Últimas indefectivações

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Deslize é igual a perda do título

"Diz a tradição que o Benfica tropeça antes do clássico. Aconteceu em quatro das últimas cinco vezes. Diz a tradição, na era Jorge Jesus, que quando a tradição não é boa, muda-se a tradição. O jogo do Restelo é a saída mais difícil e o jogo com mais riscos nas deslocações que iremos ter.
Jogar no Restelo e pensar no Benfica-FC Porto seria uma tragédia. O único Benfica-FC Porto importante para sábado é o de hóquei em patins.
Ser campeão, para o Benfica, passa por ganhar em Belém. O último jogo contra a Académica deixou excelentes indicações a que nenhum benfiquista ficou indiferente. Aliás, também como no tempo dos nosso avós, quem chegou ao Estádio da Luz dez minutos atrasado perdeu os dois primeiros golos. Era assim que nos contavam o Benfica.
Exibição segura e próxima de uma goleada nunca vista, podiam mesmo ter sido dez, tantas foram as ocasiões desperdiçadas no passado sábado.
Contra a Académica, o jogo do Benfica roçou a perfeição. Não me lembro de ter um jogo ganho aos dez minutos e estar a golear aos vinte. Mas apenas valeu três pontos e faltam dezoito. Espero que os 56 mil de assistência tenham sido a pior assistência da Luz até ao fim do campeonato. Há um colinho tremendo, está em linha com a vontade que os adeptos têm de ser bicampeões.
Mas nada disso valerá neste sábado no Estádio do Restelo, se não entrar a mesmo Benfica, com a consciência de que o Belenenses é muito melhor que a Académica, mas com a mesma vontade de ganhar, cedo e bem.
Não haverá mais deslizes nos candidatos ao título e quem os tiver perderá o campeonato. Temos de fazer a nossa parte e, nesta fase, ganhar ao Belenenses no Restelo é toda a nossa parte."

Sílvio Cervan, in A Bola

Fama e proveito !!!

Estrela de Belém

"É já amanhã que o Benfica joga no Restelo. Depois de dois recitais de Futebol com Nacional e Académica, os campeões nacionais vão para mais um jogo fora antes da recepção ao segundo classificado num estádio que já ultrapassou, esta época, os 600 mil espectadores. Frente ao Belenenses é tempo de a equipa mostrar fora o brilhantismo que tem exibido em casa. E não vai ser fácil. Até ao fim da temporada não há jogos fáceis, mas a verdade é que também não os houve durante as 28 jornadas que já passaram. Com o Benfica nada é fácil, nada é oferecido, há sempre que mostrar o dobro da qualidade para convencer os críticos. É a única equipa em Portugal a quem é exigida nota artística. Os rivais passam incólumes por exibições paupérrimas, más decisões técnicas, escandaleiras com jogadores emprestados e declarações incendiárias.
A Jorge Jesus e ao Benfica é sempre exigido que sejam perfeitos, que ganhem, goleiem e maravilhem os adeptos. Dos outros, só se espera que ganhem. Bem ou mal, mas que ganhem.
É tempo de, mais uma vez, vencer, dar espectáculo e não dar azo a críticas. A equipa que tem tantos pontos como golos marcados não pode falhar fora de casa. Já chegaram os avidos de Paços de Ferreira e Vila do Conde. Os adeptos sabem disso, o presidente sabe disso, os jogadores sabem disso, o treinador sabe disso.
Resta esperar que os três reis magos - Gaitán, Jonas e Lima (que também poderiam ser Salvio, Júlio César e Luisão) - sigam na senda da estrela que os leva amanhã a Belém. E que, em vez de ouro, incenso e mirra, ofereçam a Jesus e a nós, seus acólitos e seguidores, o santo Bicampeonato."

Ricardo Santos, in O Benfica

A febre de sábado à tarde

"As últimas partidas disputadas na Luz têm enchido as medidas aos Benfiquistas, quer pelas vitórias sucessivas, quer pela qualidade de jogo apresentada, quer pelos muitos e bons golos, quer pelo ambiente vivido antes, durante e após os jogos. Uma verdadeira febre de sábado à tarde, que pretendemos manter até ao fim da época.
O horário é o ideal, como se comprova pelos números da bilheteira. E as exibições têm correspondido à expectativa dos adeptos mais exigentes, resgatando o Futebol para a sua pureza festiva - que, em Portugal, a dada altura, e por motivos que não vêm ao caso, terá sido hipotecada. Trata-se, no fundo, de fazer coincidir um bom espectáculo dentro das quatro linhas, com bancadas cheias de entusiasmo, jovialidade e fervor clubista. É isso que temos conseguido. É isso que este grande Benfica (desportiva, institucional e socialmente) tem conseguido.
Amanhã, queremos ver reproduzida toda esta intensidade e alegria no Restelo. Não há razão para que, num estádio pintado de vermelho (como certamente será o caso), a equipa não entre em campo com a autoridade que tem demonstrado na Luz, e que mal deixa respirar os atónitos adversários.
Não é possível jogar dois jogos ao mesmo tempo: por agora é este, e apenas este, que teremos de vencer. Um Benfica à altura do escudo de campeão que ostenta, e em harmonia com aquilo que tem evidenciado nas últimas partidas em casa, corresponderá com certeza ao imperativo de conquistar os três pontos, dando mais um passo rumo ao 34.ª título.

