Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Descanso à campeão

"Deitar no chão e do cão erguer, é a receita para campeão ser! Em Londres, o Benfica mostrou a dureza de um campeão europeu.

Em Abril de 1962, o Benfica deslocou-se a Londres para jogar com o Tottenham a partida que daria aceso à final da Taça dos Campeões Europeus. A comitiva benfiquista viajou alguns dias antes para a capital inglesa e, apesar do tempo cinzento, aproveitaram para visitar a cidade.
Os jogadores eram popularíssimos, quase todos os conheciam e os abordavam, e a imprensa britânica, que procurava obter um grande 'furo', provocou um caricato episódio contado pelo jornal A Bola, em que o seu correspondente em Londres se viu envolvido. Chico Santos (assim era tratado) colaborava com a imprensa inglesa e recebeu uma chamada do Daily Mail. O jornal londrino perguntou-lhe se havia novidades da turma benfiquista e o correspondente respondeu que alguns jogadores tinham dormido no chão! Sentiu-se do outro lado da linha um grande alvoroço de repórteres, declarando-a a notícia do dia, enviaram um fotógrafo ao hotel registar a ocorrência. À chegada do fotógrafo, o jornalista português conseguiu convencer os jogadores a deitarem-se no chão, mesmo vestidos, para documentar a notícia e no dia seguinte, véspera do jogo, o Daily Mail publicou uma fotografia de Simões deitado no chão.
Na verdade, os jogadores do Benfica acharam as camas do hotel demasiado fofas e sentiam-se até 'enterrados por ali a baixo«. Decidiram, então, colocar e ederdão e a almofada no chão para dormir. Esta situação gerou grande interesse da restante imprensa, e houve até um jornal que deu razão aos jogadores portugueses, afirmando que as camas muito fofas provocam desvios de coluna vertebral.
O rescaldo desta jornada e Londres foi positivo. Após um jogo difícil num campo enlameado, o Benfica conseguiu garantir - apesar da derrota por 2-1 - a presença na final e uma recepção estrondosa na chegada a Portugal, sem desvios de coluna.
A Taça dos Clubes Campeões Europeus conquistada nessa final pode ser vista na área 12. Honrar o país no Museu Benfica - Cosme Damião."

Débora Cardoso, in O Benfica

Olímpica elegância

"Os Jogos Olímpicos são competição especial e diferente. Em tudo. Os louros são dos atletas que se destacam e atingem limiares superiores. De prestígio, de ascensão social, financeiros. A atitude na competição olímpica deve estar em conformidade. Não chega a superação, a classificação de destaque, a medalha. O fair-play, o respeito pelo adversário, juízes, dirigentes, público e sociedade que representam são padrões que distinguem o verdadeiro campeão no contexto olímpico, ganhador ou não do ouro desejado.
Pela elegância de comportamentos, mais do que pelas medalhas, emergiram atletas como verdadeiros modelos sociais. O esgrimista checo Jiri Beran, que sofreu muito para chegar ao Rio, com lesões graves pelo caminho, a 27 segundos do final precisava de um ponto para bater o brasileiro Athos Schwantes. Atacou forte o adversário. O árbitro marcou a seu favor. Ele recusou, argumentando que tinha tocado em si mesmo e por isso a luz acendeu. Perdeu o foco com a agitação que se seguiu e foi eliminado. Disse 'Só fiz o que um gentelman faria'
Nos 5000 metros, a neozelandesa Niki Hamblin caiu e atingiu a americana Abbey D'Agostino que por isso também caiu, mas não continuou sem ajudar a levantar a adversária. Alguns metros depois D'Agostino parou com dores. Hamblin ficou para trás e ajudou-a a terminar a prova, mal classificadas.
No concurso geral de ginástica artística o ucraniano Oleg Verniaiev esteve sempre à frente em competição renhida com o japonês Kohei Uchimura. Na barra fixa, 6.º e último aparelho Uchimura passou 0,999 pontos para a frente e ganhou o ouro. Verniaev revelou superior elegância ao abraçar de imediato o adversário, numa atitude franca e amizade que caracterizou a generalidade dos ginastas ao longo da competição olímpica.
Exemplos e elegância e desportivismo de atletas verdadeiramente olímpicos incompatíveis com arrogância ou gritos de raiva e desafio. Os valores revelam-se naturalmente na derrota e na vitória."

