se permitiu uma espécie de reacção: quando dois rapazes sem nome – Iling Junior e Matías Soulé – descortinaram os caminhos sinuosos do golo que os Vlahovics, os Rabiots e os Cuadrados nunca tiveram arcaboiço para imaginar.

3. Derrocada na Pedreira – Depois do Mundial, nova onda de parvalheira: o Benfica que não tinha perdido nenhum dos 29 jogos anteriores, entrava a perder na Pedreira – frente a um SC Braga que, dias antes, tinha sido despachado com cinco golos numa ida a Alvalade para a Taça da Liga – com um golo de Abel Ruiz aos dois minutos. À meia-hora, outro. E o Benfica nada de reagir.
Continuou o Braga na boa onda e Schmidt, acreditando que talvez fossem os ares do Minho que faziam mal ao onze base, mandou logo Musa depois do intervalo. Ou se marcava cedo ou nada feito. Mas um Enzo feito Narciso, pela medalha mundialista e nas rédeas dum hype gigantesco por ter sido melhor jogador jovem da prova, parecia já não ter paciência para ser maestro em campos mais modestos. Sem dar o exemplo, foram atrás do desleixo os colegas – e o 3-0, que surge por volta dos 70’, foi o prelúdio ideal para uma longa novela latino-americana, que comprometeu aspirações e fez tremer um balneário que a certo ponto parecia de betão armado.
O primeiro grande desafio encarnado para Schmidt enquanto gestor de homens – e que percebendo isso, deixou assentar, cabisbaixo: «Agora, talvez, possamos apreciar aquilo que fizemos antes».

4. «HERE WE GO! Agreement reached right now between Chelsea & Benfica» – Será difícil encontrar provas tão esclarecedoras do talento colossal de Enzo Fernández e da sua preponderância no Benfica como a estatística em epígrafe: além de precisar de apenas quatro meses em Portugal para ser top 5, é o único médio de engrenagem à frente e com evidentes responsabilidades ofensivas.
Já discutidas até à exaustão as nuances da novela de Janeiro, urge tentar ver o positivo numa venda que arredou o Benfica dum título ganho calmamente em Março e duma real hipótese na Champions: permitiu descobrir em Chiquinho algo muito mais grandioso que um dispensado a aproveitar o carrossel de empréstimos e em João Neves uma entusiasmante solução para o futuro.
Mas ficará sempre o gosto amargo da imaginação, dum Benfica com Enzo Fernández até Junho – Roger Schmidt sentindo o mesmo, deixou soltar nos festejos do título que, tão ou mais pertinente que tratar da substituição de Grimaldo, seria trazer um oito da mesma ‘laia’ do argentino que se mudou à pressa para Londres…

5. Em abril, águas mil (e a forma como o barco encarnado meteu água por todos os lados) – Evidentemente que seria ingénuo pensar que, depois da paragem de Setembro e do Mundial terem abalado as fundações encarnadas, nova paragem para compromissos internacionais não colocassem em causa tudo o que de excepcional tinha feito o Benfica.
Mas como todos os grandes heróis precisam das amarguras para tornar eternos os seus feitos, Roger Schmidt não podia chegar a Portugal e limpar tudo de fio a pavio, sem grandes complicações nem registo de ocorrências extraordinárias – ao encontro duma equipa que só tinha perdido uma vez até Abril, vieram três chapadas a meter tudo em sentido, jogadores e adeptos. O recorde de Rui Vitória, de quatro derrotas seguidas, só não foi igualado por demonstração de coragem no Giuseppe Meazza, frente a um Inter matreiro – o Benfica teve, nesse dia, completa noção do seu frágil estado emocional e lastimáveis índices físicos. Mas evitar a derrocada que já se adivinhava em termos nacionais – de dez pontos que podiam ser treze de superioridade, passou-se a quatro – era o essencial.
Portanto, nada de igualar recordes negativos e estancar a ferida, que ela cicatrizar-se-ia com o tempo. Dito e feito, que se reorganizaram as tropas e o último sprint até ao título se fez na mesma toada, do grande coração em detrimento da nota artística habitual. Mais uma lição para 2023-24."

Golaço #154 - Les leçons d'un Benfica qui redevient champion

Sempre bom recordar...

Os putos!!!