PS: Para o Voleibol (e, já agora para o Hóquei) deixo apenas três palavras: Vamos ser Campeões!"

Luís Fialho, in O Benfica

Benfica, glorioso em várias frentes

"Nem nas previsões mais optimistas Jonas teria marcado tantos golos de águia ao peito. Exímio goleador, é também nele que se situa o epicentro do futebol avassalador que tem siso infligido aos nossos adversários na Luz. Faz parecer fácil jogar futebol. É a definição de classe futebolística. É simultaneamente Cardozo e Aimar, é o melhor a actuar em Portugal. E há a genialidade de Gaitán, a raça do Lima, a verticalidade do Salvio, o talento do Pizzi, a segurança do Samaris, a utilidade do André Almeida, o empenho do Maxi, a eficiência do Jardel, a presença do Júlio César e, sobretudo, a liderança do Luisão, a um jogo de igualar Coluna no ranking dos que mais vezes capitanearam a equipa principal de futebol do Sport Lisboa e Benfica. E há Fejsa, um ano depois, ainda a tempo de desempenhar um papel importante na desejada conquista do Campeonato.
Faltam seis jornadas, por certo complicadas. Não pela qualidade do nosso rival, que a tem, sem sequer pelas tentativas bacocas do seu treinador em condicionar as arbitragens, mas porque, como sabemos, é contra o Benfica que todos os clubes disputam o seu jogo da época. Só focados, humildes e competitivos seremos campeões.
Quanto ao Voleibol, se, no imediato, é normal que nos sentimos decepcionados com a derrota na final da Challenge Cup, no futuro prevalecerá o orgulho no percurso europeu da nossa equipa e a satisfação por, também nesta modalidade, o Sport Lisboa e Benfica ser extremamente competitivo, cumprindo, em qualidade e quantidade, um dos seus pilares fundacionais, o ecletismo.
Para terminar, faço votos que os nossos hoquistas nos dêem uma grande alegria este fim-de-semana. Lá estarei no pavilhão a apoiá-los, eles merecem!"

João Tomaz, in O Benfica

Modalidades Gloriosas

"No ano que nos preparamos para celebrar o Bicampeonato nacional da primeira Liga de Futebol, não podemos esquecer o excelente desempenho das nossas modalidades na presente temporada.
No Voleibol, estamos perante um facto inédito! A final da Taça Challenge foi alcançada e, não obstante nos ter escapado o troféu, ficou a imagem de valentes e esforçados guerreiros que se degladiaram até ao último segundo do jogo para contribuir com mais uma grande vitória no palmarés das modalidades do Sport Lisboa e Benfica. Luís Filipe Vieira traduziu melhor do que ninguém o sentimento geral, na missiva à equipa: orgulho! Orgulho que sentimos todos pelo trabalho dos jogadores e da equipa técnica de Voleibol.
No Andebol, mais do mesmo! Um trabalho notável que permitiu alcançar a (meia-) final da Taça (Challenge) e gerar uma enorme onda de apreço em todos os quadrantes da sociedade desportiva. Sem descurar o trabalho de todos, não podemos deixar de sublinhar o extraordinário desempenho do goleador António Areia e a capacidade e dedicação exclusivas do grande treinador que é Mariano Ortega.
Finalmente, o Hóquei em Patins. Modalidade tradicional e querida dos portugueses, não tem escapado à atenção dos adeptos benfiquistas... e os resultados estão à vista. Dúvidas? A equipa está na final four da Taça de Portugal (23 e 24 de Maio), onde estou seguro de que oferecerá mais um troféu para o Museu Benfica-Cosme Damião. Já para não falar claro, do excelente desempenho da equipa técnica, cujos resultados são já notórios: os jogadores do Benfica Carlos Nicolia e Carlos López estarão no Mundial com a selecção argentina. Bem se pode concluir: modalidades gloriosas!"

André Ventura, in O Benfica