Sidónio Serpa, in A Bola

Nem todos cabem no pódio do País

"Não, senhor primeiro-ministro, nem todos os atletas portugueses que estiveram presentes nos Jogos Olímpicos do Rio merecem o pódio de Portugal. Calculo que a ideia lhe tivesse soado bem e, daí, dizê-la ao povo, nessa habitual presunção que os políticos sempre mostram ao dizerem frases que soam bem e parecem cair melhor. Porém, lamento, não o acompanho.
O País que o senhor primeiro-ministro lidera, na governação, é Portugal e tem de ser, a meu ver, um país de exigência e não um país que, amável e contentinho, sempre se admira com os melhores e se conforta com os piores.
A exigência, no desporto é, felizmente, marcada por resultados e não por considerações e interpretações errantes. A exigência, no desporto, é, mais do que uma regra, uma cultura. Uma cultura de exigência permanente para se ser melhor todos os dias, em todas as provas, em todos os momentos. E se essa cultura inundasse a cultura supostamente erudita e desventurada em que o Portugal do nosso e de outros tempos mergulhou, por vezes, sem uma réstia de dignidade e de orgulho, seríamos, senhor primeiro-ministro, um país melhor.
É por isso que eu quero dizer-lhe, com toda a serenidade e respeito, que não é bom, no meu humilde e, se calhar, tonto pensamento que aqueles que lutaram, suaram e sofreram por serem os melhores o oiçam dizer que tanto eles, como os outros, os medíocres, os maus e os assim-assim, todos merecem estar no pódio de Portugal.
É profundamente injusto para os melhores. É profundamente errado, como referência política. É profundamente nefasto, do ponto de vista de exemplo para o País."

Vítor Serpa, in A Bola

Benfiquismo (CCII)

O Glorioso Luís Piçarra...
... com uma companheira misteriosa!!!
À quem diga que é a Edith Piaf, mas existem dúvidas!!!

Lixivia 2

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica.......... 4 (-2) = 6
Sporting......... 6 (0) = 6
Corruptos.......6 (0) = 6

Vamos seguramente ter uma das épocas mais asquerosas de sempre na arbitragem portuguesa! Provavelmente ao nível dos anos 90! Não é uma profecia, é uma certeza! E se alguém tinha dúvidas, as arbitragens nesta jornada são prova disso... e o 'comunicado' de hoje, do Babalu, elogiando os novos membros do CA da FPF, e as suas respectivas nomeações, só reforçou a minha certeza!!!!

Os elogios do Babalu devem-se essencialmente ao facto dos Lagartos terem tido nas duas primeiras jornadas, os dois apitadeiros mais Lagartos que há memória!!! Dois assumidos Lagartos, que nunca irão prejudicar o seu próprio Clube... Este facto, combinado, com a nomeação do Andrade mais anti-Benfiquista a seguir ao Martins dos Santos, para o jogo do Benfica, deixou o Babalu em euforia...
Tudo está a mudar diz o bicho! Pois está... para muito pior...

Com o CD e o CJ totalmente dominado pelo Lagartedo (o caso Cotoveleiro é o melhor exemplo...), com a vergonhosa situação que se vai passando na secção de Futsal da FPF... é caso para temermos o futuro próximo na FPF (já para não falar da Liga)!!! A forma amorfa como o Benfica tem assistido a tudo isto, deixa-me muito irritado...

O Sábado começou com os Corruptos a venceram nos últimos minutos, com muita dificuldade, contra um adversário frágil, mas logo nos primeiros minutos foram prejudicados com um penalty... Não é um lance 'fácil' ao vivo, mas na repetição o empurrão sobre o Varela, com os dois braços, é claro...

Logo a seguir, tivemos uma das jogadas mais surreais do Tugão: Coates dá um pontapé na cara a um adversário, que ia isolado para a baliza do Sporting, e o Hugo Macron Miguel, nada marca!!!!!!!!!
Quando não se assinala uma falta destas, é porque a consciência está muito pesada...!!! Recordo que este mesmo apitadeiro, no mesmo relvado, decidiu o último Campeonato que o Benfica perdeu, ao marcar um penalty a favor dos Corruptos (e respectiva expulsão!!!), numa falta que não existiu, e se existisse seria fora da área...
Inacreditável, é como os famosos analistas, admitem o erro, mas afirmam que o Amarelo seria suficiente!!!! Como é que um jogador dá um pontapé completamente despropositado na cara do adversário, evitando uma situação clara de golo, e não leva Vermelho?!
Isto aconteceu com 0-0. É verdade que o Paços pouco ou nada fez... mas o resultado podia ter sido outro...