Das notícias que vale a pena partilhar:


"O Conselho de Ministros aprovou, no dia 1 de Junho, a criminalização da coação desportiva, no âmbito do regime jurídico da integridade do desporto. Em simultâneo, anunciou a criação de uma plataforma para coordenar a luta contra a manipulação de resultados.
O volume do negócio das apostas desportivas (cerca de 2 mil milhões de euros, em cada um dos últimos dois anos) parece ser uma ameaça crescente à integridade das competições, o que justificou o surgimento dessas medidas.
A alteração agora aprovada decorreu de um grupo de trabalho, cuja versão ainda em elaboração foi avaliada por várias federações desportivas, pelo Conselho Superior de Magistratura, pelo Conselho Superior do Ministério Público, pela Ordem dos Advogados e pelo Conselho Nacional do Desporto, a que tenho a honra de pertencer.
É fundamental que o Governo (qualquer Governo) assuma o combate a todo o tipo de comportamento antidesportivo e/ou lesivo da integridade das competições.
Há ainda um caminho enorme a percorrer, mas é importante valorizar cada passo dado nesse sentido.
Que venham mais e que sejam seguidos, dentro das respetivas competências, por todas as instituições desportivas."

Antro...


"Adeptos do FC Porto agridem o guarda redes do SL Benfica, Pedro Henriques, hoje no Pavilhão do Dragão...
Cada jogo do Benfica no pavilhão do FC Porto é uma odisseia. Esta noite foi mais uma arbitragem ESCANDALOSA, num jogo que mais parecia uma "guerra".
Para quando o encerramento deste pavilhão em jogos contra o Benfica?
#oportofazmalaodesporto"

Como? Caiu? Penalti para o Porto!

Até os Lagartos...!!!


"Paulo Andrade e José Manuel Freitas, 2 Sportinguistas ferrenhos, no caso de Paulo Andrade acumula Sportinguismo com um incorrigível e inato Anti-Benfiquismo (ele próprio admite por isso não estamos a cometer inconfidência nenhuma), os dois a dizer o que toda a gente vê no "Caso Neres" criado pelo Departamento de Terrorismo do Calor da Noite: comparar este caso com o dos jogadores do Calor da Noite no ano passado é como comparar a Estrada da Beira com a beira da estrada. Não há uma única semelhança no caso.
Só mesmo adeptos fanáticos do Calor da Noite como BitóPinto (delicioso quando lhe foge o pé para o chinelo e se esquece que está ali como isento…lololololololololololol) e os membros do CD da FPF podem defender uma tese contrária. A verdade é que Neres já mamou com um processo dos fanáticos Andrades do CD da FPF e vamos ver se vai existir lata para o castigar com um jogo. Sendo os andrades do CD da FPF a decidir acho que já todos sabemos o que daí virá.
O que nos custa perceber é como é que com casos e mais casos e mais casos de decisões diferentes para casos iguais, sempre em favor do Calor da Noite e prejuízo do Benfica, ainda ninguém do Benfica veio publicamente exigir a demissão imediata de todos os membros do CD. Andamos há quase 4 anos nisto e não fazemos nada? Porquê? O que é que está a impedir o Benfica de não denunciar esta pouca vergonha deste órgão? Vamos para mais um campeonato com estes senhores a deturparem competições através de decisões que mais parecem saídas do Calor da Noite?
Mas será um caso cuja jurisprudência vai ser engraçada. Se a “provocação” é punida com a mesma pena do “insulto”, vai ser bonito de ver o Otávio suspenso jogo sim jogo sim no próximo campeonato. Apontaram aí, CD da FPF? Anotem bem então!
Em homenagem a Neres, terminamos com uma mensagem: Chupem Lagartos, Chupem Andrades! Mesmo com tudo contra nós, com provocações a toda a hora e em todo o lado. Cadê o vosso sorrisinho?"

Até o Freitas...!!!

Obedecer ao dono!!!!

Que 'branca'!!!

Terceiro Anel: Diário...

Cadombé do Vata (jogos atrasados!)


"Gil Vicente FC 0x2 SL Benfica

1. Em toda a minha vida, só ainda arranquei um dente e o gajo estava tão agarrado que foi extremamente doloroso... mas podem ter a certeza que comparado com este campeonato, aquele tempo todo deitado na cadeira da dentista, foram quase 60 minutos muito bem passados.

2. Chiquinho, Chicão, esse golo vai fazer do Benfica Campeão... Chicão, Chiquinho, mas de certeza que ainda vamos ter de sofrer um bom bocadinho.

3. Vlachodimos é um guarda redes visionário... foi o primeiro a ver que agarrar bolas à figura era algo indevidamente sobrevalorizado.

4. Chiquinho entrou e marcou; Musa entrou e ganhou penalty... agora que o Schmidt até já acerta substituições, acham que vale mesmo a pena discutir isto até à última jornada ou já podemos rebentar os foguetes?

5. Se há coisa que odeio, é fazer trabalho inútil... por isso envio daqui o meu abraço solidário para a pessoa do departamento jurídico do FCPorto que esteve 73 minutos a redigir o contrato do Andrew.

SL Benfica 1x0 SC Braga

1. Já existia a criopreservação e agora temos também a rafapreservação... que são aqueles 7 ou 8 segundos entre a recepção de bola no meio campo, corrida em direção à baliza e a finalização dele, em que todas as funções corporais dos Benfiquistas congelam e depois regressam à vida.

2. A vida é injusta amigos: eu com os olhos bem abertos não vejo ao longe nem para os lados... o Neres na ala esquerda, com os olhos meio fechados consegue descobrir um tipo meia leca a 30 metros de distância descaído para a direita do meio campo.

3. Coisas que me deliciam... ver um Artur Jorge derrotado e aziado na Catedral.

4. No inicio da época venderam-nos a idea que Schmidt era um alemão louco pelo futebol de ataque... afinal parece um italiano viciado no catenaccio que até joga com guarda redes contra este SC Braga.

5. Médio centro, algarvio, bom tecnicamente, fuço... já aconteceu tanta coisa estranha nesta época que realmente só faltava mesmo estar a apaixonar-me por um puto que parece o João Moutinho."

Cadombé do Vata (jogos atrasados!)


"FC Internazionale 3x3 SL Benfica

1. Perdemos em casa por 2 golos de diferença e empatamos 3x3 fora depois de estarmos a perder por 1x3... isto é tão 2022.

2. Este ano os centrais do Glorioso meteram nos bolsos Neymares, Mbappes e Vlahovics... ficaram tão cheios que não sobrou espaço para Dzekos, Lautaros e Lukakus.

3. Admito, depois do sorteio dos quartos e meias finais, no meio da minha inocência, acreditei que este era o ano em que voltávamos à final da prova maior de clubes europeus... imaginem pois o Milão com que estou por termos sido eliminados pelo adversário mais acessível que tivemos nesta fase nos últimos 25 anos.

4. Continua a malapata do Glórias no Giuseppe Meazza contra o Inter, onde em 3 jogos sofremos 8 golos... curiosamente, o nosso único guarda redes que ali não foi buscar a bola ao fundo da rede, chamava-se Germano e era defesa central.

5. Voltaremos, voltaremos outra vez... voltaremos para festejar a número três.

SL Benfica 1x0 GD Estoril-Praia

1. Depois de 3 derrotas e 1 empate e 44 minutos de penalty falhado e uma mão cheia de oportunidades falhadas, imaginem como celebrei o golo do Otamendi... abreviando, se morasse num apartamento, estava agora com uma ação de despejo com justa causa pregada na porta de entrada.

2. Ainda o jogo não tinha acabado e já as redes sociais se inundavam de insultos andrades ao Tiago Araújo, acusando-o de ter cometido 2 penaltys propositadamente... tendo em conta que o SLB só beneficiou de 1 grande penalidade, agradeço aos nossos rivais a defesa dos nossos interesses junto do Conselho de Arbitragem.

3. Bela jogatana daquele pequenote júnior no meio campo... só lhe falta mais personalidade e à vontade para reclamar com os colegas, tipo "arranjem-me uma camisola do meu tamanho".

4. Dificilmente o Benfica teria conseguido arranjar um jogador tão parecido ao saudoso Geovanni Soneca como Neres... apesar de canhoto, é brasileiro, extremo e só joga de 2 modos: irrelevante ou absolutamente mágico e decisivo.

5. Penalty falhado, bolas no poste e oportunidades clarissimas desperdiçadas... já diz o meu pai "quando um homem está mal, até os cães lhe mijam aos pés"."

Pedro Proença: aventureiro ou não?