O curriculum de Manuel Oliveira com o Benfica é demasiado mau, para ser incompetência! O homem, que é um conhecido adepto Corrupto não tem problemas de consciência... e mesmo com toda a sua história anti-Benfica, não se 'encolheu' e no Domingo, fez uma das mais vergonhosas arbitragens nos últimos tempos no Estádio da Luz!
E não estou a falar dos lances capitais... Toda a arbitragens, em todas as decisões, em todos os segundos, a intenção foi sempre clara, sempre...
Foi claramente o MVP do Vitória de Setúbal! Foi um dos principais actores do anti-jogo do Setúbal... Tudo fez para o jogo estar parado... Tudo fez para os minutos de compensação serem irrisórios... Tudo fez para evitar contra-ataques perigosos do Benfica... Tudo fez para não marcar faltas contra o Setúbal junto da área...
Só marcou o penalty a favor do Benfica, porque era demasiado evidente, além disso os árbitros sabem que perder ou empatar para o Benfica, seria sempre negativo... Se o jogo tivesse empatado, apesar de evidente, duvido que ele marcasse o penalty... e para comprovar a minha teoria, depois do 1-1 a roubalheira atingiu níveis estratosfericos (a não expulsão do Vasco Fernandes é um absurdo gigantesco... mostrar um Amarelo a uma patada daquelas não pode ser incompetência)!!!!
Sempre que os jogadores do Setúbal estavam 'apertados' lá aparecia o apito salvador, aquela recuperação do Jiménez junto do banco do Benfica, é um exemplo claro de algo que se repetiu durante todo o jogo... Sempre que o Benfica tinha a oportunidade de apanhar o adversário desequilibrado, lá aparecia do apito... Sempre que o massacre do Benfica, se tornava demasiado sufocante, lá aparecia o apito!!!
Em cima disto tudo, o golo do Setúbal é duplamente ilegal:
- Primeiro existe um bloqueio ao Fejsa, por um jogador que está fora-de-jogo, no momento que o livre foi marcado...
- Em segundo lugar, o Vasco Fernandes que não toca na bola, mas 'atrapalha' a reacção ao Júlio, no momento que a bola raspa na cabeça do Venâncio, está claramente em fora-de-jogo...
Até posso admitir que esta jogada ao vivo, é difícil de ajuizar... Este lance, no conjunto da arbitragem, é só mais um... talvez, o erro menos 'grave'!!! Mas com influência clara no resultado final da partida...


Uma das coisas que ainda me consegue irritar mais, são aqueles Benfiquistas, que no final destas roubalheiras afirmam à boca cheia que o Benfica não se pode queixar do árbitro, porque jogou mal!!!
Bastou um zapping pelos paineleiros esta noite para perceber, que afinal o Benfica foi 'beneficiado' (na CMTV nem o penalty sobre o Guedes existiu!!!!)... no noticiário da tarde, também na CMTV, um Lagarto acéfalo, que todas as semanas lá vai, num monologo sem contraditório, defendeu que o grande erro foi a não expulsão do Semedo!!!!!! Estes são os animais que condicionam a opinião pública...
Apesar do Tricampeonato, nestas três épocas, temos sofrido um ataque constante anti-Benfica... o desgaste tem sido enorme, mesmo com os principais beneficiários das arbitragens a serem Corruptos e Lagartos (nas últimas épocas ultrapassaram os Corruptos!!!), o barulho em cima do Benfica é gigantesco...
Tudo isto junto, além das mudanças do CA da FPF, têm duas consequências graves:
- Em primeiro lugar existe medo em errar a favor do Benfica, pois sabem que se isso acontecer, vão ter televisões e pasquins em cima deles;
- Em segundo lugar, sabem que arbitragens como esta do Manuel Oliveira será sempre 'protegida' pelos papagaios da propaganda anti-Benfica!

Isto pode parecer estranho, mas dentro do Tugão, existe a tendência para definir os Campeões logo no início do Campeonato!!! Até pode ser só 'conversa', mas os 'funcionários' vão falando... Por exemplo, na época 2009/10, tudo estava feito para o Braga ser Campeão, tudo...
Nem sempre o Campeão anunciado, se sagra Campeão... mas uma coisa é seguro, tudo irá ser feito para o Benfica não ser Campeão, mais que o habitual (até as roubalheiras nos jogos da equipa B, são sinais disso mesmo)... e a tolerância da 'estrutura' do Benfica e dos adeptos do Benfica, devido ao facto de sermos Tricampeões, ainda torna o problema mais grave... O Benfica tem que agir, como não fosse Campeão à muito anos... Sem hesitações, e sem 'piedade' pelos Oliveiras, pelos Paulos Costas, pelos Fontanelas Gomes... e muito menos pelo Babalu...

Anexos:

Benfica
1.ª-Tondela(f), V(0-2), Pinheiro, Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), E(1-1), Oliveira, Prejudicados, (-2 pontos)

Sporting
1.ª-Sporting(c), V(2-0), Nuno Pereira, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Impossível contabilizar

Corruptos
1.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Estoril(c), V(1-0), Luís Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado


Jornadas anteriores:
1.ª jornada

Épocas anteriores:
2015-2016