Diogo Luís, in A Bola

Nenhum árbitro pode acabar um jogo e chamar filho da p*** a um treinador. É também hediondo que um técnico faça o mesmo em relação ao juiz


"Técnicos consagrados como Mourinho, Sá Pinto e Abel - homens de bem, pessoas com caráter, profissionais de topo - têm mesmo que dar o passo em frente no que diz respeito ao controlo de reações mais extremadas, escreve Duarte Gomes, porque eles são exemplos para milhões e é fundamental que tenham noção dessa responsabilidade

Vi imagens das expulsões de Abel Ferreira e Ricardo Sá Pinto e, pouco depois, da reação explosiva de José Mourinho, no jogo da final da Liga Europa, que a sua equipa perdeu para o Sevilha.
Já o disse várias vezes, mas gosto sempre de repetir, não vá esta opinião ser mal interpretada:
- Não é fácil estar lá dentro e ter que gerir emoções em momentos de enorme tensão e pressão. Não é mesmo;
- Não é fácil não reagir quando se sente que fatores externos podem contribuir direta ou indiretamente para uma derrota, após tanto esforço, dedicação e compromisso;
- E não é fácil responder, com diplomacia, educação e sorrisos, a momentos que nos tiram do sério e nos causam mazelas irreparáveis.
Sei disso. Sabemos todos disso.
Também sei - também sabemos - que o direito à crítica é totalmente legítimo, sobretudo se devidamente fundamentado. Se direcionado à qualidade técnica de outros intervenientes. À competência das suas decisões. Exigir medidas e responsabilidades é lícito e todos os que se sintam lesados desportivamente devem fazê-lo sim. Sempre. Mas há sempre uma forma e um meio. Há sempre um momento e um local.
Quando um qualquer treinador ou agente desportivo - português ou estrangeiro - insistem em atacar a integridade das pessoas que desempenham funções desportivas, insultando-as, chamando-lhes nomes feios, ofendendo-as e levantando suspeitas sobre a sua seriedade... não me levem a mal, mas o meu respeito aí é zero. Não pelo homem, mas pelo profissional.
É algo inadmissível em alta competição.
Momentos maus todos temos (outra ideia que já repeti até à exaustão), mas quando o excesso pontual dá lugar a uma forma de estar padronizada e reiterada, algo vai mal na forma como se perde o controlo. E se vai mal, é preciso resolver.
A questão é que todos os agentes desportivos (todos, sem exceção) merecem respeito. Todos merecem ser tratados com educação. Nenhum pode ser difamado ou maltratado na sua honra, ainda que tenha cumprido mal a sua função. Ainda que não esteja ao nível que se espera e exige. Isso aplica-se a árbitros, treinadores, dirigentes. A toda a gente.
Nenhum árbitro pode acabar um jogo e chamar de filho da p*** a um técnico só porque ele portou-se mal no banco de suplentes. Só porque, aos seus olhos, ele escolheu a tática errada ou faz mal as substituições. Isso seria hediondo. É também hediondo que um técnico faça o mesmo em relação a juiz desportivo. E é pior quando o fazem só quando perdem.
A normalização dessas condutas, varridas a palmadas nas costas, ao velho “ acalme-se, deixa lá isso” e a castigos que são convites à reincidência, não resolverão nunca essa feia forma de estar.
Técnicos consagrados como Mourinho, Sá Pinto e Abel - homens de bem, pessoas com caráter, profissionais de topo - têm mesmo que dar o passo em frente no que diz respeito ao controlo de reações mais extremadas. Eles são exemplos para milhões e é fundamental que tenham noção dessa responsabilidade.
Todos perdem razão quando, tendo-a, sucumbem à tentação irracional de ofender e destratar. De que vale o pedido de desculpas, se na semana seguinte o número repete-se?
Será que não há forma de se aprender com os erros? De se melhorar com a idade e experiência? Será que a tendência é piorar e o único silêncio que se ouvirá será na hora da vitória? É suposto ser assim?
E pelo meio, quantos árbitros e adversários se queimam? Fica, mais uma vez, o apelo sincero à contenção. Nem é apenas por uma questão de defesa da honra de árbitros ou de adversários. É sobretudo por eles: é a sua reputação e imagem que acaba por ficar chamuscada, de cada vez que a loucura momentânea substitui a inteligência emocional. Toda a gente vê isso. Toda a gente sabe disso.
E há clubes, ligas e até federações que não querem trabalhar com profissionais competentes que sistematicamente caiam nesse buraco negro.
Que ao menos isso os faça refletir. A qualidade é tão grande, as pessoas são enormes... para quê estragar tudo com momentos tão feios de se ver?
Estas coisas trabalham-se.
Invistam nisso."

Efab⚽lação (32) Também tu, José?


"Ontem a internet deu-me um vídeo com Cathy Freeman, Usain Bolt e Michael Phelps como perdedores, nas suas primeiras experiências olímpicas, com a moral de que para aprender a ganhar é preciso viver e entender a derrota: “Quando perdes, a experiência é o prémio”.
Vê-los serem campeões olímpicos em Sydney, em Atenas e em Pequim, respectivamente, são tesouros do meu baú - nem fazia ideia que os três tinham alguma vez sido derrotados, pois só me lembro deles em poses douradas, de deuses do Olimpo.
Porque a última imagem é a que conta.
Ora, eu não gostava de me lembrar de José Mourinho como um perdedor, um mau perdedor, incapaz de assumir um pequeno percalço numa carreira de tantas vitórias, glórias e prebendas. Hoje, por causa de dois minutos daquela “loucura romana” que imortalizou Nero e Caligula, parece que o mundo inteiro se uniu para o censurar e que apagaram do céu a estrela que o guiou durante 20 anos como treinador especial.
“Quo vadis, José?”
Para onde estará Mourinho a encaminhar a energia no dealbar de uma veterania que se lhe nota muito mais no medo cénico das estratégias ultradefensivas, do que nas cãs de charme platinado que cultiva nas conferências de imprensa promocionais.
O que ele fez após a final da Liga Europa nas catacumbas do coliseu húngaro ameaça vinte anos de sucessos, conquistas e imposição do extraordinário registo resultadista sobre o vulgar legado estético do seu futebol, segundo o princípio discutível mas recompensador de que as finais são para ganhar. Custe o que custar. Talvez por influência da tradição conspirativa no Capitólio romano, vejo agora em José Mourinho um César - que também se considerava especial, o “Divino Júlio” - “assassinado” por um Brutus desconhecido que habitava nele, bem mais perigoso do que os demónios patéticos que sobem de vez em quando à cabeça dos treinadores de futebol.
“Também tu, José?”, escreverá o Shakespeare de algibeira que um dia dramatizar, perdoem-me o pleonasmo, a vida deste imperador sem império, medalhado sem medalha, momentaneamente traído pelos deuses expiatórios das derrotas, os árbitros a quem não se importaria de dar um empurrãozinho da Rocha Tarpeia abaixo.
A menos que, mais à grega olímpica do que à romana abrutalhada, também o José Mourinho grisalho ainda vá a tempo de entender o valor da prata de Budapeste."

Aquecimento - O meu craque #1


A pensar na Final


"Nesta edição da News Benfica são destacados o quarto jogo das meias-finais do campeonato de hóquei em patins e duas convocatórias de seleções nacionais.

1
Primeira oportunidade para assegurar a presença na final do Campeonato Nacional de hóquei em patins. O jogo 4 com o FC Porto é no Dragão Arena e tem início marcado para as 20h00. Nas três partidas anteriores, a nossa equipa ganhou as duas realizadas na Luz e o FC Porto venceu na sua casa.
Pablo Álvarez assume a ambição de ganhar: "Estamos tranquilos e a desfrutar do nosso hóquei. A equipa está a jogar com carácter e intensidade e os jogadores querem repetir a exibição da última partida."
Veja as declarações do nosso hoquista, aqui.

2
João Neves e Samuel Soares fazem parte dos 25 que poderão marcar presença no Campeonato da Europa de Sub-21. Também Henrique Araújo, Paulo Bernardo, Tiago Araújo e Tiago Dantas, com ligação contratual ao Benfica, constam na lista de convocados.

3
A seleção feminina portuguesa de futebol conta com nove atletas do Benfica para o Mundial a realizar na Austrália e na Nova Zelândia. A saber: Rute Costa, Ana Seiça, Carole Costa, Catarina Amado, Lúcia Alves, Sílvia Rebelo, Andreia Norton, Francisca Nazareth e Jéssica Silva.

4
Grimaldo conta como foram os sete anos e meio ao serviço do Benfica, partilha as fortes emoções sentidas com o título conquistado na presente temporada e aborda a saída do Clube. Uma entrevista à BTV que pode ver no site oficial.

5
A nossa equipa feminina de andebol, que nesta temporada alcançou o feito do triplete, deu uma sessão de autógrafos na Benfica Official Store do Estádio da Luz. Veja as melhores imagens do evento.

6
A convite do Consulado Geral de Portugal em Lyon, o Museu Benfica – Cosme Damião representa o país nas Festas Consulares, que decorrem na cidade francesa entre 3 e 4 de junho, sob o tema dos jogos tradicionais e dos desportos do mundo.

7
Há jogos decisivos neste fim de semana. O Campeonato Nacional de hóquei em patins no feminino decide-se na Luz, começa a final dos play-offs de basquetebol e há mais. Consulte a agenda e apoie as nossas equipas."